【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Vc pode pensar em carreira de cantor lírico de diversas formas. Pode investir em concursos de canto fora do Brasil, mas tem que estar muito preparado, e seguir o caminho da ópera.
Vc pode se especializar em repertório de música antiga, lied, etc, etc.
Tem bastante coisa pra escolher, mas pra nós aqui que não temos incentivo nem 1% do que é lá fora, temos que ralar mesmo. O caminho é difícil mas cada um tem a sua história.

Filósofa
Veterano
# dez/07
· votar


obrigada, cantante
você faz o bacharelado, ou ja fez, ou pretende fazer ?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: membro
· votar


obrigada, cantante
você faz o bacharelado, ou ja fez, ou pretende fazer ?


Não fiz curso superior de canto. Optei por me concentrar em aprender bem a técnica fazendo (duas vezes por semana), aulas com professor particular.
Não que vc não aprenda nada de canto na universidade, mas a frequência de aulas não é das melhores, se é que vc me entende.

De qualquer maneira tb fiquei meio decepcionado. Certa vez até fiz o vestibular, já estava bom de técnica mas ainda não em teoria musical. Havia uma menina que era o meu oposto. Sabia bem teoria mas era uma desgraça cantando, qualquer um via que nunca seria uma cantora lírica, simplesmente não tinha voz para isso.
Resultado: fui muito bem na parte de canto e pior na teoria e a tal moça foi bem em teoria mas a sua prova de canto foi algo próximo do patético.
Foi então que por sorte (estava no lugar certo, na hora certa) vi uma professora brigando com as outras professoras que julgavam os alunos e o que vi foi ela praticamente exigir (tinha condições para isso) que passassem aquela moça, obviamente tirando a minha vaga. E a briga era mais ou menos assim:
- Mas fulana, ela não tem a menor condição! É impossível!
- Não me interessa, vcs tem que passá-la e pronto.

Lógico que ela passou.

Depois acompanhei as apresentações da moça que acabou virando motivo de riso dos outros alunos.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# dez/07 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Cantante
Cara, que triste!!!

Mas por que você não tenta de novo? Não valeria a pena um bacharelado pra você?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Vou responder por ele, claro, baseado na minha opinião.

Não acho que valha a pena. Na minha concepção, seria apenas um título, um diploma e que na música ainda não faz tanta diferença como em outras profissões. Hoje ele é um músico reconhecido no meio em que trabalha e acima de tudo, experiente.

Mas pode ser que ele pense diferente, né?

;-)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Valeria a pena apenas pelo título mesmo.




Christhian
Tem razão. Em outra época, lá no começo seria ótimo, claro, mas hoje não vejo muita razão para tal. A única coisa que me renderia, seria mais "respeito" por parte dos músicos clássicos, pois alguns não aceitam de jeito nenhum que não se tenha curso superior. Normalmente os mais zangados são os que cantam pior. E cantar por cantar, conheço muito cara formado que canta em nível mediano ou menos, então efetivamente para se cantar bem tem que estudar técnica mesmo.

Leandro Rigon
Veterano
# mar/08
· votar


Pelo que eu vi o cantante falando de "tentar passar o povo" tenho quase certeza que vc falar da Belas Artes do Paraná, afinal lá exite todo um protecionismo e sem Q.I. (quem indique) vc não entra. Ah, uma novidade, sabiam que é bem possível que a Neyde Thomaz volte para a Belas?

Leandro Rigon
Veterano
# mar/08
· votar


Pelo que eu vi o cantante falando de "tentar passar o povo" tenho quase certeza que vc falar da Belas Artes do Paraná, afinal lá exite todo um protecionismo e sem Q.I. (quem indique) vc não entra. Ah, uma novidade, sabiam que é bem possível que a Neyde Thomaz volte para a Belas?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Ah, uma novidade, sabiam que é bem possível que a Neyde Thomaz volte para a Belas?

Conte mais sobre.

samadello
Veterano
# mai/08
· votar


Eu sou soprano, e gostaria de saber como fazer pra atingir notas altíssimas, como as que a mariah carey faz, e como usar o vibrato com perfeição nas notas super-agudas no canto lírico!Qual tipo de técnica usar? O que fazer?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


Aula.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/08 · Editado por: SylvioLima
· votar


samadello
Eu tambem sou soprano!

Na verdade, eu sou um castrati, apesar de algumas pessoas já terem me classificado como baixo devido a minha semelhança física com o Cid Moreira. Mas é que eles não ouviram o meu timbre ainda... Ah! Eu tbm canto com o diafragma e só uso a voz que sai na cabeça, porque a voz que saía da barriga, depois que eu comia, saía com um cheiro estranho.

Assim como você, eu gostaria de saber como fazer pra atingir notas altíssimas, como as que a mariah carey faz. Quer dizer, essas notas eu alcanço 2 oitavas acima... mas é que eu queria saber como eu faço para aparecer: penduro uma melancia no pescoço?

E como usar o vibrato com perfeição nas notas super-agudas no canto gregoriano? Qual tipo de técnica usar? O que fazer? Aulas estão fora de cogitação porque eu canto muito, entendeu? Eu quero alguém para encher o saco mesmo aqui no fórum!

Bjinhos.

Wrvieira
Veterano
# mai/08
· votar


SylvioLima

Hahaha! Excelente! Ponto pra vc!

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


heuiheuiheuiheuiheui

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08 · Editado por: membro
· votar


Colocando a voz na máscara:

Um modo de encontrar a famosa máscara, consiste num exercício simples.

1 - Faça um A tapando o nariz. O som que vai sair é fanhoso, sem força, totalmente no nariz (essa é a idéia).
2 - Agora que o som está bem fanhoso e sem brilho, sem ENERGIA, vá "tirando" esse A do nariz ou seja, imagine que ele está indo "contra" o nariz e não dentro do nariz.
3- Preste muita atenção porque é bem sutil. Vá buscando um som brilhante que vai sair, logo que esse som perca essa qualidade de fanhoso, ou seja logo que vc tire de "dentro" do nariz.
4 - Quando ele ganhar brilho e força, estará na máscara, porém, tome cuidado para não ir com esse A muito para trás. O segredo é recordar sempre o lugar e que esse lugar é muito perto de dentro do nariz, mas [b[NÃO[/b] dentro.
5 - Saiu do fanhoso e ganhou brilho? Pronto. Não vá com o A para o fundo da garganta!

Uma imagem que ajuda é pensar que esse som fanhoso sai reto e para frente e que o som correto sai para frente e para cima de um ponto entre as sombrancelhas.

Giancarlo-SSA
Veterano
# ago/08
· votar


estou interessado em ler esses topicos todos, desde 2006!
gostaria de ouvir algo sobre restrições de idade...
entrei para o Coral do Mosteiro de Sao Bento por razoes místicas pessoais.
em seguida fui ao otorrino, que disse que minhas cordas estao em perfeito estado.
passei a ter aulas particulares e percebo um progresso muito grande em pouco tempo.
vou com facilidade do fa2 ao fa4, sentindo que, com as aulas, posso chegar a la4.
Apergunta, enfim, é:
tenho 49 anos... (aparento beeem menos...) estou velho para cantar? obrigado.

Giancarlo-SSA
Veterano
# ago/08
· votar


foi bem difícil, mas encontrei a resposta no tópico "A Voz Tem Vida Útil?".
Mesmo assim agradeço!

conclusão: não há limite, mas depende muito do real objetivo que se tem.

EDUARDO DANTAS
Veterano
# set/08 · Editado por: EDUARDO DANTAS
· votar


Tópico Bacana!

immortalrose
Veterano
# set/08
· votar


Olá tudo bem pessoal :) daqui fala a Sandra de Portugal lol...! e entrei para este forum porque faço parte dum grupo coral assim como gosto mt de canto lírico! mas ainda assim prefiro o registo geral :P! XD! no que toca ao canto!
tenho feito aulas de canto à pouco tempo e agora fiz à poucas semanas uma masterclass profissional de canto e aprendi coisas muito interessantes, por exemplo que ter a boca na vertical ou horizontal depende se se adapta a cada um ou não por exmeplo comigo , resultou de facto ! , enquanto que com a antiga professora eu tinha de cantar sempre na horizontal! forçado um sorriso! mas sem tensão claro...! esta última professora que conheçi, ensinou-nos a usar a boca na vertical afirmando que é mesmo assim que se canta canto lírico!...ora e eu pensei cá para mim...! então se é assim porque razão tem muitas cantoras líricas a cantar com a posição dos lábios na horizontal ?!...cantoras muito boas como Renné Fidelis salvo erro que é assim que se escreve.
Neste momento estou com um problema que para mim é enorme , como sendo principante em canto que é o facto de não conseguir aguentar a pressão feita no diafrgma durante muito tempo!...e respirar constantemente a meio da musica...! isto de facto é horrível...e tenho feito exercicios de sustentação da respiração e por aí...! gostava muito de conseguir fazer pressão no diagrama...!

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


immortalrose
Olá Sandra!

Moça, procure separar melhor o que você escreve, esses blocos de texto são muito difíceis e cansativos de entender.

Se eu entendi direito, você já faz aulas e está com dificuldades com o apoio. Eu tmb tenho, mas tenho feito os exercícios que o sr. Christian me passou na aula e estou percebendo que está melhorando aos poucos.

Então, manda ver nos exercícios todos os dias seguindo o que seu professor passou que é o melhor jeito mesmo.

immortalrose
Veterano
# set/08 · Editado por: immortalrose
· votar


pois...o pior é que ela n mandou exercicios nenhuns mas continuar a praticar na musica mesmo...! e eu tenho feito alguns exercicios de sustentação... mas n tem sido nada fácil...! acho que ainda estou na mesma :/ e tam~bém sou demasiado tensa , não sei como relaxar...!porque dificilmente fico relaxada :/! obg

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08 · Editado por: membro
· votar


immortalrose

A resposta é: depende. Depende do que vc que fazer em determinado momento. Via de regra a posição para o canto lirico é sim na vertical. PORÉM, dentro do canto dependendo da coloração que se quer dar, dependendo do efeito que se quer obter, não pode-se tomar uma posição como definitiva e imutável. Isso não existe.
Pense em alguns momentos usar um leve sorriso, com abertura vertical, ou seja, leve sorriso abaixando o queixo como vc faz na vogal A. Também é uma opção. Se prender apenas à verticalidade é uma limitação para o canto que na minha opinião é um erro.

Quanto a pressão que vc fala, não é necessária tanta. Vc respira o suficiente para fazer a frase e não simplesmente se enche de ar quase a ponto de estourar. Puxar ar demais também é um erro.
E para manter essa sustentação sem se tensionar demais é necessária a abertura das costelas, sem empurrar a barriga para dentro com esforço e sim manter a musculatura abdominal firme e alongada. Fazendo isso vc mantém o apoio sem fazer grandes esforços e cantar se torna muito mais prazeroso.

immortalrose
Veterano
# set/08
· votar


entendo :) mt obrigada vai ser complicadinho loll:P!

Giancarlo-SSA
Veterano
# out/08 · Editado por: Giancarlo-SSA
· votar


desculpe

Giancarlo-SSA
Veterano
# out/08
· votar


que estranho! minha msg sumiu, será q é moderada? mas nao era...

bom, repito:
estou tendo aulas, mas gosto de fuçar e me virar tambem.
quero fazer vestibular para canto e passar o ano inteiro me preparando.
preciso de:
• Árias de cantata, oratório e ópera (qualquer período histórico).
• Canção brasileira.
• Melodie (canção francesa).
• Lied (canção alemã).
• Canción (canção espanhola).

peço encarecidamente sugestões de peças "menos dificeis" (dizer "faceis" é muito delirio, né não?)
ah sim, para baritono... por ex, canto com conforto junto com Edu Lobo (audio, nao a pessoa, obvio!), para se ter uma ideia...
depois eu tento encontrar mp3 e partituras...

Giancarlo-SSA
Veterano
# out/08
· votar


meu post nao aparece de jeito nenhum...
será q estou fazendo algo errado ou postando no lugar errado?

Leandro Rigon
Veterano
# out/08
· votar


Olá Cantante e Christian

Não sei se você vai lembrar cantante, mas já fiz uma aula com você há algum tempo. Sou baritono e já trabalho técnica há alguns anos. A extensão já está +- legal, na extensão já tenho, nos agudos, um fa sol e com alguma dificuldade um la. O vibrato está começando a vir, naturalmente. Porém, sustentar as notas mais agudas (fa e sol) ainda é uma dificuldade e ainda tendo a tensionar um pouco nos agudos. Exite algum exercício específico para isso? Lembro que o cantante me falou que a agilidade ajuda a não tensionar. Com minha professora, uso para extensão arpejo (tonica, mediana, dominante, tonica oitavada, dominante, mediana, tonica), bem como escala em agilidadade (tonica a dominante, volta a tonica, vai até supertonica oitava acima e volta a tonica). Vocês acham que o caminho é continuar indo aos agudos na agilidade ou devo tentar algum exercício sustentado? Obrigado

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08 · Editado por: membro
· votar


Leandro Rigon

Leandro, como sou um desmemoriado nível 1, realmente não me lembro dessa aula, mesmo sendo poucos barítonos que aparecem.

Sempre é melhor fazer exercícios de agilidade para aumentar a extensão, e para ir soltando a musculatura aos poucos, porque justamente pelo fato de ainda não existir o relaxamento (se é que se pode usar essa palavra) necessário, se vc vai agudo, vai com tensão e vai espremer mesmo. Pode até sair o agudo mas ele não é livre, geralmente fica um fiozinho de voz.
Se você faz o vocalise usando praticamente toda extensão, e bate rapidamente no agudo não dá tempo de se tensionar tanto.
Se fosse vc eu continuaria fazendo os agudos sustentados que vc tem sem tensão e acima disso só usaria apenas exercícios de agilidade.
Um exemplo (que vc deve conhecer bem):
(sobe)dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó-ré-mi-fá(desce para)ré-si-sol-fá-ré-dó.

McBonalds
Veterano
# nov/08
· votar


Sou tenor e tenho estudado Canto Lirico ha mais ou menos um ano. Estou pensando em, mais tarde, me profissionalizar na parte de canto lirico. Como esta o mercado para esse tipo de musica?
O que voces acham? Sera que vale a pena?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/08 · Editado por: membro
· votar


McBonalds

Depende. Primeiro tem que começar cedo porque o que interessa em concursos de canto é o pessoal jovem, e aí você pode conseguir alguma coisa. Se pensar em concurso tem que ganhar algum antes dos 30 anos.

É claro que tem outras opções para quem se interessa por esse tipo de coisa, que seria por exemplo entrar para um coro seja no Brasil ou fora, que se ganha bem, mas não é coisa para quem quer ser solista.
Você pode ser professor de canto (rrrrrrrrrrr).
Você pode se aventurar pelo crossover a La Andrea Bocelli e ficar milionário que nem ele, vai saber.
Enfim, cada um tem a sua história, e quanto a valer a pena, depende apenas se você gosta da coisa.

Eu não me arrependo porque o meu objetivo já foi alcançado que era ser um cantor de alto nível, aprender realmente canto a fundo e apesar de ter 40 anos dá para colocar no mínimo mais 25 anos de canto pela frente sem grandes alterações na voz ou até mesmo nenhuma, e nesse tempo muita coisa boa pode acontecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico