Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!

Autor Mensagem
prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
sim, sim, eu tambem faco esse trabalho (apesar de eu achar que isso quem tinha de fazer eh o dono do estabelecimento, mas enfim..)
O caso que coloquei foi meramente ilustrativo, por isso nao citei a divulgacao em nivel extremo, mas supondo que as duas bandas possuam uma midia (entenda por midia todo e qualquer ato de divulgacao do evento) razoavel e que todos os dois tragam resultados positivos. Ainda no exemplo, se meu contratofaz com que o cara dispenda 50% do lucro dele enquanto que o outro nem contrato tem. Comigo a casa enche mais e dah mais ibope, mas com o outro o substancial eh maior, dado que ateh o pagamento efetuado (cerva e rango) traz lucro pra casa e o publico gostou muito de mim e gostou do outro (nada de muito, mas foi bom, digamos) continuei sem meu local de trabalho. Ou ainda o que pode acontecer: o cara era bom pra caralho, tanto quanto eu ou ateh melhor. Continuei sem meu local de trabalho.
O que quero dizer eh que eu jah parto com desvantagem quando me desloco para trabalhar, entende?

thiago do acordeon
Veterano
# ago/09
· votar


A OMB não traz benefício nenhum pra gente não. Nem pra gente aposentar num serve, tem que pagar INSS separado. Onde eu toco não tem nem fiscal, e outra coisa ele não pode barrar show de ninguem assim não...

Eu tenho a minha mais não pago de jeito nenhum acho uma exploração.

Acreditar na OMB é acreditar em coelinho da pascoa

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


thiago do acordeon
cara, se voce tem a sua e nao paga, toma cuidado pois eh divida ativa.

thiago do acordeon
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam Eu ja me inteirei do assunto, vc só paga os ultimos tres anos

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
Eu entendi seu ponto de vista, mas o que quero dizer é que do mesmo jeito que os musicos amadores atrapalham os "profissionais" nessa situação que você pôs, se a lei fosse muito rígida, lugares em que só tocam músicos amadores, iriam a falência, a não ser que pagassem caro pra músicos profissionais tocarem lá, o que os levaria à falência, mesmo que em longo prazo.

Só que uma falha deste sistema, é que pra um músico tirar a carteira, não precisa ser nem um pouco profissional, desde que tenha capital.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


cara, nao conheco ninguem que tenha comprado a carteira, mas se o fez, quem vendeu tinha de ser punido e a carteira deveria ser apreendida.
tem dois tipos de carteira: a profissional e a pratica (amadora, por assim dizer).
pra tirar a pratica, eu concordo com voce, mas pra tirar a profissional o cara tem de saber alguma coisa. e a carteira pratica (que parece um cartao) jah dah o direito do cara expressar-se artisticamente, tocar em barzinho e etc, mas pra se dar aula, participar ativamente de eventos, gravar e etc, eh necessaria a profissional (que eh aquela azulzinha que parece uma identidade).

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam

Rapaz eu discordo por um motivo, o lance é que qualquer pessoa que tenha o trabalho de fazer um show decente, de ir batalhar por divulgação etc, isso tudo custa grana, custa tempo que tu poderia usar para outra coisa mais lucrativa, custa muito trabalho... enfim, duvido que alguém que tenha esse trabalho todo, vá tocar por 50 reais, ou por cerveja, mas não toca mesmo, o cara termina no prejuízo.

Continuo afirmando algo que é a realidade de qualquer outra profissão, empregador ou contratante pagando baixos salários e trocando profissional qualificado, por não qualificado, só acontece em uma única situação, quando a qualidade percebida, ou seja o resultado proveniente do trabalho de cada um dos dois tipos de funcionários, não faz diferença. Se tem um musico profissional que me dá resultado X por 500, e outro amadar que me dá o mesmo resultado por 50, obvio que vou atrás do de 50. Agora se o musico de 500 me dá o resultado 10x por 500 e o de 50 me dá 3x, então nem tem o que pensar, vai no de 500. Essa é a logica de qualquer empresário que queira ganhar dinheiro.

Ao contrário de você, eu conheço muita gente com carteira de musico profissional comprada, cara que se tu botar uma partitura não sabe nem pro que está olhando.

Como disse anteriormente, eu concordo que deva haver um orgão para representar os musicos profissionais, e que sirva como regulador da sua atividade. Mas discordo totalmente que esse orgão deva ter alguma interferência na atividade de quem não é profissional.

É assim no mundo inteiro, Musico profissional tem um orgão para representar a classe, amador continua fazendo o que quer sem ser incomodado, mas tão logo vire profissional de fato, o Sindicato/Associação/Conselho bate na sua porta, porque só no Brasil que teria que ser diferente?

Se você precisa de uma licensa de qualquer tipo (carteirinha de musico pratico), para exercer sua liberdade de expressão, essa expressão não é livre, está sujeita a uma regulamentação legal. Isso é inconstitucional, e provavelmente é o principal ponto que deve mudar nessa análise do STF, talvez até esse seja o unico ponto. Isso se não chegar ao extremo de desregulamentar a profissão.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


thiago do acordeon
Eu tenho a minha mais não pago de jeito nenhum acho uma exploração.


Procure uma Delegacia da OMB e peça para dar baixa na sua carteira. Porque a divida é ativa, voce estará devendo sempre, e quanto mais tempo demorar, ela só vai aumentando. Como a OMB é um orgão federal, eles podem suspender o seu CPF (está na lei) e até penhorar bens para pagamento desta divida. Então procure a OMB e dê baixa na carteira, já que voce não a utiliza.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
cara, nao conheco ninguem que tenha comprado a carteira, mas se o fez, quem vendeu tinha de ser punido e a carteira deveria ser apreendida.

A carteira é confeccionada na casa da moeda. Não tem como falsificar. Além do mais se voce tiver carteira e não pagar a anuidade, voce pode ser autuado da mesma forma. Sendo assim, falsificar para que?

profissional (que eh aquela azulzinha que parece uma identidade).

As duas carteiras são iguais. Na de músico prático vem escrito: Músico prático e na outra músico erudíto. Mas são no mesmo formato e cor. Só a "capinha" que é diferente. Estas são novas, se voce tiver a antiga, é só passar na OMB e trocar.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


thiago do acordeon
A OMB não traz benefício nenhum pra gente não. Nem pra gente aposentar num serve, tem que pagar INSS separado.

Até 20 anos atráz eu pensava da mesma forma. Como não tinha como lutar contra, eu me uni a eles. Ou seja: Entrei para a OMB. E não saio nem tão cedo.

Um abraço

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
A carteira é confeccionada na casa da moeda. Não tem como falsificar. Além do mais se voce tiver carteira e não pagar a anuidade, voce pode ser autuado da mesma forma. Sendo assim, falsificar para que?

Realmente, falsificar pra quê, como eu disse, o pau que rola por aqui é o cara molhando a mão do pessoal da OMB pra conseguir a carteira, misteriosamente, cara que não sabe ler a partitura tem a carteira oficial de musico erudito.

Enfim, esse é um dos problemas da OMB, mas enfim, ao menos por aqui ela não faz nem a fiscalização direito, e quando decide fazer é pros fiscais cobrarem propina, mas como eu já disse em outros tópicos, e até nesse mesmo, aqui praticamente só tira carteira quem precisa tocar em outros estados, então a maioria dos musicos não estão nem um pouco preocupados com as maracutaias da OMB.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
o pau que rola por aqui é o cara molhando a mão do pessoal da OMB pra conseguir a carteira,

Não faz sentido. Já que todos afirmam com veemencia que os testes da OMB são uma merd*. Pagar propina pra que? Comprar carteira pra que? Não faz sentido.
Um abraço

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Não faz sentido. Já que todos afirmam com veemencia que os testes da OMB são uma merd*. Pagar propina pra que? Comprar carteira pra que? Não faz sentido.
Um abraço


Aí é uma pergunta que eu não posso responder, o lance é que aqui qualquer zé ruela leitor de cifras e que não sabe nem por onde começa a leitura de uma partitura pode ter uma carteira de musico erudito, é só procurar duas pessoas lá na OMB, soltar uma verba, e pronto. Isso é de conhecimento comum de todos os musicos daqui.

thiago do acordeon
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
É cada um pensa de um jeito, nunca vi suspenderem CPF de Ninguém, o dia que acontecer eu faço isso. Eu acho que eu já faço isso é de raiva mesmo.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


thiago do acordeon
nunca vi suspenderem CPF de Ninguém, o dia que acontecer eu faço isso.

Pois é!!! Mas bloquiam sim. E pede penhora de bens para pagamento das anuidades atrazadas.

Esta é a tabela de agosto.

2004 R$ 762,40
2005 R$ 612,10
2006 R$ 472,60
2007 R$ 343,90
2008 R$ 226,00
2009 R$ 107,00

E quanto mais passa, só vai aumentando. E esta dívida não prescreve, porque cada ano que voce não paga vai deixando as anteriores atualizadas. O melhor que voce tem a fazer é dar baixa na sua carteira. Mas mesmo assim voce terá que pagar as anuidades atrazadas. O máximo que voce pode conseguir é negociar a forma de pagamento.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
não sabe nem por onde começa a leitura de uma partitura pode ter uma carteira de musico erudito

Isso é pura vaidade pessoal, porque a carteira de músico erudíto e músico popular tem o mesmo valor. O que se pode fazer com uma, pode fazer com a outra. Tanto faz ser músico popular ou erudíto, pra OMB é tudo igual, inclusive nos valores para tirar a carteira, como das anuidades. O que é diferente é que um músico erudíto que tem diploma de faculdade pode lecionar em escolas públicas ou particulares, parcipar de concursos públicos e etc... E o músico erudíto que aprendeu a ler partitura e só fez o exame e passou não pode fazer o que eu citei acima. Lembrando também que músico diplomado não faz exames.Quando um fiscal pede a carteira, ele não pergunta qual carteira a pessoa tem. Quem paga propina para fazer isso, é um tremendo idiota. Só a capinha que é diferente. Isso eu consigo de graça.

Um abraço

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Enfim, eu já não sei mais de nada, mas provavelmente tem haver também com isso, já que aqui toda escola pública municipal tem aulas de musica (normalmente só coral e alguns instrumentos populares como violão e cavaquinho), mas são raros os diplomados que vão se matar pra dar aulas por 800 reais, já que com aulas particulares tu tira mais que isso por semana sem nenhuma dificuldadade.

Não sei se isso vem de algum vacilo da FUNDAC ou da SEDUC, que exige a carteira de musico erudito pra dar essas aulas. É algo que existe e que várias vezes vi gente que não sabe ler partitura com a carteira de erudito, os motivos nunca me interessei realmente pra ir atrás, pois como disse, a unica parte do ser musico que eu exerço fora de casa é fazer uma meia duzia de shows por ano, e como aqui a OMB não fiscaliza shows pequenos, só os grandes eventos, eu terminei desistindo de tirar a carteira.

Ainda assim não são raros os casos onde os fiscais tentar tirar vantagens dos organizadores de eventos maiores, que vão desdes entradas ou camarotes for free e acesso vip ao backstage, passando por consumação gratis até os mais descarados que cobram é dinheiro mesmo.

Tanto que é uma pratica comum que já é de praxe em todo evento de porte um pouco maior, os proprios organizadores entrarem com liminares para permitir os musicos que vão tocar no evento o fazerem sem necessitarem do registro.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


nichendrix
Não sei se isso vem de algum vacilo da FUNDAC ou da SEDUC, que exige a carteira de musico erudito pra dar essas aulas.

Isso é obrigatório. Como eu já disse. Para dar aulas voce depende de diploma de curso superior e a carteira da OMB. As coisas não funcionam como a maioria pensa. A OMB não nivela os músicos por baixo, e sim por cima. Ou seja: Um músico que fez a "provinha" e conseguiu a carteira de músico erudíto, jamais será comparado com um músico de nivel superior ou que fez conservatório. Em sintese os músicos populares, estão abaixo dos que fizeram conservatório, estes abaixo dos que tem curso superior e estes abaixo dos que fizeram mestrado, doutorado e etc... Só a carteira é que serve para identificar o músico. Mas existe diferenças grandes entre estes. Então vale apena estudar, e estudar muito. E não tocar 5 acordes e ter uma carteirinha. Isto não faz o músico, nem para o público e nem para a OMB. Repetindo: A carteira é só para identificação do músico.

Um abraço

TerraSkilll
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
já que aqui toda escola pública municipal tem aulas de musica (normalmente só coral e alguns instrumentos populares como violão e cavaquinho)
Que inveja. Aqui nem aula de Filosofia temos direito...

Ainda assim não são raros os casos onde os fiscais tentar tirar vantagens dos organizadores de eventos maiores
Essa talvez não seja a questão mais importante. Gente desonesta, assim como gente honesta, tem em todo lugar. Se formos destruir tudo porque alguns (ou muitos) agem incorretamente, nada sobrará. Por exemplo: o governo, como sabemos, também tem pessoas desonestas, mas nem por isso vejo alguém propor a extinção do poder legislativo.

Uma coisa que acho que o pessoal está confundindo é o seguinte: a liberdade de expressão é garantida por lei. Se você quer se expressar com suas músicas, a lei lhe garante esse direito desde que não infrinja nenhuma outra lei. Mas, a partir do momento em que você cobra para se "expressar", passa a ser comércio e, sobre o comércio, o Estado cuida, independente da sua vontade de se expressar. Não fosse assim, qualquer atividade artística (teatro, venda de esculturas, cinemas) não pagaria impostos.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


TerraSkilll
Que inveja. Aqui nem aula de Filosofia temos direito...

O que é estranho já que desde 2007/2008 é obrigatório o ensino de Filosofia pelas escola em todo Brasil, está numa das ultimas mudanças do MEC para o curriculo básico do ensino mpedio, a adição de Filosofia e Sociologia.

Agora ao menos aqui essa coisa de aulas de arte em escola pública, via de regra é a maior bravata, eles só contratam os professores como prestadores de serviço, em geral são todos não graduados, quando muito eles são estagiários do curso de Licenciatura em Educação Artistica da Federal daqui, mas a maioria não terminou nem o curso técnico do CEFET.

Obvio tem seu valor social, já que é melhor aprender a tocar meia boca na escola depois do horario de aulas do que ir para o mal caminho, mas musicalmente você conta nos dedos quais dessas escolas que as aulas de artes (seja musica ou artes plásticas), realmente ensinam algo para essas crianças, e via de regra, quando ensinam, quem dá aula é um voluntário. Como um amigo meu, com Mestrado em Musica pela UnB que dá aulasem uma escola pública adotada por uma grande empresa privada daqui, mas ele só vai porque a empresa é quem paga o ordenado dele.

Uma coisa que acho que o pessoal está confundindo é o seguinte: a liberdade de expressão é garantida por lei. Se você quer se expressar com suas músicas, a lei lhe garante esse direito desde que não infrinja nenhuma outra lei. Mas, a partir do momento em que você cobra para se "expressar", passa a ser comércio e, sobre o comércio, o Estado cuida, independente da sua vontade de se expressar. Não fosse assim, qualquer atividade artística (teatro, venda de esculturas, cinemas) não pagaria impostos.

Na verdade como eu disse diversas vezes, eu não vejo problemas em regulamentar a profissão de musico, eu mesmo defendi aqui a idéia de que o musico profissional, aquele que tem como fonte de sustento principal a musica ou exerce de forma regular a atividade de musico, deve sim ter um orgão de classe que regulamente sua profissão e ajude a garantir ou conquistar os seus direitos profissionais.

O problema é que a OMB, da forma que existe hoje, não tem grande utilidade pro musico, muitas vezez (mas não sempre), atrapalha muito mais do que ajuda. Além do texto da lei que a cria não estar em consonância com a Constituição. O problema não é que a liberdade de expressão infrinja outra lei, mas a lei que cria a OMB e que regulamenta suas atividades que da forma como está contradiz a atual Constituição, até porque o texto da lei é de 1960. E na própria constituição está escrito que nenhuma lei pode contradizê-la sob a pena de ser declarada inconstitucional em todo ou em parte.

Mesmo os legisladores previam que muitas leis antigas treriam que ser revistas na nova constituição, e boa parte delas realmente foram reformuladas, mas a da OMB até agora passou batido. Todavia, o movimento do STF de avaliar a lei e a possibilidade da desregulamentação da profissão de musico, demonstra que muito provavelmente essa lei sofrerá mudanças, o quão drasticas elas vão ser eu não sei dizer.

Ao menos no que me toca, o problema é que a OMB não regulamenta somente os musicos profissionais, mas os amadores também cerceando o direito dos musicos não profissionais de execer sua atividade artistica de forma eventual.

Obvio que deve ser garantida a reserva técnica das atividades que competem ao musico profissional, seja ele prático ou erudito. Como eu disse antes, em todo o mundo existe regulamentação da atividade de musico profissional, mas só no Brasil um musico amador que quer tocar em um bar de forma eventual, precisa de registro profissional como musico pratico.

Usando o meu exemplo para exemplificar, eu toco 2 instrumentos, entre estudo e pratica são 21 anos na luta pra tocar minimamente bem, não tenho e nunca tive a intenção de virar musico, mas gosto de tocar, e eventualmente gosto de me apresentar, ir para um pub ou barzinho tocar meus blues, não é essa minha profissão, nem ela me garante sustento, apesar de eventualmente me garantir um extra, mas um extra q não necessariamente preciso. Então me diga, porque eu deveria ter essa atividade regulamentada?

Agora eu concordo com a reivindicação de muitos quanto ao musico, que se diz amador, mas que toca toda noite, ou com regularidade, tirando assim o "sustento" de musicos profissionais, pra mim esse cara que toca com regularidade, independente de viver ou não de musica ou de ter ou não alguma formação está exercendo na prática a profissão de musico, seja como ocupação principal ou acessória, então, este cara não só pode, como deve, ser regulamentado. Pois não exerce a atividade em carater eventual mas em carater regular.

Prof. Rosélio Araujo

Cara, tu sempre fala como se eu afirmasse que a OMB quem faz ou deixa de fazer o musico, ou como se eu achasse que a OMB quem decide quem é ou não o musico, se nivela ou não por baixo.

Eu simplesmente não acho nada disso, eu relatei aqui alguns motivos pelas quais a OMB não é levada a sério no meu estado, alguns dos motivos pelas quais, via de regra, tanto os organizadores de evento quanto os musicos locais, se voltam contra ela e procuram liminar para não ter que prestar contas em caso de fiscalização.

Se a OMB vende ou não carteira profissional, se cobra ou não propina, se faz ou não alguma coisa pelo musico, eu sinceramente não tenho nada haver, porque apesar de estudar musica desde os 8 anos de idade, portanto há 21 anos, tocar bem 2 instrumentos e quebrar o galho em pelo menos mais 3 ou 4, eu não sou musico, sou arquiteto e agora formando em administração, se algum conselho tiver que me regular serão esses dois, já que são as duas profissões que exerço em carater integral e regular.

Agora, sua postura autoritária e incapaz de ouvir e comprêender as colocações ou reinvindicações dos outros, enfim essa é a postura mais comum nos presidentes, delegados e fiscais da OMB, uma postura autoritária e unilateral. E como disse antes, este é o principal fator de ela ter se tornado tão ineficiente, o que leva à todas as reclamações dos proprios musicos filiados, pois como eu disse, nem musico eu sou, logo não tenho porque reclamar.

TerraSkilll
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
O que é estranho já que desde 2007/2008 é obrigatório o ensino de Filosofia pelas escola em todo Brasil, está numa das ultimas mudanças do MEC para o curriculo básico do ensino mpedio, a adição de Filosofia e Sociologia.
É, exagerei um pouco pra dramatizar mesmo. Durante o ensino médio, tive sim filosofia, mas não sei se o conteúdo pode ser chamado de adequado. Mas aí, já é outro problema. E as aulas de artes (educação artística) foram excluídas da grade do ensino médio, sabe-se lá porquê.

Já o ensino de música é obrigatório no ensino fundamental também. Tinha um tópico sobre isso, mas não lembro qual. Novamente, a qualidade pode ser questionável.

Mas isso também é outro assunto.

Não gosto de ficar repetindo o que já disse sobre esse assunto, mas basicamente o que penso está aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/2682/p5#6085310

Se você analisar friamente, verá que concordamos quanto aos problemas da OMB. A maioria das pessoas que lêem sobre o assunto concordam, inclusive o próprio Prof. Rosélio (em post num outro tópico, bem mais antigo, se ele não mudou de opinião desde então). A questão maior é: como resolver?

Muitos acham que a extinção da OMB é a solução óbvia. Aqui é que eu discordo. Uma mudança na OMB seria mais interessante, assim como uma mudança no governo seria mais interessante que acabar com ele, assim como uma mudança na educação nesse país seria mais interessante do que acabar com as escolas e o governo pagar pra todo mundo estudar em escola particular. Tudo meio utópico, eu admito, mas não impossível.

Outro grande problema, talvez, seja o imediatismo com que algumas pessoas querem essa mudança. Querem que a OMB mude (ou acabe) hoje e amanhã já seja tudo um mar de rosas, com músicos bem remunerados, com contratos justos e sem gravadoras exploradoras. Não é assim que a coisa funciona. Toda e qualquer mudança leva tempo, e se for feita às pressas, gera um desgaste que pode piorar a situação. Talvez meus netos nasçam antes de tudo chegar a um bom patamar.

Não se pode esperar por mágica, nem pela "mão divina" do STF. Como já disse, eles têm outras coisas pra se preocupar e, se for pra escolher, prefiro que cuidem de coisas mais "importantes", como a bagunça que o nosso legislativo está fazendo há muito tempo. Uma coisa de cada vez.

Eu também tenho interesse em algum dia poder tocar em pequenos (ou grandes) shows e ser remunerado por isso de acordo, seja em dinheiro ou aplausos, sem precisar estar filiado a nenhuma organização. Não vivo de música, nem pretendo, mas nem por isso vou me desinteressar pelo assunto. Me interessa muito uma resolução da questão da OMB, principalmente pelo lado pessoal.

Abraço.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


TerraSkilll

Cara, o grande lance é que eu também nunca defendi o fim da OMB, defendo que ela deva mudar, se adequar a realidade, tanto legal, já que do jeito que está a lei é incostintucional, e pela propria constituição, uma lei inconstitucional não tem validade legal em todo ou em parte (dependendo do quanto ela é incosntitucional), por isso é tão fácil conseguir um mandato de segurança contra a OMB.

Como também defendo a mudança na maneira como ela atua e tenho plena consciência que toda mudança leva tempo, mas venhamos e convenhamos, a OMB já teve pelo menos 20 anos pra mudar e não mudou por "vontade própria". Ao contrário de você eu acredito que essa discurssão no STF pode sim gerar mudanças e de uma forma que a OMB não tem como fugir, já que qualquer decisão do STF só pode ser revogada ou alterada pelo próprio STF ou por uma mudança no texto da lei por parte do Legislativo.

Até porque pela própria postura do Prof. Rosélio Araujo e de outros delegados, e manátários das Regionais da OMB que eu conheço, vê-se que eles adoram essa postura coronelistica da OMB como ela é hoje, tanto é que nunca quiseram se dar ao trabalho de ouvir os musicos, sejam eles amadores ou profissionais.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


nichendrix
Cara, tu sempre fala como se eu afirmasse que a OMB

Não. Quando eu falo voce, estou me referindo a todos, me incluindo também. Me desculpe, foi a forma de expressão.

O errado não é a OMB em si. O que está errado são os valores cobrados. Ela podería do jeito que está, mas sem cobrar anuidade e etc...



Um abraço Até porque pela própria postura do Prof. Rosélio Araujo e de outros delegados, e manátários das Regionais da OMB que eu conheço, vê-se que eles adoram essa postura coronelistica da OMB como ela é hoje, tanto é que nunca quiseram se dar ao trabalho de ouvir os musicos, sejam eles amadores ou profissionais.

Isto é normal. Se todos Delegados fazem parte de uma mesma instituição, as atitudes deles vão ser ou terão que ser iguais, ou mais ou menos parecida. O que mais dá problema entre fiscais ou Delegados e músicos é desacato à autoridade. E nós usamos o direito de não aceitar desacato.
Como não ouço o que querem dizer? Tem quase um ano que estou lendo os posts e respondendo da melhor forma possível. Se fica alguma coisa sem resposta, é porque eu não sei responder.
É isso. Ou mais ou menos isso.

Um abraço

zedoidiao
Veterano
# ago/09
· votar


bom valeu pelo esclarecimento,é tinham me fala que pra registra músicas era preciso da carteirinha....menos mau!

valeu^^

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Isto é normal. Se todos Delegados fazem parte de uma mesma instituição, as atitudes deles vão ser ou terão que ser iguais, ou mais ou menos parecida. O que mais dá problema entre fiscais ou Delegados e músicos é desacato à autoridade. E nós usamos o direito de não aceitar desacato.
Como não ouço o que querem dizer? Tem quase um ano que estou lendo os posts e respondendo da melhor forma possível. Se fica alguma coisa sem resposta, é porque eu não sei responder.
É isso. Ou mais ou menos isso.


Cara, eu nem falo do responder, se bem que tu já faz mais que a maioria só por ler e responder, eu falo é os comentários do tipo: Não adianta discutir OMB aqui. ou Religião, futebol e OMB não se discute.

Isso é uma postura muito comum, nem se trata de desacato, se trata de que nenhum membro administrativo da OMB que conheço, tem uma postura diferente dessa coisa de comigo não se discute. Você ainda é dos mais calmos, boa parte deles quando chega é na truculência, achando que pode falar o que quer... então ao menos os que conheci, se ouviram o que não quiseram (eufemismo para desacato), foram bem merecidos, porque não chegaram com a postura de fiscais, chegaram foi com a postura dos coroneis de antigamente, achando que podiam fazer e dizer o que quisessem e todo botaria o rabo entre as pernas.

caspite
Veterano
# ago/09
· votar


As questões são:

A carteirinha faz o músico?

Não

Os músicos habilitados fazem a OMB?

Sim

Para que?

Uma parte para cabide de empregos e o resto só Deus sabe.

Vamos discutir e criar algo que venha em benefício da classe?

Seria uma longa história, mas que precisaria ser iniciada.

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Quem está com o pagamento em dia pode procurar a OMB e se informar melhor.

Eu vi dois músicos que estavam uns 5 anos em atraso e regulamentou sem ter que pagar pelo atraso. Pagou como se tivesse tirando pela primeira vez. Ele estava desesperado porque na região onde ele costuma se apresentar estava sendo perseguido pelo fiscal.

Sei lá, acho que eles preferem "zerar a conta" do que ter um associado que não paga sua anuidade.

Prof. Rosélio Araujo

Como posso futuramente requerer a aposentadoria como músico com a carteira da OMB (profissional ou prático)?

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci
Eu vi dois músicos que estavam uns 5 anos em atraso e regulamentou sem ter que pagar pelo atraso.

Eu disse: Procure uma Delegacia da OMB e negocie o débito. Com certeza vai conseguir.

Como posso futuramente requerer a aposentadoria como músico com a carteira da OMB (profissional ou prático)?

Procure uma agencia do INSS e pague como autonomo.,mas coloque no sistema a profissão de músico, e não como trabalhador autonomo sem profissão definida. Defina a sua
profissão de músico. Porque isso serve também para em caso de voce ficar impossibilitado para tocar ou cantar voce requerer auxilio doença. Deixe claro que a sua profissão é músico. Para efeitos da lei, não existe músico prático e erudíto. Só existe o músico.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Isso é uma postura muito comum, nem se trata de desacato, se trata de que nenhum membro administrativo da OMB que conheço, tem uma postura diferente dessa coisa de comigo não se discute.

Não tem como discutir. A unica coisa que se faz é tentar fazer com que a lei seja cumptrida. E a maioría dos Delegados não querem saber de conversa. Cumpra a lei e pronto. E tem que deixar claro que a OMB manda Delegado embora ou pede lincença por favor. Hoje a mairía dos ignorantes já se foram, ou estão indo.

Você ainda é dos mais calmos,

Isso é porque sou músico e sei as dificuldades que passa um músico. Voce acha que eu vou parar um show de um cara que está tocando no barzinho as 3:00 da madrugada para ganhar R$200,00. Não faço isso nunca. E mais de 80% dos Delegados da OMB não são músicos.Portanto não falam a lingua dos músicos.

Uma vez eu não deixei um tecladista tocar em um bar, e ele iria receber R$100,00 , mas eu não consegui dormi, minha conciencia pesou, aí eu o procurei e dei à ele os R$ 100,00. Depois fiquei sabendo que ele não tinha comida em casa.

Há pouco tempo a OMB me pediu para ir liberar uns instrumentos de uma banda de forró que estavam "consfiscadas" a multa deles era de R$ 5.000,00. Mas os instrumentos deles eram uma sanfona, triangulo, zabunba, um violão, um pandeiro. E os caras eram simples, humildes mesmo. Quando me ligaram para saber se havia resolvido o problema, eu disse: Sim. E eles perguntaram: Cadê o dinheiro? Eu disse: Eles não tinham. E ficou assim. E até hoje eles estão tocando por aí com os mesmos instrumentos. Mas tiraram carteira, e eu ainda dividi para eles pagarem em 10 vezes. E é por estes motivos que eu acho que a OMB não deve acabar. Muitas pessoas vivem de música neste país, e os "playboys" da vida não podem tirar o lugar desta pessoas. Se canta ou toca é por hooby, que cantem, que não tirem a merd* da carteira, mas deixa o lugar para quem depende dela para sobreviver. Por isso estou na OMB, e é por isso que eu não saio.

Um abraço

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Não tem como discutir. A unica coisa que se faz é tentar fazer com que a lei seja cumptrida.

Esse é o ponto que eu mais discordo, e olha que nem sou advogado, a lei existe, mas como é público e notório ela é em parte inconstitucional, na constituição está escrito com todas as letras que qualquer lei, ordinária ou complementar, que contrarie o texto da constituição é invalida, seja apenas a parte contraditória se ela não viciar o restante da lei, seja a lei inteira caso a parte contraditória exerça influência direta sobre as demais. Essa invalidez da lei persiste até que ela seja ou modificada para se adequar a constituição ou até que outra lei que seja constitucional seja aprovada para regular a mesma matéria.

Então apesar de a OMB achar que não tem como se discutir isso, a própria constituição deixa bem claro que tanto é discutível quanto inválido a lei que a cria do jeito que está, sendo necessária portanto a alteração do texto da mesma. Não falo da alteração da função, mas do texto inconstitucional, obvio isso vai acarretar em algumas mudanças mais cedo ou mais tarde.

Agora sobre essa de Playboy tomar o lugar de musico profissional. Isso só existe em 2 situações, ou a bandinha de playboyzinho toca tão bemou ou melhor que os musicos, ou então os musicos são tão ruins que se comparam a qualquer bandinha meia boca. Em ambos os casos não acho que esteja havendo injustiça com o musico, já que se ele não é capaz de se dedicar ao instrumento a ponto de a qualidade percebida de seu trabalho se comparar com a de uma bandinha de playboyzinhos, então ele não pode reclamar que os caras tomam o trabalho dele.

É assim em qualquer profissão, para os bons as dificuldades são menores porque tanto eles se dão valor quanto a qualidade do trabalho deles os precede, para os que não são bons... aí meu amigo é realmente a lei da selva. Ou você acham que esse tipo de coisa é exclusividade da profissão e do conselho regulador dos musicos?

Como me expressei antes, pra mim a OMB não teria que ter nada haver com musico amador, somente com os profissionais, para tanto deveria existir legalmente uma definição de musico profissional para que a fiscalização seja efetiva, sei que a priori a idéia é simplória, mas por exemplo o cara toca a partir de X vezes a cada trimestre é considerado musico profissional ou que exerce a atividade de forma regular, esses seriam obrigados a se filiar à OMB para tocar, os que tocassem abaixo desse limite, não estariam sujeitos à regulação da mesma. Para esse controle, todo evento em que houvesse musica, teria que encaminhas a OMB a lista de quem vai tocar no evento ou casa de shows/bar/pub etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!