【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


McBonalds

A ta... mas é feio de mais... eu sei bem pq conheço uma pessoa que faz isso... (q não sou eu, tá) e fica horrível... é melhor cantar normal...

Eu canto em público... músicas que tem impostação lírica como vc disse... mas eu deixo a minha voz sair normal(não faço tipo de fazer voz de cantora lírica)... eu não tenho aula, nem técnica, mas faço o q posso... eu não sei o q sai... por isso qro muito me aperfeiçoar...

A única técnica que sei (e não uso) é a d respiração.. até pq... eu canto em coral... e se eu cantar com essa técnica minha voz acaba saindo mais alta q a de todo mundo e isso em um coral não é legal... mas qd canto sozinha eu faço...

Abraços...

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Meu nome ta aki como o user antigo até hj???

:O

Só pra tirar meu sobrenome

Dan_GuitarxD
Veterano
# jul/11
· votar


não sei se aki eh o lugar certo, mas: o aumento de extensão vocal ocorre soh com a voz de peito, ou tbm pode ocorrer com voz de peito e/ou falsete?

to com essa duvida pq tem notas q eu gostaria de atingir com voz de peito e se eu elevo um pouco a voz eu chego lah, mas eh desconfortável fazê-lo, daí soh atinjo a nota com falsete.

vlw.

Persz
Veterano
# ago/11
· votar


Oi gente! Eu visito esse fórum já tem alguns anos e até cheguei a postar algumas vezes, mas com outra conta. Bom, é o seguinte: faço aulas de canto popular tem um tempo já, mas queria me direcionar agora pro canto lírico. O problema é que eu não tenho referência nenhuma de bons professores de canto erudito aqui em Belo Horizonte e queria algumas dicas de vocês. Se alguém puder me ajudar, ficarei satisfeita! Obrigada :)

ps.: não quis abrir tópico, pq já tem muitos com esse assunto e são quase todos antigos demais

leviribeiro
Veterano
# ago/11
· votar


Alguem poderia aí esplicar claramente oq é belting?

Leopold
Veterano
# ago/11
· votar


Alguem poderia aí esplicar claramente oq é belting?

Meu, o tópico é sobre canto lírico.

Ketale
Veterano
# set/11
· votar


Um conselho:

Não sei se já foi dito, mas quando colocarem um vídeo, ia ser muito bom se colocassem o nome dele também, porque pode acontecer de sair do ar.

Foi posto no início do tópico uns vídeos, mas vários foram excluídos do YouTube e eu fiquei só na curiosidade. :P

hpancotti
Veterano
# out/11
· votar


Sou estudante iniciante de canto lírico (comecei em agosto). Viajo 200 km toda semana pra ter aulas com minha professora. Estou tendo muita dificuldade para seguir todas as respirações da partitura da ária Casta Diva da ópera Norma. Então observei que nenhuma soprano que ouvi até agora consegue seguir as respirações conforme a partitura original. O problema é que minha professora consegue.

Então estou estudando muito pra melhorar neste quesito.

Procurando na net, vi este vídeo da Montsserat, pouco antes de entrar em cena como Norma, invocando Maria Callas e me emocionei. Gostaria de compartilhar com os colegas apreciadores de canto lírico, espero que gostem.

http://www.youtube.com/watch?v=CL5yhQ1T7-g&feature=related

maymvm
Veterano
# out/11
· votar


Eu sei que não da para falar com certeza por aqui...Mas qualquer coisa já ajuda....
Faço canto lírico desde os 15 anos de idade(tenho 20)...e até hoje não tenho certeza do que sou...já falaram de tudo...
Com meu primeiro professor eu estava começando e era nova...então ele não me classificou como nada...mas as vezes fazia aulas com mais de uma aluna(normalmente antes de pequenas apresentações, para aquecer a voz) e muitas vezes ele mandava todas pararem e continuava subindo comigo.
Uma outra professora...depois desse...em poucas aulas falou logo que eu era soprano ligeiro...mas era muito longe então acabei tendo que sair em poucos meses...
Outro professor...não cheguei nem a fazer aulas com ele nem nada...mas ele uma vez só me acompanhou no piano..e falou que eu era mezzo...
Depois da professora que morava longe me indicaram um professor...fui...e ele falou q eu era soprano...um ano depois...falou que eu era soprano spinto...pois falou que eu tinha bons agudos...mas uma voz com certo peso...e ele nunca subiu comigo...eu pedi algumas vezes para subir mais...mas ele sempre falava que fazia mal para a voz subir muito...e ele sempre descia...mesmo eu sabendo que tinha muito ainda para subir...parava no dó5 sempre...tudo bem...mas depois de uns meses...ele simplesmente parou de subir totalmente...mas também não ia em graves também...não descia mais que dó3...foi pouco tempo disso...até ele falar que eu era mezzo...mas ele continuava sem descer...e quando descia ficava difícil pra mim...e minha voz ficava forçada...e bem baixinha...=P
Tive que sair porque estava MUITO caro...e agora fui para um professor que fala que eu sou soprano ligeiro...e fala que meu outro professor era maluco de achar que eu era mezzo...com ele fazendo vocalize já passei do sol5 ou la5...

E aí? O que eu devo ser?...O_o

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


E aí? O que eu devo ser?...O_o

Uma vítima de professores ruins que parece ter se achado com esse último.

DandV
Veterano
# out/11
· votar


homem que canto soprano, canta falsete?

McBonalds
Veterano
# out/11
· votar


DandV

Olha, eu já cantei algumas sopranos, mas nunca precisei de falsete pra isso. Nem elas.

Persz
Veterano
# nov/11
· votar


Uma das minhas cantoras líricas preferidas cantando uma das minha árias preferidas. É de arrepiar! Coisa linda...



amandamp
Veterano
# jul/12
· votar


Fiz aulas de canto lírico dos 15 aos 18 anos, e me enquadrava como mezzo. Fiquei quase 5 anos fora do repertório erudito e há alguns meses voltei a ter aulas, mas agora sou soprano.
Apesar de ainda conservar as lembranças sobre apoio, respiração, etc, tenho achado tudo muito difícil, especialmente porque algumas notas que ficavam na minha região aguda agora ficam na média, e assim por diante, o que me deixa mais insegura.
Além disso, minha voz também tem mudado muito rápido desde que recomecei as aulas de canto. O dó central do piano, por exemplo, já começo a achar um pouco grave demais.
Será que, por ter ficado parada por tanto tempo, "perdi" os três anos de estudo que tive lá no começo, ainda mais pela mudança nos meus registros?

Leopold
Veterano
# jul/12
· votar


O que houve é que vc nunca foi mezzo pelo visto. A voz não muda assim radicalmente. Não aos 18.

meninoerudito
Veterano
# nov/12
· votar


Eu acho que dizer "você nunca foi soprano" é um pouco forte de mais porque a voz é uma caixinha de surpresas e nunca se sabe o que pode acontecer com ela.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/12
· votar


meninoerudito
porque a voz é uma caixinha de surpresas e nunca se sabe o que pode acontecer com ela.

Quem te contou isso estava curtido em uma garrafa de velho barreiro.

Leopold
Veterano
# nov/12
· votar


Christhian

eheheheh, o povo inventa coisa, tá loco.

gellcorreia
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal, Help!!!!

Mora na região da Grande São Paulo, mais precisamente em Osasco..
O que acontece é o seguinte - Faz uns 3 anos que estudo canto... Já passei por 3 prof. Uma ultima foi no Conservatorio Vila Lobos - Osasco. A professora era exelente e Canto Erudito, estudavamos o VACCAJ..
Só que infelizmente acabei fazendo alguns meses e tive que sair..

Não sei se estou no caminho certo.. Mas estou dando outro passo.. Ano que vem irei prestar a prova de Bacharel em Canto Erudito pela FMU.. Meu maior desafio é por conta da Prova especifica, pois a mesma são 3 peças Cantadas..
Desses 3 anos, diria que 1 ano foi fazendo Canto Erudito.. Quando iria começar a cantar uma peça tive que sair do Conservatório..

Me ajudem pessoal.. Estou certo indo direto para uma Faculdade?
(não q esteja me achando, ou coisa do tipo) Sou afinado, mas tenho muito o que melhorar.. Hj me identifico com o Canto Erudito.. Só que não tenho conhecimento o suficiente para ir por conta propria e com "segurança" fazer essa Prova..

**Estou pensando em pegar esses meses que antecedem a Prova, e fazer aulas particulares - Voltadas para essa prova. É viável??**

Por acaso vocês conhecem algum prof. aqui na região? ME ORIENTEM.. AGRADEÇO A FORÇA..

Leopold
Veterano
# nov/12
· votar


**Estou pensando em pegar esses meses que antecedem a Prova, e fazer aulas particulares - Voltadas para essa prova. É viável??**

Eu diria que é a sua única saída.

helenefliers
Veterano
# dez/12
· votar


Bom, galera, tô vendo que aqui tem um pessoal que entende do assunto, e como vi uma menina aqui no tópico que mostrou a voz dela pra pedir opiniões, vou fazer o mesmo.
Sou nova no fórum, então se não puder ou estiver no lugar errado, podem me dar um puxão de orelha!
Eu fiz aula por uns seis meses ano passado, pretendo recomeçar ano que vem com um professor novo (e melhor, espero).
Minha vontade mesmo é seguir carreira em ópera e estudar fora, de preferência, já que aqui não dá muito retorno. Só que eu já tenho 20 anos e sei que preciso correr contra o tempo! Eu canto desde criancinha, mas é aquela coisa de chuveiro, aniversário, festa de família, etc. (e o dia todo em casa, pra tristeza dos vizinhos, hahaha)
Tenho uns vídeos aqui, só que de antes de fazer aula: https://www.youtube.com/user/helenefliers
E essa gravação mais recente (perdoem a má qualidade, gravei com o fone do computador mesmo; e me digam se ouvirem alguma coisa tecnicamente muito errada, faz tempo que não tomo aulas): https://soundcloud.com/helenefliers/pie-jesu

Que vocês acham? Será que tenho potencial pra buscar esse sonho (realisticamente; sei que não é fácil) ou é melhor ficar mais pé no chão mesmo?


Outra coisa, alguém sabe se esse negócio que a Maria Callas faz mais ou menos em 1:08 tem um nome, ou uma explicação técnica? É muito bonito!
http://www.youtube.com/watch?v=I4cSVnqGmOc

McBonalds
Veterano
# abr/13 · Editado por: McBonalds
· votar


helenefliers

Sei que já faz tempo que você postou. Mas se você quer mesmo, quem somos nós para dizer se você pode ou não? Tudo vai depender da sua disposição a sacrificar algumas (várias) coisas em prol da voz e da carreira.
Você tem que ter em mente que antes de tudo, um cantor lírico profissional vive para a sua voz. E algumas vozes podem ser bem exigentes às vezes, rs.

Outra coisa, alguém sabe se esse negócio que a Maria Callas faz mais ou menos em 1:08 tem um nome, ou uma explicação técnica?

O nome é mezza voce, e a definição técnica é: tensão pura, hehehe
Digo isso porque pra fazer tem que tensionar voluntariamente a musculatura do tórax e do abdome para ter controle absoluto da saída de ar. É muito difícil, principalmente porque tem que dosar a tensão para que ela não afete a qualidade do som.

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


helenefliers

Eu acho que você tem potencial sim, mas como você mesma disse, tem que correr contra o tempo. Aulas são de urgência total. Tem gente que com 22, 23 anos já está muito avançado nos estudos hoje em dia.
É possível? Sim, mas a sua postura no estudo deve ser quase obsessiva para alcançar algum resultado efetivo. E é claro ter a sorte de encontrar um bom professor, uma das coisas mais difíceis de se conseguir.

Se você quer muito, vá em frente, mas você já deve saber que é um caminho muito, mas muito difícil de trilhar. Tem que ter muita força de vontade.

MetalJames
Membro
# ago/13
· votar


Pessoal, eu consigo ir do C3 ao G4, eu sou oque? Barítono, tenor?

McBonalds
Veterano
# ago/13
· votar


MetalJames
Pessoal, eu consigo ir do C3 ao G4, eu sou oque?

É um preguiçoso que não gosta pesquisar:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/260977/#7558729

MetalJames
Membro
# ago/13
· votar


McBonalds
Auahuahauhauah, vlw cara! kkk

GersonM
Membro
# ago/13
· votar


McBonalds


eheheh

McBonalds
Veterano
# ago/13
· votar


MetalJames
GersonM

E não é? hehehe

BadGalRiri
Membro Novato
# out/13
· votar


Me ajudem aqui por favor? http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/309325/

graziele.castro1
Membro Novato
# jan/14
· votar


gente eu queria saber se conforme eu for fazendo o stacatto meu agudo vai melhorando e vai ficando mais facil de se fazer?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico