【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
ai...não sou simpatizante....só defendo o fato d cada um cantar o q quiser e como quiser....

estudo canto lírico há muito, muito tempo....e sinceramente eu defendo o artista em si, sua obra, sua capacidade d criação, etc....se eles querem gravar estas músicas e não fica bom qto aos critérios técnicos - qual o problema? o público não se prende a isso...e sim se o artista ou a música o agrada....se eu acho isso legal?? como amante d ópera não....mas cada um pensa como quiser...

Barbara Jolie
manda para mim....

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Conheço sim e também o professor dele.
Que pena que vc não pode fazer aula com ele!!!

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolietem mesmo...e vc tocou num ponto certo, no pop tudo vale.....


não fico contente d ver qqer cantora ou cantor só pq é bonitinho, e faz uma música grudante fazer mais sucesso q vários cantores maravilhosos q temos....mas a grande maioria nem se importa com isso....

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


floor jansen

entendo o que vc quer dizer. Também acho que cada pode e deve cantar o que lhe agrade. Mas vc como estuda canto lirico deve saber, que é quase um sacrilégio (para a maioria) se enveredar pela música popular.

Neste caso específico de cantar árias para tenor, não acho algo aceitável, porque vc está entrando num campo onde existem regras rígidas que se são desrespeitadas, estraga mesmo.
Não que seja "proibido" cantar isso ou aquilo, mas tudo depende de que tipo de cantor se quer ser. Se um lírico, respeitado no meio ou não.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


floor jansen
manda para mim....
o q ? o filme? nao tenho como, pq nao tenho baixado, eu alguei em DVD numa locadora daqui.

Cantante
Conheço sim e também o professor dele.
Que pena que vc não pode fazer aula com ele!!!

Ele teve varios professores ae.
Ele comecou aqui, no mesmo conservatorio q eu, mas ele viu q aqui nao tinha futuro, foi estudar lirico ae em curita. Penaq eu nao posso fazer o mesmo.

Sim, ele ia me dar aulas, mas ele nao tem um lugar fixo, com piano e tals... ae ficou complicado.

Vc jah assistiu a alguma opera q ele participou?

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
sim, no sentido d vc correr atrás do q quer como canto lírico eu concordo plenamente - e não é nem questão d querer - é proibido mesmo - como vc já disse - e mais triste ainda cantores maravilhosos com potencial não ter a mínima oportunidade neste meiio...o meio lírico é realmente para uma classe priviligiada em todos os sentidos, e como eu disse para Barbie (in)felizmente a modernização abre portas para a acessibilidade...eu como cantora lírica não gosto d ver por exemplo a soprano Emma Shapplin se enveredar por um caminho pop - estou falando nela por ser mais popular - mas só assim ela consegiu algum reconhecimento - trance -ópera???? só mais rótulo....

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
ah...tem para alugar???

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Cantante
floor jansen

eh pq realmente o meio erudito não dá mto dinheiro e reconhecimento. infelizmente! =/

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


ah...tem para alugar???
tem sim,


tem pra comprar tb eu acho, a versao em DVD, deve ter no www.americanas.com.br

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
beleza...vou ver se acho para alugar, se não vou comprar...fiquei curiosa....

Leandro Rigon
Veterano
# abr/07
· votar


Já que a questão "Nessun Dorma" deu tanto "pano pra manga", resolvi colocar aqui uma síntese aproxiamda da história, e ao final minha opinião (fonte Winkpedia + Guia da Ópera):


A Princesa Turandot, filha do Imperador Altum da China, não pretende se casar devido a um fato ocorrido na família imperial que a traumatizou: o estupro e assassinato da princesa Lo-u-Ling, quando os tártaros invadiram e conquistaram a China. Seu pai, porém, exige que ela se case, por razões dinásticas, e para respeitar as tradições chinesas. A princesa então concorda em se casar, porém com uma condição: ela proporá três enigmas a todos os seus pretendentes, que arriscarão a vida se não acertarem os três, sendo que somente se casará com aquele que decifrar todos as três indissolúveis charadas. A crueldade e frieza da princesa não fazem mais do que atiçar a paixão de um príncipe Desconhecido, Calaf, filho do deposto rei dos tártaros (Timur), que decide arriscar a própria vida para conseguir a mão da orgulhosa princesa. Ele consegue responder os três enigmas, levando a princesa Turandot a ira. Porém, propõe um enigma a princesa: se esta, até o amanhecer, desvendar seu nome, até então incógnito, ele teria o mesmo fim dos pretendentes que erraram os três enigmas propostos por Turandot: a morte. Na madrugada dessa noite, o desconhecido canta a ária Nessun dorma, abaixo letra e tradução.

IL PRINCIPE
Nessun dorma!... Nessun dorma!...
Tu pure, o Principessa,
nella tua fredda stanza
guardi le stelle che tremano
d'amore e di speranza!
Ma il mio mistero è chiuso in me,
il nome mio nessun saprà!
No, no, sulla tua bocca lo dirò,
quando la luce splenderà!
Ed il mio bacio scoglierà
il silenzio che ti fa mia!

CORO DONNE
Il nome suo nessun saprà...
E noi dovrem ahimè, morir, morir!...

IL PRINCIPE
Dilegua, o notte! tramontate, stelle!
Tramontate, stelle! All'alba vincerò!
Vincerò! Vincerò!

TRADUÇÃO
--------

O PRÍNCIPE
Ninguém durma! ninguém durma!
Tu também, ó princesa,
na tua fria alcova
olhas as Estrelas que tremulam
de amor e de esperança!
Mas o meu mistério está fechado em mim,
O meu nome ninguém saberá!
Não, não, sobre a tua boca o direi,
Quando a luz resplandescer!
E o meu beijo destruirá
o silêncio que te faz minha!

CORO FEMININO
O seu nome ninguém saberá ...
E nós deveremos, ai de nós, morrer!
Morrer!

O PRÍNCIPE
Desvaneça, ó noite! Desapareçam, estrelas!
Desapareçam, estrelas! Pela manhã vencerei!
Vencerei! vencerei!

Antes do amanhecer, Calaf é interrogado por soldados sob ordens de Turandot, e aparecem aprisionados Timur (pai de Cafaf, rei dos Tártaros) e Liu, escrava fiel de Timur, que são ameaçados de Tortura para revelar o nome do forasteiro. Liu ao público declara ser a únia a conhecer o nome do estranho (para poupar tortura ao seu Senhor), porém por amor a Calaf se recusa a revelá-lo, mesmo sob tortura, e comete suicídio. Calaf se dirige a Turandot e a recrimina por sua crueldade, arrancando-lhe o véu e beijando-a apaixonadamente. Após, revela o seu nome a princesa. Amanhece o dia, e inicia-se uma cerimônia, na qual, perante seu pai, imperador da China, e perante toda a população, a princesa declara conhecer o nome do desconhecido, e o Revela: "Amor". Erra propositalmente, para perder a aposta, poupar e casar-se com Calaf, por quem já estava apaixonada...


Agora que todos sabem superficialmente a história, acredito q devemos concordam com o Cantante que fica muito estranho uma voz feminina cantar Nessun Dorma.

Leandro Rigon
Veterano
# abr/07 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Esclarecendo: Como o cantante já escreveu, só talvez não ficou tão claro, o que em verdade ocorre é a preservação do personagem da maneira idealizada pelo compositor. Se Puccini compôs por ex a Nessun Dorma em determinada extensão para um tenor lírico, espera-se um cantor com essa determinada classificação vocal e extensão a execute, sem transposições. Se a área é para Tenor, não é adequada para um baritono ou para um baixo, muito menos para voz feminina, mesmo que voz correspondente (soprano), pois descaracterizaria o intuito da composição. A extensão original sendo desrespeitada bem como o timbre descaracteriam a ária (sendo a nessun dorma cantada por um baritono, po ex, além de ser fora da extensão original, o timbre do baritono deixaria a ária mais pesada, descaracterizando-a. Se for por uma soprano, além de estranho, ficaria com uma leveza horrível).


MAS, mesmo na ópera, existem situações peciliares, e nisso eu gostaria que você me respondesse cantante. Por ex, Rossini em diversas obras, como em La Donna Del Lago, coloca uma contralto para interpretar um papel masculino, o de Malcoln (contralto), que é apaixonado por Helena (soprano). Claro, nesse caso temos uma opção do compositor que quis que uma contralto interpretasse um papel masculino.

O que eu quero comentário é o seguinte: Antes do Romantismo Rossiniano, existiam na Europa os Castrati, que interpretavam tanto papéis masculinos como femininos. Bom, hoje castratis não existem, e é claro que o repertório passou perfeitamente para contratenores como Andreas Scholl e outros. Também as árias dessa época são cantadas por sopranos e mezzos. Por ex, eu já ouvi "Che faro senza Euridice", de Ordeu e Euridice de Gluck, cantada pelo Andreas Scholl (contratenor) e por Marilyn Horne (Mezzo). Na sua opinião Cantante, seria factível um baritono em voz plena (claro frisando sem falsete) cantar isso? Pelo menos eu sei de um que já fez isso, eu! hehe. Já ouvi comentários nos dois sentidos, q é factível e que não é. Então quero sua opinião. Já soube de um baixo aqui em Curitiba que cantou uma ária de castrati em voz plena, a Dove Sei Amato Bene?. Então não sei como me posicionar. Bom, aguardo resposta.

Outro ponto: sobre voz entubada, o que você acha das vozes de Robert Lloyd e de Michele Pertusi? Eu acho o Lloyd muto entubado, mas o pertusi nem tanto, gosto do timbre dele. Bom, desde já agradeço. Abraço a Todos. Leandro

samuka novato aprendiz
Veterano
# abr/07
· votar


ola pessoal

eu rejo uma pequena orquestra de igreja ou seja sao ensaiados apenas os hinos da mesma. e nesse ensaio eu consigo fazer uma afinaçao legal com os instrumentos faço uns exercicios legais tambem dentro da melodia dos hinos é claro, e enquanto os musicos tocam a melodia nesses ensaios que ocorrem umas duas vezes por mes os membros da igreja tambem comparecem apenas para cantar e tambem porque eles gostam de ver a pequena orquestra passar 1:30h tocando e acompanhar com a vós as melodias dos hinos .
o que eu gostaria de saber de voceis é:
sei la que tipo de exercicios rapidos e simples e legais que poderiam serem feitos com essas pessoas ,nem que seja na hora do aquecimento dos instrumentos que é a hora em que eles fazem a escala de dó a dó
sobem e descem a escala , aa na igreja tem um órgao tambem que ajuda bastante as vezes eu peço para que cantem só com o órgao mais eu queria outros exercicios tipo como se fosse para aquecer as gargantas nao que eu quera que eles sejam proficionais em canto ,mais que os exercicios que eles e elas fizerem tambem seja ate mesmo mais um insentivo para no outro ensaio quererem ir de novo e quem sabe trazerem outras pessoas junto até mesmo por causa das didaticas ,mas seria bom se fosse exercicios rapidos simples e faceis

espero que eu tenha sido bem claro sobre meu problema se algum de voceis puderem me ajudar eu ficarei grato.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Na sua opinião Cantante, seria factível um baritono em voz plena (claro frisando sem falsete) cantar isso?

Não acho que ficaria interessante. Principalmente porque vai contra o que o compositor desejava.

O Lloyd tem uma maneira de cantar que não me agrada. Laringe láááá embaixo, (pra mim forçando) e um som anasalado demais.
Um amigo usou uma expressão a respeito da voz dele que achei engraçada mas é mais ou menos isso "voz de cachorro velho".

O Pertusi vou ouvir ainda.

Agora uma voz grave que para mim é quase perfeita como emissão e colocação e que é também impressionante é Bryn Terfel. Nesta apresentação fica difícil ver algum defeito de voz e de interpretação deste baixo-barítono da nova geração.

http://www.youtube.com/watch?v=T_sL8vOK7cs

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07 · Editado por: membro
· votar


samuka novato aprendiz

isso que vc quer nada tem a ver com esse tópico. Eu tb jamais passaria exercícios para alguém que não tem a menor noção do que está fazendo com a voz alheia.

Além do que vc está repetindo o mesmo texto em outros tópicos, mais precisamente nos tópicos:

"Ajuda com vocal"
"Aquecimento - vocalizes"
"Opinião de quem entende"
".:|> Para quem interessar: Dicas e exercícios! <|:..."

e mais alguns.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/07
· votar


Alguem tem a partitura de Nessun Dorma????


Ouvi aqui e achei tao linda, acho q vou gravar soh pra brincar...eheheeh

Valeus!

Gabriela Menezes
Veterano
# abr/07
· votar


Barbara Jolie
Alguem tem a partitura de Nessun Dorma????


Ouvi aqui e achei tao linda, acho q vou gravar soh pra brincar...eheheeh

Valeus!



NOssa..vou atrás dessa partitura de qualquer jeito..Aliás, vc ainda me deve um lírico!rs

beijos

obs: Que raiva..a professora da minha amiga conseguiu ontem dois vips pra assistirmos o ensaio geral da ópera do Donizetti que começa hj no Municipal.
Mas eu tinha aula de Alemão na faculdade e não dava pra faltar de jeito nenhu porque tenho prova semana que vem! =(
Esperoq conseguir outro vip pro ensaio da próxima ópera. E, de qualquer forma, assistirei essa!

Gabriela Menezes
Veterano
# abr/07
· votar


Cantante
Agora uma voz grave que para mim é quase perfeita como emissão e colocação e que é também impressionante é Bryn Terfel. Nesta apresentação fica difícil ver algum defeito de voz e de interpretação deste baixo-barítono da nova geração.


Realmente... assisti o vídeo, e achei muito boa!

Vc gosta do Leonardo Neiva? A última apresentação dele que eu vi foi na Missa em Tempo de Guerra de Haydn., onde ele cantava como baixo.

Mas na verdade já o tinha visto na òpera João e Maria no final do ano.

BRAAAAAAAAAAVO
Veterano
# abr/07
· votar


eh pq realmente o meio erudito não dá mto dinheiro e reconhecimento. infelizmente! =/

Eu fiz 03 anos de canto lirico na UFMG para melhorar a tecnica, e foi somente para isto por que financeiramente só dando aula. As oportunidades para apresentação são minimas e fechadas para pequenos grupos. Tem uma amiga minha que formou em canto na UEMG e cantava na Orquestra do Palacio das Artes, mas hoje trabalha cantando em uma banda de forró.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/07
· votar


BRAAAAAAAAAAVO
Tem uma amiga minha que formou em canto na UEMG e cantava na Orquestra do Palacio das Artes, mas hoje trabalha cantando em uma banda de forró.

Puts!!!!


Eh, realmente eu faço/fazia canto lirico, pq amo.
Pq pela grana em si, eu trampo e estudo outra área.


P.S.: vi q vc eh novo por aqui. Seja bem vindo! =]

Gabriela Menezes
Oieee Gabiiiiiii!!!

NOssa..vou atrás dessa partitura de qualquer jeito..Aliás, vc ainda me deve um lírico!rs
hehehehehe.....entao tah, se tu conseguir, eu gravo ela sim. Me pareceu uma região confortável. \o/

obs: Que raiva..a professora da minha amiga conseguiu ontem dois vips pra assistirmos o ensaio geral da ópera do Donizetti que começa hj no Municipal.
Mas eu tinha aula de Alemão na faculdade e não dava pra faltar de jeito nenhu porque tenho prova semana que vem! =(
Esperoq conseguir outro vip pro ensaio da próxima ópera. E, de qualquer forma, assistirei essa!


Ai guria, q inveja sua! =/
Mesmo com tdo isso, tenho inveja de vc. =/
Aqui se acontece alguma coisa nesse meio, é uma ópera de 10 em 10 anos, e ou apresentacoes "avulsas" =/

Eh uma tristeza soh! =(

heheheehheeheheh

Acho q vou morar fora qndo crescer.....eheheheh.....

Bjokinhas linda!!!

BRAAAAAAAAAAVO
Veterano
# abr/07
· votar


Barbara Jolie

Valeuuuuuu.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07 · Editado por: SylvioLima
· votar


Barbara Jolie
Editado

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Barbara Jolie
Vc se esqueceu de me dar os endereços dos sites que eu t pedi! Entra de novooo!

Leandro Rigon
Veterano
# mai/07 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Tentando +- voltar ao assunto do tópico (q virou bate papo):

Cantante, qdo eu tinha 18 anos e não entendia patavinas de técnica vocal, fiz amizade com um rapaz de Fortaleza que trabalhava técnica vocal que na época comentou que é +- aos 20 anos que a voz passa realmente a definir timbre e extensão. Eu como adoro lírico e tinha interesse, não me interesei em averiguar se isso era verdade e use isso como impulso para começar a trabalhar a voz. Já tinha esquecido disso. Mas agora li algo +- parecido em um outro tópico desse fórum. Esse dado confere? Não conferindo, há alguma mudança em alguma característica na voz durante essa idade?

Outra pergunta: sei que fazer média é difícil, pois cada um é cada um, mas quanto tempo uma pessoa normal demora para conhecer sua voz, ou seja, desenvolver extensão, conseguir empostar corretametne a voz e timbre? (já estou há 4 anos nessa luta e acho q falta muito ainda hehe). Obrigado desde já, abraço.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


È verdade sim. Adiante dos 19 é que as coisas estarão "mais ou menos' definidas, porque a maturação vocal mesmo vem mais tarde.

Notei isso com a minha própria voz que por volta dos 33 anos ganhou corpo e graves que não existiam. Tudo fica mais definido.

Fazer uma média? dá sim. Em média no canto lírico eu diria que 6 anos de estudo, para a formação da voz (o estudo nunca termina), levando-se em conta que a pessoa não tenha dificuldades de afinação, etc, ou seja, já cante razoavelmente do seu jeito.
Acompanho um caso de mezzo que faz aula há sete anos e que ainda não canta satisfatóriamente.
SE o sujeito for maluco (de tanto estudar e pensar na voz) e já tiver uma pré-disposição para a coisa em 4 anos já consegue resultados bem animadores no canto lírico.
Quando iniciei, na primeira aula que fiz eu já tinha um lá agudo bem definido. Como e de onde eu não sei, pois só iniciei no canto aos 19/20 anos. Antes disso era zero total.

Esse aliás foi o meu problema. O ideal é começar antes. Para quando tiver uns 22/23 anos a voz já estar preparada.

Uma coisa que acontece e que deve ser levada em conta é o seguinte:
Quando vc é novo, mesmo que vc não tenha uma técnica la muito apurada, os agudos saem. Saem na força, na juventude, mas saem. Me lembro de conseguir cantar uma série de rés agudos numa mesma música sem maiores problemas e meio sem técnica também, mas era possível. Porém, em questão de 2 anos vc não consegue mais fazer sem técnica.
Resumindo, quando vc é muito novo a coisa vem, mesmo que vc maltrate o aparato vocal, mas depois meu amigo, sem técnica vc não consegue fazer mais de jeito nenhum.
Por isso o importante é ter uma boa base, base sólida, com gente que sabe o que faz, porque senão pode colocar tudo a perder. Eu comecei tarde e com um prof. completamente estúpido. Perdi mais tempo ainda, mas quando vi que não ia bem, busquei outros caminhos e me salvei. Os que não entenderam e ficaram com o cidadão se acabaram em nada.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


conseguir empostar corretametne a voz e timbre?

Impostação de voz, ok, mas timbre? Timbre é a particularidade da sua voz, não dá pra mudar. Com técnica tem algumas alterações de claro/escuro, mais ou menos nasal, etc, mas nada que modifique a natureza da voz.

Leandro Rigon
Veterano
# mai/07
· votar


Perdão, postei o texto sem corrigir. Claro que o timbre não muda. No meu caso, era muito escuro e com a técnica eu consegui clareá-lo bastante.

Quanto a técnica, minha prof fez o mesmo comentário e deu um exemplo interessante: da Gal Costa. Anos atrás, ela comentou em uma entrevista no Jo Soares que nunca tinha trabalhado técnica vocal, tinha ótima desenvoltura e não via necessidade. Algum tempo depois, ela lançou um cd acústico cantando em região bem mais grave que a de costume, pois como vc falou cantante, chegou a idade e a voz começou a não sair. Após muito treino e técnica, ela voltou a cantar na região que cantava anteriormente. A Gal ainda se recuperou, mas vamos comparar com, por ex, Agnaldo Timóteo. O cara perdeu totalmente a voz. Técnica é muito importante.

Hehe, me vi no exemplo que vc jogou SE o cara for maluco. Eu agora estou com 22 anos e comecei técnica com 19, igual vc. Mas qdo comecei, já tinha 8 anos de violino nas costas, ou seja, já tinha desenvolvido um ouvido legal e sabia em teoria musical, o que muitos cantores tem dificuldades, mas meu timbre era muto escuro, parecia um baixo-baritono ou mais grave, quase baixo. Com o tempo, como falei, foi clareando e hoje provalvemente a classificação fica em baritono, porém impossível dizer se verdiano ou qquer outro, a voz (mesmo após 4 anos) ainda não está tão definida (e o povo com 2 semanas de aula fica preocupado em saber a classificação haha).

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Eu se não fosse tenor queria ser baixo-barítono eheheh.

Leandro Rigon
Veterano
# mai/07
· votar


E eu queria ser tenor, vamos trocar? haha

tabyta
Veterano
# mai/07
· votar


uma pergunta: onde posso conseguir mp3 de musicas liricas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico