Produtora e Gravadora

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Gaia0007

Esses termos aí na minha opinião ficou ruim pra vc. Tem que passar a limpo, tudo o que for responsabilidades e compromissos(tanto deles qto seus), e deixar tudo muito claro pra vc, pq só lendo o que vc passou aqui, ficou um pouco raso e confuso. Coloca tudo na balança, olha os prós e os contras, verifica se vai rolar contrato e o que ele contem. Daí pesa se vale a pena ou não. Mas só pelo que vc falou sobre a divisão da grana dos cachês dos shows, eu já ficaria bem desconfiado e com os dois pés atrás, rs....ganhando em cima das horas de estúdio pagas por vc, e ainda com os shows, isso não tá batendo...No mínimo aí o que tinha que rolar eram eles cederem o estúdio gratuitamente para seus ensaios(ainda que de repente em um horário "ruim" - de pouco movimento).

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


Um acordo razoável ao meu ver seria:

O que você faz: compõe e toca;
O que você ganha: Porcentagem nos shows que fizer e/ou CDs que vender;

O que os caras fazem: cedem estúdio para ensaio, conseguem shows e criam material para divulgação;
O que eles ganham: Porcentagem nos shows que você fizer e/ou CDs que vender;

Dessa forma, o tanto que eles ganham está diretamente ligado ao quanto eles vão ralar pra te promover.

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Wade
Calime
Buja
Agradeço demais os comentários! Acho que talvez não seja o momento mesmo, como disse o Ismah.

Depois compartilho aqui o vídeo da apresentação que ficou como um registro dessa versão batucada que eu nunca tinha gravado antes. É isso, o festival passou, foi legal... Deu pr'eu passar a ideia que eu tinha em mente. ;)

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007
Lembro de ti, sou bem amadora né?

Longe disso, tu sempre cantou muito bem.

Agradeço demais os comentários! Acho que talvez não seja o momento mesmo, como disse o Ismah.

Dizer não é um dos atos mais sábios, e até aprender isso vai quebrar a cara várias vezes.
Vender show não é fácil, o país está em crise. Normalmente já é difícil, porque é subjetivo demais o lance... Tem muito lugar que o que o cara é preço, tem lugar que o cara paga o que for, mas preza pela qualidade...

Se eu começar a vender uma banda hipotética, digamos que pra 1mil, muito difícil que vou conseguir chegar a sequer 2mil, só se a banda ficar em evidência, digamos por um Suprestar da vida...
É certo que o cara vai tentar negociar, é comércio afinal de contas, e isso significa baixar preço... Preciso vender ao menos a 5mil para chegar numa média de 2,5~3mil...

Entra também na conta que o que é bom, refinado, etc custa caro. Muitas vezes vender um produto acima dele e dizer que é especial, torna-o especial... Se tiver quem pague, ótimo, deu certo o negócio. Se ninguém pagar tu baixa o preço, e tende a vender mais...

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah
Esses valores aí são pra banda de baile? Achei bem altos.. =o

Vou treinando até estar pessoalmente satisfeita comigo ao vivo. Daí volto a pensar nessa "venda" aí..

Buja
Sobre o festival, compartilhei aqui o vídeo da apresentação:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/327849/

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar


Gaia0007

"Vc acha caro? Seria $ 15/ h. Nos estúdios daqui é bem difícil isso.. Eles deixaram por $ 10/ h até o fim de Agosto, nos horários da promoção que estão fazendo. Seria $ 80 então, nesse primeiro mês..."

Ah não, me desculpa, tinha entendido que era R$ 120,00 por cada duas horas de ensaio. R$ 120,00 por mês de fato é uma ninharia, considerando-se o preço médio aqui na minha região de R$ 30,00 a hora.

Mas este lance de participação no seu cachê achei bem complicado... Tem que ver direitinho, fazer bem as contas, e colocar tudo no papel, que é pra não dar xabú...

O importante é ter no contrato uma cláusula que te permita cancelar o negócio a qualquer momento, sem custo algum para ti, e sem qualquer reserva de direitos autorais.

Abç

Synth-Men
Veterano
# jul/16 · Editado por: Synth-Men
· votar


Gloria

Este tipo de convite é muito comum aqui no RJ.

É apenas um marketing agressivo de estúdios e produtores musicais. Novos e antigos no mercado.

Tenho uma prima que está gravando um CD com o grupo musical dela, a partir de um convite como este. Um tio meu que toca teclado e sanfona, gravou também.

Só não sei como foram os acordos deles. Estúdio é isso aí mesmo. Cê paga até o ar que respira lá dentro.

O que o Ismah disse foi muito importante. Mas mais importante ainda é sua auto avaliação. Vai chegar um momento em que você terá que dar uma treinada em algum estúdio, dentro das suas condições $$$, que você possa pagar.

Vai ser bacana, ouvirá o que você já faz, com mais qualidade, com equipamentos profissionais e outros.

Fica tranquila! Sem medos e neuras. Cê tá indo bem.

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu pensei melhor aqui e acho que na real vale a pena sim, se você não pensar como um "empresariamento" clássico, como era no passado. Veja:

Você ensaia lá pagando, como se fosse ensaiar em qualquer outro estúdio (até mais barato, no caso).

Eles ficam com uma parcela dos shows que eles arrumarem pra você. Eles arrumam, eles ganham um pouco. Justo.

E fora isso eles ainda vão te gravar, fazer redes sociais, divulgação, clipe e etc "de graça"? Se sim, é um ótimo negócio.

Só o que não pode rolar é algum tipo de contrato de exclusividade, onde você só pode fazer shows que eles arrumaram. Ou até mesmo eles terem participação em shows seus que você mesma arrumou.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Wade

Boas observações....o lance mesmo é ela se inteirar de todos os adendos e detalhes dessa possível parceria.

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Mas aí eu fico em dúvida! haha

Wade
Ainda teria o problema da banda... Quem tocaria por bem pouco? rs

Vejam lá no vídeo do festival... Eu acabo travando muito.. Sei lá. Por esse lado seria bom mesmo ensaiar sempre - em estúdio então, coisa q eu nunca fiz.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/327849/

Muito obrigada!

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Gaia0007

Em relação a banda, acho que o ideal seria procurar pessoas que curtam seu trampo e se disponham a tocar suas músicas. De repente pensar numa banda num formato mais "pocket"(reduzido), pra facilitar isso. Sobre o cachê, rola qdo existir, pq de inicio, as vezes é interessante fazer esses "corres" de graça msm, pra botar a cara na rua e aparecer, fazer o networking.

Gaia0007
Veterano
# jul/16 · Editado por: Gaia0007
· votar


Calime
Complicado, né.. Apareceram dois meninos dispostos, mas nem foram ontem me ver no festival. Já pode ser um sinal de que talvez não dê pra contar.

Neste mesmo festival cancelei a participação de uma "banda" minha, porque simplesmente ninguém ia aos ensaios. Na última tentativa chegamos a marcar em estúdio, só o guitarrista foi, de má vontade, nem levou a guitarra (eu que fui com baixo e guitarra nas costas no fim do mundo). Ou tinham seus compromissos pessoais, ou não tinham dinheiro nem pro ônibus (o que me parece desculpa esfarrapada haha).

Este que tocou cajon comigo me acompanha de vez em quando, mas é mais velho, trabalha.. Não topa algo assim. Ele inclusive me aconselhou a ir tentando tudo sozinha - gravar vídeo em casa, essas coisas..

E eu super entendo o lado deles. Sinceramente, não consigo ver muito mais adiante.. Semana que vem volto a estudar em duas universidades e preciso arrumar um emprego. Dando um tempo, eu toco um pouquinho.

Quanto a essa coisa do estúdio, eu notei essa vontade toda em um dos sócios apenas. Os outros não pareciam estar ligando muito.

Não gostei de tocar em bar. Especialmente sozinha. É muito chato. São muitas horas... Mas gostei de toda essa experiência. Foi um mês que eu não imaginaria uns meses atrás.

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


Gaia0007
Esses valores aí são pra banda de baile? Achei bem altos

Qual é... Música sempre deu um certo dinheiro, com pouco trabalho...

Uma casa que circula 100 pessoas a 10 pila a entrada (preço popular), já mata no peito a banda... 100 pessoas é um micro-pub!!!

Em casas médias, onde dá 500 pagantes, só a 10 pila é 5mil... Pagar 2~3 pra banda não é um bicho de sete cabeças, e fazer isso em cidades como sampa, é só saber divulgar...

Agora saia das casas populares, e entra nas elitizadas ou de grande porte... Ingressos acima de 20~30 pila, algumas que conheço o ingresso é 60 com 30 de consumação... Faça as contas...
Tem casas grandes, como o Alternativo (Novo Hamburgo/RS) que circulam de 5 a 7 mil pessoas por dia... O ingresso deve ser uns 25~30 pila...

Olha ao meu ver, milão é o mínimo que uma banda comercial, de 5 membros precisa cobrar para ser auto-suficiente... Mil reais é 200 pila por cabeça... E ainda não compensa, por equipamento TOP na estrada. Pra isso acontecer o caixa deve ser ao menos uns mil pila por cabeça a cada show...

É a faixa do cachê de qualquer banda de certo sucesso... Até mais... E não adianta dizer que casas não pagam, os caras estão tocando.

Eu não falo de cachês da banda, nem de terceiros, mas na real... Por menos de 100~150 pila/dia + diária, eu não saio de casa pra NADA em questão de fazer show. E vai subir ainda mais o cachê, por questão de formação em cursos, etc... É uma questão de ser seletivo, e

Bandas de baile tem de todos os níveis, mas a nível profissional, não se consegue cobrar abaixo da faixa de 10~50mil, por causa que viajam geralmente com toda estrutura do show, em crews de 20 pessoas (não é operacional com menos de 5 técnicos).

Por exemplo... A Lex Luthor, a Gang Lex, e a MrLex (todas do mesmo dono), são as maiores do país nesse ramo, os caras encostavam um caminhão e o ônibus lotado de equipamento já a 5 anos atrás...

Nycolas
Veterano
# jul/16
· votar


Fala, galera! Aqui na minha região eu nunca trabalhei com empresário! Normalmente trabalhava com agenciador...
O show que o cara arrumava, tinha 2 alternativas:
Pagar o cachê da banda (R$1500,00 + despesas com transporte, hospedagem, alimentação) e o restante que ele conseguisse seria dele, ou acima de R$3000,00 seria dividido o valor em 2 partes iguais e a nossa banda arcava com os custos de tudo.
Hoje, trabalhamos aqui com uma produtora de eventos regionais. Os contatos de shows que eu tenho, continuam na minha mão.
Passei para eles as 2 formas de trabalho. O show que eu fechar, não pago nada a eles! O show que eles fecharem, retiram 20% para a produtora, mas o cachê mínimo da banda é R$1500,00 (2 cantores e 2 músicos + 1 roadie).

Eles correm atrás de patrocínio para CDs (já temos 1 gravado, só fazer as cópias), camisas da banda, uniforme pra banda (Já fizemos crachás, correias, squeezers...).
O dono da produtora tem uma casa na região, ainda em início (tem 1 mês só) e estamos fazendo um voz e violão lá todo domingo na hora do almoço, pra ir apresentando o trabalho pra galera daquela região.
Já foi proposto que eles utilizariam o local pra fazer um evento maior, onde a gente convidaria mais 2 ou 3 bandas da região pra fazer a festa e o lucro será usado para comprar equipamentos pra banda (mics e monitor sem fio)

Enfim, tudo conversado, sai muito correto!

Gaia0007
Veterano
# jul/16 · Editado por: Gaia0007
· votar


Ismah
Nycolas

Nossa.. Realmente parece bastante. Esses valores, pelo menos pelo que tenho conversado com gente daqui, só com banda boa, bem ensaiada, popularidade, talvez até sorte... Mas possível, 'cês provaram que é.

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


Gaia0007
Neste mesmo festival cancelei a participação de uma "banda" minha, porque simplesmente ninguém ia aos ensaios.

Isso é músico amador, se quer comprometimento precisa ir atrás de profissionais, e ter uma banda no espírito I'M THE BOSS! Contratinho de X ensaios, com cachê de tanto para shows dia X, Y e Z... Mas não passe a ser a chefe chata, onde os caras tocam de cara amarrada, só pelo cachê... Faça parcerias, e seja parceira antes de tudo... Creia em mim, vale mais do que dinheiro.

A conta é clara: mais cachê = mais profissionalismo.

Eu já fui barrado em viagem "hoje é sem cachê, não vai dar pra ti ir junto", eu "ok, e daí?" e entrei na van... Fez bem pra banda, fez bem pra mim e eu não morri por isso...

Só que não é nem de longe a hora pra ti pensar nisso. Tu tem talento, se estabeleça como cantora solo... Não gosto de falar em cachês, mas 300 pila é o mínimo que se devia pagar para um músico, isso em banda significa uns 1500 reais, mas para um acústico significa 300~600 reais... NÃO É IMPAGÁVEL para NENHUMA casa.

Mas... Tocar por dinheiro, implica na questão "tocar o que gosta vs o que paga", e é um dilema. Como técnico, eu tenho prazer em ser técnico, seria tão feliz, numa banda de sertanejo, quanto na Dinamite Joe. Tocar pra elite é financeiramente mais rentável, mas significa que chega o momento que é preciso tocar o que o povo pede, afinal teu objetivo é entreter o público. E tem quem peça coisas absurdas...

Quanto a cachês, não acho que seja incansável, mas é preciso um conjunto de fatores para... Como qualquer serviço que tu queira vender: marketing+diferencial+qualidade...

Nycolas

A banda de vocês é de que?

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah
Já aceitei menos que esse seu mínimo aí, mas pra quem nunca tinha feito nada, tá bom, ne´!? A medida que eu for sentindo que estou melhorando, vou levando tudo em consideração.

Muito bom saber dessas coisas que eu nem fazia ideia mesmo. Excelentes teus conselhos!

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Não sou especialista (longe disso), mas posso relatar o que ocorre aqui no meu meio, dado que, mesmo não sendo músico profissional(toco realmente por opção, por gostar...infelizmente qdo quis me direcionar para o lado profissional qdo era mto novo, não tive apoio, e admito que me faltou garra pra "peitar" e ir na direção que gostaria de ter ido...a vida acabou tomando outros rumos, mas não é disso que quero falar agora), mas já estive envolvido em situações profissionais, e é sobre elas que quero relatar, no intuito de tentar dar uma ideia de como as coisas funcionam por aqui.

-A primeira vez foi tocando num banda de reggae/mpb, com um pessoal "chegado num mato", mas que no geral tocavam mto bem, mas não tinham tanto a visão de negócio. Mesmo assim rolava um cachezinho pra bancar os custos. Aqui no ES tem um bom público para isso. Tocávamos coisa de umas 4 vezes por mês, e o cachê era algo por volta de 150 reais por apresentação(cada apresentação era por volta de 2h, geralmente em uma sexta ou sábado). As vezes rolava uma coisa mais "pocket", apenas com violão,voz e percussão, tipo em um bar, rádio, etc. Mas o lance não foi pra frente devido a diferenças de orientação mercado/artística. Explico: tinha nego que tocava como hobby, já outros queriam fazer disso uma profissão constante, agilizar o máximo de "corres" possível, viajar mais pra tocar em outros lugares...mas aí tinha a galera que tocava por prazer, que já tinham outra forma de renda, e a banda era algo secundário. Tbm tinha alguns que gostaria de dar um ""polida" no som, fazer algo um pouco mais pop, e outros eram contra isso, curtiam mais o lance dazantigas...daí não virou.

-Dupla sertaneja: em termos de logística e negócios, esse foi o melhor esquema. Tocávamos as quintas e sábados, e as vezes tbm na sexta. Quinta era sempre na mesma casa. Banda grande, com músicos com bom nível, bons equipos(a própria dupla tinha qse tudo, se eu quisesse só levava a minha guitarra). Ensaios sempre na segunda a noite. Pagamento mto bom, coisa de uns 250 reais por ensaio/apresentação, sem exceção. Geralmente as casas tinham bom sistema de som(se não tivessem, o própria dupla tinha o próprio sistema), e a equipe tinha dois roadies e um técnico de som. Resumindo, o trampo era mesmo profissa, tanto que tempos depois que sai os kras cresceram ainda mais, comprando ônibus e caminhão baú, fazendo mais shows, e com muita frequência em outros estados(MG, SP, RJ, PR e BA). Tive que sair pq não era meu trampo "oficial", e não tava dando conta de trampar com duas coisas ao mesmo tempo, as vezes rolavam viagens e tinha que ir, e ainda ter tempo pra família, etc. Por conta dessa experiência, fiz algumas sessões free lance em gravações de estúdio, pra esse povo do sertanejo/arrocha/forró(nada com mta produção, sempre algo na vibe mediana, tanto na remuneração qto na qualidade de produção/valor investido, em estúdios razoáveis - somente essa dupla e uma cantora de mpb/soul que foram de fato produções muito bem feitas e com amplos recur$o$)). Aqui no estado tem bastante campo pra isso(sertanejo/forró), tenho mto conhecido que trabalha nesse meio com música, seja tocando ou produzindo.

-Bandas de rock/metal: estilo que mais curto tocar desde sempre, então meio que "sempre" toquei em projetos/bandas ligadas a esse meio. No caso, sempre tive a consciência que esse som, infelizmente no BR não tem nenhum tipo de retorno financeiro(ou pouco, qdo rola). Sendo assim, sempre busco a MINHA satisfação artística/pessoal, sempre indo pro lado autoral(as vezes um ou outro cover/versão). Se o público/contratante gostar, é ótimo, mas o foco não é esse. Acredito que devido a isso, raramente rola um bom cache, e qdo rola, é pouco. No geral, qdo consigo ficar no 0x0(grana que entra custeia tudo: gasosa, rango, birita, cordas) já fico bem feliz, kkkkkkkk....pq mtas vezes rola de tocar free mesmo, pelo simples fato de tocar e fazer o som que a gente curte. Não é algo tradicional daqui, longe disso, então são poucas casas especializadas nisso, e que cobram ingressos extremamente baratos, e as vezes nem os cobra. Como se toca poucas vezes(no máx 2x por mês) acaba não onerando mto o bolso. A banda são todos amigos que tem suas profissões, e outras ocupações...todo mundo ciente que é só por curtir fazer o som mesmo, sem neura e cobrança por re$ultado$. Atualmente estou num projeto assim, que apesar de ter qse três anos, se apresentou apenas uma vez(por conta dos percalços, problemas pessoais/profissionais que acabam travando a banda em determinadas épocas.)....estamos em fase final de criação de um repertório. Provavelmente esse fim de ano vai rolar mais apresentações.

Ps: Valores da época...provavelmente hj são maiores.

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Gaia0007

Sobre seu lance, pelo que vejo em seus relatos, de fato o lance é esperar seu trampo "maturar" mesmo: ir se especializando mais, estudando, compondo mais, produzindo videos pro youtube(isso é ótimo MESMO), praticando e se apresentando na medida do possível. Ao entrar no meio, tente fazer o máx de contatos com músicos/bandas/produtores de conteúdo cultural(radio, tv, internet, eventos, produção artística, etc). Nesse meio, vc vai conhecer gente disposta a dar uma força/orientação, músicos que se dispõe a te ajudar, sem necessariamente querer de imediato um retorno financeiro por isso(e de forma mais comprometida que esses músicos aí que vc citou). Pra isso, esses músicos teriam que gostar do seu som e acreditar nele. Uma pena que vc não é daqui do ES. Se fosse, teria um guitar(eu!) e um bass/teclado (brother meu que com certeza curtiria tocar seu som) pra fazer alguns "corres" contigo, na manha mesmo.

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Gaia0007

Já aceitei menos que esse seu mínimo aí, mas pra quem nunca tinha feito nada, tá bom, ne´!?

Antes de tudo, TODOS temos um começo... Meu primeiro cachê, lá em 2006 foram 20 reais e boca livre! Se tu começou já está no lucro, essa é a parte mais difícil... Como disse acima, ainda hoje eu faço lances sem cobrar, seja porque convém, ou porque a parceria vale mais...

Muitas decisões caem pra ti, cabendo apenas pra gente contar experiências...

Gaia0007
Veterano
# ago/16
· votar


Calime
Poxa, legal ver teu relato. Pra quem não almeja profissionalismo, vc já topou bastante coisa! Sabe que há pouco acabei conhecendo um baixista nordestino que tocava com banda razoavelmente grande de forró por lá e tbm estou achando interessantíssimos os pontos de vista dele.

Esse e um guitarrista que conheci no festival parecem estar dispostos a tocar cmg. E ontem eu soube de uma oportunidade ótima: me confirmaram pra fazer cover da Pitty num evento super bem feito daqui - projeto de covers mesmo. Vão me chamar até pra fazer vídeo entrevista/ divulgação! haha

Acho que vai ser lgl até pra gnt se testar tocando junto. Juntei o baterista que tem me acompanhado e esses dois meninos.. E que dê tudo certo! o/

No mais, agradeço demais a oferta! rs Mal saí do estado de SP na vida, mas quem sabe ainda não vá tocar em ES... #elucubrações haha

Ismah
Vdd. Ontem fui ao show de uma guria famosinha aqui na cidade. Fiquei observando, imaginando.. Banda ótima. Gostei muito. Acho que ainda não estou pronta.

Mas já tenho feito algo em relação a isso, coisa que eu nunca tinha feito antes. Então, a tendência natural da prática é o progresso, né. To bem contente das coisas finalmente começarem a acontecer.

Calime
Veterano
# ago/16
· votar


Gaia0007

Esse e um guitarrista que conheci no festival parecem estar dispostos a tocar cmg. E ontem eu soube de uma oportunidade ótima: me confirmaram pra fazer cover da Pitty num evento super bem feito daqui - projeto de covers mesmo. Vão me chamar até pra fazer vídeo entrevista/ divulgação! haha

Massa, é isso aí msm! Sempre existem por aí um pessoal pra fazer som; as vezes é complicado achar gente com compromisso, mas sei que existem sim. No mais, segue nisso, tocar ao vivo sempre que puder(tenho pilhado mto minha banda em relação a isso tbm...ensaiar é mto bom, mas se apresentar é ainda melhor!).

Gaia0007
Veterano
# ago/16
· votar


Calime
Sim! Tenho gostado bastante do ao vivo. E realmente preciso dessa vivência pra melhorar nesse sentido mesmo. Estou numas de não desperdiçar as oportunidades... rs

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Gaia0007

Para fechar 10 anos de carreira, é preciso fechar outros 9... E sempre o mais difícil é começar... Sucess baby!

Nycolas
Veterano
# ago/16
· votar


Ismah

A nossa banda é de sertanejo... Sobre cachê, a gente trabalha de R$0 à R$6.000,00 depende do que o contratante precisa hahaha
Normamente são 3 músicos, 1 roadie e 1 operador de som, quando a gente não leva nada pro palco!
Mas rola muito evento de fazer Baixo e Batera com o sampler e já foi! Assim a gente atende a todo mundo e não deixa os caras sem trabalhar...

Cache da galera aqui, na camaradagem, é R$200,00 no mínimo! Não existe tocar por menos que isso :S

Meu primeiro cachê, lá em 2006 foram 20 reais e boca livre! Se tu começou já está no lucro, essa é a parte mais difícil...
Meu primeiro cache foi so a boca livre! Depois toquei pagode e ganhamos 20 reais cada, mas o vocalista pediu a turma pra ajudar e devolver o cache pra ele pagar o exame da namorada que tava gravida kkkkkkkkk

cachê mesmo, so quando foi pra R$30,00 e bebida liberada! Aí era festa! Mas nem se compara a bagagem musical daquela época com a de hoje! Não faria mais isso! Prefiro ir na parceria e amizade, que cobrar menos de R$200,00!

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Prefiro ir na parceria e amizade, que cobrar menos de R$200,00!

Exatamente isso.

Mas nem se compara a bagagem musical daquela época com a de hoje! Não faria mais isso!

Não sei de ti, mas de mim sigo a regra: tive anos de trabalho pesado carregando case, e não gastei grande parcela em estudo, e profissionalização para continuar na mesma situação que antes.

Gaia0007
Veterano
# ago/16
· votar


Ismah
ThankU Baby! haha Pra nós! o/

Nycolas
Mas rapaz, quantos números.. =o Já ouvi parente dizer que eu tenho é de fazer sertanejo pra ganhar dinheiro.. rs Aliás, o Calime também deu uns relatos parecidos né.. - interessante. =D

Ismah
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ismah
· votar


A moral é que comercialmente, quem quer pegar alguém, beber e fazer dinheiro tem que tocar sertanejo...

Nos anos 90 ainda era rock, grunge, hard rock e hair metal ainda tinham certo nome, o punk ainda fazia sucesso, o heavy emplacava bem... Depois disso, o gênero não se renovou, só o Neue Deutsche Heart na Alemanha...

Em 00 foi transição, rock ainda dava alguma coisa, CPM, Fresno, NxZero, Restart... Tudo despontou ness década... Mas a letrônica se difundia bem, tinha bastante italo dance rolando, o house ganhando espaço... O world pop das boy/girls bands, trazido por programas de calouros como Ídolos nas bandas como Rouge e Br'Oz, ou "do nada" a Kelly Key etc... Paralelamente na periferia o funk ganhava forças...
Na década e 10, o sertanejo, pagode (like Parangolé) e forró deram um boom... Mas já começa a mudar novamente, esse durou pouco porque foi muito saturado o mercado, mas tá com grana pra comprar espaço se preciso...

Pessoalmente, aposto numa onda mais folk-progressiva, resgatando uma ideia mais hippie-natureba da parada... Todo dia vejo post de gente virando vegana, valorizando artes, tocando los hermanos, militando contra algo... O rock e rebeldia tem tudo a ver...

Gaia0007
Veterano
# ago/16 · Editado por: Gaia0007
· votar


Ismah
Olha! Acho que me enquadro de alguma forma nessa tua aposta aí... Tomara! o/

A vdd é que eu sou mega caseira e não me aventuraria por aí só pra pegar alguém, beber e fazer dinheiro, ainda que o último item seja bem tentador. haha

Calime
Veterano
# ago/16 · Editado por: Calime
· votar


Ismah
Gaia0007

Existe sim uma tendencia "losermanística" no ar. Não sei se vira pra todo mundo (acho que no BR não), mas tende sim a crescer....já veio com a vibe desde os Los Hermanos, passando por bandas indies, e na gringa o tal do Ed Sherinan(nem sei se escreve assim), que meio que bateu na mulecada aqui de 15/18 anos. O galera retomando o lance dos vinis, gastronomia, veganos, os kras com suas barbas por fazer...

Mas por hora, ainda temos sim, a prevalecente do sertanejos/arrochas e o pagode bahiano(a tal quebradeira...muito legal de tocar qdo é só instrumental, mas osso de ouvir qdo tem voz - putas vocais chatos, de gosto duvidoso), e o funk carioca sendo empurrado goela abaixo da população, pq pra mim é um ritmo que só faz sentido na periferia carioca. Não é a música de TODA periferia brasileira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Produtora e Gravadora