Entrei num coral hj, mas to com dúvida!

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Pra finalizar é o seguinte: No coral não pode utilizar voz popular ou sj canto popular e nem no canto popular n vou cantar na voz de coral que n caberia no repertório, vive-versa.

Olha...agora a minha cabeça deu um nó, ahahah, não dá pra entender esse cara. Joel, sem sacanagem, mas vc é o cara mais confuso que eu já vi. Tanto na escrita como nas idéias a respeito do canto.

Um conselho de ouro: Vai fazer aula com um professor de canto. Regente de coral é regente de coral.

Parei por aqui.

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


Cantante

Olha...agora a minha cabeça deu um nó, ahahah, não dá pra entender esse cara. Joel, sem sacanagem, mas vc é o cara mais confuso que eu já vi. Tanto na escrita como nas idéias a respeito do canto.

Tento ser mais claro, mas tbm n precisava td isso n.

Um conselho de ouro: Vai fazer aula com um professor de canto. Regente de coral é regente de coral.

Falei seguinte que no coral a voz é unificado, eu sei disso e n pode ser destacado, foi isso que eu quis dizer. como vc disse Regente é Regente.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
Olha, cara... O shoyoninja e o Cantante já falaram que os seus textos são confusos e que você podia escrever de forma mais clara, agora eu vou falar também.

Sério, tá EXTREMAMENTE ruim de ler, ruim de entender e, conseqüentemente, ruim de tentar te ajudar.

Em geral aqui no forum a gente escreve de um jeito mais "correto", sem muitas abreviações e sem falar em miguxês. Abreviar um "vc", um "tb", beleza... Agora, você abrevia dito(dt), baixo(bx), jeito(jt), deve(dv), seja(sj)... Assim não dá.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


CheshireCat

Tudo bem, tava querendo dizer o seguinte: que eu canto no tenor há muito tempo no conjunto da igreja minha voz é alto e nunca tive problema na minha voz na semana passado fui no CEFET pra saber minha classificação vocal falei com o professor que é regente do coral a 25 anos de expepriencia e mandou eu cantar pra começar não tinha feito aquecimento vocal e nem tecnica de respiração, por que mimha voz não estava aquecido cantei a no final ele disse que minha voz é baritono no primeiro dia, pq tecnica vocal e aquecimento é a parte fundamental. O que você diz???

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


O que você diz???

Eu te digo que tu deves esquecer isso e simplesmente cantar. E ter aulas de canto.

Eu acho que sou barítono, alguns acham também, outros acham que eu sou tenor, meu professor de canto disse que provavelmente eu seja tenor e eu não tô nem aí pra isso. De que me importa?

Que mania que as pessoas têm de dar importância pra classificação, pra rótulos... isso irrita. :\

Seja feliz e canta! E faz aulas tbm, pra cuidar da voz, quando for possível. Seja vc branco ou negro, rico ou pobre, barítono ou tenor.

Ahhhhhhhhhhhhhhh


PS: tu és realmente MUITO confuso ao te expressares em palavras, tenta perceber isso e cuidar. ;)

[]s

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
Olha, eu não sou perita em canto pra saber isso, mas acho que seria bom se você se aquecesse antes de fazer a classificação, sim.

Eu fiz duas classificações vocais, uma quando comecei a fazer aulas de canto lírico(infelizmente tive que parar) e outra quando entrei pro coral. As duas deram o mesmo "resultado", eu sou soprano. Tanto o professor de canto quanto o regente do coral fizeram a classificação da mesma forma, tocando notas(arpejos) e vendo minha extensão, onde eu tenho mais dificuldade e até que nota eu alcanço. E eu tinha feito aquecimento sim.

Se você realmente quer saber sua classificação, sei lá, procure uma pessoa em quem você confie, que você tenha certeza de que entende de canto, e faça outra classificação. O_o

Jattto
Eu acho que sou barítono, alguns acham também, outros acham que eu sou tenor, meu professor de canto disse que provavelmente eu seja tenor e eu não tô nem aí pra isso. De que me importa?
Pra coral até tem alguma importância, sim. Se for cantar a quatro vozes, por exemplo. Se o cara for tenor e colocarem-no pra cantar como baixo, vai ser embaçado. Ele pode acabar forçando a voz e panz. =\

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


CheshireCat

Concordo. Mas esses regentes são estranhos. Eu fui colocado como tenor 2 no coral que eu participei, mas, tipo, eu forçava muito a voz em algumas músicas. Posso até ser tenor, mas não tenho técnica ainda, tem umas notas agudas de tenor que não saem na minha voz. :\

Mas o que eu mais quis enfatizar ali é pro vivente fazer aulas se quiser cantar. Faltou o "E COM ELAS TU TBM PODES DESCOBRIR A BENDITA CLASSIFICAÇÃO". :)

[]s

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


Jatto

PS: tu és realmente MUITO confuso ao te expressares em palavras, tenta perceber isso e cuidar. ;)

Eu tava confuso agora estou conciente sim do que estou falando, porque em primeiro lugar fui hoje no centro de artesanato onde tem aula de música pesquisando preço da mensalidade e da matricula só vai estar aberto apenas em fevereiro, estive conversando com a professora e ela me disse o seguinte: pra saber realmente a classificação vocal tem que ter aquecimento e tecnica vocal sim.

É como se o jogador de futebol vai jogar tem que fazer aquecimento na musculatura pq se jogar sem aquecimento termina causando lesão muscular, assim é a mesma coisa de cantar pra aquecer a musculatura no pescoço e na garganta.

E ela me perguntou quem era professor eu disse o nome, e ela me falou que foi aluna dele ela até me perguntou eu disse pra ela. Ela apenas me disse que as vezes a pessoa se confundem mesmo por causa da fala é grosso, não só por isso, também tem que ver a característica fisiologico.

Ela me explicou detalhadamente, tirei todas minhas dúvidas com isso, pretendo entrar na aula de canto, mas se estiver trabalhando fica difícil, mas mesmo assim gostei de lar colega meu que me indicou, mesmo assim continuo fazendo em casa tecnica e aquecimento vocal e tenho melhorado bastante, só quero fazer aula de canto porque quero me aperfeiçoar mais e pronto.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
Você não entendeu!!! Não é a confusão sobre a classificação ou sobre técnicas que estamos falando.

É a maneira como você escreve!!!

Entendeste? É difícil demais ler seus textos porque a pontuação vem toda embaralhada, algumas frases você termina, outras não, outras você já emenda com outro assunto!

Parece que você vai pensando muito rápido e já sai digitando tudo para fazer uma frase inteira sem pensar que por exemplo a pessoa que está lendo não sabe o que passa na sua cabeça e pode ser que ela não entenda o que você está tentando dizer está entendendo o que estou falando ou não pode até ser que você me entenda mas vai ter trabalho para separar todas as frases. (é mais ou menos isso)

Mas vai fundo, faça aulas que com toda certeza vale muito a pena. E cuidado com essas maluquices de barítono no lugar do baixo.

Abraços!

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Joel Melo

Ela apenas me disse que as vezes a pessoa se confundem mesmo por causa da fala é grosso, não só por isso, também tem que ver a característica fisiologico.
Aqui, por exemplo, eu não entendi absolutamente NADA do que tu quiseste dizer. É a isso que me refiro quando falei sobre confuso, é bem o que o shoyoninja falou: é sobre o modo como tu escreves.

mesmo assim continuo fazendo em casa tecnica e aquecimento vocal
Com que acompanhamento, cara? Sozinho? Como tu sabes se está fazendo certo ou não? Tentar aprender sozinho é perigoso demais. Eu mesmo sempre preferi continuar cantando do meu jeito que sempre fiz (errado) do que tentar aprender técnica sozinho e me prejudicar provavelmente até mais do que não tentando.

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

Espero que dessa vez tenha entendido o que tenho dito, te digo uma coisa o que vai na pessoa é a conciência e tem que estar ciente do que estar fazendo.

Não dar certo não baritono ficar no baixo, se coloca no baixo por que é muito difícil encontrar.

Como o regente do coral no CEFET diz, só porque tem mais de 25 anos de experiência e tem viajado em todo estado, isso não quer dizer nada, mas continua sujeito ao erro e também não só ele que existe de regente, se fosse assim, todo mundo ia atrás dele por causa da experiência, mas rapaz.

Existe pessoa que concorda tudo, só porque é experiente, isso aquilo outro, nada disso, eu n sou obrigado concordar tudo que o professor diz, mesmo sendo velho na idade, na carreira e experiência, pode ter isso, mas continua sujeito ao erro.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


se fosse assim, todo mundo ia atrás dele por causa da experiência, mas rapaz.

Existe pessoa que concorda tudo, só porque é experiente, isso aquilo outro, nada disso

Desisto!

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


Jatto

Aqui, por exemplo, eu não entendi absolutamente NADA do que tu quiseste dizer. É a isso que me refiro quando falei sobre confuso, é bem o que o shoyoninja falou: é sobre o modo como tu escreves.

Disse que a pessoa se confundem só porque quando a pessoa fala grosso classifica como baixo quando fala médio diz que é baritono quando a fala é fino diz que é tenor foi isso que eu quis dizer.

Com que acompanhamento, cara? Sozinho? Como tu sabes se está fazendo certo ou não? Tentar aprender sozinho é perigoso demais. Eu mesmo sempre preferi continuar cantando do meu jeito que sempre fiz (errado) do que tentar aprender técnica sozinho e me prejudicar provavelmente até mais do que não tentando.

Falei com fonoaudiologo e ela passou algum exercício e também tenho audio e vídeo de aula de canto do Lyba Serra ensinando detalhademente o que devo fazer e sempre marco seção com fonoaudiologo e ela me ensina detalhadamente.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Jatto

Desisto!

Cara estou explicando detalhademente quando não está entendendo estou procurando ser mais claro e direto.

Quis dizer aew tem pessoa que vai só por experiencia e carreira e aceita tudo que diz.

Eu não concordo tudo que a pessoa diz, pois ninguém é perfeito foi isso que eu quis dizer.

CheshireCat
Veterano
# set/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


Joel Melo
Cara estou explicando detalhademente quando não está entendendo estou procurando ser mais claro e direto alguns entenderam.
Não, cara, não é isso. Não é questão de você detalhar. A gente até consegue entender a idéia que você quer passar, mas tá complicado de entender tudo que você fala por causa da PONTUAÇÃO, como o shoyoninja acabou de dizer.
Vou exemplificar pra você.

Você disse:
Ela me explicou detalhadamente, tirei todas minhas dúvidas com isso, pretendo entrar na aula de canto, mas se estiver trabalhando fica difícil, mas mesmo assim gostei de lar colega meu que me indicou, mesmo assim continuo fazendo em casa tecnica e aquecimento vocal e tenho melhorado bastante, só quero fazer aula de canto porque quero me aperfeiçoar mais e pronto.

Você só pontuou no final. A sua frase tem 4 linhas! Haja fôlego pra falar isso. Ficaria melhor assim:

"Ela me explicou detalhamente, tirei todas as minhas dúvidas com relação a isso. Pretendo entrar na aula de canto, mas se estiver trabalhando fica difícil. Mas mesmo assim gostei de lá, um colega meu que me indicou. Continuo fazendo em casa técnica e aquecimento vocal e tenho melhorado bastante. Quero fazer aula de canto porque quero me aperfeiçoar mais e pronto."

Entendeu? Apesar de ruim por estar grande, dá pra entender esse trecho. Mas tem outros que não dá. Por exemplo:

E ela me perguntou quem era professor eu disse o nome, e ela me falou que foi aluna dele ela até me perguntou eu disse pra ela.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


CheshireCat

Entendi sim. Valeu pela ajuda.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Deixando de lado a parte gramatical, você não acha que talvez seria melhor fazer aula de canto com um professor de canto, ao invés de pegar exercícios com um fonoaudiólogo? O_o

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Joel Melo
Eu juro que tentei ler o que você escreveu, por diversas vezes. Mas não consegui entender quase nada. Com a minha tradicional falta de tempo, nem me atrevo a entrar no assunto, pois só pra entender o que você escreve, já seria inviável.

Por favor, tenha atenção à pontuação e procure redigir seus textos de maneira compreensível.

Sobre pegar exercícios de canto com fonoaudiólogo, esqueça. Em geral, fono não entende nada de canto.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Na verdade o Joel vem dizendo a mesma coisa em todos os posts.
Não está levando em conta absolutamente nada do que a gente escreveu, basicamente ele está "filosofando" em cima do que ele mesmo escreve e fazendo as mesmas observações o tempo todo.
Já estou começando a achar que é proposital.

De mais a mais, todos os conselhos possíveis já foram dados. Que dúvida mais que resta?

Sem dúvida este é um dos tópicos mais bizarros que eu já vi.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


CheshireCat

Deixando de lado a parte gramatical, você não acha que talvez seria melhor fazer aula de canto com um professor de canto, ao invés de pegar exercícios com um fonoaudiólogo? O_o

Muito melhor sim eu tinha dito que fui pesquisar sim o preço da matricula e da mensalidade.

Christhian

Vou melhorar na pontuação pro texto não ficar cansativo e confuso.

Cantante

Na verdade o Joel vem dizendo a mesma coisa em todos os posts.
Não está levando em conta absolutamente nada do que a gente escreveu, basicamente ele está "filosofando" em cima do que ele mesmo escreve e fazendo as mesmas observações o tempo todo.
Já estou começando a achar que é proposital.


Sobre as minhas idéias não faz sentido e nunca teve. Não vou ficar repetindo as mesmas coisas que eu disse. Minha dúvida foi bem esclarecido.

De mais a mais, todos os conselhos possíveis já foram dados. Que dúvida mais que resta?

De dúvida não me resta nada. O que me resta é entrar na aula de canto.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
O que me resta é entrar na aula de canto.
Então vai lá e boa sorte. =)

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


CheshireCat

Valeu pela ajuda.

Joel Melo
Veterano
# nov/08
· votar


Pessoal estou de volta tirei todas minhas dúvidas estou estudando canto e com acompanhamento do professor de voz e nada de regencia e estou gostando da aula e estou trabalhando bem a minha voz e estou gostando do meu timbre mt lindo.

Cantante, CheshireCat, Christhian

Eu não queria ter aborrecido vcs, pois estava confuso sobre voz estive pesquisando e estudando e continuo me aprofundando sobre classificação e não pode ser dado de um dia pra outro, pois tem que ser bem analisado e bem detalhado nem todas pessoa não são capacitado.

1. Tem que trabalhar a voz até eliminar tensão pra ser dado a classificação correto;

2. Pra canto popular o que vai diferenciar só no timbre e na tessitura só que isso não importa se é baixo, baritono ou tenor, mas pra quem vai atuar em canto lírico, erudito, quarteto, coral, grupo vocal aew sim é necessário a classificação pra ver onde fica encaixado o timbre da voz;

3. Professor profissional da voz qualificado não vai dizer a classificação de cara quando não está conseguindo atingir certa nota devido a tensão, pois tem que trabalhar a voz até que eliminá-lo;

4. Isso leva tempo, pq a voz é única e o timbre idem;

5. O professor de canto disse que estou melhorando consegui eliminar tensão, só preciso definir a região medio e agudo com paciencia e muita calma eu vou chegar. Continue treinando ele disse pra mim ele avalia minha voz, pois não é a toa que fico treinando e mostro pra ele;

6. Minha tessitura é C2 a A3 extensão A1 a C4 refiro dó3 central por isso me caracterizo como tenor. Treino todos os dias a escala pra continuar desenvolvendo;

7. Esse regente de coral que disse que sou baritono não entende nada de voz pois area de canto é diferente de regência. Pois regente ou maestro são mestre de dar errata;

8. Problema meu é que eu prendia a voz ao cantar ele viu que tinha deficiências nos águdos, ou seja, n estava conseguindo fazer os águdos devido a tensão aew disse que minha voz é baritono.

9. Pra mim foi grande erro pq ele deveria dizer pra mim pra procurar professor de canto pra traalhar minha voz;

10. Quando pesquisei perfil dele vi que ele não passou por aula de canto ele ministra aula no CEFET-PI ele é formado em Pianista na UEFC, compositor, arranjador e musico.

11. Sendo assim minha ficha caiu, pois procurei pessoa errado o certo era ter procurado professor de canto e não regente de coral;

12. Canto e regencia são area totalmente diferente, pois canto trabalha com voz a ser desenvolvido, enquanto regência o maestro só vai passar a voz;

13. Pra finalizar antes da pessoa querer atuar no canto popular, erudito, quarteto, coral, grupo vocal fazer aula de canto pois são parte fundamental e sempre vai ser usado no dia-à-dia.

Joel Melo
Veterano
# nov/08
· votar


Vou disponibilzar meus vídeos eu cantando só que não está 100% mas obtive boa melhora com ajuda do professor de canto, mas sempre recebendo orientação. Só preciso definir na região medio e águdo.

Cura-me: http://www.youtube.com/watch?v=L4XxY54gDoA

Joel Melo
Veterano
# nov/08
· votar


Cantante

Coral é o lugar onde vc encontra o maior número de gente com problemas de voz por metro quadrado justamente por causa dessas idéias de cobrir muito e pesar a voz. Isso não leva a lugar algum a não ser para o otorrino e o fonoaudiologo.

Com certeza mesmo e sem sombra de dúvida aconteceu caso na igreja gente do coral cantar no aniversario foi cantar além de desafinação n sabia usar técnica tv que forçar a voz e cantar na garganta.

Resultado disso pessoal terminou ficando rouco e passou 10 dias se recuperando e tem colega meu que tem problema na garganta por causa disso.

Uma coisa tem colega meu que é baritono e canta em 1º tenor alto o que diz??? Ele ficou rouco e acham que estão certo não só como os outros também.

Outro colega meu quase não fala pense no prejuizo que está acarretando. Eu presenciei tudo, mas fiquei na minha só sei dizer que é inexperiencia.

Mahasiah
Veterano
# dez/08 · Editado por: Mahasiah
· votar


Acho que eu entendi...

"R - Só sendo mesmo, só pq achou minha voz grave e no águdo disse que sou péssimo, sobre falta de bx n posso afirmar pq n vi o coral de lar."

Bom, se a voz que o tal professor com 25 anos de experiência ouviu foi a mesma do vídeo que você postou, ele teve razão de achar seus agudos péssimos, até mesmo porque você estava cantando igual cantor de pagode, totalmente nasal, quase um falsete.
Entre um regente de coral de igreja sem formação e um professor com 25 anos de experiência, eu ficaria com o segundo. Você deve ser barítono mesmo.

A confusão feita entre "voz de coral", voz disso, voz daquilo... eu aposto minha mão direita que é por você cantar com alguma técnica x sem técnica nenhuma.
Provavelmente o tal "regente de coral de igreja sem formação" te fez cantar de qualquer jeito (igual no vídeo), e te jogou com os "tenores".

Tenho a impressão de que você seja um 'barítono pesado', por assim dizer. Talvez por isso, ficaria no coral como um 'baixo leve'.


obs: não sei se o Joel vai ler isso, mas pelo menos fica de esclarecimento pro pessoal que ficou boiando com os textos ininteligíveis dele :)

Mahasiah
Veterano
# dez/08
· votar


Sua tessitura Sol1-Sol3 é meio dificil de ser tenor.

Só uma observação aqui: ele disse extensão, não tessitura.
Isso pode ser extensão de tenor sem técnica. Eu vocalizava Sol1 nas minhas primeiras aulas, quando minha voz ainda estava num lugar completamente errado. Depois de uns 4 meses é que começou a aparecer 'a voz do tenor'. Hoje, com a voz no lugar certo, eu vocalizo Si1 sofrendo.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/08
· votar


Mahasiah

Esse tópico em si já é uma desgraça. Não vale a pena, acredite.

Joel Melo
Veterano
# fev/09 · Editado por: Joel Melo
· votar


Mahasiah

Bom, se a voz que o tal professor com 25 anos de experiência ouviu foi a mesma do vídeo que você postou, ele teve razão de achar seus agudos péssimos, até mesmo porque você estava cantando igual cantor de pagode, totalmente nasal, quase um falsete.
Entre um regente de coral de igreja sem formação e um professor com 25 anos de experiência, eu ficaria com o segundo. Você deve ser barítono mesmo.


R - Na minha igreja não tem regente, e mais o que devo realmente tirar mnhas duvidas mesmo é entrando em aula de canto pra saber realmente a minha voz.

E mais essa pessoa que tem 25 anos de experiencia de música não é professor de canto e nem tem formação nela e mais o que devo fazer mesmo fazer aula de canto pra adquirir a tecnica. Com o tempo realmente vou saber a tessitura.

A confusão feita entre "voz de coral", voz disso, voz daquilo... eu aposto minha mão direita que é por você cantar com alguma técnica x sem técnica nenhuma.
Provavelmente o tal "regente de coral de igreja sem formação" te fez cantar de qualquer jeito (igual no vídeo), e te jogou com os "tenores".


R - Negativo. Eu não tenho tecnica não tem como saber.

Tenho a impressão de que você seja um 'barítono pesado', por assim dizer. Talvez por isso, ficaria no coral como um 'baixo leve'.

R - Ainda não fiz aula de canto, como pode ser classificado a voz te digo uma coisa a classificação correto é quando adquire a técnica, quando aparecer aí sim é outra história. Enquanto a voz é sem tecnica não tem como saber a classificação.

Cantante

Você tem toda razão de ter dito aquelas idéias minhas não faz menor sentido, pois não sei por onde tem andado minha cabeça, mas por favor desconsidere aquilo que tenho dito anteriormente.

E mais vou seguir o teu conselho que deveria ter feito há muito tempo vou fazer aula de canto e pronto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrei num coral hj, mas to com dúvida!