Dúvida sobre falsete mutacional e o desenvolvimento de um boa técnica vocal

    Autor Mensagem
    Necoco
    Membro
    # jan/13


    Olá,

    Sou um novato por aqui e meu objetivo a princípio é apenas aprender sobre técnica vocal para desenvolver um bom ouvido.

    Não que eu pretenda ser um cantor, mas tenho uma dúvida sobre iniciação no canto: quem sofre de falsete mutacional (ou "voz em falsete") ainda pode, de modo geral, desenvolver uma boa técnica vocal? Os "danos" causados pela laringe elevada e pela voz em falsete usada durante anos podem ser revertidos com boas aulas e exercícios de impostação para quem quer cantar com voz de peito? E para quem pretende cantar como contratenor, isso representa alguma vantagem ou não há nada de especial no desenvolvimento de uma boa técnica?

    Simplificando: quem sofre de falsete mutacional ainda tem chances com canto?

    Vejam bem, não estou falando daqueles raros casos cuja voz aguda é causada por distúrbios hormonais ou hipoplasia da laringe, isso é outra coisa. Estou falando de quem tem uma voz adulta relativamente normal, mas que por algum motivo passou a falar em falsete durante a muda vocal na puberdade.

    Atenção: sei que este fórum não é consultório fonoaudiológico ou uma sala de aula, mas gostaria apenas de noções elementares a respeito do assunto.

    Muito obrigado pelo espaço e agradeço desde já pelas respostas.

    TitoOliveira
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ta aí uma coisa que eu não sabia que existia. Esse tipo de coisa não é corrigível com uma fonoaudióloga?

    Necoco
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Necoco
    · votar


    TitoOliveira
    Ta aí uma coisa que eu não sabia que existia. Esse tipo de coisa não é corrigível com uma fonoaudióloga?

    Sim, para voltar a falar normalmente é possível, mas a questão é saber o que pode ser extraído de uma pessoa que sofre desse mal em matéria de canto, mesmo depois de torturar sua garganta por anos.

    leviribeiro