Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


zedoidiao
Uma dúvida cruél,se eu compor minhas músicas e registra-las com a carteirinha e pah...aí eu paro de pagar a mensalidade eu perco os meus direitos sobre elas?

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nada mesmo.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


E ateh onde eu saiba nao eh necessario a certeira pra se registrar musicas... ou isso mudou?

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
E ateh onde eu saiba nao eh necessario a certeira pra se registrar musicas... ou isso mudou?

Não mudou nada.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar



Uma dúvida cruél,se eu compor minhas músicas e registra-las com a carteirinha e pah...aí eu paro de pagar a mensalidade eu perco os meus direitos sobre elas?


Acho que nem na Coréia do Norte exise uma aberração dessas.

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09 · Editado por: LucasGuitarMaster
· votar


Acho isso uma burocracia imbecil, que tira o direito de vários musicos amadores de se expressar e começar carreira.

Taiandyr
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
para o registro da musica a partitura soh precisa conter tipo a base sem solos ou melodioa da voz??

hehen tem nd haver mas eh q tow uma duvida legal ai t axei eu axo q vc sabe neh

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


Taiandyr

pra registrar de uma maneira simples, registre a letra como poesia e a melodia apenas.

prog_jam
Veterano
# ago/09 · Editado por: prog_jam
· votar


duo...

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


LucasGuitarMaster
que tira o direito de vários musicos amadores

E direito que estes músicos amadores tiram de pais de familia que sobrevivem da música. É por isso que existe a OMB. E É por isso que ela não acaba. Enquanto 100 pessoas querem que ela acabe, 1000 querem o contrário. É isso.



Taiandyr
para o registro da musica a partitura soh precisa conter tipo a base sem solos ou melodioa da voz??

Isso depende de voce. O que voce quizer colocar na partitura será registrado.

Um abraço

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
E É por isso que ela não acaba. Enquanto 100 pessoas querem que ela acabe, 1000 querem o contrário. É isso.

Cara, sinceramente, fale por você, porque essa é uma das declarações mais absurdas que tu já fez, já que se a maioria dos musicos não estivesse querendo a cabeça da OMB, e entrassem com tantas ações contra ela no país inteiro, o caso OMB nunca chegaria ao Supremo. Um caso só chega ao Supremo em situações bem específicas, uma delas é quando há tantas ações daquele tipo, que é necessária uma alteração na legislação ou a criação de uma jurisprudência em ultima instância que discipline todas as decisões em instâncias inferiores.

E é de conhecimento público, que essa discussão sobre a desregulamentação da profissão de musico só chegou ao SUpremo, porque a quantidade de ações alegando a inconstitucionalidade da OMB é absurdamente alta.

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
E direito que estes músicos amadores tiram de pais de familia que sobrevivem da música.


Então voce acha certo privar amadores de exibirem seus talentos porque "pais de familia" tem que sustentar suas familias?

Se eles tem certa dificuldade pra sustentar suas famílias com a música, porque ainda tem que gastar seu sofrido dinheiro pra beneficiar os 'bons de vida' da OMB?

E pra voce colocar sua banda no mercado, tem que ter capital, ou seja, isto faz com que várias pessoas humildes e talentosas não possam mostrar sua música. acha isso certo?


Se responder essas, ok.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


LucasGuitarMaster

para se exibir um talento nao eh necessario avacalhar com o lacal de trabalho alheio. faca, mas nao pela cerveja.

porque sem os ditos bons de vida da omb seria muito mais dificil fazer com que a casa pague direito e emita notas e afins.

quanto a colocar a banda no mercado, ao contrario do que voce disse, nao tem de ter capital nenum. basta ter competencia e ciencia do que se estah fazendo. o resto vem sozinho. crie teu nome em cima de suas capacidades ao inves de se lamuriar por outro que tem menos talento estar na sua frente.

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam

1. O Prof. Rosélio se referiu aos que sustentam a família através da música, e não acho que músicos amadores que não pagam à OMB estejam os prejudicando.

2. E o preço abusivo, é justificado como?

3. Segundo as leis da OMB, tem de ter capital sim, para exibir o grupo em casas de show, bares e etc.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


LucasGuitarMaster

Estao a partir do momento que nao colaboram com o funcionamento da tabela (que foi pensada de modo a dar uma vida digna a qualquer musico que se preze)
Saber tocar nao eh fazer musica.

Preco abusivo de onde?? da anuidade de 100 reais?

Os projetos e leis de cultura estao aih pra isso, e ateh onde eu saiba o unico capital que o musico deve possuir inicialmente eh o da aquisicao de seu equipamento de trabalho, bem como qualquer profissional do mercado.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
Estao a partir do momento que nao colaboram com o funcionamento da tabela (que foi pensada de modo a dar uma vida digna a qualquer musico que se preze)

Você já conheceu algum musico profissional, que viva só de tocar na noite (nada de dar aulas, gravações em estudio e afins), e que cobre o preço de tabela? Até hoje conheci muito poucos, a maioria dos musicos que tão nessa luta toda pela OMB, cobra muito menos que muito amador competente por aí. E eu cito a mim mesmo como exemplo, sou amador, toco estourando meia duzia de vezes por ano, e em geral cobro muito mais caro que a maioria dos musicos profissionais com carteirinha da OMB que tem por aqui, que sempre cobram abaixo da tabela. Quando pergunto porque eles cobram tão pouco, eles dizem que se cobrar mais, ninguém paga, e eu sempre rebato perguntando porque pagam pra mim, se eles muitas vezes são muito melhores que eu no instrumento, e eles ainda tem o argumento legal de ter uma tabela a seguir.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

Aih jah passa a ser comecao de mosca da galera. Se o cara pode pagar menos e vai ter quem aceite, por que pagar mais?
Ah, mas voce toca estourando meia duzia de vezes por ano... Como nao eh frequente, vira evento e como voce nao precisa disso pra sobreviver nao tem de submeter as regras do mercado, que infelizmente nao sao cumpridas nem pelos proprios musicos.
Jah se houvesse uma fiscalizacao rigorosa, poderia-se fazer cumprir, porem teriam os DJ's, que tomariam o lugar de boa parte da galera do ao vivo e que alem de dizerem "vou tocar" quando na verdade vao apertar o play do hi-fi, nao sao regulamentados: ou seja, "50 conto tah bom demais"....

Bom, o fato eh que determinadas casas nao tem mesmo como pagar de acordo com a tabela, pois o ganho delas seria inexistente dessa maneira. Daih entra o couvert artistico. O problema do couvert eh que tem um monte de filho da puta no mercado que diz que soh entraram 200 pessoas na casa quando na verdade a rotatividade beirou as 500 e, digamos, 36 nao pagaram couvert. Digamos que voce tenha um trio e o couvert da noite foi 12 pilas. 200x12/3=800 pilas pra cada um. nada mal, mas lembra que a rotatividade beirou os 500 (digamos que foram exatas 470 pessoas)?? menos as 36 que nao pagaram: 434x12/3= 1736 pra cada!!
Isso significa que o desgracado te roubou em mais de 50%! o que nao aconteceria se a fiscalizacao batesse lah.
Ah, mas eu nao tenho carteira de musico... tira a pratica, oras!! Ou vai dizer que voce nao sabe nem ler cifras ou executar 3 musiquinhas de 2 acordes e uma pentatonica "sobe e desce"??
O que tem de realmente ser feito eh a cobranca perante a OMB que se faca cumprir as regras da profissao, bem como em qualquer ordem.

Eu ia digitar muito mais coisa, mas minha mao eh lenta no teclado e os pensamentos se perdem.... quando eu me lembrar o que mais tinha pra dizer eu posto.

Abc.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


Ah sim, tem a historia do contrato tambem e que muitos nao o fazem. Dessa forma nao ha como a Ordem defende-los.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


prog_jam
Ah, mas voce toca estourando meia duzia de vezes por ano... Como nao eh frequente, vira evento e como voce nao precisa disso pra sobreviver nao tem de submeter as regras do mercado, que infelizmente nao sao cumpridas nem pelos proprios musicos.

Rapaz, aí vem a pergunta, se os proprios musicos são os primeiros a não cumprir as regras da profissão, pq os outros iriam cumprir?

É como a dicotomia do CREA, Engenheiro via de regra cumpre a tabela a risca, desde a retirada da carteira, Arquiteto, especialmente os recém formados não cumprem nem a pau, depois vão reclamar que ganham pouco, que quem recebe o valor da tabela fez alguma malandragem pra ganhar, e toda essa pataquada aí. O lance é que se tu baixa o preço 1 vez, subir ele de novo é muito mais difícil.

Isso significa que o desgracado te roubou em mais de 50%! o que nao aconteceria se a fiscalizacao batesse lah.

Rapaz, duvido muito, porque as poucas vezes que vi fiscalização da OMB, o fiscal é o primeiro da cobrar um agrado do dono da casa pra fazer vista grossa. Por isso por aqui quase todo musico que tenho um minimo de noção do valor do proprio trabalho vai logo atrás de liminar garantindo o exercício da profissão sem ter que pagar a OMB, justamente porque o fiscal é mais pilantra que o dono da casa de shows.

Ah, mas eu nao tenho carteira de musico... tira a pratica, oras!! Ou vai dizer que voce nao sabe nem ler cifras ou executar 3 musiquinhas de 2 acordes e uma pentatonica "sobe e desce"??

Rapaz eu estudo musica e leio partitura desde os 8 anos, estou completando 29 agora em Setembro, faz as contas aí?

Uma vez na vida gogitei tirar a carteira de musico, mas quando vi que o fiscal não sabia nem ler partitura direito, desisti, aqui tem gente que nem sabe ler e tira a carteirinha como se soubesse, só na peixada, na amizade, na malandragem. Enfim, eles podem sugar o sangue de quem for, mas ao menos aqui, musico que se prese mesmo, dificilmente tira carteirinha, e quando tira é só pq vai tocar em algum outro estado onde o organizador do evento exigiu. Agora o pessoal da "maladragem" todos estão aí tirando carteira, não sabem o que é uma Clave de Sol, mas tem a carteira de profissional.

O que tem de realmente ser feito eh a cobranca perante a OMB que se faca cumprir as regras da profissao, bem como em qualquer ordem.

Enfim, o principal problema disso, nem é a existência da OMB, querendo ou não, deveria ter um Conselho ou Sindicato dos Musicos Profissionais do Brasil, esse o Sindicato dos musicos americanos. Lá um cara como eu, que é musico eventual, pode tocar sem estar filiado ao sindicato, entretando o cara que toca profissionalmente, que é musico de estudio, que toca 2x por semana na casa X, 3x no bar y, e todo domingo no evento Z... esse é o cara que vai se filiar, ter carteirinha, que vai precisar dos benefícios de um conselho.

Só não se pode é regulamentar uma expressão artistica, eu sou musico amador, componho minhas musicas, elas são minha forma de expressão, até me dá alguma renda, mas não é minha fonte de sustento, porque eu teria que pagar uma ordem ou conselho pra isso?

O lance da inconstitucionalidade da OMB vem daí, do fato de a arte, consequentemente a musica, não ser só uma profissão, ser também uma expressão de pensamento, que de acordo com a constituição deve ser livre de combranças ou censuras desde que não acarretem em crime. Se você diz que só quem tem carteira pode se apresentar publicamente, você limita a liberdade de expressão, portanto contraria a constituição.

É só ver nas outras profissões, um baicharel de direito, não é obrigado a se filiar à OAB, o cara não precisa ser filiado para se tornar delegado ou pra fazer análise processual, ou para trabalhar em qualquer área do direito onde ele não vá ter responsabilidade técnica, para isso precisa somente ter o diploma de bacharel em direit. Agora se quiser advogar, ser juiz, promotor, e afins, ele precisa da carteirinha da OAB, porque a responsabilidade técnica existe.

Portanto qualquer conselho regulador da profissão de musico, tem que se desvincular da musica e se vincular na idéia de alguém que exerce a profissão de musico de forma regular e tem nela sua principal fonte de sustento. Porque constitucionalmente, a musica, por ser uma expressão artistica, portanto uma expressão de pensamento individual ou coletivo, tem que obrigatóriamente ser livre e pela constituição ninguém tem o direito de impedir essa expressão, seja direta ou indiretamente.

Então a OMB, deveria não só passar a realmente fazer um trabalho significante para os musicos, mas deveria mudar seu enfoque, para que ela não atue e nem seja considerada como um orgão que vai contra o direito da liberdade de expressão.

Ah sim, tem a historia do contrato tambem e que muitos nao o fazem. Dessa forma nao ha como a Ordem defende-los.

Rapaz, o foda é justamente isso, o cara não sabe nem o que é um contrato e como amarrar os direitos dele a ele, depois vai reclamar que amador está tomando o espaço dele... agora cadê a OMB pra ensinar essa negada a redigir um contrato?

Com o CREA, OAB, e afins não tem isso, tem todos esses cursos pra que o profissional possa defender os seus direitos mesmo sem a intervenção do conselho.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


contra fatos nao ha argumentos.

+1

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam

Estao a partir do momento que nao colaboram com o funcionamento da tabela (que foi pensada de modo a dar uma vida digna a qualquer musico que se preze)

Você me faz rir, e muito.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


LucasGuitarMaster
ela foi pensada com esse proposito sim.

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
Esse pensar é bem inocente, por traz disso tem muita ganância e pessoas querendo se beneficiar. Falar que é pensada pra beneficiar os músicos, foi a desculpa pra implantação disso à um tempo atrás.

Se isso realmente beneficiasse os músicos em geral, acha que teriam predominantemente reclamações com relação a isso?

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


Nao sei quanto a outros estados, mas dah uma olhada aqui:

http://www.sindmusi.com.br/

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Cara, sinceramente, fale por você, porque essa é uma das declarações mais absurdas que tu já fez,

Eu não fiz declaração alguma, isso está escrito na lei. Eu só estou transcrevendo. Esta declaração não é minha.



LucasGuitarMaster
1. O Prof. Rosélio se referiu aos que sustentam a família através da música, e não acho que músicos amadores que não pagam à OMB estejam os prejudicando.

Os músicos que não dependem da música para sobreviverem não estão nem aí para o preço de nada. Se a casa paga R$500,00 ele toca, mas se paga R$50,00 ele toca do mesmo jeito, se der uma coca-cola ele toca também. E enquanto a OMB existir e eu fizer parte do quadro da mesma, eu vou fazer (Na minha jurisdição) com que isto não aconteça. Independente da opinião de qualquer pessoa. O dia que eu achar que isto é absurdo eu paro por minha conta mesmo.


prog_jam
Ah sim, tem a historia do contrato tambem e que muitos nao o fazem. Dessa forma nao ha como a Ordem defende-los.

É isso.

Não adianta discutir OMB aqui. Não vai chegar a lugar algum.
Religião, futebol e OMB não se discute.


Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
para se exibir um talento nao eh necessario avacalhar com o lacal de trabalho alheio. faca, mas nao pela cerveja.

porque sem os ditos bons de vida da omb seria muito mais dificil fazer com que a casa pague direito e emita notas e afins.

quanto a colocar a banda no mercado, ao contrario do que voce disse, nao tem de ter capital nenum. basta ter competencia e ciencia do que se estah fazendo. o resto vem sozinho. crie teu nome em cima de suas capacidades ao inves de se lamuriar por outro que tem menos talento estar na sua frente.


Concordo com tudo isso aí.

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09
· votar


Enfim, o que quero dizer é que a desculpa para criação disso, foi essa que o prog_jam citou, de que "foi pensada de modo a dar uma vida digna a qualquer musico que se preze", mas por trás disso, tem várias pessoas querendo se beneficiar tirando dinheiro dos músicos.

Não digo que façam isso para atrapalhar a vida dos músicos, mas fazem isso para se beneficiar (e acabam atrapalhando muitos músicos).

Se isso realmente fosse bom, teriam muitas pessoas elogiando o trabalho da OMB, enquanto o que acontece é o contrário.

LucasGuitarMaster
Veterano
# ago/09
· votar


Achei isso bem interessante, se quiserem ler:

"Função da Ordem dos Músicos do Brasil, de acordo com a Lei:

"Exercer, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão do músico, mantidas as atribuições específicas do Sindicato respectivo"

Vamos lá:

Exercer a seleção (dos músicos): Qualquer voz de trinca-ferro ou violeiro mãos-de-serenata tiram a carteira. Ou seja: pessoas que realmente não levam o jeito pra coisa. Que seleção é essa?

Exercer a disciplina (dos músicos): Ou seja, repreender, por exemplo, músicos façam algo condenável perante a sociedade, como fumar um baseado. Isso, realmente, é uma cena bem rara de se ver...

Exercer a defesa da classe (dos músicos): Ahaha... o que é isso? Uma piada?

Exercer a fiscalização da profissão: Essa função a OMB está de parabéns. Ela conseugue até levar preso (isso mesmo, prender, levar pro xilindró) aquele seu amigo músico que não tem a carteira porque deu uma palhinha no seu aniversário."

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


LucasGuitarMaster
pessoas desse tipo ha em qualquer lugar. tirar o dinheiro de alguem eh muito mais facil que ganha-lo por seus meritos, mas isso nao eh culpa somente do sistema, mas sim dos prorpios musicos que aceitaram essa condicao.
O problema eh que voce faz uma nota contratual com a casa X e vai tocar nela por tres dias: a quinta, a sexta e o sabado de tres semanas distintas. Daih, depois de suas apresentacoes passa um cara que tah afim de tocar porque tem uma bandinha bacana e cobra soh a cerva e o rango. Pronto, jah acabou com o seu local de trabalho, pois o dono nao estah nem aih se voce eh, como eu, uma pessoa que possui a carteira profissional e estah gabaritado por uma ordem legal (inclusive com uma prova que vem sim a verificar os conhecimentos do cidadao, mesmo que ela tenha sido montada de uma forma simples. quer um exemplo? uma das questoes eh sobre acordes primos. outra eh uma transposicao de pauta e outra eh sobre pontuacao - mais ritmica que qualquer outra coisa, no melhor estilo complete os compassos; o que nao quer dizer que o avaliador nao pode "botar pra foder", mas vai do bom senso: um cara que le uma pauta em clave de sol le a mesma pauta em clave de do, por exemplo. Talvez nao com a mesma habilidade, mas enfim, por que o dono do local contrataria a mim novamente, sabendo que teria de arcar com o compromisso, teria de me pagar perante clausula da nota, se me quisesse fixo na casa teria de assinar minha carteira, arcar com meu FGTS, PIS, PASEP, alem dos impostos que ele tem de pagar normalmente (digamos que ele seja cadastrado no simples, entao, 15% sobre o valor total) quando tem outro que 50 conto mais a cerva e o rango jah resolve?? O que ele queria era entretenimento, e jah conseguiu. Daih a expressao artistica do amador acabou de fazer com que eu tivesse que procurar outro lugar pra tocar e ter de virar pro meu filho dizendo a ele que nao tenho dinheiro pra comprar o hot wheels de 5 reais que ele queria pois essa grana eu vou ter de usar para complementar os 15 que tenho no bolso para comprar um encordoamento vagabundo pro meu instrumento e pagar a passagem para ir tocar no municipio vizinho, onde tive de me submeter ao couvert de um lugar nao badalado e que se der sorte volto pra casa de manha com alguma coisa no bolso....

O mundo eh injusto, filhao, mas nao importa o que ele faz com a gente e sim o que a gente faz com o que nos foi feito.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Eu não fiz declaração alguma, isso está escrito na lei. Eu só estou transcrevendo. Esta declaração não é minha.

Rapaz, essa declaração bem aqui é sua e se não é sua, pelo menos uma coisa eu garanto, que ela não está escrita na Lei 3.857: É por isso que existe a OMB. E É por isso que ela não acaba. Enquanto 100 pessoas querem que ela acabe, 1000 querem o contrário. É isso.

Os músicos que não dependem da música para sobreviverem não estão nem aí para o preço de nada. Se a casa paga R$500,00 ele toca, mas se paga R$50,00 ele toca do mesmo jeito, se der uma coca-cola ele toca também.

Sinceramente cara, eu não sei aí em Minas, mas o que eu vejo é justamente o contrário, é musico profissional, que vive de tocar se humilhando pra receber qualquer coisa pra poder pagar as contas no fim do mês. Quantas vezes vc acha que eu vi amigo musico vendendo equipamento que ralou feito feito ralador de côco em época de São João, só pq tava com a escola dos filhos atrasado 6 meses. Quantas vezes eu não vi eles tocando por 50 reais, porque estavam sem o dinheiro da gasolina e se não tocassem por isso nem pra casa iam ter como voltar? Quantas vezes vc acha que eu já ouvir amigo musico dizer que feio é as contas acumulando no fim do mês e não receber pouco pra tocar?

Eu não tiro a razão da fiscalização no sentido de que se o cara é profissional ele deve ter condições melhores, mas isso não acontece com a OMB fiscalizando, agora ver a OMB atrapalhando muitos desses caras que vivem de musica porque não tem carteirinha, isso eu já vi a rodo, mas nunca vi ela fazer nada em benefício de nenhum.

É por isso que tem tanta gente contra, porque vocês querem cobrar a lei na hora do cara pagar anuidade, tirar carteirinha e o escambau, mas na hora de reverter pros musicos, não fazem absolutamente nada, só f*der a vida do musico com a desculpa que é para o bem da classe.

Independente da opinião de qualquer pessoa.

Por isso que vocês foram bater no Supremo, um Orgão de Classe que não está nem preocupado em saber o que os seus afiliados ou afiliados em potencial esperam do próprio orgão, com certeza pode fazer tudo menos o que essas pessoas precisam para realmente desempenharem suas profissões de forma digna.

Não adianta discutir OMB aqui. Não vai chegar a lugar algum.
Religião, futebol e OMB não se discute.


Essa declaração mostra bem a postura arcaica e ditatorial da OMB, com vocês é sempre faz o que eu mando e cale a boca, a menos que tenha um agradinho pra eu ir pra casa com a carteira um pouquinho mais pesada.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


prog_jam
alvez nao com a mesma habilidade, mas enfim, por que o dono do local contrataria a mim novamente, sabendo que teria de arcar com o compromisso, teria de me pagar perante clausula da nota, se me quisesse fixo na casa teria de assinar minha carteira, arcar com meu FGTS, PIS, PASEP, alem dos impostos que ele tem de pagar normalmente (digamos que ele seja cadastrado no simples, entao, 15% sobre o valor total) quando tem outro que 50 conto mais a cerva e o rango jah resolve??

Cara, tanto como administrador quanto como arquiteto (duas profissões que enfrentam a mesma problemática dos musicos), o que posso dizer que isso só acontece se o dono da casa não vê diferença de resultado entre os dois musicos.

Sabe porque eu cobro bem acima do valor normal e ninguém reclama muito do meu valor? Porque sabem que eu e a banda em que tiver tocando, mesmo de forma amadora, damos resultado. Eu entrego os folderes e flyers só no ponto de mandar pra grafica, faço contato com o pessoal dos cadernos de cultura dos principais meios de comunicação pra dar a dica e conseguir uma divulgação ou uma cobertura do evento, se tiver tempo até consigo entrar em contato com algum programa de radio ou tv local pra uma aparição (for free), no intuito de divulgar o meu trabalho amador e ainda saio chamando todo mundo que encontro no caminho pra ir me ver, e faço tudo isso com um contrato todo amarrado.

O dono das casas aqui, sabem que tocar comigo é não ter preocupações e dor de cabeça, tanto que muitas vezes facilitam alguns contatos, distribuindo convites pro pessoal de jornais, de radio. Enfim, eles sabem que meu trabalho é bom e que geralmente garante bom publico porque o marketing foi bem feito, quantos musicos profissionais daqui tu acha que fazem esse tipo de trabalho na hora de tocar?

Por isso que eles não podem reclamar de estar ganhando menos, mesmo que muitas vezes toquem 10x mais do que eu jamais vou tocar na vida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!