tenor dramático

    Autor Mensagem
    juca_22
    Veterano
    # set/04


    tenor dramático

    juca_22
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ae galera, tudo jóia?
    Gostaria de saber se alguém pode me dar uns toques sobre tenor dramático e se existe algum exemplo na música popular?
    Não entendo muito de música..., a pouco tempo fiz um teste para o coral e o maestro me classificou como tenor. Quando canto com meus colegas alcanço as mesmas notas com o mesmo brilho, porém fica muito perceptível que minha voz soa mais suave e um pouco mais grave que a deles embora na mesma nota. Muitas pessoas me confundem com barítonos por causa da minha extemsão para médios e graves, apenas estranham quando executo os agudos.
    Tem algum tenor por aqui mais esclarecido no assunto para me dar umas dicas?

    VALEU!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # set/04
    · votar


    juca_22
    cara...
    tem pessoas que ficam uns 20 anos cantando..e só depois descobrem que são tenores de certo tipo..
    não é assim!!para saber se alguém é tenor, baritono, baixo...já demora...imagina a subclassificação!!é algo relativo a repertório, vários fatores...ESQUEÇA isso meu amigo!!você não canta repertório erudito!!É ERRADO SUBCLASSICAR alguém que canta popular...eu acho errado até classificar ok...

    bringhimhome
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: bringhimhome
    · votar


    gostava saber mais sobre tenor dramatico alguem me pode esclarecer?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Exatamente o que vc quer saber?

    cybx
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cara, meu professor de canto, apesar de nao ter feito uma classificaçao exata comigo, disse q na opiniao dele ele achou q minha tessitura eh de tenor dramático.
    Ele disse q eh uma classificacao mto rara, e pelo q me parece, se encaixa mto no q vc falou, alcançar notas agudas porém com um brilho um pouco mais grave do q os de tenores puros.

    Nao sei se eh isso a definicao de um tenor dramatico, nem to falando q eu sou um, mas meu professor disse q achava q eu era. Vamo ve neh, falta mto chao ainda pra desenvolver o q kero de canto mesmo, e a minha classificacao pouco importa nesse momento. Mas eh obvio q vou ficar mais feliz ainda se minha classificacao for uma considerada "rara".

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: membro
    · votar


    Rara sem dúvida e o que todo tenor gostaria de ser.

    Numa classificação como essa não pode haver erro. Um tenor dramático tem a voz "metálica", perto de um som de trompete. O que vai mandar é o centro e os agudos.

    Durante o estudo há que se ver se a região das músicas escritas para tenor dramático é confortável. Porque o que diferencia é o brilho da voz. Um baritono com agudos pode cantar Otello, mas não terá o brilho necessário nas passagens intensas da ópera. É necessário que haja conforto na região onde se vai cantar a maior parte do tempo. Um tenor lírico sofre horrores para cantar peças de tenor ligeiro não só pela coloratura mas por ter que cantar numa região aguda demais o tempo todo o que cansa.

    Eu recomendo cautela nessa classificação. Isso leva tempo. Tem vários tenores que começaram como barítonos (Carlo Bergonzi que nem dramático era) e só depois descobriram-se tenores. Calma, calma, calma.
    Não se arrebente nos agudos. Mesmo que a voz seja baritonal busque sempre a leveza. nada de fazer vozeirão, que isso não serve para nenhuma voz.


    Vozes para se olhar no youtube:

    Mario Del Monaco - http://www.youtube.com/watch?v=FmHxLPxr_u0
    Franco Bonisolli - http://www.youtube.com/watch?v=_8OyKGeTqGk
    Jon Vickers - http://www.youtube.com/watch?v=oeuAjv9ohqA

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cantante
    Todas essas vozes que você colocou aí são de tenores dramáticos???

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    São sim.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Rara sem dúvida e o que todo tenor gostaria de ser.
    Desculpa se eu to fazendo pergunta idiota, mas porque todo tenor gostaria de ser um tenor dramático? Os tenores dramáticos não são os que mais se aproximam de barítonos???

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Não tem nenhuma relação com isso.

    Acontece que são vozes raras que tem agudo e grande volume ou seja são impressionantes. Quando são bem trabalhadas é como um Tsunami de voz enchendo o teatro.
    E como o nome já diz com características que dão veracidade a partes dramáticas e quase sempre arrebatadoras. Vai um tenor lirico cantar Otello...fica ridículo, a voz não traduz a atmosfera que a ópera pede. Fica frouxo. Assim como um dramático vai cantar algo mais lírico fica como já disseram por aí um elefante tentando dançar balé. Sem sutilezas. Aliás é dificil um dramático ter determinadas sutilezas na voz, porque dali sai sempre um mar de voz dificil mesmo de controlar.
    Essas vozes dos exemplos eram enormes, com destaque para o Del Monaco com grande volume e uma particularidade de quando um agudo estando encaixado ainda conseguia aumentar de intensidade.

    Para quem tem um temperamento parecido com os personagens trágicos da ópera (e for tenor) é o tip ode voz ideal.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Cantante
    tem agudo e grande volume
    Foi exatamente nisso que eu pensei. Esclarecido, teacher! ;)

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tenor dramático