Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?

    Autor Mensagem
    icarosantos
    Membro Novato
    # fev/19


    Olá pessoal, sou novo aqui.
    Espero que não esteja violando as regras das postagem dos tópicos.

    Eu não tenho MUITO conhecimento em canto, e nunca frequentei aula de canto, mas li que existem subclassificações de tenores, e uma delas é o tenor dramático, com clarim emotivo, robusta e pesada.
    Não sei qual minha classificação vocal, mas há alguns dias atrás considerava-me barítono, mas percebi que tenho possibilidade de ser o tenor dramático, tenho muito, mas muito volume na voz MESMO de forma que pode até incomodar alguns ouvidos rs... Então pessoal minha extensão vocal é mais ou menos B2, C2 as vezes chego mais grave, e consigo emitor um A4, B4.

    ENTÃO PESSOAL TEM ALGUMA POSSIBILIDADE?

    MODERADORES ME DESCULPEM SE ESTE TIPO DE TÓPICO FOR PROIBIDO.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Um tenor dramático com um SI natural bem seguro vai cantar sossegado, embora alguns professores e tenores famosos digam que vc TEM que ter o dó.

    No mínimo um SI, desejável um dó. Volume na voz nao quer dizer muita coisa, porque volume pode-se produzir forçadamente. Oque importa é o quanto a voz corre e não o volume.

    icarosantos
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Com a minha extensão, eu tenho mais probabilidade de ser Barítono ou tenor?

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    icarosantos

    Depende da nota de passagem. Extensão não é único ponto a ser visto. Somente verificando qual a nota de passagem de registro é que se tem certeza absoluta.

    novonews
    Veterano
    # abr/19 · Editado por: novonews
    · votar


    O mais importante é o timbre e a tessitura. Esta questão de mínimo ou máximo que uma voz tenha que emitir servem apenas para vozes formadas, treinadas e preparadas para o referido canto e de acordo com o papel da representação. Cada pessoa possui algumas características e particularidades. Tenor dramático é uma subclassificação para o canto erudito lírico. Esse negócio que tenor tem que atingir C2-C4 ou Barítono A1-A3 é muito relativo. Conheço alguns tenores no coral em que participo que atingem até um Sol 3 com qualidade. Há alguns barítonos que chegam em A3, mas muitos na realidade chegam com qualidade até Eb3 E3 e poucos F3. Existem tenores que atingem G1, Gb1 e nem por isso deixam de ser tenores.

    Seria necessário estudar, treinar, explorar as potencialidades da voz, ouvi-la e verificar o timbre para saber em qual se adequa melhor.

    Para vozes formadas bem treinadas acredito que um tenor dramático em média (não todos) tenha A3, SIb3 e SI3 firmes embora alguns fiquem em A3 ou SIb3 com qualidade, mas soando com características de um timbre de tenor dramático.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?

    O seu coração.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    É indiferente. Quando um compositor escreve pra tenor dramático, ele pensa primeiro em timbre, depois em tessitura. Se você for tenor, mas tiver um timbre bem ressonante nos graves, com muito peso (em comparação a outros tenores, óbvio) mas ainda com capacidade de subir pro médio-agudo sem perder muito, você pode ser sim um dramático.

    Na prática, só faz diferença quem estiver interessado em seguir carreira de cantor lírico - aí sim, depois de anos de treino, você vai ter um timbre desenvolvido e um repertório operístico preferido. Fora isso, acho desnecessário subclassificar.

    icarosantos
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    O seu coração.
    Rsrs, muito bem!

    É indiferente. Quando um compositor escreve pra tenor dramático, ele pensa primeiro em timbre, depois em tessitura. Se você for tenor, mas tiver um timbre bem ressonante nos graves, com muito peso (em comparação a outros tenores, óbvio) mas ainda com capacidade de subir pro médio-agudo sem perder muito, você pode ser sim um dramático.

    Na prática, só faz diferença quem estiver interessado em seguir carreira de cantor lírico - aí sim, depois de anos de treino, você vai ter um timbre desenvolvido e um repertório operístico preferido. Fora isso, acho desnecessário subclassificar.


    Já pensei em seguir carreira lírica, mas tenho apenas 16 anos, estou decidindo... Eu acredito que minha última nota até agora é G#3, mas eu ainda estou na muda vocal, à alguns meses atrás eu não passava de um E3 depois consegui F e hoje G#.
    Canto na igreja desde de pequeno depois da muda vocal as coisas ficaram difíceis para mim ksksk
    Vou esperar mais um pouco para me classificar depois.

    Agradeço pelos posts!

    icarosantos
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Existem tenores que atingem G1, Gb1 e nem por isso deixam de ser tenores.
    Olha cantando na igreja (ao vivo)percebo que a partir do B1 começo a perder qualidade, uma vez cheguei no A1 morrendo e com aquele som de ''Fry'', hoje eu evito esse som meio arrotado nos graves. Já no agudo minha voz começa a ficar ''gritada'' a partir do F3.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Conheço alguns tenores no coral em que participo que atingem até um Sol 3 com qualidade.

    Típico de coral onde a maioria das vozes são despreparadas. Tenor que vai apenas até o SOL3 ou não é tenor ou não tem técnica nenhuma. Coralista que se preze no mínimo deve cantar um LÁ. É o mínimo do mínimo, senão tem um monte de peças que vai ficar soltando aquele falsetinho ridículo.

    icarosantos
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Mas assim: É possível ter uma prévia da classificação da pessoal a partir das suas capacidades vocais antes da muda vocal?
    Pois li em um site há um tempo atrás que geralmente as vozes masculinas ficam uma oitiva abaixo depois da muda vocal.
    Aí imaginei: ''Então para alguém ser tenor teoricamente ele precisaria alcançar um C5 em voz plena antes da muda, o que é quase impossível...''
    Vocês concordam com esse site?
    É possível ter essa prévia antes da muda?

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    icarosantos

    O que acontece geralmente depois da muda é que meninos que tinham vozes muito agudas viram barítonos ou baixos e os que tinham vozes mais graves se tornam tenores. Antes da muda vocal não se deve ficar tentando levar a voz ao extremo, é época de cuidado onde não se deve ir nem muito grave nem muito agudo. Alguns autores indicam ate de não cantar na época da muda vocal. Aos 16 anos já se pode treinar tranquilamente mas com o cuidado de NUNCA levar a voz aos extremos. É um trabalho diferente. Levou no extremo vai arruinar a voz.

    icarosantos
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Tô ferrado, devo me tornar um barítono. Quando Criança cantava pra caramba músicas de soprano e etc... Chegava à E4, F4 em apresentações da igreja...Perdi esses agudos, infelizmente!

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?

    A perfeição.

    Ningen
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?

    O ouvinte.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    mas há alguns dias atrás considerava-me barítono, mas percebi que tenho possibilidade de ser o tenor dramático, tenho muito, mas muito volume na voz MESMO de forma que pode até incomodar alguns ouvidos rs...

    Queria mesmo saber o que vc considera muito volume....

    Tô ferrado, devo me tornar um barítono.

    Ah sim, ser barítono é horrível, tipo era o Freddie Mercury ou quem sabe o Sherril Milnes na ópera. Terrível, terrível.

    icarosantos
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Ah sim, ser barítono é horrível, tipo era o Freddie Mercury ou quem sabe o Sherril Milnes na ópera. Terrível, terrível.


    Não é isso, é que no meu meio as vozes agudas são mais valorizadas, é difícil ver um barítono ou um baixo ganhando atenção...

    Tipo 8
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Não é isso, é que no meu meio as vozes agudas são mais valorizadas, é difícil ver um barítono ou um baixo ganhando atenção...

    Já imaginou se uma coisa desse tipo preocupasse Johnny Cash?
    Não é o tipo de voz que faz um cantor. O que faz um cantor é saber usar muito bem aquilo que tem.

    icarosantos
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Quer Saber? Você tem razão!
    Não vou me ater a meras classificações vocais, irei dar meu melhor nas minhas apresentações e estudar bastante.
    Obrigado pelos conselhos pessoal!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    icarosantos
    Não é isso, é que no meu meio as vozes agudas são mais valorizadas, é difícil ver um barítono ou um baixo ganhando atenção...

    Isso não é problema relacionado a música, é relacionado a psicologia, é o teu ego falando mais alto. Recomendo fazer terapia em paralelo às aulas de canto.

    icarosantos
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Recomendo fazer terapia em paralelo às aulas de canto.
    Isso foi exagero da sua parte, amigo!

    Mattus
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Tenho dúvida sobre meu tipo de voz pois além de minha extensão vocal ser um pouquinho grande que vai do F2 até o B5 minha voz é fina na minha fala normal pode se dizer que só falo grave quando eu forço ou quando acordo kkkk tenho dúvida se sou barítono ou tenor

    Mattus
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Também fico em dúvida porque a minha voz em determinadas músicas sai um pouco nasal aí fico em dúvida porque a voz do barítono tem um timbre rouco

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?