Nova Lei da Ordem dos Musicos do Brasil

Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# set/09


Estava entrando hj numa comu do orkut quando vi um tópico datado de hj que me preocupou...

Bandas, ministérios e levitas terão que pagar para cantar, se não serão multados!
É isso mesmo o título da matéria não está errado, de acordo com a autarquia federal "Ordem dos Músicos do Brasil" (OMB), quem não possuir uma "carteirinha" de músico pela ordem terá que pagar uma multa, isso incluí bandas que se apresentam em shows, cantores e até levitas, então você que está inserido no louvor de sua igreja local se não possuir a "carterinha" será multado, quer dizer, você não, mas a igreja na qual você pertence sim!

Este absurdo é graças a enferrujada Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que regula a atividade de músico, exigindo que só pode exercer a profissão quem estiver registrado na OMB.

Até ai tudo bem, o problema é que este registro custa R$215,00 e após o seu ingresso na entidade o músico terá que pagar uma taxa anual de R$100,00, para manter a "carterinha". Outro detalhe de relevância é a criação da Delegacia Musical Cristã, que foi inaugurada em março de 2009, e tem como objetivo fiscalizar as igrejas para enquadrar quem não apresentar está licença, serviço que já ocorreu na sede da Bola de Neve Church em São Paulo, onde a igreja foi multada pelos seus músicos não possuírem o documento da OMB. A igreja através de seus advogados foi obrigada a entrar com um mandado de segurança para evitar o pagamento desta multa. A liminar foi deferida, suspendendo o auto de infração e impedindo, até o julgamento do mérito, que a autarquia tome qualquer atitude coercitiva em face da igreja e músicos que tocam em seus cultos.

"A petição teve vários embasamentos legais, como a liberdade constitucional de culto e a voluntariedade dos músicos da igreja, entre outros", informou a advogada Taís Piccinini, responsável pela ação em entrevista para a matéria também sobre este mesmo assunto no portal Cristianismo Hoje. "O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo." declara.



Realidade? ou pura mentira??

jacksonfive
Veterano
# set/09
· votar


bando de filho da puta esse povo da omb

Faop
Veterano
# set/09
· votar


Num tinha um projeto de lei pra acabar com a OMB?

Manubio
Veterano
# set/09
· votar


Faop
tomara, nunca vi a utilidade deles.

McBonalds
Veterano
# set/09
· votar


Eu acho que uma entidade como a OMB até poderia ser útil, se eles fizessem alguma coisa pelo seu associado.

brunohardrocker
Veterano
# set/09
· votar


a enferrujada Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que regula a atividade de músico, exigindo que só pode exercer a profissão quem estiver registrado na OMB.

"A petição teve vários embasamentos legais, como a liberdade constitucional de culto e a voluntariedade dos músicos da igreja, entre outros"

A Lei Brasileira é sempre uma faca de dois gumes, impressionante.

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


BRASILEIRO É BOBO, POR ISSO FAZEM ESTAS PORCARIAS, BRASILEIRO SÓ MANIFESTA QUANDO UM POLÍTICO DE OPOSIÇÃO MANIPULA OS "SÁBIOS JOVENS" A IREM PRAS RUAS.

QUANDO BRASILEIRO DESCRUZAR OS BRAÇOS, PARAR DE RECLAMAR E TER ATITUDE AS COISAS MUDAM

ATÉ LÁ ESSES IDIOTAS FAZEM E DESFAZEM PORQUE SABEM QUE O MÁXIMO QUE VAI ACONTECER CONTRA ELES É UM OU DOIS DIAS DE RECLAMAÇÕES E MAIS NADA


ACORDA BRASILEIRO

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


daqui a pouco não se pode mais tocar violão numa roda com os amigos na praia

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo."

Tá... Agora conta a da papagaio...

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Bem por enquanto é apenas um tópico do Orkut, é preciso uma fonte oficial.

LucaSlash
Veterano
# set/09
· votar


Perae... quer dizer que quem não tem carteirinha não pode fazer show ???
Aposto que uns 80% das pessoas que fazem show não tem.
Mesmo se for uma banda famosa ?

Que que tem que ter, saber, para ter essa carteirinha ?


abrç

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


Manubio
Bandas, ministérios e levitas terão que pagar para cantar, se não serão multados!
É isso mesmo o título da matéria não está errado, de acordo com a autarquia federal "Ordem dos Músicos do Brasil" (OMB), quem não possuir uma "carteirinha" de músico pela ordem terá que pagar uma multa, isso incluí bandas que se apresentam em shows, cantores e até levitas, então você que está inserido no louvor de sua igreja local se não possuir a "carterinha" será multado, quer dizer, você não, mas a igreja na qual você pertence sim!


Isso não é novidade. Músicos são iguais. A profissão Músico´vale para "gospel" ou qualquer raça. O que acontece é que os evangélicos acham estão acima da lei, e acham que o que fazem é para Deus. Mas vendem CD, cobram cachê e etc... Então tem que ser tratados da mesma forma em que são tratados os não evangélicos. Tem que ter carteira de músico como os outros.
Mas agora os fiscais estão instruídos à pedir carteiras de músicos também para bandas gospel. Se não tiver paga multa. E se "chiar" não toca. Essa é a lei. E não foi eu quem a criou.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


LucaSlash
Aposto que uns 80% das pessoas que fazem show não tem.

É o contrário. 80% tem carteira da OMB.

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Acho que não nobre professor.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
é e nunca foi um show, mas culto a Deus,
Tá... Agora conta o da papagaio...

É meu amigo, essa é antiga. Só que agora quando as pessoas estão pensando que a OMB está em decadência, ela mandou instruções para fiscalizar as bandas gospel da mesma forma que as outras. Se está certo ou errado, eu não sei. Só sei que já repassei as ordens, e os ficais que se virem com estas bandas.

Headstock invertido
daqui a pouco não se pode mais tocar violão numa roda com os amigos na praia

Isso não vai acontecer. Já foi pedido para que fiscais não importunem rodas de samba, rodinha de violão em frente à barzinhos e etc...Pode ficar sossegado. Ainda bem, né?

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


jimmy vandrake
Acho que não nobre professor.

É sim. As vezes quando vai perguntar aos músicos de banda de garagem se eles tem carteira. Eles tem. Parece mentira, mas não é.

Pompermayer
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Isso não é novidade. Músicos são iguais. A profissão Músico´vale para "gospel" ou qualquer raça. O que acontece é que os evangélicos acham estão acima da lei, e acham que o que fazem é para Deus. Mas vendem CD, cobram cachê e etc... Então tem que ser tratados da mesma forma em que são tratados os não evangélicos. Tem que ter carteira de músico como os outros.
Mas agora os fiscais estão instruídos à pedir carteiras de músicos também para bandas gospel. Se não tiver paga multa. E se "chiar" não toca. Essa é a lei. E não foi eu quem a criou.


Tocar no grupo de louvor não é profissão, não vende cd, não dá dinheiro, não tem cachê, dispende tempo e dedicação. A OMB só pode estar de brincadeira quando quer cobrar de músicos de igreja.

É uma palhaçada. Vocês vão cobrar do exú que baixar no caboclo e tocar bangô também? Ele é um músico e tá tocando na "igreja" dele.

Tomem vergonha na cara, vão trabalhar e fazer valer a pena o dinheiro que vocês cobram.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


Olhando pelo lado bom, agora que pisaram no calo dos crentes, que têm diversos agentes infiltrados na política, pode ser que acabem com essa merda de OMB.

Pompermayer
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Não julga as pessoas pelo erro de outras, cara.

Se você julga os cristãos pelo erro do Edir Macedo e seus companheiros você vai ter que concordar de chamarem os músicos (isso te inclui) de vagabundos e maconheiros pela atitude de alguns músicos por aí.

"O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo."

É exatamente isso. A gente não recebe pra tocar na igreja. Muitas vezes a gente tem que abrir mão de muita coisa pra tocar na igreja. Muitas vezes a gente gasta dinheiro pra tocar na igreja.
Antes de falar, cara, procura saber. Você vai ver que não é porque um ou outro usou a igreja como forma de conseguir dinheiro que todos os cristãos são mercenários e estão interessados em estorquir dinheiro dos outros.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Pompermayer

Eu sei que tem muita gente boa que realmente faz por bondade, por caridade, mas o argumento de que não é um show mas um ato de louvor eu acho que não é justificativa pra não precisar ter carteirinha de músico. Pô, não é a múscia que tá em questão?

Quer dizer que eu posso então dizer: Não estou fazendo música, mas usando este instrumento para compor algumas frases que me fazem bem. Na verdade é uma forma de medicação. Eu toco guitarra como terapia.

Eu acho que o fato de ser igreja não deve excluir quem toca em igreja. Se é pra ter carteira, todo mundo tem que ter.

Abs

GProtti
Veterano
# set/09 · Editado por: GProtti
· votar


Daqui a pouco nego vem me cobrar dinheiro quando eu estiver tocando uma.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


Gprotti

Cara, eu ri.

hauhauauauh

Pompermayer
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Tocar na igreja não dá dinheiro, não é profissão. Se vamos considerar dessa forma, então quem toca numa roda de amigos deve pagar também, quem toca violão numa viagem com a galera, toca pandeiro numa roda de samba.

Repito a pergunta:

Vocês vão cobrar do exú que baixar no caboclo e tocar bangô também? Ele é um músico e tá tocando na "igreja" dele.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pompermayer: Tocar na igreja não dá dinheiro, não é profissão.

Eu acho que tudo acaba em dinheiro. A banda da igreja atrai fieis que acabam dando o dizimo, que nada mais é que dinheiro pra igreja. Então, a múscia acabou dando lucro.

O cara toca e acaba ganhando público, seus "fiés" ou "fans", que acabam comprando discos e, com isso, o cara acaba lucrando.

Veja que a Igreja e o cara receberam dinheiro da mesma forma.

Pra mim, acaba dando no mesmo...

Abs

[edit] estou apenas expondo um ponto de vista, com todo o respeito. ;-)

Pompermayer
Veterano
# set/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


MauricioBahia

O dízimo não é lucro. Me diz como a igreja pagaria suas contas sem o dízimo. Se a igreja não paga as contas é caloteira.

O cara toca e acaba ganhando público, seus "fiés" ou "fans", que acabam comprando discos e, com isso, o cara acaba lucrando.

Uma minoria extremente mínima dos que tocam na igreja vão lançar discos.

A igreja não tem lucro, nem com dízimo nem com nada. O dízimo é usado pra pagar as contas da igreja e pras atividades da igreja e o músico não recebe pra tocar.

Não adianta falar que é opinião porque está lidando com fatos e não com coisas que se opinam. Você pode dizer que você acredita em papai Noel, isso não o torna real.

É preciso estar no meio pra saber como funciona.

Muita gente fala demais sem saber o que realmente se passa.

É engraçado. Se a igreja paga suas contas ela tá estorquindo dinheiro dos fiéis, se não paga é caloteira.

Usando a sua lógica, um músico que toca numa roda de amigos chama atenção e pode vender um cd e ganhar fãs. Ele tem que pagar também.

O que acontece na real, e você pode procurar saber pra ver se não acreditar, é que muitas vezes a gente tem que ensaiar meia-noite, a gente compra cordas pros instrumentos, a gente tem que abir mão de sair com a namorada ou com os amigos em um dia pra ensaiar, ou pra uma reunião.

Tem muita igreja em lugar pobre que não consegue pagar suas contas só com o dízimo e você me diz que a banda da igreja atrai fiéis que dão o dízimo e que ele acaba em dinheiro pra igreja. Tem muita igreja em que o dízimo não é suficiente pra pagar as contas da igreja e a igreja ainda ajuda em obras sociais com a ajuda de igrejas maiores em que os dizimos sobram. Não há lucro.

Se músico de igreja ganha fã e dinheiro tocando na igreja, músico que toca na farofada da praia ganha também. A diferença é que quando se toca pra Deus, as pessoas querem interferir porque não se contentam em não acreditar em Deus e querem que os outros também não acreditem. Mas quando se meter a OMB no cara que leva o violão pra praia pra tocar enquanto os amigos enchem a cara e acabam com a vida tomando cerveja e dirigindo bêbado pelo mundo a fora vai todo mundo ficar revoltado e protestar.

É um absurdo e eu espero que os delegados, fiscais e sei lá mais o que que trabalha na OMB tomem vergonha na cara e façam valer o nome que carregam e façam valer o dinheiro que cobram, assim até o músico de praia vai querer pagar a anuidade.

Se rodas de samba tão insentas de carteirinhas, porque músicos que tocam em cultos não estão? Cadê a igualdade?

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar



O dízimo não é lucro. Me diz como a igreja pagaria suas contas sem o dízimo. Se a igreja não paga as contas é caloteira.

E o músico que recebe chachê faz o que com o dinheiro?

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


Pompermayer
Bem vindo ao mundo real. Crentes tem seu dever com a sociedade como qualquer um.

Sim, é uma merda que a OAB cobre dos crentes, assim como é uma merda que ela cobre de quem que for.

SteveRayMorse
Veterano
# set/09
· votar


Acho que vcs estão perdendo o foco do tópico.

Primeiro: O importante é o som ou a porra da carteirinha?

Segundo: Essa é uma das poucas profissões em q vc é mais respeitado pelo que produz e não por um diploma. Claro, é importante conhecimento e estudo mas neste caso, não é o essencial.

Terceiro: Se um engenheiro não assinar nenhum projeto o crea não serve pra muita coisa. Se um bacharel em direito não advogar o oab não serve pra muita coisa também. Assim penso no omb. No entanto, entidades como crea e oab garantem certas coisas aos seus "associados" o que não acontece na omb, logo, não eh correto multar/ cobrar por algo que não "existe".

como disse, música é algo diferenciado, diferente de outras profissões e logo, a mesma deveria ser tratada com diferença sim.
Esta é somente minha opinião, se falei besteira por favor avisem.

abçs

White G3
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong

OAB? =D

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


White G3
hahah
PQP. Hoje mesmo chamei a OAB de OMB.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova Lei da Ordem dos Musicos do Brasil