A Ordem dos Músicos está uma Desordem?

Autor Mensagem
Bero Vidal
Veterano
# dez/05


http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=113163

Eis a lei que cria esta instituição. É bom que todos, antes de opinar sobre este assunto, leiam com atenção o que diz este texto.

No Brasil só existem duas Ordens: A dos Músicos (OMB) e a dos Advogados (OAB). Ambas são do período regencial (por isso são ordens, não Conselhos); Ambas recebem insentivos federais; Ambas tem representação no Brasil inteiro; Ambas estão asseguradas na Constituição; Ambas tem o poder de expulsar qualquer farsante que tente entrar pela janela na categoria; Ambas foram criadas para manter a seriedade, disciplina e insentivo para quem quer entrar na carreira; ambas etc. etc. etc

Agora, a pergunta que não quer calar:

Por que somente uma funciona?

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=1068

teuabreu
Veterano
# dez/05 · Editado por: teuabreu
· votar


O presidente da ordem, Wilson Sândoli foi posto o ano de 65 ate hoje esta no cargo, extorquindo dinheiro dos artista em beneficio proprio.Ele é o presidente da Ordem dos Musicos do Brasil, presidente do Sindicato dos musicos e presidente do Conselho Federal da ordem dos musicos é como se o Lula fosse presidente , governador e prefeito ao mesmo tempo, o problema é a falta de união dos artistas, e a falta de representação, cadê vc seu Ministro? Gilberto Gil filho da puta, era fã desse cara, hoje tenho nojo ate de sua musica devido a inumeras atrocidades cometidas em seu governo, todas com o intuito de beneficiar o proprio, filho da puta empregadinho da Warner, canalha!!!!!!!!!!!!!!!

A quantidade de falcatruas da OMB poderia ter fim se alguem de capacidade e coragem assumisse o cargo do ministerio,Gil alega que falta dinheiro, patrocinio, no blog de Gerald Thomas tem o convite do show de Gil na Onu, engraçado que pro show dele , ele conseguiu encher o convite de patrocinadores, Petrobras, Estado de São Paulo e etc, agora tomar a iniciativa de elaborar um projeto de lei não toma, Gil filho da puta, aquela vaca da Preta Gil so poderia ser sua filha seu canalha!

O repórter que nunca tocou piano, virou pianista com carteira da OMB

Moção de repudio

Convite para o show do ministro que não tem "patrocinio" o ministro Daslu-mbradrado

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


Por que somente uma funciona?

é, pelo visto só a OAB "funciona", mas ate nessa mesma existe corrupções e injustiças.

minha opinião é:

-stick nesse tópico!

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


Brunorocker

Mas funciona. A outra passa uma visão de inécia e nocividade para os próprios membro. Por que isso existe? O que poderemos fazer para mudar este quadro?

squee
Veterano
# dez/05
· votar


O que poderemos fazer para mudar este quadro?
pintemos as caras, instrumentos nas mãos e vamo quebra o ministério da cultura =D

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal

é isso ae, oq podemos fazer num pais tomado pela corrupção na politica, esporte, etc... e até na musica.

Até nosso Presidente, assistindo a um DVD pirata no avião dele, isto é, quem é ele pra pegar um microfone e falar algo contra a pirataria?!?

Isso é o Brasil infelismente...

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


Brunorocker

Acho que temos que um pacto sério, pelo menos na área musical. Se todos os músicos tomarem consciência do poder que a música exerce na sociedade, não estaríamos discutindo soluções, mas praticando-as.

Onde está o erro? Acredito que a legislação fez sua parte, pois, em qualquer profissão, é necessário um órgão regulador. Porém, acho que está na hora de denunciarmos publicamente que alguns poucos estão negando a alguns muitos o direito de exercer esta profissão com dignidade.

olkol_
Veterano
# dez/05
· votar


Onde está o erro?
no governo... corrupção existe e sempre vai existir... os cara la ganho dinheiro em cima de nois, mano.

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal

Ja solicitei com o Sam e os Moderadores no Topico da Central de Reclamações, para dar um stick nesse tópico, o assunto é de muito valor, e acho que todos aqui deveriam ler...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/115905/p24

Valeu!

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


A situação hoje é a seguinte:

• Músicos que tocam pra sobreviver, em barzinhos, restaurantes etc.
Muitas vezes a música é um hobby, e o indivíduo paga para tocar, isso é amor à música. :)

• Uma classe cheia de charlatões que só pensam na fama e no dinheiro, não tem a menor preocupação com arte, música, conteúdo, forma...
Exemplo disso são essas músicas "populares" que vendem milhões de CDs.

• Indústria Fonográfica que monopoliza o mercado e controla os artistas.
Além dos músicos ganharem um percentual ridículo de direitos autorais, a vendagem de CDs pode ser facilmente fraudada -- e mais uma vez quem perde é o artista, e também o fisco, e por conseqüencia todos nós.
Só para dar uma idéia, nos EUA existem selos independentes que vendem todos os tipos de música.

• Produtores: pra mim grande parte desses produtores musicais "pasteuriza" a música nacional. Fica tudo muito parecido: Detonautas e CPM22, Angra e Shaman, O Rappa e FU.R.T.O., Vanessa da Mata e Maria Rita...
Parece que não existe criatividade, quando na verdade o artista é obrigado a concordar com os ajustes feitos no album pra que este seja um bom produto pro mercado brasileiro. Falta ousadia, sobra comodismo.

• OMB. Para coroar a confusão, existe uma Ordem de Músicos que ninguém sabe exatamente o que faz, nem para quem. A OMB beneficia quem? De que me adianta ter a carteirinha?
Nada é esclarecido, parece que há interesse em que fique nebuloso.
Além do mais, como alguns já postaram acima, muitos conseguem a carteira de músico sem nem saber tocar pedrinha n'água. E a credibilidade vai pelo ralo.

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


maggie

\º/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


maggie
Concordo, faltou vc dizer que o atual presidente inamovível da ordem transformou-a em um cartório no qual só ele e seus apaniguados lucram (o termo é exatamente este), bem como a utilizam como meio de conseguir dinheiro "achacando" músicos amadores e donos de estabelecimentos.
Neste caso, minha palavra de ordem é: "Delenda est musicalli ordenae"
Abç

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É um absurdo mesmo, parece que ainda vivemos na Idade Média.

squee
Veterano
# dez/05
· votar


Delenda est musicalli ordenae
tradução? eu ainda to nas aulinhas de inglês pou =D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


squee
Isto é latim, não inglês, eh,eh,eh,eh,eh...

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

seria "deleta esta ordem musical"??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


maggie
Minha cara, não estamos na Idade Média, mas no Capitalismo, no qual o único valor é o dinheiro, nada mais...
Bjs

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

seria "deleta esta ordem musical"??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Brunorocker
Não.
"Deletar" é um neologismo na lingua portuguesa, que vem do verbo inglês To Delet, que quer dizer descartar, jogar fora.
A palavra Delenda em latim significa destruir, aniquilar, e o que fiz foi parafrasear o senador romano Cipião, O Africano, que pregava a destruição total do império cartaginês (rival de Roma), repetindo sempre no senado romano o "slogan" " Delenda est Cartago"
Abç

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


maggie

Acho que o problema do desrespeito com a classe dos trabalhadores da música é mais interna do que externa. São inúmeras as pessoas que querem ganhar dinheiro com músicas, mas são poucas que realmente querem profissionalizar-se. Acho que não devemos deixar nas mãos do Deus-Dará, entidade suprema do universo da casualidade, o futuro de nossa profissão. Não quero entrar em outro assunto, que também é muito polêmico, mas só a título de ilustração, posso citá-lo, mas por favor, não comentem muito a respeito para que não se desvie o foco: O futebol. Somos os atuais campeões do mundo, tanto em interclube quanto em seleção, mas os nossos jogadores não possuem acesso nenhum a padrões de vida mais elevados, educação e saúde. Temos a natureza e a cultura futebolística no sangue e isto faz com que os cartolas aproveitem-se da talentosa ingenuidade de alguns craques do mundo fotebolístico. É exatamente o que acontece no mundo da música, ou em qualquer outra área profissional: As influencias externas (cartolas, ou presidentes de ordens) aproveitam-se de desorganização exacerbada da classe e lucram com isso. Acho que se pelo menos um terço das pessoas que visitam o forum chamasse para si a responsabilidade sobre os direitos e deveres do músico, o Brasil, com certeza já estaria em outro patamar.

Trocando em miúdos, antes de tudo, precisamos estar cientes de tudo o que nos ampara e os benefícios que possamos ter em priore.

Mauricio Luiz Bertola
Neste caso, minha palavra de ordem é: "Delenda est musicalli ordenae"
Permita-me não gritar esta palavra de ordem, caro Maurício. Seria voltar ao passado a desregulamentação da classe. O que precisa haver é vergonha na cara dos profissionais que têm o direito legítimo de colocar fulano ou cicrano em uma posição hierárquica como é o caso do eterno presidente da ordem. Volta-se a bater na mesma tecla: Enquanto os profissionais da música não souberem a que vieram ao mundo, a coisa fica difícil. A Conscientização dos músicos sobre seus direitos e deveres é o primeiro passo a ser dado"

Acho que a palavra de Ordem é "Delenda est corruptus et musicalli ordenae"

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A palavra Delenda em latim significa destruir, aniquilar

ahn, bom, só isso queria saber..

vlw.

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal

vlw mano, o topico ta no stick.

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Francamente, acho que não deveria existir tal coisa como "ordem dos músicos do Brasil". Isso é mania de brasileiro de regular tudo e legislar tudo. Se arte é liberdade e expressão, que qualquer um possa fazer, e deixe o público escolher quem quer ouvir e ver. Sabemos que músicos brilhantes nunca frequentaram uma escola de música, e ainda tem gente que defende a obrigatoriedade de diploma universitário pra exercer a profissão de músico.

Uma vez, conversando com um amigo bastante ortodoxo aqui do fórum, ele me disse que, se é assim, que acabe com a OAB, com os conselhos de medicina, de engenheria e de tudo quanto é profissão... francamente!!
Comparar a necessidade de legislar uma profissão como a de músico com profisissões técnicas como advogado ou médico, que frequentemente lidam com a vida e a morte de pessoas, é no mínimo falta do que argumentar.
Mas e vocês? Acham que a OMB é realmente necessária, ou deveria ser extinta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


Bero Vidal
Ok, talvez vc tenha razão, e afinal de contas eu tenha sido excessivamente radical usando o velho slogan de Cipião.
Mas, aos longo dos anos (desde os anos 80, quando se pode discutir isso no Brasil) que uma reforma na OMB vem sendo discutida e tentada, inclusive com ações na justiça; e, à base da mais descarada corrupção e conivência dos músicos de sucesso (sim, eles mesmos, pois assim que eles atingem certo patamar, estranhamente a ordem passa a lhes servir e "babar ovo") este processo tem sido protelado e/ou barrado.
Também creio que a comparação entre a ordem dos músicos e a OAB e outras é um tanto difícil, dadas não apenas às caracteristicas das profissões em si, mas também do papel deste ou daquele profissional no processo político-social do país. Não que os músicos não sejam importantes, mas, como são uma classe profissional dita "não essencial", e muitos de seus membros vem das camadas mais desfavorecidas da população (e portanto, ao atingirem certo nível, tendem a tornarem-se conservadores), sua capacidade de união e mobilização é pequena, assim como a minha classe, a dos Professores (embora por motivos diversos).
Abç

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark
Comparar a necessidade de legislar uma profissão como a de músico com profisissões técnicas como advogado ou médico, que frequentemente lidam com a vida e a morte de pessoas, é no mínimo falta do que argumentar.

Vejo que você não é músico e está longe de conhecer o que a música pode exercer no meio social. Quanto tempo você conseguiu passar sem escutar uma música? Um dia? Uma semana? Um mês? Um ano? O que te leva a crer que a música não é essencial nem vital na sociedade? Penso que, tão importante quanto qualquer uma outra profissão, é a profissão de músico. É pena que a maioria dos músicos não conseguem enxergar isso, vêem a música apenas com uma função: entreter... A música é muito mais que isso. Se você parasse apenas por um dia vendo o milagre social que a música consegue fazer nas camadas carentes, em grupos sociais, ongs, favelas, escolas de periferia, com toda certeza do mundo não teria este pensamento. Quantas pessoas conseguiram um rumo na vida depois que conheceram a música? Muitas. Pare de olhar com um prisma simplório os objetivos que a música pode alcançar. Só vou sossegar quando a corda do meu piano quebrar, pois insisto em bater na mesma tecla: Precisamos conhecer a ciência musical muito mais do que os prazeres musicais. SAe analisarmos a música por uma ótica científica, encontraremos respostas que nem a medicina nem o direito conseguiram dar à sociedade.

Quanto ao que você disse:
Isso é mania de brasileiro de regular tudo e legislar tudo. Se arte é liberdade e expressão, que qualquer um possa fazer, e deixe o público escolher quem quer ouvir e ver. Sabemos que músicos brilhantes nunca frequentaram uma escola de música, e ainda tem gente que defende a obrigatoriedade de diploma universitário pra exercer a profissão de músico.
Todo país que tem respeito com os músicos e trata-os com profissionalismo, como nos países europeus e até mesmo na América do Norte, existem os mesmos mecanismos de regulamentação da profissão, lógico que com outros nomes. Estes músicos, e digo isto porque conheço mutos da Filarmônica que vieram da Rússia, Bulgária, Estados Unidos, todos eles possuem registro em seus devidos países e, segundo eles, as leis concernentes à profissionalização musical são bem mais severas que as do Brasil e só possuem este registro se souberem tocar de verdade ou conhecerem muito bem teoria musical. Portanto, não é invenção de Brasileiro, é uma necessidade que o mundo moderno inventou. Por isso, penso que nós, músicos brasileiros, talvez os mais talentosos de todo universo, deveriamos estar a um passo adiante destes países, pois em matéria de criatividade, não há como negar que somos os melhores, porém a desorganização e a falta de aprimoramento acadêmico faz-nos estar sempre no fundo da panela, servindo para alimentar os cachorros quando o almoço queima.

Desculpe-me pela sinseridade, mas é isso que penso.

squee
Veterano
# dez/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu sei que isso é latim, falei pra traduzir porque eu nao cheguei ao seu nivel de sapiencia, ainda falo só ingles

CaimDark
Veterano
# dez/05 · Editado por: CaimDark
· votar


Bero Vidal

Sim, não sou músico, e não pretendo ser, apenas toco meu violão para me distrair com meus amigos e admiro a música de forma geral. Você, por outro lado, parece ser músico de profissão, e aparentemente dos mais ortodoxos!!

Concordo com algumas coisas do que você disse, que música pode ser mais do que mero entretenimento, sem dúvida. Mas isso não anula o caráter de liberdade intrínseco a essa forma de arte. A música pode perfeitamente gerar mudanças maravilhosas na vida de várias pessoas, mas não precisamos de uma ordem nem de diplomas para isso.



Estes músicos, e digo isto porque conheço mutos da Filarmônica que vieram da Rússia, Bulgária, Estados Unidos, todos eles possuem registro em seus devidos países e, segundo eles, as leis concernentes à profissionalização musical são bem mais severas que as do Brasil e só possuem este registro se souberem tocar de verdade ou conhecerem muito bem teoria musical

Você está se referindo aos músicos de orquestras, é um tanto óbvio que eles precisem de registro para tocarem nas filarmônicas!! Mas lhe asseguro: não existe nenhum equivalente a Ordem dos músicos do Brasil nos Estados Unidos. Talvez na Rússia ou na Búlgaria, mas certamente não nos Estados Unidos, e não em vários outros países. Especialmente nos Estados Unidos um órgão desse não faria o menor sentido, diante da força que o liberalismo tem na cultura americana.

as leis concernentes à profissionalização musical são bem mais severas que as do Brasil e só possuem este registro se souberem tocar de verdade ou conhecerem muito bem teoria musical

Como eu disse anteriormente, isso pode ser válido para membros das orquestras. Mas é difícil imaginar os Ramones, os BackStreetBoys ou a Britney Spears se enquadrando nessa definição de "saber tocar de verdade" e "conhecer muito bem a teoria musical".

Portanto, não é invenção de Brasileiro, é uma necessidade que o mundo moderno inventou.

Meu amigo, não há absolutamente nada no mundo moderno que leve a "necessidade" de uma Ordem dos Músicos. Esta bendita ordem é nada mais, e nada menos, do que uma clara manifestação da burocratização e do gigantismo do Estado brasileiro que nos perseguem desde que o Brasil é Brasil e tanto contribuem para nos manter no subdesenvolvimento.

Por fim, num País como o Brasil, onde impera o cronismo, o paternalismo, o nepotismo, o oportunismo e uma série de trágicos "ismos", tal ordem só poderia dar no que deu: um antro de corrupção que não faz absolutamente nada pela categoria que deveria representar e só existe para coletar anuidades e repassar a grana entre os figurões.

Por tudo isso, eu apoio veementemente o fim da OMB. E quanto a sua sinceridade... não precisa se desculpar de forma nenhuma, pois minha opinião é igualmente sincera!
Abraços!

Bero Vidal
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark
Você, por outro lado, parece ser músico de profissão, e aparentemente dos mais ortodoxos!!

Sou músico, mas longe de mim ser ortodoxo. Acho apenas que este assunto é delicado e é muito bom tomar cuidado com as palavras. Não sou a favor de colocar o músico ou as manifestações populares que envolvem música em uma camisa de força. Acho que você está distorcendo o sentido das minhas palavras. Eu concordo plenamente se alguém quiser usar a música apenas como entretenimento ou passatempo, mas o que eu quero que fique claro é que esta é apenas uma das funções que a música exerce na sociedade. Quando falo em regulamentação, não me refiro a uma continuidade do sistema que existe hoje. Acho que muita burocracia que cerca o músico deve cair, mas, peloamordedeus, Não deveremos deixar esta profissão na mão do Deus-Dará! Não concordo com a maneira com que hoje seja gerenciada a música, mas entendo que é necessário uma gerência dentro da categoria. O que eu falo sobre música neste tópico engloba muito mais profissionalismo do que o modo artístico de ser. Acho que a cultura e a liberdade de expressão devem estar acima de qualquer sistema vigente. Mas devo lembrar que a cultura caminha em um fio frágio da sociedade depois do aparecimento da famigerada globalização e, pode ter certeza, liberdade de expressão não é sair por aí falando o que der na telha, é, sim a maneira com que você expôe conscientemente suas idéias à sociedade sem que fira o direito do outro, respeitando-se mutualmente, como estamos fazendo neste momento, tudo em um nível de respeito sem necessariamente concordar com a idéia do outro. Mas, por favor, loge de mim ser ortodoxo. Meus amigos dizem que anarquista por natureza. Graças a Deus!

não existe nenhum equivalente a Ordem dos músicos do Brasil nos Estados Unidos.
Veja bem. Eu citei América do Norte, e aí inclui também o Canadá. Eu não estou dizendo que lá exista uma Ordem dos Músicos igual a do Brasil. Igual a Ordem dos Músicos do Brasil, acho que não existem em lugar nenhum do mundo! Da maneira que existe para os músicos eruditos, existe também para profissionais populares. Quando qualquer cantor em nível internacional vem cantar no Brasil, é necessári o registro de que comprove que este indivíduo é profissional em música, membro de seja lá o que for. Isto existe! Lá nestas terras, até pra ter um cachorro é necessário um registro, que dirá uma profissão que, eles bem sabem, pode render bilhões. E aí entro em outro assunto: O cara que quiser ser profissional em música deve, no mínimo, procurar se aperfeiçoar, nem que seja catando milho na partitura, mas deve pelo menos entender um pouco sobre isto. A música é um sistema de comunicação perfeito onde existe a leitura e a escrita, a fala e o ouvido. Portanto, o músico que quer ser um profissional na área e não tem conhecimento algum de um desses quatro itens, será um músico pela metade. da mesma forma, o músico que toca com partitura deve conhecer muito bem a capacidade de improvisar e tocar de ouvido, se não, também será um músico pela metade.

Mas é difícil imaginar os Ramones, os BackStreetBoys ou a Britney Spears se enquadrando nessa definição de "saber tocar de verdade" e "conhecer muito bem a teoria musical".
Realmente para nós, brasileiros, é difícil imaginar que esse povo saiba teoria musical, mas eles sabem sim. Eles não são nenhum Mozart, mas tem conhecimento teórico em música o suficiente para saber o que estão fazendo. Estes caras estudam música no colégio desde o primário! É como você aprender a ler, mas não ter pretensões de ser escritor. É assim que eles encaram a teoria musical. Eles não estão preoculpados em fazer arranjos, dividir instrumentos etc. Primeiro pq não é necessário isto devido ao estilo que eles tocam. Não pensem que estes caras fazem revoluçaõ na música por acaso. Repito: Isto é uma ciência! Há estudos para atingir certo público! Esses caras não tiveram simplesmente um pensamento e PAAMMM! Criaram o punk! Isto talvez funcione muito bem como marketing: Faça você mesmo e blá, blá, blá...

Se você pedir para alguém que conhece teoria musical analisar a música do Ramones, ele vai te responder que os temas melódicos derivam do Estilo clássico do Século XVIII. Existe sempre uma pergunta melódica, seguida de uma resposta. Os temas musicais, geralmente repetem-se durante toda a música para que esta possa ser melhor degustada pelo ouvinte. E sempre trabalham em números pares simétricos. Pois bem, apesar da barulheira, eles entendiam muito bem de estruturas melódicas. Você acha que isto é simplesmente obra do acaso? Quanto aos BackStreetBoys é impossível dizer que eles cantam só de ouvido! É preciso muita técnica para cantar como aqueles caras! Você pode até não gostar, mas só um surdo não ouviria que os caras entendem de música! No make off da Britney Spears, ela toca piano, e muito bem!

Vamos deixar a ingenuidade de lado! Ninguém veio ao trono por acaso!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/05
· votar


squee
Cara, desculpe-me, depois, lendo o meu post, acho que me fiz parecer meio pedante. Não foi esse meu objetivo, ok!
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Ordem dos Músicos está uma Desordem?