Produtora e Gravadora

Autor Mensagem
Kabashiro
Veterano
# dez/08


Olá.

Eu tenho várias dúvidas sobre gravadoras e produtoras, andei lendo uns tópicos por ai mas não me tiraram todas as dúvidas. XD

Bom, como eu sei se é bom ou ruim assinar um contrato com uma produtora? Na cidade onde eu moro só tem uma produtor, e me disseram que ela toma conta de todo o 'mercado'.

Eu vejo as bandas que estão com essa produtora, e elas parecem não crescer muito, eu queria fazer show fora e tals, não ficar preso a produtora...

E sobre a gravadora, eu tenho que procurar uma e mandar uma demo, ou elas me "acham" pelos shows?

Qualquer dica ou o que for sobre produtoras e gravadoras por favor, falem ai, tudo que souberem.

Obrigado. \o/

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Kabashiro

produtor - rick bonadio

apesar da galera nao gostar dele, o que ele toca vira ouro.

o nome do estúdio dele é BEEEM sugestivo, Midas

TWT ICE
Veterano
# dez/08
· votar


cara que no que toca vira ouro é aquele Timbaland (?)

não curto ele.. mas ele faz sucesso e tals...

Kabashiro
Veterano
# dez/08
· votar


Minha banda toca Heavy Metal, a gente compõe e tals, mas ainda nao saimso procurando produtora~gravadora.

Ae eu queria umas dicas. =/

E tbm não é só chegar no Rick e falar "quero gravar" SAHUASHUHAUSHUASUHSA

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Kabashiro
E tbm não é só chegar no Rick e falar "quero gravar"

iaeuhoieuhoeiuhoeiuehieuhae

eu dei uma olhada no site dele.

uma NEGADINHAAA²³ falando isso
:P

eles se esquecem que é o produtor que vai ate eles e nao eles ate o produtor.
:P

abç!

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


Diino
apesar da galera nao gostar dele, o que ele toca vira ouro.

Nem tudo. Pra cada sucesso dele, tem dezenas de fracassos...é o show biz...

Kabashiro

Não dê mole. Hoje em dia está mais na mão das bandas do que antes. Procure outras bandas, faça contatos, se precisar organize eventos vcs mesmo. Procure musicos experientes na área e mostre seu material, peça dicas, etc...
E o básico: Grave boas demos e coloque no myspace. Como sua banda é de metal, procure contatos na Europa (especialmente alemanha) pelo myspace mesmo.

hoje em dia as bandas tem que abrir caminho mesmo...

Abraços!

Kabashiro
Veterano
# dez/08
· votar


BaNdAiD

Certo.

Se eu tiver as demos, e mandar pra eles, caso alguma gravadora goste e faça o contrato a gente vai ter que gravar as musicas que estão como demo de novo? Ou elas que são usadas mesmo?

guitarg3
Veterano
# dez/08
· votar


Grave boas demos e coloque no myspace
se puder gaste uma grana a mais pra gravar naquele estudio legal do q economizar e gravar num meia boca.. o publico em geral qnd vai ouvir uma musica.. eles dao play.. a musica ta mal gravada.. com som ruim.. eles nem terminam d ouvi.. mal ouvem a introduçao.. msmo a musica sendo otima. a qualidade da gravaçao eh um fator muito importante na divulgaçao da sua banda, afinal aquilo eh uma previa do que a banda faz ao vivo. se ta mal gravado imagina ao vivo eles pensam

guitarg3
Veterano
# dez/08
· votar


caso alguma gravadora goste e faça o contrato a gente vai ter que gravar as musicas que estão como demo de novo? Ou elas que são usadas mesmo?
depende da gravadora.. se vai mandar suas musicas pra ve se eles gostam do seu trabalho, isso nao diz nescessariamente q vc terá q gravar aquelas musicas..

Kabashiro
Veterano
# dez/08 · Editado por: Kabashiro
· votar


Mesmo se eu quiser ter aquelas musicas no Album, eu nao escolho se eu gravo ela? o_o

guitarg3
Veterano
# dez/08
· votar


sei lah.. ms axo q a gravadora tem grande influencia no cd q vc vai montar.. isso qnd ce ta começando axu

Gaia0007
Veterano
# jul/16 · Editado por: Gaia0007
· votar


Boa tarde! Revisitei o tópico por conta de uns acontecimentos recentes. Busco opiniões/ conselhos.

Eu componho há uns anos, recentemente finalizei sozinha um EP que me deixou satisfeita e, há pouco mais de um mês, me inscrevi num festival - que será amanhã.

Essa foi a primeira vez que usei meu próprio nome para uma apresentação em público. Por esse motivo - e pelo nível da concorrência - decidi que deveria criar pelo menos uma página pra mim e começar a me apresentar por aí, nem que fosse sozinha, pra ir me ambientando.

Acontece que fui tendo um retorno excelente. Incentivo de produtores de eventos e músicos locais, donos de bares me tratando como "profissional", gente interessada em tocar comigo...

Semana passada, absolutamente por acaso, um dono de um estúdio de gravação da cidade ouviu minhas composições e, aparentemente, ficou bem animado! Mostrou para os sócios e decidiram me chamar para uma reunião, pois estariam interessados em me empresariar/ produzir.

Prometeram regravar o EP (e gravar outros q forem surgindo), gerenciar minhas redes sociais, divulgar, pôr música em iTunes, Spotfy, fazer sessão de fotos, gravar vídeo clipe, achar lugar pr'eu tocar, etc. Querem que eu tenha uma banda pra tocar ao vivo e até se ofereceram pra ser essa banda, mas...

A única exigência é de que eu ensaie no estúdio toda semana por 2h por $ 120 ao mês (seria o valor de uso da sala a preço de custo). Com isso, sugeriram d'eu encontrar gente que tope tocar comigo, com pensamento profissional e todo o comprometimento até para dividirmos esse valor que não ficaria pesado pra ninguém.

Durante toda a conversa foram bem profissionais, demonstrando objetivos sólidos de uma forma que nunca imaginei pra mim. Disseram que acharam meu som comercial até. Com potencial...

Eu achei incrível tudo isso que surgiu do nada e acho realmente que não sairia muito longe de onde estou agora sozinha. Meu único receio é de estar sendo enganada de alguma forma... Queria ouvir outras opiniões/ experiências... Pode ser? ;)

Buja
Veterano
# jul/16
· votar


Bom nao sou musico profissional, sou apenas hobbysta, e nao sei quase nada sobre contratos musicais, com produtoras e afins. Gente com mais experiencia que eu opina bem melhor e com mais peso.

Mas se tem um ditado na academia que funciona pra qualquer coisa na vida, tem: "No pain, no gain"

Na vida, sem sacrificios nao se ganha nada. Nao tenho como opinar sobre a indole de ninguem, nem se é etico ou nao o cara exibir que voce ensaie no estudio dele pagando por mes. Mas quem esteve la conversando foi voce. Se eles te pareceram serios, confiaveis e deram planos realistas mesmo pra voce chegar nesse objetivo, o preco a se pagar é até pequeno.

Eu faria um teste, 3 meses talvez. O que voce ganha nesse tempo voce avalia. Se no pior das hipoteses voce estiver achando que nao ganhou nada, pelo menos ensaiou e se aprimorou por 3 meses, 360 reais. Ensaio e treino nunca é demais, principalmente se é pra fins profissionais.
Se achou que nao saiu do lugar, perder tambem voce nao perdeu.

Mas pode ser que voce ganhe. Talvez nao ganhe contratos, shows, musicas vendidas, cd gravados. Mas voce ganha experiencia, voce ganha know-how, voce ganha networking. Isso ninguem tira de voce.

Bom, a decisão é sua. Mas pra se passar num concurso publico que pague 12 mil por mes, voce tem que pagar um cursinho intensivo por um ano, por 400 por mes, e ainda pagar a inscricao que é uns 100 reais. Voce investe agora, ganha depois.

Acredito que no seu caso, a regra nao é tao diferente.

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/16
· votar


Em todo caso, parabéns. Te sigo no soundcloud já faz um tempo e acho que tem potencial mesmo!

Synth-Men
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007

Suas músicas estão registradas?

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Estou com o Buja, em relação a ser válida a experiência que irá adquirir com essa situação caso aceite, porém faço duas observações:

-Antes de aceitar, tenta "sondar" quem são estes caras, o histórico deles, se são "queimados" por aí(deram calote em alguém, qual experiência eles tem, que tipo de trabalho e know how possuem, etc).

-Cuidado com qualquer tipo de contrato que venha assinar, em relação aos termos e clausulas que estejam nele(claro, se houver algum tipo de contrato).

No mais te parabenizo pelo ocorrido. É mto bom ser reconhecido. Como já disse, tbm acredito que vc tem mto potencial (até msm mercadológico), fazendo alguns ajustes e ganhando mais experiência. Parabéns!

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Buja
Pensei assim também. Vou seguir o conselho de um amigo que tocará cajon comigo no festival: vamos amanhã, ver o que acontece, qual o retorno (o pessoal do estúdio disse que vai assistir). E aí eu decido com calma. Mas realmente, achei interessante a proposta.

BrotherCrow
Oi! Muito obrigada! De verdade.. Meu maior incentivo até hoje veio daqui.

Synth-Men
Tenho 12 delas registradas na Biblioteca Nacional. Pretendo só mostrar essas por enquanto - tbm já tinha pensado nisso.

Calime
A questão contrato considerei total! Tem toda a razão. Por enquanto, não falaram nada sobre isso.

Sobre o histórico, parece que não há muita coisa.. Eles tem praticamente a minha idade, o estúdio tem 6 meses, mas percebe-se uma baita vontade e profissionalismo até. Devo ir fazendo perguntas mais específicas pra cada um dos pontos que citaram lá durante a reunião.

E agradeço por estar me acompanhando já há um tempo. Notando essas fases.. Estou bem animada com tudo isso.

Q dê tudo certo amanhã! Agr vale mais que o prêmio do festival! - Fora que os finalistas vão tocar no SESC. <3

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia, eu não sei como, mas eu te assino a muito tempo no soundcloud, chegamos a conversar inclusive. Eu acho que ainda não é o momento pra ti. Algumas inseguranças de palco e é sua primeira proposta...

Do meu ponto de vista é migué pra ti ensaiar por lá... Pagar pra ser agenciado? Essa é novidade.
Eu deixaria passar o tempo, se o cara realmente acredita no teu trabalho, ele vai voltar a te propor algo. Ou deixaria uns 30 dias pro cara te convencer, se ele muda algo na tua agenda, siga, se não caia fora.

Todavia, como tu disse que recebeu o apoio de músicos locais, questione-os sobre estúdio X (o do cara que te proposta), mas não diga que ele te propôs algo, pergunte como se fosse de teu interesse - isso tende a trazer uma sinceridade maior, caso contrário algum pode não dizer o que gostaria pra não destruir sua animação.

carlcarl
Veterano
# jul/16
· votar


cuidado!!!
se eles estão querendo ganhar 120 reais por mês alugando o studio para ensaios,isto quer dizer que eles não possuem capital para investir na tua carreira.faça muitas perguntas ,verifique o que eles ja fizeram para outros artistas etc....
a minha filha esta na mesma situação que você ,varias pessoas querem "ajudar" mas ela esta observando tudo com calma.
te desejo muito sucesso ,boa sorte ,e cuidado para não se arrepender depois ,não assine contrato nenhum sem ter certeza de que não tem uma armadilha escondida, leia ,leia e caso não entenda alguma coisa consulte algum amigo que conheça as leis trabalhistas ,com certeza aqui no forum deve ter quem conheça estas leis.
abç

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


carlcarl

Amigo não, um ADVOGADO de SUA ESCOLHA, de preferência alguém próximo.

Buja
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007
Boa sorte hoje ai. Depoiis veha contar como detalhes como foi hein! A gente ta ansioso pra saber.

carlcarl
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah

com certeza, e de preferencia um amigo advogado,para não ficar mais caro que os 120 reais que deverão ser pagos para os ensaios no studio.

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


No auge, o único custo do artista era fazer música. O rendimento das gravadoras/empresários vinham do montante ganho pelo artista com sua música.

Pagar pra ser empresariado é meio tenso, mas se esse empresariamento for mesmo correto, esses 120 podem facilmente sair da grana que irá ganhar com os shows que ele conseguir pra você.

Então eu acho válido sim. Só tomar alguns cuidados:

- Pesquise sobre os caras e sobre o estúdio. Veja se eles tem alguma fama de dar calote ou agir de má fé.

- Só trabalhe com músicas que já estão registradas em seu nome.

- Não assine nenhum contrato sem mostrar pra um bom advogado de confiança antes. Bem como não feche nada a longo prazo por enquanto. Nada que te obrigue a ficar "refém" deles por mais de 2 ou 3 meses.

É o tempo de você fazer um teste e ver se nesses 3 meses eles cumpriram com o acordo, se produziram um material legal pra você e, principalmente, se sua carreira alavancou.

No mais, vai em frente. De uma forma ou de outra, vai ser experiência ganha.

E acima de tudo parabéns! Mesmo tirando essa parte toda do estúdio, você disse que foi reconhecida pelo seu trabalho por outros meios e isso é impagável!

Caike_bend
Veterano
# jul/16
· votar


Fala, Gaia, beleza? tive experiência com gravadora/produtora.

1- Pesquise. Pesquise quem são, pesquise o portfólio, converse com os outros artistas com quem eles trabalharam;
2- Contrato para tudo que for fazer. No contrato, deve ter tudo especificado. Todos os itens, contrapartidas etc. Este contrato deve ser autenticado em cartório;
3- É natural que eles peçam isso de você, sobre os ensaios. Na pior das hipóteses, você ensaia;
4- Cuidado com suas músicas. Registre-as. No modo mais barato, você pode registra-la em cartório. Você não vai ganhar nada com isso, mas pode te ajudar em um suposto problema com roubo de música/plágio. É só uma segurança;
5- Não jogue tudo nas mãos deles. Fique por dentro de tudo;
6- Não assine nada que te deixa dúvida. Caso contrário, procure um advogado;

Enfim, basicamente isso. Se precisar trocar uma ideia mais profunda, tirar mais dúvidas etc, pode me chamar no facebook: Caike Falcão.

Valeu!

Synth-Men
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007

Synth-Men
Tenho 12 delas registradas na Biblioteca Nacional. Pretendo só mostrar essas por enquanto - tbm já tinha pensado nisso.


Sendo assim, não temas!
Ao menos veja quais são as propostas e ofertas dos produtores.

Boa sorte!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar


R$ 120,00 é um pouco caro mas não deixa de ser um valor justo para duas horas de ensaio em estúdio. Eu pegaria, mas como teste por um tempo.

No mais, a dica é: consulte SEMPRE um advogado.

Boa sorte!

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Muito obrigada pelos comentários!

Estou enchendo o cara de perguntas... haha Como eu disse antes:

Sobre o histórico, parece que não há muita coisa.. Eles têm praticamente a minha idade, o estúdio tem 6 meses

Pelo que entendi eles nunca produziram um artista antes. Eu estou ficando desconfiada da porcentagem que eles citaram por show/ bar. Porque já tenho tocado sozinha e o cachê é pouco, se for dividir ainda.. Imagina com banda. É complicado ter gente que tope tocar cmg quase de graça, né?! Nem acho justo...

E disseram que mesmo com essa porcentagem, continuariam cobrando o valor dos ensaios, mas que poderiam rever isso mais pra frente.

Eu não sei. Até certo ponto, até hj, consegui fazer tudo sozinha.. Não sei..

Ismah
Lembro de ti, sou bem amadora né?! rs Sobre a animação, acho que é mais pelo conjunto de tudo do que por causa dessa proposta - pq sou essencialmente desconfiada! haha

Buja
Conto sim! Pior que a banda mais famosa do festival vai tocar no meu dia! haha Mas estou contente! \o/

Caike_bend
Mencionaram gerenciar o dinheiro dos shows pra uma divisão final no fim do mês, como uma empresa. Não gostei. Se tiver que haver um gestor, que seja eu. u.u

Te acho por lá. ;)

Felipe Stathopoulos
Vc acha caro? Seria $ 15/ h. Nos estúdios daqui é bem difícil isso.. Eles deixaram por $ 10/ h até o fim de Agosto, nos horários da promoção que estão fazendo. Seria $ 80 então, nesse primeiro mês...


Ah, quantas dúvidas.. Seria a primeira vez que faria algum tipo de investimento não físico (sem ser em equipamento).

Wade
Membro Novato
# jul/16
· votar


Pelo que entendi eles nunca produziram um artista antes. Eu estou ficando desconfiada da porcentagem que eles citaram por show/ bar. Porque já tenho tocado sozinha e o cachê é pouco, se for dividir ainda.. Imagina com banda. É complicado ter gente que tope tocar cmg quase de graça, né?! Nem acho justo...

E disseram que mesmo com essa porcentagem, continuariam cobrando o valor dos ensaios


Aí já acho jogo ruim.

Se os caras tão recebendo diretamente do seu ganho com os shows, ceder o local de ensaio deveria ser uma cortesia (2h por semana não é nada).

O seu valor como artista começa a definhar na balança. Fica como se você dependesse deles, quando na realidade deveria ser o contrário.

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Wade
Verdade. Não gostei... Mas deixa passar. Vou dar uma sumida. Se vierem atrás, negocio com meus pontos. rs

Buja
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007
Po essa eu nao tinha entendido. Os caras querem duvidir cache com voce e banda e tudo? E voce ainda tem que pagar pra ensaiar?

Bom, cada um pede o que quiser ne, a gente so aceita tambem se quiser. Mas ai já achei má fé. Voce ta pagando pra trabalhar. É muito facil ganhar dinheiro vendendo horas em estudio e ganhando por show sem tocar nada. Ou é um ou é outro.

Ou voce paga pra eles valor X para eles te agenciarem com estudio gratis é logico (isso deveria fazer parte do pacote), dinheiro X esse que voce ganha com seu trabalho (shows)...ou a proposta inversa...voce paga pra usar o estudio, e só. Voce mesmo é seu empresario.

É muito lindo eu comecar a te agenciar, vendendo somente o peixe de que tenho muita força de vontade, sendo que nao tenho experiencia no ramo, nao tenho portfolio, e ainda cobro pra voce treinar no meu estudio, e cobro tantos porcentos de cada show seu so porque eu arrumei um esquema de voce entrar la, e ainda tiro do seu cache pra pagar musicos que eu botei pra tocar com voce.
Usando essa comparação, esses caras ai e eu somos a mesma coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Produtora e Gravadora