Entrei num coral hj, mas to com dúvida!

Autor Mensagem
SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Sem querer me meter muito na conversa não, mas acho que ser barítono ou tenor pouco importa. Isso não vai fazer você cantar melhor ou pior. O que vai fazer você um bom cantor é o seu talento e sua técnica. Por isso, pouco importa quantas oitavas você tem ou qual a sua classificação. Essa só será importante mesmo na música erudita. Aliás, na música erudita a classificação vocal é obtida de outra forma, onde a sua região realmente importa. Em outras palavras, de Si1 a Si3 (mais ou menos) realmente é classificação de barítono, o qual só poderá cantar músicas ou partes das músicas feitas especialmente nas notas de um barítono. Na música erudita a classificação vocal REALMENTE importa.

Entretanto, na música popular essa classificação pouco importa, salvo raríssimas exceções. Na música popular você pode mudar a tonalidade da música (na erudita não). Um cantor popular pode ser classificado tenor apenas pelo timbre característico, mesmo teoricamente não possuindo tessitura de tal. Sabe... é meio complicado isso.

O que realmente importa é: isso pouco importa. Só incomodaria se você fosse tentar cantar músicas que exigem notas mais agudas (Angra, Europe...). Mas, com aulas e muito estudo você pode conseguir alcançar essas tão desejadas notas. É claro que essa possibilidade varia de pessoa para pessoa, assim como varia a alergia de um produto na pele de pessoa para pessoa. Existem pessoas com as pregas vocais mais 'elásticas' digamos assim, que a extensão pode crescer e existem pessoas que não tem.

O que realmente importa é: respeitar seus limites. Acho isso fundamental, ainda mais tendo um professor ao lado orientando, dizendo o caminho das pedras. Mas é importante você ter sua personalidade também, impor desafios a si mesmo e ser eclético: isso realmente importa. Coisa que a maioria não é. Já vi muitos casos aqui no fórum de pessoas assim. Não estão abertas a ouvir o próximo. Encontram um estilo e agarram-no e se cegam. Eu também não posso falar nada porque houve uma época que eu só ouvia Shaman e Angra. Só ficava nisso. E também houve épocas de total repúdio meu a essas bandas. Precisou alguém me mostrar (me 'descegar') para eu ver o quanto eu perdi. Mas já fugi muito do assunto.

Cara, pensa nisso: esquece esse negocio de classificação. Ela definitivamente não influi se você tiver talento suficiente. Acho que nascer com tudo pronto não tem graça, não é.

Abraços.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Eu particulamente é o seguinte, sou nv aqui no forum classificação vocal vai de acordo com o timbre estive observando algumas coisas sobre timbre, pra mim timbre solo é diferente do coral, essa semana fui fazer avaliação vocal no coral o professor disse que sou baritono e ficaria no baixo como não entendi disse que eu sou tenor só que n sabia a referência fiquei triste ou aj abatido por besteira, mas com passar do tempo descobri que cantar solo é totalmente diferente cantar no coral pq o timbre é totalmente diferente, mas em compensação vou descobrir coisas novas e pelo menos sei a minha classificação vocal no coral falei com professor que atua no coral há mais de 25 anos e n tenho nd a falar dele, me corriga se estiver errado, pois sou novato aqui, estou aqui pra aprender e adquirir conhecimento.

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


Lembrando minha voz eu cantando seria tenor e tbm consigo cantar na voz de mezzo e soprano, só que meu registro seria tenor na minha voz.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Joel Melo

tenta pontuar o que vc escreve porque dessa maneira fica até difícil de entender e ruim demais para ler.

algumas coisas sobre timbre, pra mim timbre solo é diferente do coral,
descobri que cantar solo é totalmente diferente cantar no coral pq o timbre é totalmente diferente

Errado. Timbre não muda. Não confunda com escurecer ou clarear a voz. Timbre não se altera, vc pode só mudar a coloração da voz, pesar um pouco mais, etc.

E na verdade eu não entendi realmente o que vc quer...

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Cantante

Quis dizer seguinte:

1. Voz do coral é diferente de voz individual;

2. O modo de cantar é totalmente diferente um do outro;

3. No canto individual usa-se mais a cabeça, pois a voz é leve e no coral usa-se mais encorporação que seria peso, foi isso que me referi;

4. No coral a voz é unificado em uma só ou sj, n pode ser destacado;

5. No coral atuaria como baritono, enquanto no canto individual usaria minha voz que é tenor;

6. Em compensação é uma grande vantagem, pq visualizaria dois angulos, ou sj, o lado negativo de um e do outro tbm.

o que muda é o modo de cantar, ou sj modo de interpretá-lo...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Joel Melo

1- Não dá para ser tão diferente. Vc tem um tipo de voz e fim. Tem que respeitá-la.
2- Depende da peça.
3- Errado. A voz tem que ser leve sempre (mesmo que ela seja escura por natureza). Pesar a voz é ruim em qualquer momento e danoso. Em coral normalmente o que se faz é cobrir em excesso.
4- Correto. Tem que ter noção e conjunto.
5- Aqui já é bobagem. Ou vc é um ou é outro. Um tenor que pese a voz e cante fora do seu registro está a um passo de problemas vocais de toda a ordem. Isso não existe. Se o sujeito for baixo-baritono ainda vai. Então veja, se vc é realmente tenor e está fazendo isso, está cometendo o erro mais infantil de todos os que se pode cometer.
6- Nenhuma vantagem.

Coral é o lugar onde vc encontra o maior número de gente com problemas de voz por metro quadrado justamente por causa dessas idéias de cobrir muito e pesar a voz. Isso não leva a lugar algum a não ser para o otorrino e o fonoaudiologo.
Depende muito do que se quer. Para não fazer bobagem em coral tem que saber bem de técnica, porque aí vc sabe exatemente como cantar mais suavemente sem usar recursos que criem problemas mais tarde.
Eu sugiro que vc procure um bom professor para esclarecer todos esses pontos (obscuros). Vc está com uma idéia que não corresponde a verdade e isso pode trazer problemas para a sua voz se o seu objetivo é ser solista é claro.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Cantante

É o seguinte eu dv ter confundido alguma coisa:

1. Pq eu estou confundindo voz de coral com voz de cantor(Vocalista) n sei se entendeu, queria saber se há alguma diferença voz de cantor(vocalista) com voz de coral ou Voz solo individual???

2. Eu Canto no conjunto de jovem da igreja por mt tempo e fico no tenor e nunca tv problema na voz, e mais fui ao otorrino fiz exame na garganta e disse que minhas pregas vocais está normal e falei com fonoaudiologa e disse que minha voz está normal, isso seria sinal que estou no lugar certo ne;

3. No começo n sabia cantar eu cantava forçando, ou sj, com pressão e tensão hj modulei minha voz e canto bem, como afirmo p certo é modular e controlar avoz sem forçar;

4. Gosto de cantar na igreja, stillo de música que eu gosto é Rock, Heavy Metal, romantico e clássico.

5. Vou citar exemplo de cantor: PG, Michael Sweet, Grupo: Voz da Verdade (O Escudo), Banda: Oficina G3, Stryper n sei se vc ouviu falar consigo cantar no tom original sem forçar e sem esganiçá-lo;

6. Eu digo uma coisa baritono n consegue como tenor isso é verdade pq nunca vai ocorrer, a n ser que usa o falsete, eu particulamente mt raro cantar em falsete e sim na voz natural o certo é procurar o tom confortado pra poder cantar;

7. Graças a Deus nunca tv problema na minha voz, n forço nd sempre canto na altura confortável, pois tem algumas música que preciso aumentar o tom devido desconforto, tem música que é bx no caso tenho que transportar pro tom confortavel;

8. Ah cara falei com maestro que rege coral na igreja fez teste comigo e disse que sou tenor e consigo tirar nt alta sem forçar e sem gritar eu cantei uma música do Stryper o águdo dele é alto e mais n usa mt falsete;

Eu vou dx o link do vídeo do you tube vc me diz depois

Voz da Verdade: http://br.youtube.com/watch?v=TuwOzSHaHTg

Stryper: First Love http://br.youtube.com/watch?v=5R5g_s_-UV0

Loving You: http://br.youtube.com/watch?v=j0-vCvHyHGs

Eu Cantando: http://br.youtube.com/watch?v=ieGlkN5soRo

http://br.youtube.com/watch?v=7_CQ46ju4z0

Obs. N leva em conta da desafinação foi inicio da minha carreira de cantor na igreja, a gente erra o que dv ser levado em conta é busca de aperfeiçoamento. Já tv orientação com professor de musica e sempre sigo orientação do profissional, n sei se ouviu falar do Lyba Serra ele sempre me avalia o que dv fazer o q n dv fazê-lo.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Cont..

Cantante


E mais consegui a musica do Stryper Loving You, sem forçar sem berrar e sem gritar, pois os águdos dele é bem elevado.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Cantante
Quero ser sincero aqui estive lendo os comentários do forum e te dizer uma coisa:

1. Uma vez fui cantar na igreja o músico colocou altura que no tom desconfortado só que n sabia, quando comecei cantar comecei sentir desconforto tentei tirar o mais agudo n tinha como, mas n aquele agudo de metal.

2. Depois quando terminou culto na igreja o tecladista conversou comigo e disse assim: cara é o seguinte o tom ficou bx pra ti, tem que transportar pra ti no tom acima q é a nt confortavel pra ti seria com oitava acima, só que na nota confortavel minha;

2. No dia seguinte cantei novamente tirou numa altura confortável e deu certo, até hj canto na região confortavel, mt difícil cantar num tom abaixo às vezes tiro um tom a mais;

3. Interessante essa semana fui no CEFET falei com regente do coral pra avaliar minha voz ele mandou eu cantar só que de uma forma encorpado sem fazer aquecimento e sem técnica e me disse que eu era baritono, e disse se fosse pra entrar no coral colocaria no bx n aquele bx profundo eu disse que eu era tenor e n baritono e mesmo assim ele errou pq bx é diferente de baritono, baixo é baixo, baritono é baritono, tenor é tenor;

4. Os erros sempre acontece não só no coral, professor pensa ser uma coisa no fim termina sendo outro, experiência n quer dizer que deixa de errar;

5. Tbm n disse nd pro professor, a única coisa que desconfiei foi o seguinte: como pode dizer a classificação vocal no mesmo dia, se é a primeira vez que me avalie pra saber tem que avaliar bem e mais como pra dizer corretamente o professor sempre tem que observar como está agindo n só mandar cantar sem técnica e sem aquecimento vocal que nem mandou fazer;

6. Pra dizer o professor tem que estar sempre avaliando a pessoa pq levaria tempo pra dizer, sei dizer que sempre acontece esses erros, só pq ele rege coral há 25 anos ou mais, mas isso n quer dizer que vai dx de errar, pois os errros sempre acontece até com profissional;

7. Eu disse que era tenor ele disse como tenor se sua voz é baritono, aew disse assim eu acho vc como baritono, mas se vc acha que é tenor td bem é apenas minha opnião foi isso que ele disse se fosse o professor colocaria no baixo, aquela coisa as aparencias sempre enganam;

8. O músico que toca na igreja que me conhece desde a infancia ele n é formado em música, mas conhece quando o tom tá alto e quando está bx, ou sj, altura desconfortado.

9. Td bem o certo é cantar na altura confortavel sem forçar e sem esganiçar;

10. Minha tessitura começa em C2, n quero falar sobre extensão pq isso pra n me importa o que vale é a tessitura, ou sj, a região confortavel;

Estou certo ou errado???? Creio que já dv ter te dado a resposta suficiente;

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo

7. Eu disse que era tenor ele disse como tenor se sua voz é baritono, aew disse assim eu acho vc como baritono, mas se vc acha que é tenor td bem é apenas minha opnião foi isso que ele disse se fosse o professor colocaria no baixo, aquela coisa as aparencias sempre enganam;

Pera... vc me deu um nó agora.

baixo, barítono ou tenor?????

Desculpe, eu li tudo desde o início e eu ainda não entendi, você está querendo saber algo ou está afirmando?

Você já leu o tópico fixo sobre classificação vocal?

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


shoyoninja

Pera... vc me deu um nó agora.

baixo, barítono ou tenor?????

Desculpe, eu li tudo desde o início e eu ainda não entendi, você está querendo saber algo ou está afirmando?


R - o que está me confundindo é a diferença da voz musical com a voz do coral, por exemplo:

1. Pq tem cantor q canta no festival de musical ele canta como tenor e voz é bem alto, quase na voz de soprano, mas no coral ele termina sendo outra coisa a voz dele pode encaixar no baritono e canta no bx;

2. Pq no coral o maestro ou regente n vai estar interessado no talento musical e sim na voz q encaixe no coral, mas na voz musical canto na voz normal, ou sj no coral n vou cantar stillo musical e nem no show vou cantar com voz de coral;

3. E mais na igreja posso comtimuar cantando normal ou sj no stillo musical que eu gosto;

4. É a mesma coisa na voz musical quando for cantar na igreja, n vou cantar na voz de coral ne e sim na voz normal, ou sj Maestro n vai querer saber do talento musical e sim na voz apropriado na voz de coral, ou sj no show posso cantar normal soltar mais a minha voz.

O que eu realmente que tv querendo saber a diferença do Stillo Musical, Voz de coral e voz solista?

pq no stillo musical sou bom no agudo, mas no coral seria outra coisa sou bom no grave.

Por exemplo o cantor P.G. na voz musical quando canta em show, igreja ele é tenor devido os agudo alto, mas no coral ele pode atuar no baritono ou bx, ou sj na voz que sj apropriado pro coral.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
Mas o Cantante já respondeu isso pra você:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/161545/p1#5430883

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
a diferença do Stillo Musical, Voz de coral e voz solista?
Cara, sua voz é uma só. Seu timbre, idem.
Você não muda de timbre milagrosamente quando está cantando num coral.

Por exemplo o cantor P.G. na voz musical ele é tenor devido os agudo alto, mas no coral ele pode ser baritono ou bx, essa é a minha dúvida.
O cara é tenor, consegue cantar agudos e não consegue alcançar muitas notas baixas... COMO ele vai alcançar notar baixas só por estar cantando com mais pessoas??? Isso não faz o menor sentido.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


CheshireCat

O que achei esquisito foi o seguinte na semana passado fui no CEFET pedi pra avaliar minha voz pra saber quem eu sou o professor do coral disse que minha eu era baritono, tinha dt que n ne, mas se fosse pra entrar no coral me colocaria no bx, pq eu era bom no grave, dizendo o professor que atua mais de 25 anos e vive nesse ramo de música e experiente, nem tinha ft aquecimento vocal apenas mandou cantar, mesmo assim a pessoa n é obrigado concordar td que ele diz.

Dar olhada no vídeo no link eu cantando.

http://br.youtube.com/watch?v=ieGlkN5soRo

http://br.youtube.com/watch?v=7_CQ46ju4z0

Depois me diz sobre o vídeo eu cantando e mais sendo assim a classificação seria uma só ne.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


O cara é tenor, consegue cantar agudos e não consegue alcançar muitas notas baixas... COMO ele vai alcançar notar baixas só por estar cantando com mais pessoas??? Isso não faz o menor sentido. (2)

Aliás, sentido é o que está faltando por aqui...

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Cantante

Agora entendi alguma coisa, se a pessoa é tenor ele sempre vai ser tenor, mas queria saber o seguinte vc deu olhada no meu vídeo pra saber quem realmete eu sou.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
Olha amigo, está bem complicado, em primeiro lugar, por favor tente escrever mais claramente. Está muito difícil de te entender.

Em segundo lugar, leia o tópico sobre classificação vocal e, se restar alguma dúvida, use o próprio tópico.

Estou curioso sobre uma coisa, você está fazendo aulas com o Lyba Serra, ou só consultas eventuais?

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

Consultas eventuais. Sempre tenho contato com ele no orkut.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Estou curioso sobre uma coisa, você está fazendo aulas com o Lyba Serra, ou só consultas eventuais?

Consultas eventuais. Sempre tenho contato com ele no orkut.


Pois é...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


mas queria saber o seguinte vc deu olhada no meu vídeo pra saber quem realmete eu sou.

Quem vc é? acho que o cara de vermelho.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Cantante

Sim sou eu mesmo cantando. Uma coisa pra realmente saber minha classificação o ideal era procurar uma aula de canto ne pra desenvolver minha voz e depois dizer quem realmente eu sou.

Pq é o seguinte:

1. Aqui na igreja antigamente cantava no coral comecei no bx, só que n foi lgl pra mim fui pro tenor e n tv nenhum problema e disse que eu era tenor por causa da minha voz há 10 anos atrás;

2. O colega meu que é maestro do coral estive trocando idéia com ele por msn liguei o audio pedir pra testar minha voz testei e disse que eu era tenor;

3. Pouco dias fui no CEFET o regente do coral que trabalha a mais de 25 anos mandou eu cantar no modo encorpado cantei e me classificou como baritono e se fosse pra entrar no coral me colocaria no baixo, aew eu disse que era tenor ele disse como tenor se sua voz é grave td bem resolvi n discurtir com ele, só sei dizer q fiquei completamente confuso;

4. Eu não vou mais importar quem realmente eu sou o que vai mais me importar é o talento musical, o certo é fazer aula de canto aew vou tirar tds minhas dúvidas e aprender mt coisa;

5. Essa é a realidade que estou falando n só eu que tenho esse tp de problema como outros tbm tem, não fui primeiro e nem serei o último, só sei dizer que é realemnete complicado.

6. Se for me importar pros que dizem a pessoa n vive n e sim termina ficando louco;

7. Erros sempre acontece, queria saber como descobrir quem realmente sou.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


Cantante

Uma coisa o Stillo Musical que eu gosto é de Rock e Heavy Metal e algumas popular queria saber qual tipo de aula vc indiraria pro repertório próprio????

CheshireCat
Veterano
# set/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


Joel Melo
Depois me diz sobre o vídeo eu cantando e mais sendo assim a classificação seria uma só ne.
Eu canto em coral também, mas não sei o suficiente de canto pra fazer uma classificação vocal.

3. Pouco dias fui no CEFET o regente do coral que trabalha a mais de 25 anos mandou eu cantar no modo encorpado cantei e me classificou como baritono e se fosse pra entrar no coral me colocaria no baixo
Por acaso o coral está com falta de baixo...? Fiquei com essa impressão.

4. Eu não vou mais importar quem realmente eu sou
7. Erros sempre acontece, queria saber como descobrir quem realmente sou.
Sério... Você não faz sentido.

Obs.: Por que diabos você escreve stillo?

Joel Melo
Veterano
# set/08
· votar


CheshireCat

Por acaso o coral está com falta de baixo...? Fiquei com essa impressão.

R - Só sendo mesmo, só pq achou minha voz grave e no águdo disse que sou péssimo, sobre falta de bx n posso afirmar pq n vi o coral de lar.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


CheshireCat

Sério... Você não faz sentido.

R - Quis dizer que sempre tem esse problema o professor de música afirma uma coisa na aula de canto, no coral o regente diz que vc é outro, aew que está a confusão.


Obs.: Por que diabos você escreve stillo?

R - Stillo seria gosto musical, mas conhecido repertório próprio cantar aquilo que vc gosta.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo
R - Só sendo mesmo, só pq achou minha voz grave e no águdo disse que sou péssimo
Cara, se um maestro diz que você é tenor, suponho que seja porque você é melhor nos agudos. Se o outro diz que sua voz é grave e você é péssimo nos agudos... Algum deles deve estar enganado, concorda?

R - Stillo seria gosto musical, mas conhecido repertório próprio cantar aquilo que vc gosta.
Mas por que você não escreve "estilo"? O_o

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


CheshireCat

Cara, se um maestro diz que você é tenor, suponho que seja porque você é melhor nos agudos. Se o outro diz que sua voz é grave e você é péssimo nos agudos... Algum deles deve estar enganado, concorda?

Concordo sim. No Caso o que dv ser ft pra resolver esse problema.

Mas por que você não escreve "estilo"? O_o

Não importa acho seguinte no estilo musical n teria mt importancia n ne pra classificação vocal ne, pq alguns cantores n se importa mt com isso ne, ou sj, isso n ia fazer maior diferença se é baritono ou tenor no canto popular.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Joel Melo

Concordo sim. No Caso o que dv ser ft pra resolver esse problema.


A única coisa que você pode fazer é achar algum profissional em que você confie e CONFIAR nele. Na minha opinião, um cara que te diz que é barítono e por isso vai colocá-lo no baixo não deveria ser essa pessoa. Mas isso é com você.

No mais, seja bem vindo ao fórum, mas por favor, se você vai continuar a frequentar e contribuir com a comunidade, se esforce para escrever com clareza. Foi muito difícil entender você, sem brincadeira (algumas partes eu realmente não decifrei).

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


shoyoninja

A única coisa que você pode fazer é achar algum profissional em que você confie e CONFIAR nele. Na minha opinião, um cara que te diz que é barítono e por isso vai colocá-lo no baixo não deveria ser essa pessoa. Mas isso é com você.

Pois é cara como tinha dt, baritono é baritono e bx é bx, tenor é tenor, só uma coisa, e mais o bx que ele disse n é aquele bx profundo entende, como tinha dt antes pq ele é experiente a mais de 25 anos na regencia, mas mesmo assim tem q estar na posição correto. Pra dizer a classificação tem que usar tecnica e aquecimento vocal antes de cantar???

No mais, seja bem vindo ao fórum, mas por favor, se você vai continuar a frequentar e contribuir com a comunidade, se esforce para escrever com clareza. Foi muito difícil entender você, sem brincadeira (algumas partes eu realmente não decifrei).

Pois é, espero que no próximo vou ser mais claro, mas estou começando a entender.

Joel Melo
Veterano
# set/08 · Editado por: Joel Melo
· votar


SylvioLima

Vc já disse td sobre música popular posso cantar do jt que eu quero e na música erudita n, pq na primeira ñ é necessário a classificação vocal enquanto na segunda sempre dv ser cantado na classificação vocal.

E mais se a pessoa é baixo, baritono, tenor, contralto, mezzo e soprano isso n vai impedir a pessoa de cantar no estilo musical da pessoa o que vai exigir é talento e técnica pra ser bom cantor ou vocalista não importa quantas oitava vc tem, o importante é respeitar o limite.

Mas no coral o maestro não vai estar interessado na potencia de voz que a pessoa tem e sim apenas na região do registro que deve ser utilizado no coral.

Pra finalizar é o seguinte: No coral não pode utilizar voz popular ou sj canto popular e nem no canto popular n vou cantar na voz de coral que n caberia no repertório, vive-versa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrei num coral hj, mas to com dúvida!