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membro Veterano
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# mai/07
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Emule.
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verde 1 Veterano |
# mai/07
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Olá galera! sou evangelico. Já tomei um curso básico de técnica vocal de
6 meses. Mas queria me aprofundar mais, minha professora neste curso disse que eu sou 1º tenor. Acho legal o estilo lírico, as vezes eu até fico imitando os cantores deste conceituado estilo.
1- quero saber se a música lírica é a que mais desenvolve a voz e o aprendizado?
2- Na cidade em que eu resido tem duas faculdades que tem um curso de duração de 2 anos o custo fica em aproximadamente R$ 80,00 por mês, não é muito salgado será que é uma boa?
Alguém ai já tomou esse curso de 2 anos que as facldaes dão? Entre elas a católica? Se já conte-me algo. Sou novato no forum espero ser bem aceito.
um abraço
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membro Veterano
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# mai/07
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verde 1
1- quero saber se a música lírica é a que mais desenvolve a voz e o aprendizado?
Não tenha dúvida quanto a isso. Como dizia um amigo: Ópera é aeróbica vocal de alto impacto, então para conseguir a projeção necessária e a qualidade que se espera para o canto lírico o estudo é profundo mesmo.
Na cidade em que eu resido tem duas faculdades que tem um curso de duração de 2 anos o custo fica em aproximadamente R$ 80,00 por mês, não é muito salgado será que é uma boa?
Não entendi. Curso de que de 2 anos? De canto não pode ser porque se for é bobagem.
Quanto ao preço para vc ter uma idéia esses 80,00 ao mês equivalem a 01 aula de uma hora de um professor conhecido. Isso se ele for legal porque alguns cobram 100,00 a hora aula.
Agora se a idéia é aprender do zero, aprender bem a técnica tem que fazer aula particular. Nunca vi ninguém aprender a cantar em faculdade. A verdade é que tem que chegar lá já cantando bem, senão nem no teste passa.
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verde 1 Veterano |
# mai/07
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cantante:
acho que provavelmente quem deve dar este curso são os alunos acompanhados de um professor. O que eu sei sobre o curso foi pela boca de terceiros. E também liguei para a instituição para saber detalhes. Mas só pessoalmente; me adiantaram que era um curso básico por isso que fiz a pergunta se alguém ai já tomou
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Leandro Rigon Veterano |
# jun/07
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Cantante, preciso da sua ajuda. Andei pesquisando mas não encontrei nada (nada é exagero, mas muito pouco) a respeito. Sou baritono, adoro clássico, amo Rossini e bel canto. Tenho certa facilidade para agilidade e coloraturas. Queria encontrar na net gravações de árias para baritono que envolvam agilidade e coloratura mas muito pouco consegui (vou listar abaixo). Você conhece algum álbum de algum cantor desse gênero ou poderia citar alguma ária específica? Sei que dentro das óperas de Rossini deve ter muita coisa, e com o tempo eu vou acabar conhecendo as 32 óperas que ele compôs (adoro rossini, isso já é quase um objetivo), mas gostaria de conseguir alguma gravação desde já. Realmente mui grato.
Il Barbiere di Siviglia - A un dottor della mia Sorte (para baixo baritono)
Il Barbiere di Siviglia - Largo al factotum (para baritono)
Il Barbiere di Siviglia - All'idea di quel metalo (duo tenor baritono)
La Cenerentola - La del Ciel nell'arcano profondo (para baixo)
La Cenerentola - Zitto Zitto Piano Piano (duo tenor baritono)
Don Giovanni - Finch'an dal vino (para baixo)
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membro Veterano
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# jun/07 · Editado por: membro
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Dá uma olhada nesse vídeo. Agudos muito seguros nessa ária que é tão fácil cometer o pecado do excesso:
http://www.youtube.com/watch?v=Dq_0wPYFp9A
Tem essa ária tb:
http://www.martin-kronthaler.net/rossini.mp3
Acho mais fácil procurar as óperas completas no emule mesmo, que lá tem tudo.
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Barbara Jolie Veterano |
# jun/07
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Cantante ou qm passar por aqui
Por acaso vc tem aí em concerto ou apenas a peça mesmo, do Requiém de Mozart, a peça Laudate Dominum????
Mas com uma intérprete...não apenas instrumental. Pode ser coral ou o q tiver.
Estou procurando referências dessa peça.
Obrigada!
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going under Veterano |
# jul/07
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legal
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GothicToreador Veterano |
# jul/07
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Tenho um problema quanto a agudos, tenho facilidade para alcança-los sem esforço, mas o timbre da minha voz fica muito metalico, alguém poderia me ajudar?
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Flah. Veterano |
# jul/07 · Editado por: Flah.
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oi o/
bom, quando eu tinha 10 anos fiz um teste pra coral e naum passei, eu tava nervosa e talz, mas tb senti q naum tava cantando bem...
agora com 16 anos, jah conversei e demonstrei para algumas pessoas inclusive do ramo, e elas falaram q eu canto bem, daria pra trabalhar minha voz ateh porque nunca tive aula..
eh possivel? tipo sera q a voz pode mudar tanto q uma pessoa pode melhorar seu canto mesmo sem ter feito nada?
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membro Veterano
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# jul/07
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Tenho um problema quanto a agudos, tenho facilidade para alcança-los sem esforço, mas o timbre da minha voz fica muito metalico, alguém poderia me ajudar?
Aula de canto.
eh possivel? tipo sera q a voz pode mudar tanto q uma pessoa pode melhorar seu canto mesmo sem ter feito nada?
Se vc tem como parâmetro como cantava quando era criança então a mudança é total.
Se vc cantar sempre pode melhorar é claro, mas isso tem um limite (curto) e isso para canto lírico de nada adianta.
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GothicToreador Veterano |
# jul/07
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Cantante eu ja faço aulas de canto lirico na ULM.
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CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# jul/07
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GothicToreador
por favor, me tire umas dúvidas lá da ULM...
tem como fazer o teste pra Canto Lírico como nivel iniciante?
e tem um limite de idade? o que é pedido no teste? e já tem que ter uma boa noção pra conseguir passar neh?
valew, abraço!
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membro Veterano
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# jul/07 · Editado por: membro
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GothicToreador
Cantante eu ja faço aulas de canto lirico na ULM.
Bom, vc diz que o timbre fica metálico, imagino que isso equivale a dizer que o seu timbre muda bastante se comparado aos seus graves e médios, correto?
Posso dar um chute, sem ver pessoalmente, que talvez nos agudos vc esteja mudando demais a posição que vc já vem normalmente lá dos médios. Se vc altera muito o formato de boca, abre demais (o som) ou se tensiona de alguma maneira vai mudar a sonoridade. Tente se policiar em frente ao espelho (já fiz muito isso) para ver se nos agudos vc está tentado "ajudar" com alguma modificação desnecessária.
Talvez, seja isso.
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melinda Veterano |
# ago/07 · Editado por: Moderador
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queria muito fazer canto lírico...pena que aqui em minha cidade ainda não encontrei!!! :(Acho sim que seja a melhor escolha pra quem deseja um bom aproveitamento de sua extensão vocal e acho que depois você também vai cantar com muito mais segurança e tal ,essa é minha opinião
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gibatur Veterano |
# ago/07
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Cantante [i][/i]oi, meu apelido é giba. Gostaria de saber se tu pode me esclarecer uma dúvida! é sobre divisão de vozes. gostaria de saber qual a diferença entre: contralto, tenor, baixo, baritono, soprano. Eu ja tenho uma noção sobre musica, pois toco violão a ums 10 anos na igreja que frequento. Gosto da teoria musical. A minha ideia é montar um quarteto ou quem sabe um coral, mas preciso de orientação a respeito de divisão de vozes. Se tu puder me ajudar ficarei muito grato!! giba.
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membro Veterano
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# ago/07
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Aqui vc poderá ler sobre a diferenças entre as vozes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tenor
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gibatur Veterano |
# set/07
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Cantante valeu cara! muito boa a dica. qualquer dúvida eu retorno.
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McBonalds Veterano |
# set/07 · Editado por: McBonalds
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Tenho estudado lírico a mais ou menos um mês e meio com uma professora aqui da minha cidade que dizem que é a melhor. O problema é que ela faz umas analogias meio complicadas de entender. Por exemplo: Ela diz que quando a gente canta, temos de imaginar um fio partindo do meio dos nossos olhos até um ponto qualquer à frente. Só que eu não tenho idéia do que isso significa hehehe
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membro Veterano
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# set/07 · Editado por: membro
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Tenho estudado lírico a mais ou menos um mês e meio com uma professora aqui da minha cidade que dizem que é a melhor. O problema é que ela faz umas analogias meio complicadas de entender. Por exemplo: Ela diz que quando a gente canta, temos de imaginar um fio partindo do meio dos nossos olhos até um ponto qualquer à frente. Só que eu não tenho idéia do que isso significa hehehe
Olha, como a voz não é uma coisa palpável, bem diferente de estudar um instrumento onde você está vendo ou cordas, ou teclas, etc, é comum e necessário que vc crie certas imagens para ter no que se basear, pelo menos no início. O que ela está dizendo tem todo o sentido e poderia ser qualquer outro tipo de imagem, como já ouvi por aí: - Imagine que tem um tubo que passa entre as sombrancelhas. - Imagine que a voz é como uma flecha que vc atira - é ótima essa porque dá a idéia de que uma vez lançada a voz vai embora e que não pode ficar nada com vc - isso ajuda a tirar certas tensões quando as pessoas ficam com medo de soltar a voz de verdade. - Imagine que existe uma bola prateada que sai antes da sua voz e que vai a uma velocidade incrível e que sua voz tem que ir atrás e acompanhar aquela velocidade.
Enfim, uma série de coisas que servem para tornar mais fácil o estudo. Mais tarde vc verá como essas coisas são importantes para dar um direcionamento correto. O caminho é esse.
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Danckor Vallence Buriok Veterano |
# nov/07 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
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Cantante Cara, tenho uma pequena dúvida a respeito da cobertura em voz de cabeça.
Quando eu fazia coral, a professora me disse que era possível fazer a cobertura substituindo "á" por "â", por exemplo. Isso evitaria aquela voz espremida na garganta e daria mais conforto. Só que não poderia ser muito fechado esse som para evitar que abafasse ou anasalasse. Aliás, na realidade, não me lembro mais exatamente o que ela disse, só sei que foi endossado por um outro aluno dela...
De qualquer forma, tenho percebido que suas dicas são sempre em relação ao "á" bem aberto e à ressonância do "i".
Pois bem, minha dúvida consiste em duas perguntas: 1) abrir o "a" não ocasiona aquela voz de taquara rachada gargantal? 2) fazer o "â" realmente dá mais cobertura?
Valeu, man!
EDIT: só pra esclarecer, não é o "ã" de manhã, nem o "ân" de cânfora, mas o "â" de dust, but, fuck, duck, stuck, stuff, cut...
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membro Veterano
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# nov/07 · Editado por: membro
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Quando eu fazia coral, a professora me disse que era possível fazer a cobertura substituindo "á" por "â", por exemplo. Isso evitaria aquela voz espremida na garganta e daria mais conforto. Só que não poderia ser muito fechado esse som para evitar que abafasse ou anasalasse.
È correto o que ela disse, principalmente na parte que não pode fechar demais. Porém no que diz respeito a voz de tenor (e aqui tem polêmica pra danar) é que tem coisas e coisas que funcionam. Esse problema com cobertura qdo se fala pra mudar o á para â ou ã, quase que 100% das pessoas faz ã e cobre demais, ou seja, pior ainda, vem com a voz coberta desde lá dos graves. Bom isso pra tenor é a morte. (por isso que em texto a coisa é difícil).
O que acontece é que certamente se vc subir com um Á, aberto nos agudos vai parecer que estão matando uma galinha. MAS o que funciona mesmo em se tratando de voz de tenor é que se cobrir demais ou fechar os As muito cedo a voz perde o brilho, os graves somem e a voz perde a qualidade e o interesse.
Daí a importância da aula em demonstrar exatamente quando vc vai cobrir, clarear ou escurecer, porque dependendo da música vc vai fazer a mesma nota totalmente diferente. Vc pode ter um A quase que descoberto em determinadas situações e muito fechado, até sombrio em outras. O segredo é saber fazer o que e em qual momento.
Qdo digo para abrirem o A me baseio nas gravações que postam, onde a maioria canta um grave ou médio. É aí que o bicho pega na voz de tenor, aí que não se pode cobrir, aí que a voz tem que ser mais aberta, salvo uma pequena frase ou nota em que se queira dar alguma ênfase, mas JAMAIS o tempo todo.
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Danckor Vallence Buriok Veterano |
# nov/07
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Cantante Hum... entendi... contradições desfeitas em minha cabeça. Então eu posso continuar tentando matar galinhas?
O problema é que muitas vezes eu faço o "â" automaticamente, pois é como se eu tivesse medo de abrir mais, parece que vai machucar.
Mas tá tudo em casa. Tenho ainda que desenvolver melhor o apoio, o problema é a preguiça, mas chego lá.
Valeu pela explicação!
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Filósofa Veterano |
# dez/07
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O que acontece é que certamente se vc subir com um Á, aberto nos agudos vai parecer que estão matando uma galinha
Não entendi o que voce quis dizer com isso, alguem pode explica melhor?
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membro Veterano
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# dez/07
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Não entendi o que voce quis dizer com isso, alguem pode explica melhor?
Vc vem dos graves com o seu registro de peito, e em determinado momento conforme vc vai subindo para o agudo para que a voz fique homogênea vc tem que fazer a cobertura da voz ou seja o ajuste que coloca vc no registro de cabeça e que permite que os seus agudos ganhem brilho e corpo.
Então, se vc vem com seu registro de peito e não faz a cobertura, não entra no registro de cabeça, vai fazer um agudo gritado, feio, com esforço, até um ponto em que a sensação é de sufocamento. Além do que o alcance desses agudos é limitado.
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SylvioLima Veterano
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# dez/07
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Cantante Brigado prof... muito bom e útil!
Abraços.
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André Vocal Veterano |
# dez/07
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Cantante, encontrei esse fórum por acaso e realmente vc tem tirado dúvidas e ensinado muita gente...meus parabéns!!!
Bom, estou aki pra dizer que eu tenho um certo "medo" de soltar a voz.
Tudo o que meu psicológico define como agressivo às minha pregas vocais ele bloqueia. Canto coisas como Angra, Stratovarius (não sei se vc conhece) mas nos agudos em que eu uso falsetes, se eu não impostá-los, eles perdem o brilho e a força...mas impostando eu acabo levando-os muito acima, fica muito agudo, passando do tom original.
Resumindo, como eu faço pra que meus falsetes saiam limpos, claros, brilhantes e fortes (altos)?
Obrigado!
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Christhian Moderador
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# dez/07
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André Vocal Resumindo, como eu faço pra que meus falsetes saiam limpos, claros, brilhantes e fortes (altos)?
Faça aulas.
Abraço.
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Filósofa Veterano |
# dez/07
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Duas perguntas : bacharelado em canto lírico, vale apena fazer?? trabalha-se apenas em orquestras?
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membro Veterano
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# dez/07
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A primeira: Sim A segunda: Não entendi. Como assim em orquestras?
Vc pode seguir qual caminho vc achar mais interessante, não é?
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