Entrei na aula de canto !

Autor Mensagem
Alan_27
Veterano
# out/06


Galera,

fiz minha primeira aula de canto hj!!! Minha professora disse q minha voz é aguda e que tem quase certeza q realmente eu sou tenor. A uns dois meses ia entrar pra um coral e o maestro de coral de cara me classificou como barítono. Dai a professora hj me disse q sou tenor sem dúvida, mas lógico q disse q ela precisa ainda estudar minha voz.
De agora em diante vou poder participar mais do forum e trocar experiênica com todos.

Valeu!!

Vick Vaporub
Veterano
# out/06 · Editado por: Vick Vaporub
· votar


Alan_27

Boa cara!
Tou doido pra entrar numa aula também, mas o tempo não deixa =/

Bons estudos, man!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/06
· votar


Alan_27
Parabens Alan!

Quero ver a evolução agora! Ajude-nos tb compartilhando todo o conhecimento que adquirir!!

Abraços.

Mento077
Veterano
# out/06
· votar


Cara. Que coral que nada, pra que?

Canta em rodinhas de violão, la é que as menininhas estao

Vick Vaporub
Veterano
# out/06
· votar


Mento077

AHUauhahuahu
Isso aê, sagacidade na parada o/

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Vick Vaporub

Tb tava sem tempo cara, mas agora encaixei a aula já q era uma coisa q tava muito a fim e precisando fazer!!

Christhian

Pois é, e me animei q a prof gostou muito da minha voz, até elogiou dizendo q era bonita, hehehehehe!!! Mas pode deixar q a medida q for aprendendo coisas novas vou passando pelos tópicos e comentando.


Mento077

kkkkkk, essa foi boa. Na verdade tava qrendo entrar num coral pq tava sem grana pra pagar a aula. Mas agora será melhor pq posso cobra da minha professora já q estou pagando!!! E claro onde tiver uma rodinha com violão to dentro e afinadinho melhor ainda pra impressionar as menininhas, Ahuahauhauhahhh

Valeu pessoal!!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/06
· votar


Mento077
Canta em rodinhas de violão, la é que as menininhas estao
Eu nunca impressionei menina nenhuma.. :(

huahuahuaha
Muito boa!

Diego MG
Veterano
# out/06
· votar


Alan_27
Congratulations Alan!
Compartilhe conhecimentos agora no nosso fórum "underground"hehe!
T+ bons estudos!

fgr
Veterano
# out/06
· votar


Eu queria muito fazer aulas de canto mas eu não levo vocação nenhuma pra cantar... Minha voa eh horrivel e desafinada!!

Leandro Rigon
Veterano
# out/06
· votar


FGR

Quantoa afinação, vc pode ter facilidade ou não. Eu não tinha, mas antes de pensar em soltar a voz, fiz e ainda faço (já há 11 anos) aula de violino, o que desenvolveu bastante o meu ouvido. E quanto a voz, ela muda e melhora muito, a ponto de vc quase não se reconhecer mais cantando depois de um tempo. Minha voz q era pequena e muito grave (timbre de baixo), se mostrou uma voz média (baritono) e de certa potência. E o mais importante, se vc gosta, estude, afinal não há nada melhor que fazer o que se gosta, e com o teu interesse e dedicação vc vai evoluir rapidamente ^_^. Abraço

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Leandro Rigon

Disso ai eu sei!! E qto a afinação até q sou afinado mas o problema é q n tenho técnica e por isso peco muito qdo canto e termino desafinando em tons mais agudos por não saber emiti-los. Mas gosto muito mesmo de cantar e agora vou estudar.

Valeu!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/06
· votar


Melhor coisa que vc fez!

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Cantante

Cara, só meu único problema é q n sei ainda minha classificação vocal pq dois professores a uns 6 anos atras diziam q eu era tenor, já a dois meses atrás outros dois me classificaram como barítono. E agora q comecei fazer aula a professora me disse q eu era tenor. Dai toda a confusão na minha cabeça, pois n sei se sou barítono ou tenor!!! :(

Valeu cara!!!

Leandro Rigon
Veterano
# out/06
· votar


Alan_27Bom

Não vou escrever muito pq eu só estou repetindo o q já está escrito no tópico classificação vocal. A classificação não é feita em um dia, em uma aula ou um ano. Eu faço aula há 3 anos, e ainda não tenho uma classificação definitiva. Eu tinha uma voz escura, com vibração só de peito, parecendo um baixo nos grave, e um timbre bem claro nos agudos, que lembrava um tenor ou até mesmo voz branca.
O que aconteceu: trabalhando a voz, o timbre se tornou uniforme e a extensão aumentou. Após isso acontecer, veio o indício da classificação vocal: baritono. Mas ainda hoje eu não domínio a minha extensão e não dá para saber em qual subclassificação eu me enquadraria.
Então frisando: somente com já um bom tempo de estudo em aula que você vai verificar a classificação.

As perguntas do gênero "minha extensão vai do la -7 ao fa 15 o que eu sou?" são ridículas, e tem muitas dessas nesse fórum. Extensão vai influenciar na classificação, é óbvio, mas o aspecto mais importante é o timbre, a "cor" que a voz terá após trabalhada, e isso nunca será feito da noite pro dia. Após muito tempo e trabalhando que teu timbre vai estabilizar e a extensão chegar ao limite. Por ex, se vcs gostam de Clássico, já ouviram Cecilia Bartoli? é uma grande mezzo soprano com uma extensão cavalar. Ela pega tranqüilo os graves de uma mezzo (La2) e, em uma música, já a ouvi cantar um Mi5. Ok, uma soprano tem +- um limite no agudo de um Do5. Só por isso ela é soprano? Claro que n-ã-o. O grande ponto a ser considerado é o timbre. O timbre é brilhante, mas escuro característico de uma mezzo. Outra cantora de extensão absurda é a Ewa Podles: vc a escuta e claramente se percebe que ela é uma contralto, e uma contralto de peso, voz bem escura. No youtube tem ela cantando uma voce poco fa do Barbeiro de Sevilha de Rossini. Ela desce até +- um mi grave, e consegue um si4, +- o limite de uma soprano. Por isso ela é soprano? Óbvio q não, é só escutar o timbre da voz.

Extensão só vai vir com o tempo e com trabalho. para mim um re4 era difícil, hoje um fa4 sai tranquilo. (ok, seria isso 1ª abaixo, por favor poupem o forum falando de classificação americana ou difereneça de oitavas)

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Leandro Rigon

Mesmo sabendo q n dá pra classificar uma pessoa em um curto período de tempo, acho q um professor tem como perceber se o cara tende mais pra tenor ou barítono, n concorda? Se eu falei merda, pode me corrigir.

Valeu pelo comentário!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/06 · Editado por: membro
· votar


Leandro, vc mesmo está usando o dó 3 como dó central do piano pois falou em mi5 da Bartoli. Ufa.

Mas não entendi qdo vc diz que é barítono mas canta um fá 4? ou seja um fá acima da nota mais aguda digamos de um tenor lirico que é dó4 em média.

Boiei.

Leandro Rigon
Veterano
# out/06 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


CORREÇÕES

Alan_27

Vc tá certo, dá para ver uma tendência, mas se a voz está realmente em um meio termo, não dá para saber nem de início o que ela será, e esse era +- o meu caso. Não dava para dizer se baixo ou baritono. Abriu para baritono.

Cantante

Vc leu o q escrevi mas não leu o que eu coloquei entre parenteses, eu falei que seria na verdade um fa3, visto que fa4 seria+- extremo de mezzo e não de baritono.

Eu sempre me baseio em:
Do central do piano = Do3. Ponto.

Pq a confusão chata: Ok, digamos que a extensão de uma soprano vai de Do3 a Do5, a extensão do tenor seria a mesma uma oitava abaixo, Do2 a Do4. Agora pegue uma partitura de um duo, não necessariamente o tenor vai estar grafado uma oitava abaixo da soprano. Pode estar ou não, nas partituras que eu vi geralmente estão na mesma oitava.
Já as vozes média e grave, para os homens, baritono e tenor, essa diferença de oitava é realmente escrita, pois (em óperas) já vi diversas partituras grafadas para essas duas vozes em clave de fa. PAra mulheeres sempre grafadas em clave de sol na oitava certa.
Vocês já fizeram um vocalize em grupo? Se já fizeram, eu pelo menos nunca vi tocarem no piano oitavas diferentes para soprano e tenor, ou mezzo e baritono, pois é uma coisa inútil.

Claro que eu não canto um fa4 (bom em falsete talvez hehe), logicamente eu me referi a um fa3, pois não sou nenhum contratenor natural hehe, e já para evitar qualquer dúvida coloquei em parênteses que na verdade era um fa3. Prova do que eu falei é o próprio método de Canto Vaccaj, que é o mais difundido método de técnica vocal. O livro coloca apenas uma escrita, na oitava da voz feminina, em clave de sol, e na capa do próprio livro define: para soprano ou tenor, mezzo ou baritono, contralto ou baixo.
Face a isso, será q é tão errado falar que a extensão de um baritono seria +- Sol2 a sol4, ao invés de sol1 a sol3, visto que em vocalizes nós utilizamos mesmo o sol2 ao sol4? Bom, eu acho q não, mas não é meu objetivo impor minha opinião a ninguém

Bom, espero no tópico anterior ter ajudado em algo, visto que nesse topico praticamente só reiterei o que já havia dito. Abraço a todos.

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Leandro Rigon

Blz cara, vou esperar pra ver qual será a minha classificação!!!

Valeu

Mento077
Veterano
# out/06
· votar


Ja falei cara, sua classificaçao nao ajuda com as menininhas.

Imagina, vc ta la na roda e solta. Sou tenor!
Aí elas pensam: Nossa, esse cara é tipo os 3 tenores, que bobão.

Ou entao vc solta. Sou barítono!
Aí elas pensam: Eita.. o que que é isso?

Deixa a classificaçao pra la.

- Falando serio agora. -
Se vc for uma pessoa modesta, vc vai entrar em algum coral, musical, ou algo que vc precise realmente saber sua classificaçao. Vc vai chegar pro maestro e falar: "Sou tenor cara, me poe ai de tenor e nao enche o saco".
Ou vc vai ouvir o cara e cantar na região que ele pedir? Se ele quiser algo diferente de vc, ele pede.

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Mento077

Rapaz a classificação me interessa sim e n vou deixar pra lá n. Por isso entrei na aula de canto. E n to fazendo pra impressionar ninguém e sim pra uma satisfação pessoal.
E como falei anteriormente vou esperar pra q eu descubra a minha classificação vocal, até pq me interesso por canto lírico e no canto lírico a classificação é necessária, diferente do canto popular que realmente n interessa a classificação do cara.

Valeu!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/06 · Editado por: membro
· votar


Leandro,

È, seria errado a meu ver porque o som que é produzido por um tenor por exemplo é realmente de do2 a do4, assim como o som real da soprano é de do3 a do5, mas enfim.

Bom, meu falsete é estranhamente curto. Tenores amigos meus normalmente vão bem mais que eu no falsete, mas não em voz plena, que na extensão minha vai até mib4 em alguns vocalises, tenho como tessitura um confiável dó#4.

Mento077
Veterano
# out/06
· votar


Alan_27
Relaxa cara, to só brincando, nao da pra notar nao?
Acho que minhas mensagens sao muito sérias.

hehe, abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/06 · Editado por: Christhian
· votar


Alan_27
Rapaz a classificação me interessa sim e n vou deixar pra lá n. Por isso entrei na aula de canto. E n to fazendo pra impressionar ninguém e sim pra uma satisfação pessoal.

Na boa, já conversamos sobre isso várias vezes. Mas me diga: Assim que vc descobrir que vc é tenor, o que vai mudar? Vc vai deixar de cantar aquilo que vc gosta (pois uma vez vc disse que cantava por que gostava) só pq o interprete original não é tenor? Não seria mais legal trabalhar direitinho as técnicas básicas e tentar descobrir coisas legais e novas que cabem no seu repertório?

Alan, um cantor lírico pra ser solista começa estudar aos 14, 15 anos (se não antes). Começando aos 20, ele tem boas possibilidades, mas já muito menores. Começando aos 25 ele só vai ser um bom coralista, no máximo. Sabe qual é a graça da música popular? Vc encontra um Lenine começando cantar aos 33, depois de 13 anos como compositor. Mas vc acha que ele se preocupou com classificação vocal? Claro que não né. O importante é ter personalidade, sentimento e acima de tudo cantar com a alma. Nesse caso, não vai fazer muita diferença se ele é baritono ou tenor, concorda?

Alias, vc gosta de Legião? Vc acha que o Renato Russo é baritono ou tenor? Se vc não sabe a resposta, só pense se isso faz dele um interprete melhor ou pior.

Então na aula:
Regra 1 - Concentre-se na afinação!
Regra 2 - Manda ver!

Abraços!

Mento077
Veterano
# out/06
· votar


Poxa, desculpa, mas eu nao queria causar confusão.

Mas é que relendo este topico eu lembrei de uma coisa que eu precisava falar e acabei não falando.
Classificar é limitar. Eu não me classifico porque não quero ter limites.
Canto o que eu quiser. Rótulos nao vão me barrar, minha extensão talvez.


abraços

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Mento077

Realmente classificar é limitar, concordo. Tb n pensei q fosse causar tanta polêmica em qrer saber a minha classificação!!

Leandro Rigon
Veterano
# out/06 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Cantante

Tanto sei que muitos com vc consideram essa notação errada, tanto que especifiquei no parenteses qual seria a altura real da nota. Mas é um tanto hilário vc pensar da seguinte forma: vc pega uma partitura de uma música popular grafada para voz e violão, sendo que a parte da voz está grafada em clave se sol, sendo a nota mais aguda o dó entre a segunda e terceira linha da paula contando de cima para baixo. É a-b-s-u-r-d-o vc pensar que seria uma música que necessariamente deva ser um tenor, e um tenor com uma extensão bem desenvolvida a ponto de aguentar um dó de peito. É óbvio que a nota mais aguda seria, em freqüência real , um do3, que poderia facilmente ser cantado por qualquer classificação vocal. Quanto a isso, é besteira ser extremista.

Quanto a classificação, tb concordo que classificar é limitar. O objetivo deve ser desenvolver a voz, para que vc possa com ela trabalhar o repertório que desejar. Eu, que p-r-o-v-a-v-e-l-m-e-n-t-e (ainda não definido) sou baritono, já trabalhei diversas árias para baixo e pretendo trabalhar árias de tenores, qual o problema? tendo a necessária extensão, vou trabalhar essas árias.

Facchini
Veterano
# out/06
· votar


Parabéns cara! :]

Faz quase um mês que começei a ter aulas, ainda to tendo coisas como tontura e rouquidão ao cantar, mas minha professora falou que no começo é bem normal e jaja passa :]
Ela disse preu não me preocupar com minha classificação, que ela só vai me dizer o que acha que sou beem mais pra frente. Porém eu queria saber :(
É a vida :]
Flw

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Facchini

Ainda bem q essa curiosidade n é só minha!!!!
Por enquanto estou fazendo exercícios de respiração como dever de casa e alguns vocalises simples na aula.


Valeu cara e vamos estudar!!!

Facchini
Veterano
# out/06
· votar


Alan_27

É nois!
Hoje minha prof falo que eu tive um bom avanço desde o começo :]
Qualqueh elogiozinho já é motivo pra alegria saoheshoahow

Flw

Alan_27
Veterano
# out/06
· votar


Facchini

Isso é muito bom cara!! Minha prof disse q eu tava muito bem. Fiquei feliz!!! Mas tb gosto muito de ler sobre técnica e isso já ajuda muito, é tanto q qdo ela fala coisas na aula muitas vezes n é novidade pra mim. Mas o q sei é teoria mesmo, e a prof tá la pra ensinar na pratica e acompanhar pra dizer se tô fazendo certinho.

Valeu!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrei na aula de canto !