Entrei na aula,mas só descobri novos obstáculos

    Autor Mensagem
    Lucas Copin
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Lucas Copin


    Oi pessoal.

    Sábado agora fiz minha segunda aula de canto, é a primeira vez que faço. Tô fazendo na Escola de Música Villa-Lobos aqui no Rio, uma escola que tem até um certo prestígio, mas tô meio preocupado. A professora juntos 3 turmas(somou 8 pessoas) por que disse que fica melhor de ensinar pra mais gente, mas eu fico inibidão de cantar lá, pq aparentemente sou o único que não sabe nada...

    É chato admitir isso, mas fiquei tão receoso que até recusei fazer os vocalizes individualmente nessa última aula, pq sentia minha voz horrível, como se tivesse perdido metade da capacidade, e não me ajudou nada ver que todos os outros alunos fizeram brincando(um inclusive tem uma extensão que vara quase o piano inteiro).

    Agora eis o que me preocupa : tenho medo que a professora acabe adiantando as lições mais básicas ao ver que a maioria já tem uma certa facilidade; nesse caso eu pediria a ela pra voltar e atrasaria o resto do pessoal. Outra coisa: o nervosismo pode prejudicar a voz? Pq eu fiquei inibido, e não acho outra explicação pra ter ficado com a voz ruim.

    Gostaria de opiniões por favor.

    Abraços, e desde já obrigado! =)

    edit: Esqueci de acrescentar que ela mandou apresentarmos alguma música brasileira na próxima aula, e eu tirei os vocalizes que ela passou no violão pra ficar treinando, mas no final do dia estava com a voz muito cansada, e ainda está agora, 2 dias depois.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09 · Editado por: membro
    · votar


    É chato admitir isso, mas fiquei tão receoso que até recusei fazer os vocalizes individualmente nessa última aula, pq sentia minha voz horrível, como se tivesse perdido metade da capacidade, e não me ajudou nada ver que todos os outros alunos fizeram brincando(um inclusive tem uma extensão que vara quase o piano inteiro).

    Bom, aqui tem um problema. Se você se recusa a fazer os vocalises porque tem gente melhor que você fica difícil, mesmo porque nem a professora vai saber como você canta. Aí só na base do milagre.

    Agora eis o que me preocupa : tenho medo que a professora acabe adiantando as lições mais básicas ao ver que a maioria já tem uma certa facilidade; nesse caso eu pediria a ela pra voltar e atrasaria o resto do pessoal. Outra coisa: o nervosismo pode prejudicar a voz? Pq eu fiquei inibido, e não acho outra explicação pra ter ficado com a voz ruim.

    Veja bem, aula de canto (séria) leva tempo. E cada um tem o seu momento de iniciante. Ou você assume essa posição e mostra essa condição ou sai, porque do jeito que vai, você não vai tirar proveito nenhum disso.
    Ficar inibido é normal, principalmente no meio de gente mais adiantado que você. Só que como eu disse, se você não deixar claro o nível em que está, fica dificil mesmo. Vai lá e mostre a sua voz. Não dá para fazer mais do que a gente sabe. Se não sabe nada, deixe isso claro. É uma pré-condição para ser cantor ter uma atitude direta.

    Esqueci de acrescentar que ela mandou apresentarmos alguma música brasileira na próxima aula, e eu tirei os vocalizes que ela passou no violão pra ficar treinando, mas no final do dia estava com a voz muito cansada, e ainda está agora, 2 dias depois.

    Por isso que a gente não passa vocalise pra ninguém. Fazer sozinho de qualquer jeito não adianta nada.

    Aula de canto (séria) na minha opinião só funciona para no máximo grupo de 3 pessoas e com mesmo tipo de voz, salvo seja preparação vocal para coro.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    por que disse que fica melhor de ensinar pra mais gente

    Isso não é verdade. Pode ser melhor para ela.

    Formar de verdade um cantor só com aula individual.

    Lucas Copin
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Obrigado pelas dicas! =)

    Eu estava pensando em sugerir que ela dividisse a turma em 2 de 4 pessoas, relativamente no mesmo nível. Eu percebi que esse negócio de juntar as turmas deve ser só pra benefício dela mesma, uma vez que 3 turmas = 3 horas de aula e agora ela faz 2h só.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/09
    · votar


    Lucas Copin
    Eu estava pensando em sugerir que ela dividisse a turma em 2 de 4 pessoas, relativamente no mesmo nível.

    Você sugerir que ela mude o método de trabalho dela não está na sua alçada (por mais que eu discorde totalmente de aulas coletivas, entendo que isso é de cada professor ou cada escola).

    O que faz parte das suas atribuições - e que vc não está cumprindo - é fazer os vocalises e cantar na aula dela, seja coletiva ou em grupo. Se vc por algum motivo não se sente a vontade com essa situação, simplesmente mude de professor. Ninguém te obriga a fazer aulas lá.

    Mas sendo mais franco, acho que quem se recusa a fazer vocalises não está tão determinado assim a aprender a cantar. Tenho alunos que tiveram barreiras psicológicas duras, até mesmo traumas de infância que foram superados pela força de vontade. É uma simples questão de postura.

    Abraços

    Lucas Copin
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Christhian

    Valeu cara. Vou mudar essa minha postura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrei na aula,mas só descobri novos obstáculos