O Timbre Lírico-Dramático

    Autor Mensagem
    Baritono Martin
    Veterano
    # fev/07


    Eu editei as classificações de vozes no wikipedia estou criando este tópico para receber ajuda ou criticas e comentarios sobre as classificações. Estou iniciando com um timbre muito dificil de classificar e gostaria que voces deixassem aqui sua opinião sobre o timbre Lírico-Dramático.

    O Soprano lírico-dramático é o timbre intermediário entre o Lírico e o Dramático, sua voz é mais intensa que o lírico-spinto, mais generosa e mais escura em todos os registros, possuindo uma unica cor do grave ao agudo, como uma voz madura, não possui muito do veludo do timbre lírico nem os harmônicos. Tem uma certa qualidade metálica e menor igualdade de registros, seu registro grave é mais extenso e forte como os do Dramático. Sua tessitura usual é do Láb2 ao Dó5.


    Na França

    É incluído na categoria Soprano Lyrique Dramatique, que é a categoria que corresponde os sopranos lírico-spinto e lírico dramático. Este soprano possui os agudos do soprano lyrique e o poder do soprano dramático.


    Na Alemanha

    É destacada em uma categoria especial Jugendlicher-dramatischer sopran, que é a categoria do soprano lírico-spinto, ou na categoria Dramatischer Sopran. Uma voz metálica com boa linha e poder, capaz de brilhantes momentos de intenso dramatismo. Isto é a categoria que é de maior importância para o repertorio alemão, ainda não possuímos um nível equivalente ou nome em inglês no qual é de uso comum. Isto é, melhor conceito de um Soprano Spinto agudo. Os papéis que são de maior importância incluem: Agathe, em Der Freischütz, Elizabeth, em Tannhäuser e Elsa, em Lohengrin. Em geral a aparência desta personagem deve ser bela no palco e assim como muitas vezes não, completamente tectônica, um pouco excepcional, os papéis para esta voz são um tanto elétrico, e não requer a ação habilidosa do Soubrette. Para representar de qualquer modo, requer grande intensidade emocional, e, a cima mencionada apenas a habilidade para cantar uma longa linha vocal em tessitura elevada torna – se externamente cansada ou forçada. Isto é, verdadeiramente uma voz dramática jovem que muitas vezes mudam para a categoria dramática com o amadurecimento vocal.


    Registros

    Registro agudo

    Possui as características do lírico-spinto, menos aveludado e mais metálico, às vezes pode até ser áspero e enérgico, de grande amplidão sonora que dificilmente adapta-se ao legato expressivo, tendo que possuir uma técnica muito requintada para tal emissão.


    Registro central

    É de cor escura e muito forte, e já trás as características do dramático, sonoridade vigorosa e intensamente dramática. Pode possuir uma cor mais clara e áspera ao mesmo tempo metálica como o timbre de Mara Koleva ou uma cor mais escura e intensa como o timbre de Leontynne Price.


    Registro grave

    É extenso e forte, menos igualado com os outros registros. Os graves são feitos com a voz de peito e predomina em toda extensão, prejudicando em partes a igualdade de registros, como o timbre de Renee Fleming, considerada um soprano lírico com uma extensão de três oitavas do Sol2 ao Sol5, mas suas características mais fortes estão na voz de peito que são generosos.


    Coloratura

    É um tipo raro de voz como no soprano dramático coloratura, o soprano que, possui tais características típicas de um lírico-dramático e têm extensão suficiente para cantar com sucesso papéis de agilidade, são consideradas grandes virtuoses como Edda Moser que cantou o papel da Rainha da noite na Flauta Mágica de Mozart; Geralmente estes sopranos alternam entre os papéis lírico-spinto e dramático e os papéis de coloratura, interpretando geralmente aqueles compostos para sopranos dramático-coloraturas. Sua tessitura para coloratura pode chegar a um Ré5 ou muito raro até um (Fá 5).



    Personagens

    Alguns papéis com coloraturas

    Leonore, em Fidelio, de Ludwig van Beethoven;
    Lucrezia Borgia da homônima ópera de Gaetano Donizetti;
    Imogene, em Il Pirata, de Vicenzo Bellini;
    Giselda, em I Lombargi allá prima crocciatta, de Giuseppe Verdi;
    Donna Anna, em Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart;


    Papéis mais dramáticos

    Turandot, da homônima ópera de, Giacomo Puccini;
    Medora, em Il Corsaro, de Giuseppe Verdi;
    Aída, da homônima ópera de, Giuseppe Verdi;
    Desdemona, em Otello, de Giuseppe Verdi;
    Elisabetta di Valois, em Don Carlo, de Giuseppe Verdi;
    Matilda, em Guilherme Tell, de Gioacchino Rossini;
    Kostelnistika, em Jenufa, de Leos Janacék;
    Agatha, em O franco atirador, de Carl Maria von Weber;
    Rezia, em Oberon, de Carl Maria von Weber;

    Sopranos lírico-dramáticas famosas

    Sopranos Lírico-dramático aptos à Coloratura

    Edda Moser
    Giannina Arangi Lombargi
    Leontyne Price
    Linda Vajna
    Mara Koleva
    Reneé Fleming
    Lírico-dramático

    Gré Browventijn
    Leontyne Price
    Mara Koleva
    Maria Caniglia
    Nadezda Kniplova
    Reneé Fleming
    Rosa Ponselle
    Zinka Milanov

    O Tenor Lírico-dramático é timbre intermediário entre o tenor Lírico e o tenor Dramático. Isto é mantém as características dos dois timbres, distinto do Lírico-spinto que nada mais é que um lírico mais encorpado e pujante. É mais intenso que o Lírico-spinto, mais metálico, mantém uma nuance mais austera e uma grande extensão, um timbre de cor escura e possui uma naturalidade madura. O timbre do Lírico-Dramático causa uma grande confusão com o Lírico-spinto, por possuir mais ou menos as mesmas cores e cantar quase sempre o mesmo repertório. Dos dois timbres os papéis exigem passagens líricas e dramáticas, evidentemente os lírico-spintos tem maior facilidade nas passagens líricas e maior propensão ao legato e nuances líricas, como o papel de Cavaradosi que exige muito lirismo em suas árias. Já o lírico-dramático tem maior propensão e passagens declamativas e de dramatismo irrompidos como Radamés em Aída, ou Calaf em Turandot. Sua tessitura usual é do Lá1 ao Si3 (Dó4).

    Na França

    É incluido na categoria Tenor Lyrique-dramatique que é a categoria do tenor lírico-spinto e lírico-dramático, já que os papéis destinado a esses tipos de vozes tendem a ser os mesmos. Mas existem algumas diferenças entre os timbres, o lírico-dramático está mais propenso a cantar papéis dramáticos.


    Na Alemanha

    É incluído na categoria Jugendlischer-helden Tenor, que é a categoria do lírico-dramático e os papéis mais pesados do lírico-spinto. Uma voz metálica com nobre qualidade atenorada. Que pode cantar ambas líricas e dramáticas passagens. Esta categoria é a linha divisória entre a lírica e dramática voz de tenor. É bastante concebível que alguns cantem todos os papéis da categoria Lyrischer Tenor, mas é improvável que alguém cante ambas as categorias Lyrischer Tenor e Jugendlischer-Helden Tenor. A voz exigida é que tenha um timbre de grande metal, um agudo seguro e uma considerável quantidade de potencia permanente. Esta categoria inclui os mais pesados papéis italianos e franceses de tenores de Radames em Aída, Manrico em Il Trovattor, Cavaradossi em Tosca, Don Jose em Carmen, e Canio em I Pagliacci. A chave para compreender a cor e o temperamento do Jugendlicher-heldentenor é o papel de Max em Der Freischütz. O verdadeiro significado do jovem tenor heróico (como é uma precisa tradução desta categoria) indica alguém, que como um bom Max pode desenvolver bem em um Tristão ou Florestan. A cor da voz é provavel ser mais inclinada próximo ao alemão metálico cantando que o som italiano do tenor spinto mais pesado. Ambos Lohengrin e Walther em Die Meistersinger von Nürnberg pertencem a esta categoria. Aqui deve ser uma conseqüência de potencial bom caráter ao tenor cantando muitos destes papéis.


    Registros

    Registro agudo

    É um registro vigoroso de grande volume, mais metálico e squillante, possui um pouco do veludo tenor lírico, prestando-se para árias líricas e dramáticas, não é muito flexível embora deva possuir uma dinâmica segura até o pianissimo.


    Registro central

    É um registro que mesmo o tenor sendo jovem já apresenta uma cor mais madura e consequentemente é classificado como dramático. É de uma cor quente, metálica e muito resistente, possui um volume amplo e de boa qualidade.


    Registro grave

    É um registro que já apresenta as cores de um tenor dramático, embora muitos papeis de tenores não valorize a região grave, mas o lírico-dramático possui uma grande intensidade e está muito próximo do dramático com uma cor acobreada e robusta. Podendo cantar os papéis wagnerianos como Lohengrin e Parsifal, ou Florestan em Fidélio, dos papéis italianos pode cantar quase todos dedicados ao Lírico-spinto e alguns papéis dramáticos como Canio em I Pagliacci e Calaf em Turandot.


    Personagens

    Calaf, em Turandot, de Giaccomo Puccini;
    Canio em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;
    Radamés, em Aída, de Giuseppe Verdi;
    Ricardo, em Un Ballo in Maschera, de Giuseppe Verdi;
    Alvaro, em La Forza del Destino, de Giuseppe Verdi;
    Manrico, em Il Trovattore, de Giuseppe Verdi;
    Foresto, em Atilla, de Giuseppe Verdi;
    Corrado, em Il Corsaro, de Giuseppe Verdi;
    Turidu, em Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni;
    Andréa Chenier, da homônima ópera de Humberto Giordano;
    Max, em O Franco Atirador, de Carl Maria von Weber;
    Lohengrin, da homonima ópera de Richard Wagner;
    Walther, em Os Mestres Cantores, de Richard Wagner;
    Tannhäuser, da homônima ópera de Richard Wagner;
    Parsifal, da homônima ópera de Richard Wagner;

    Tenores Lírico-dramáticos famosos

    Benn Happner
    Flaviano Labó
    Franco Coreli
    Gaetano Bardini
    Gagliano Massini
    Giovanni Martinelli
    Lorenz Fehenberger
    Nicola Martinucci

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    Baritono Martin
    Cara, muito boa matéria.

    Mas pra não misturar e ficarmos com tópicos duplicados sobre o assunto (Classificaçao e suas características), vc pode postar isso aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/44391/

    Basta colar o texto lá. Depois fechar esse tópico que eu deleto em seguida.

    Tb temos um tópico fixo para Canto lírico, onde vc pode estimular o debate sobre esse assunto, direcionando para o post em questão.

    Mas ressalto novamente o alto conteúdo da matéria.

    Abraços.

    Dark Diva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Baritono Martin

    \o/

    Sempre quis saber mais sobre os sopranos spinto mas não encontrava material suficiente! Muuuito obrigada pela criação do tópico! Lerei tudo com bastante calma!

    =*

    =================================================================


    Christhian

    Meu, eu acharia muito legal deixar esse tópico separado, como está, pq encontrar um assunto como esse na bagunça em q se encontra o tópico do "Alface" tá fod@. Se lá só estivessem contidas as classificações (como propóe o tópico), tudo bem, caberia a nós mesmos nos virarmos. Mas o q ocorre é q aquilo lá tá cheio de comentários e perguntas q mais bagunçam e confundem do q esclarecem de fato. E o tópico do Cantante tb tem muito material legal, mas ele é mais pra tirar dúvidas, daí ocorre exatamente o q ocorreu no tópico de classificação: muita mistura de material postado junto com comentários, perguntas e dúvidas.

    Aqui não, está específico pra quem tem interesse no lírico dramático e até pra quem usa a busca do FCC ou pesquisa no Google e afins, o sucesso na busca se torna muito mais certo, útil e proveitoso.

    Taí a minha opinião e sugestão!
    ;*

    S Baz
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    já tinha lido isso ha mto tempo... eh bom pra fazer uma apostila rsrsr

    eu tenho um monte akeee q provavelmente eu nunk li mas vou postar já q o nosso amigo ae teve a iniciativa

    vlw ae!

    \o/

    Baritono Martin
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Galera valeu pela opinião, vou deixar este tópico por que pretendo colocar em debate todos os timbres ou classificações, comecei com o lírico-dramático por que é um timbre quase desconhecido e muitos classificam junto com os lírico-spinto.

    Gostaria de postar algumas árias que eu tenho para ilustrar melhor o conteúdo, mas eu ainda ñ aprendi a postar midia direito por favor me ajudem!

    Ai galera comentem tbm sobre os cantores! o que acham das vozes deles?

    \o/

    Dark Diva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Baritono Martin
    vou deixar este tópico por que pretendo colocar em debate todos os timbres ou classificações

    Aí acho q não pode!

    Já tem um tópico específico exclusivamente sobre classificações vocais (está até em destaque na página principal daqui). Se vc deixar esse tópico apenas para o assunto do seu título (lírico-dramático), acredito q não teremos problemas, mas se vc quiser colocar todas as classificações, como vc mesmo disse, então vc deve ir ao tópico já existente e complementar o q vc achar q falta, pq senão teremos tópicos duplicados, e isso é contra as regras do fórum.

    Deixe esse tópico só pra informações sobre os sopranos e tenores lírico-dramáticos q a coisa fica mais direcionada (e assim evita problemas com a própria moderação).

    Abçs!
    ;)

    Baritono Martin
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    A minha intenção nesta pagina é criar um debate sobre o timbre dos cantores que foram mencionados a partir da classificação, quero que digam o que vocês acham a respeito do timbre deles.

    Vejam um exemplo
    Leontyne Price

    http://www.youtube.com/watch?v=qAKXNtEeOis

    Dark Diva
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Baritono Martin

    Assisti o vídeo. Q voz bonita! E ela faz uns pianíssimos muito fod@s! \o/

    E o q foi aquilo aos 02:40??? Perfeito!

    Mas ela é lírico-dramático ou spinto?

    * Até hj não entendi muito bem as diferenças, já q cada um diz uma coisa... =(

    Baritono Martin
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O termo "Spinto" é usado para definir o soprano Dramático, nas classificações americanas.

    A classificação "lírico-spinto" tem caracteristicas semelhantes com a do lírico-dramático, e realmente é dificil classificá-las separadamente, mas o lírico-spinto tem uma variedade maior de cores vocais e soa um pouco mais intenso que o lírico puro e nos agudos mantem uma cor mais aveludada.

    Já o Lírico-dramático possui uma emissão mais encorpada e muito intensa quase um dramático puro e no registro grave a voz de peito predomina com uma grande intensidade.

    Nestas gravações Leontyne Price mostra todos artificios de um lírico-dramático:

    http://www.youtube.com/watch?v=fTuvi2IgFSk

    http://www.youtube.com/watch?v=TWPygDe5_lI

    Outro exemplo:

    Com Renee Fleming

    http://www.youtube.com/watch?v=-NPALUrk0KU

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Timbre Lírico-Dramático