| Autor | Mensagem | 
| GersonM Membro
 
  | # jan/14 · votar
 
 graziele.castro1
 
 Depende. Se estiver sendo feito corretamente, vai ajudar, mas não é só stacatto que vai fazer você cantar bem, agudos ou não. Pensando exclusivamente em agudos, se não estiver bem apoiado e sem tensão você poderá fazer stacatto a vida toda que nunca vai conseguir cantá-los como se deve.
 
 
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| rosiemezzo Membro Novato
 | # mar/14 · votar
 
 Sou nova aqui no fórum, por isso desde já, olá a todos!
 Queria tirar uma dúvida que tenho vindo a questionar-me desde que a minha professora de canto me disse que provavelmente era mezzo...
 
 Comecei a ter aulas de canto lírico em Setembro de 2013... Só há pouco consegui deixar de colocar a minha voz para trás, mas sim coloca-la no sitio correcto sem ir para a garganta. Eu não conseguia atingir muitos agudos... Porque também não fazia apoio nenhum! Alias, a partir do Sol3 ou antes já fazia aquela voz fina que quase parecia de uma criança de 8 anos tendo eu 18 anos. Então depois de muito treino consegui aprender a colocar a voz e o usar o apoio e a conseguir mais umas notas em voz plena. No entanto eu tenho uma dúvida sobre a minha classificação vocal...
 
 Pelos vistos eu sou mezzo-soprano porque atinjo notas graves e por causa da minha zona de passagem. Vou de Fá2 mas é principalmente entre sol2 até sol4.... Apesar que na última aula consegui chegar mais agudo que sol4, mas a professora não me disse qual nota cheguei... Mas tudo bem com isso. A minha dúvida é que eu acho não ter o timbre de uma mezzo-soprano. Não tenho aquele timbre escuro e com volume que uma mezzo normalmente tem. E a minha dúvida é...
 
 Poderei eu ser soprano mas como desde os 12 anos cantava música popular com a guitarra tenho criado muitos vícios e preciso de técnica e treino para arranjar zona confortável nos agudos...? Ou então sou sim mezzo-soprano mas preciso de mais tempo para perder os maus vícios que ganhei e o volume tal como a voz mais escura que pode aparece com o tempo?
 
 Desculpem pela mensagem enorme! ;)
 
 
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| GersonM Membro
 
  | # mar/14 · votar
 
 rosiemezzo
 
 Basicamente vc está perguntando qual a sua classificação vocal, coisa que é impossível de dizer.  Quanto a vc ser uma provavel soprano, é bem comum. Já vi um caso semelhante onde a garota com 16 anos foi classificada erroneamente como mezzo e dois anos depois começou a estudar como soprano.
 O fato de ter graves não quer dizer que vc seja uma mezzo, que tem por caracteristica justamente a voz mais escura. É muito cedo ainda. Talvez fosse interessante buscar outros professores (2 ao menos) e pedir a opinião deles.
 
 
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| GersonM Membro
 
  | # mar/14 · Editado por: GersonM · votar
 
 Não tenho aquele timbre escuro e com volume que uma mezzo normalmente tem
 
 Agora lhe classificam como contralto? Já não entendi...
 
 
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| igorkpereira Membro
 | # mai/14 · votar
 
 Eu criei um tópico, mas vou perguntar aqui tmbm.
 
 O negócio é o seguinte: estou com uma partitura para voz e piano e na parte da voz, entre as marcas de interpretação estra um termo "string.".
 Como eu sei que essas marcas todas costumam pegar termos do ITALIANO, e não do inglês, deduzo que seja algo do tipo "stringere", mas isso não ajuda em nada, pois não entendo italiano e o dicionario não ajuda, pois diz que stringere significa "apertar".
 Se alguém manjar, ou souber de uma lista de explicações para essas marcas de interpretação, me passem por favor. A lista talvez é até melhor, pois vivo tendo esse tipo de dúvida. Já nem lembro mais o que é "adagio" e tem um outro termo "tenuto" que também n to sacando.
 
 Valeu e obrigado.
 
 
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| GersonM Membro
 
  | # ago/14 · votar
 
 igorkpereira
 
 Ir acelerando o andamento.
 
 
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| MMusic_1 Membro Novato
 | # nov/14 · votar
 
 Galera, vou começar aulas de canto, o ideal seria canto lírico ou popular?
 
 
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| GersonM Membro
 
  | # nov/15 · votar
 
 Uma coisa para se levar muito em conta para quem vai estudar canto lírico e está de olho em ópera.
 
 Siga a sequencia correta de estudo, pelo menos:
 
 Aria antiga / aria classica / aria romantica.
 
 
 Não queiram ir direto para Puccini que vai dar tudo errado.
 
 
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| yzamx Membro Novato
 | # abr/16 · votar
 
 Gente, eu tenho uma pergunta simples. Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa, masssss quando eu canto as notas pelo piano, eu vou do c3 a c5 (quando chego no a4, começo a desafinar, mas não machuca nem dói, apenas desafino), então, alguém sabe me dizer por que isso acontece? ps. não sei usar bem o diafragma.
 
 
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| portomatthews Membro Novato
 | # jan/17 · votar
 
 Gente, eu tenho uma pergunta simples. Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa, masssss quando eu canto as notas pelo piano, eu vou do c3 a c5 (quando chego no a4, começo a desafinar, mas não machuca nem dói, apenas desafino), então, alguém sabe me dizer por que isso acontece? ps. não sei usar bem o diafragma.
 Você mesmo respondeu sua dúvida : você não sabe usar o diafragma, pressupõe-se que esteja errando na questão do apoio. Quando você começa a subir, precisa ter uma pressão de ar maior, com uma coluna mais controlada. Pra isso, você precisa pressionar o abdômen pra "lançar" o ar mais alto. Acredito que esteja faltando esse controle da sua parte. Apenas uma suposição de qual seja a causa do problema.
 
 
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| Squillo Membro Novato
 | # jan/17 · votar
 
 Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa,
 
 Erro fatal em se tratando de canto lírico.
 
 
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| Cauã Vitor Membro Novato
 | # jan/17 · votar
 
 Tópico Legal!
 Referencias Musicais Sempre Ajudam no Desenvolvimento do Canto.
 
 
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| JeosSilva Membro Novato
 | # abr/20 · votar
 
 Pessoal, alguém já viu partituras de canto que possuem notas musicais que  possuem outras formas geométricas ao invés dos círculos comuns das notas musicais e sabe me dizer o que significa?
 
 
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| Stirhart Membro Novato
 | # set/20 · votar
 
 Olá. Tudo bem com vocês?
 
 Tenho 20 anos e nunca estudei em conservatório ou aprendi a tocar algum instrumento. No final desse ano faço 21 anos.
 
 Comecei a ter interesse por música clássica por causa dos jogos. Mas nunca tive muita vontade de aprender a tocar algum instrumento e sim cantar (no caso o canto lírico). Mas, como sempre tive muito contato com computador e jogos, achei que poderia ser apenas um desejo passageiro/hobby e que na verdade seria melhor estudar algo focado em tecnologia. O problema é que com o passar dos anos, descobri que estava em depressão mas, infelizmente, só fui notar que estava com isso quando já estava no "fundo do poço" (recentemente). Mexo com computador e jogo, mas não sinto nada e quando tento simular um futuro em cima disso (seja estudar e ter uma carreira focado em jogos ou em computador), não sinto vontade de ir atrás.
 
 Recentemente vi um filme chamado "O Fantasma da Ópera" e senti uma vontade muito grande de aprender o canto lírico e atuar. Determinadas músicas me fazem sentir mais do que os jogos e o computador em si e, quando me imagino em um palco atuando e cantando, sinto uma emoção diferente do que estou habituada e tenho vontade de começar a estudar para conseguir isso. O problema é que não sei o que fazer: entrar em um conservatório e depois tentar entrar na faculdade de música (se passasse de primeira depois do conservatório terminaria a faculdade com 28-29 anos) ou entrar na faculdade de artes cênicas e aprender o canto lírico com um professor particular.
 
 Minha meta é atuar em óperas e musicais. Usar figurinos, interpretar e cantar muito bem.
 
 
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| cidadedepedro Membro Novato
 | # set/20 · votar
 
 Pessoal,
 
 Alguém tem o contato da Patricia Vilches?
 Queria que ela cantasse no meu casamento...
 
 
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| JunTasa Membro Novato
 | # abr/22 · votar
 
 O bocejo é um ato vocal, assim como físico, pois envolve todo o corpo, e há muitas coisas que influenciam como processamos um bocejo quando o ouvimos ou vemos. Podemos vê-lo no rosto de alguém e depois começar a fazer o nosso próprio. É contagioso.  Esta é uma postura ideal para a comunicação natural do som que leva ao bocejo.
 
 
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| T-C Membro Novato
 | # jun/22 · Editado por: T-C · votar
 
 1-Gostava de saber se consideram que um timbre de qualidade nasce com a pessoa ou se ele pode ser treinado? Como esta pergunta deve já ter sido perguntada imensas vezes, aproveito para deixar aqui. A professora diz que tenho um bom timbre, mas não sei se isso corresponde à realidade, acho meu timbre horrível, segundo ela, safo-me na dicção da pronúncia das palavras em português, o tempo e timings no geral estão maus, a afinação muito má e a dinâmica horrível. 2-Destas 5 características qual pensam que mais facilmente se treine e a mais complicada de treinar? São 2 dúvidas rápidas que tenho sobre o timbre e sobre as 5 características citadas, que gostava de esclarecer num caso generalista, menos focado em mim e ouvindo uma segunda opinião.
 
 
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