Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?

Autor Mensagem
    icarosantos
    Membro Novato
    # 12/fev/19 13:57

Olá pessoal, sou novo aqui.
    Espero que não esteja violando as regras das postagem dos tópicos.

Eu não tenho MUITO conhecimento em canto, e nunca frequentei aula de canto, mas li que existem subclassificações de tenores, e uma delas é o tenor dramático, com clarim emotivo, robusta e pesada.
    Não sei qual minha classificação vocal, mas há alguns dias atrás considerava-me barítono, mas percebi que tenho possibilidade de ser o tenor dramático, tenho muito, mas muito volume na voz MESMO de forma que pode até incomodar alguns ouvidos rs... Então pessoal minha extensão vocal é mais ou menos B2, C2 as vezes chego mais grave, e consigo emitor um A4, B4.

ENTÃO PESSOAL TEM ALGUMA POSSIBILIDADE?

MODERADORES ME DESCULPEM SE ESTE TIPO DE TÓPICO FOR PROIBIDO.

Tipo 8
    Membro Novato
    # 12/fev/19 21:35
    · votar

Um tenor dramático com um SI natural bem seguro vai cantar sossegado, embora alguns professores e tenores famosos digam que vc TEM que ter o dó.

No mínimo um SI, desejável um dó. Volume na voz nao quer dizer muita coisa, porque volume pode-se produzir forçadamente. Oque importa é o quanto a voz corre e não o volume.

icarosantos
    Membro Novato
    # 13/fev/19 12:29
    · votar

Com a minha extensão, eu tenho mais probabilidade de ser Barítono ou tenor?

Tipo 8
    Membro Novato
    # 14/fev/19 15:01
    · votar

icarosantos

Depende da nota de passagem. Extensão não é único ponto a ser visto. Somente verificando qual a nota de passagem de registro é que se tem certeza absoluta.

novonews
    Veterano
    # 25/abr/19 11:47 · Editado por: novonews
    · votar

O mais importante é o timbre e a tessitura. Esta questão de mínimo ou máximo que uma voz tenha que emitir servem apenas para vozes formadas, treinadas e preparadas para o referido canto e de acordo com o papel da representação. Cada pessoa possui algumas características e particularidades. Tenor dramático é uma subclassificação para o canto erudito lírico. Esse negócio que tenor tem que atingir C2-C4 ou Barítono A1-A3 é muito relativo. Conheço alguns tenores no coral em que participo que atingem até um Sol 3 com qualidade. Há alguns barítonos que chegam em A3, mas muitos na realidade chegam com qualidade até Eb3 E3 e poucos F3. Existem tenores que atingem G1, Gb1 e nem por isso deixam de ser tenores.

Seria necessário estudar, treinar, explorar as potencialidades da voz, ouvi-la e verificar o timbre para saber em qual se adequa melhor.

Para vozes formadas bem treinadas acredito que um tenor dramático em média (não todos) tenha A3, SIb3 e SI3 firmes embora alguns fiquem em A3 ou SIb3 com qualidade, mas soando com características de um timbre de tenor dramático.

entamoeba
    Membro Novato
    # 25/abr/19 12:09
    · votar

Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?

O seu coração.

Ken Himura
    Veterano
    # 16/jul/19 03:21
    · votar

É indiferente. Quando um compositor escreve pra tenor dramático, ele pensa primeiro em timbre, depois em tessitura. Se você for tenor, mas tiver um timbre bem ressonante nos graves, com muito peso (em comparação a outros tenores, óbvio) mas ainda com capacidade de subir pro médio-agudo sem perder muito, você pode ser sim um dramático.

Na prática, só faz diferença quem estiver interessado em seguir carreira de cantor lírico - aí sim, depois de anos de treino, você vai ter um timbre desenvolvido e um repertório operístico preferido. Fora isso, acho desnecessário subclassificar.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual o mínimo que um tenor Dramático precisa atingir?