Novo Roland FA-06/08

Autor Mensagem
Eraques Neto
Veterano
# fev/14
· votar


Cara, esse lance de slots virtuais é fantástico!!!!!

dgsoul
Veterano
# mar/14
· votar


Não sei se já postaram este vídeo mas achei interessante compartilhar para tirarmos nossas próprias conclusões em relação a essa história de "timbres iguais ao Integra 7". Sei q YouTube limita e muito o som real da coisa mas eu particularmente consegui notar diferenças sutis....

Enfim...enjoy!



kokada
Veterano
# mar/14 · Editado por: kokada
· votar


André Luiz Keys
o loco.... todas as SRX no FA??? Muito bom isso!!!! E quando desliga e liga, tem que carregar de novo ou vão estar lá? Não sabia que o FA tem 2 slots... isso quer dizer que ele aceita multisamples de outros teclados tb?

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


kokada
todas as SRX no FA???

Entre aspas, pois as coleções serão disponibilizadas pela Roland Japão. Veja que a coleção Platinum Trax foi disponibilizada. Estas coleções adicionarm novas WAVES no teclado.

O que é possível importar sem reservas, são as programações dos sons da parte de SYNTH do Integra-7, que são PROGRAMAÇÕES.

Quando se fala em sons acústicos, seria necessário importar WAVES então sons acústicos não é possível.

Não sabia que o FA tem 2 slots... isso quer dizer que ele aceita multisamples de outros teclados tb?

Tem os dois Slots, mas a única forma de importar novas Waves é pelos arquivos que serão disponibilzados pela Roland Japão (via site AXIAL). O teclado possui a seção sampler, mas o disparo é feito exclusivamente via pads.

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


Este vídeo demonstra como importar a coleção para o teclado (SLOTS VIRTUAIS)
http://www.youtube.com/watch?v=cADzXiuUmuw

williberg
Membro Novato
# mar/14
· votar


André Luiz Keys
então o korg krome tem a vantagem de ler multisampler?

JeanCarlo
Veterano
# mar/14
· votar


Olha, já tive tantos desamores com produtos da Roland que, apesar de esse teclado me saltar aos olhos, não teria coragem de jeito nenhum.

williberg
Membro Novato
# mar/14
· votar


Jeancarlo
algum motivo em especial?

pety_ocampos
Membro Novato
# mar/14
· votar


Olha.....
To curioso pra saber a resposta do Jeancarlo

f76
Veterano
# mar/14
· votar


André Luiz Keys,
Poderia explicar melhor este negócio de colocar os timbres das SRX no FA? Como é o passo-a-passo para fazer isto? Tem um timbre na Ultimate Keys (SRX-07) que eu amo de paixão e seria maravilhoso poder usá-lo no FA. Isto será possível? O som do timbre soará exatamente igual soava no meu Fantom X6?

JeanCarlo
Veterano
# mar/14
· votar


Na igreja tocava com um Roland... Tinha um piano daqueles típicos da Roland, sabe? Muito bonito, mas tem horas em que você quer o piano realmente, isso me frustrava... Era o XP80 ou 60 eu acho... Fora que os artigos da Roland dos meus amigos que eu vendia no ML eram muito difíceis de ir embora, quase um casamento... Comprei um controlador com placa de áudio que, cá entre nós, não tem peso nenhum no PA, tive que expandir com uma Fast track pra tocar VSTS... Falando em peso de palco... Em geral eles tem timbres muito altos e muito baixos, na troca fica um negócio estranho, as vezes sobra, as vezes falta...
Tá, vamos falar das teclas... Limpar uma vez por ano, trocar as borrachinhas do teclado com uns 3 anos... Aí depois vem a "Síndrome de Apple", o pedal deles é invertido e não pega nos outros teclados, e vice-versa, os adaptadores invertidos também, vice-versa... (Parece bobagem, mas experimenta esquecer o seu pedal ...) Meu Controlador Behringer parecia um Mouse USB, era só plugar e sair tocando! Já o controller, sem drivers, já era. Muitos teclados são assim, mas pra um controlador, algo que não tem som, acho isso inadmissível. O Pen-drive pro GW8 tem que ser da Roland, diz a lenda q é um Pendrive Caríssimo :-( Bom, hoje em dia descobri que o Kingston de 2Gb funciona também...

Visitem a teclacenter, e vejam quantos produtos do Showroom da Roland estão em oferta... Não sei se estou enganado, mas essas coisas deles demoram muito mais pra vender, pq eu não vejo coisas da Kurzweil, Korg, Yamaha, etc assim também, e quando vejo, logo vende.

Então, sei lá... Acho que às vezes foram más experiências, mas muitas assim? Até gosto dos produtos deles, vários timbres excelentes, mas, se fosse pra escolher, ou ficar sem, eu realmente ficaria sem, mesmo com a tecnologia SUPERnatural, e tudo mais

Miguel Paládio
Veterano
# mar/14
· votar


JeanCarlo

Jean, me permita discordar de alguns dos pontos 'negativos' que você citou sobre a Roland.

Não que a empresa seja isenta de falhas (nenhuma é), porém as afirmações que você fez são um tanto injustas.

Tinha um piano daqueles típicos da Roland, sabe? Muito bonito, mas tem horas em que você quer o piano realmente, isso me frustrava... Era o XP80 ou 60 eu acho...

Bom, se fosse realmente um XP, ele não é considerado piano, e sim, um workstation. A Roland tem em seu acervo alguns pianos digitais (como o V-Piano, por exemplo) e mesmo não sendo uma empresa que fabrique pianos acústicos (como a Yamaha), faz bem seu trabalho. Lembrando também que os pianos da linha XP eram altamente requisitados na época (e até hoje, pelos mais saudosistas...). Realmente passava longe do som de um piano acústico de cauda, porém tinha um timbre agradável e bonito.

Fora que os artigos da Roland dos meus amigos que eu vendia no ML eram muito difíceis de ir embora, quase um casamento.

Existe uma rotatividade muito grande entre os equipamentos Roland, inclusive os de baixo-custo como os da linha Juno e dos teclados como GW8.

Comprei um controlador com placa de áudio que, cá entre nós, não tem peso nenhum no PA,

Aqui não entendi sua afirmação. Como você mesmo disse: Controladores não tem som nenhum, e placas de áudio, também não, então como não ter 'peso' no PA? O que você estava controlando? Um módulo? Um teclado? Porque mesmo com um controlador de teclas ruins, não interfere no peso do que é controlado. Seu controlador tinha sons internos? Qual o modelo dele?

o pedal deles é invertido e não pega nos outros teclados, e vice-versa, os adaptadores invertidos também

Na verdade, já ouvi muito sobre essa questão de pedais 'invertidos'. O que eu achei estranho é que a maioria das pessoas fala isso dos outros pedais (que você citou), como os da Korg, Kurzweil, etc... rs. Inclusive alguns vendedores coagem seus clientes de que 'pedal da Yamaha só pega na Yamaha', 'pedal de Roland só pega em Roland', 'Korg não é qualquer pedal que pega...', sendo que isso é apenas uma questão de polaridade positiva ou negativa. Se você tem um pedal com polaridade positiva e quiser passar para negativa (ou vice-versa) é só alterar a polaridade em: A - no próprio pedal (alguns tem essa opção), B - no teclado (nas configurações) ou C - pisando no pedal e ligando o aparelho. Uso um pedal de piano da Roland no meu Korg e em menos de 2min 'resolvi' esse problema indo no modo Global.

Meu Controlador Behringer parecia um Mouse USB, era só plugar e sair tocando! Já o controller, sem drivers, já era.

Os controladores Roland também são assim, só ligar e tocar (ex.: Roland A-800, Roland A88 etc...). Mais uma vez peço que diga qual era o modelo que você tinha.

O Pen-drive pro GW8 tem que ser da Roland, diz a lenda q é um Pendrive Caríssimo

A Roland possui um pendrive personalizado com a logo da empresa, porém como você mesmo disse: Um Kingston 2GB também funciona, e acrescento, qualquer pendrive (que esteja formatado para o aparelho) irá funcionar. Tive um Juno Di e usei uns 4 pendrives diferentes (nenhum Roland) sem problemas nenhum.

Quanto à questão dos timbres terem o volume desnivelado, concordo com você, realmente os antigos teclados Roland apresentavam essa variação brusca de ganho, mas isso foi corrigido há uns 10 anos atrás, no mínimo.

Bom, escrevi demais rs, mas o motivo principal é porque eu acho que a gente deveria dar uma chance pra Roland. O FA é incrível e lá fora todos estão comentando sobre ele.

Lembrando que é apenas minha opinião pessoal. Um grande abraço à todos e espero pra ouvir suas opiniões. :)

JeanCarlo
Veterano
# mar/14
· votar


Miguel Paládio
ele não é considerado piano, e sim, um workstation
Essa parte eu não quis dizer que fosse um Piano Digital Dedicado, e sim, o Patch de Piano do teclado!
O que você estava controlando? Um módulo?
Eu toco ao vivo com VSTs!
Quanto ao pedal, o meu tartaruguinha quadradinho pegava em todos os teclados, menos nele, sei lá... Mas no geral, achei interessante a sua réplica, bem válida e construtiva!

Agora, já viu... Trauma é trauma.... Esse negócio da Rotatividade é ruim pra mim, que sou pobre duro, tenho que comprar um instrumento e ficar com ele pelo menos uns 10 anos...

Miguel Paládio
Veterano
# mar/14
· votar


JeanCarlo

Sei como é. Tive que vender meu Juno Di pra comprar o Kronos, mas adivinha só... Consegui 2000 reais em dinheiro nele (o que me ajudou muito) hehe.

Eu acho que o FA, por ser lançamento, vai vender que nem água, porque até agora é um dos únicos lançamentos originais Roland deeeesde o Fantom G (em matéria de workstation, lógico).

E brasileiro adora esse negócio de 'mesmo som da linha tal'. Só de saber que tem sons do Integra, já vendeu metade do produto rs

pety_ocampos
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: pety_ocampos
· votar


Bom dia Srs.
to aqui pra fazer uma pequena contribuicao para o Topico com um video interessante.
Comparacao Roland FA 06/08 ha outros de sua caterogoria. #interessante. Detalhe....sao 2 videos

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=8fomvqET-IU

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


williberg
então o korg krome tem a vantagem de ler multisampler?

Wow. Não sei se ele tem este recurso viu! Seria legal o pessoal que possui o Krome informar sobre isso.

A necessidade de usar ou não sampler no teclado, depende muito dos timbres originais de fábrica. Particularmente, pro meu uso, não vejo necessidade de usar sampler no FA-06. Sinceramente é um teclado que atende bem no que se propões (workstation mid-level).

JeanCarlo

realmente comparar um teclado de 1996 com um de 2014 é covardia. A tecnologia mudou muito de la pra cá.

Mesmo trabalhando todos os dias com sons Roland, é fato que o som de piano dos XP não é um legítimo som de piano acústico.. é um som de piano do XP que fez história, mas nem por isso simula com perfeição um piano acústico. Isso mudou e muito nas novas linhas.. vide os sons da linha JUPITER e do próprio FA... os RD então., nem se fala...

O pendrive do GW-8 não tem que ser obrigatoriamente Roland, mesmo porque o pendrive com a marca ROland, possivelmente nem seja desenvolvido pela Roland. A limitação está em utilizar um pendrive de até 2GB por conta da velocidade do leitor USB do Prelude/GW-8. Nos demais teclados, você poderá utilizar pendrives de maior capacidade sem problemas.

Por fim, sugiro que ao menos teste um FA-06/08.. eu me surpreendi.

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


f76

Poderia explicar melhor este negócio de colocar os timbres das SRX no FA? Como é o passo-a-passo para fazer isto? Tem um timbre na Ultimate Keys (SRX-07) que eu amo de paixão e seria maravilhoso poder usá-lo no FA. Isto será possível? O som do timbre soará exatamente igual soava no meu Fantom X6?

Não é possível importar qualquer timbre das SRX, pelo menos não até agora.

A Roland Japão irá disponibilizar coleções destas placas para download, mas não há informações se serão as waves das 12 placas ou apenas de algumas. Até o momento, a Platinum Trax foi disponibilizada.

Eu respondi ao KOKADA de como é processo de importação. O limite é de duas coleções. No Integra-7 são até 4 placas SRX carregadas.

f76
Veterano
# mar/14 · Editado por: f76
· votar


André Luiz Keys
Não é possível importar qualquer timbre das SRX, pelo menos não até agora.

A Roland Japão irá disponibilizar coleções destas placas para download, mas não há informações se serão as waves das 12 placas ou apenas de algumas. Até o momento, a Platinum Trax foi disponibilizada.


André, obrigado por responder mas não entendi. Primeiro você disse que "não é possível importar qualquer timbre das SRX" e depois disse que "a Platinum Trax foi disponibilizada" e que respondeu ao Kokada como é o processo de importação. A Platinum Trax não é uma SRX? Então é possível colocar os timbres dela no FA-06? E futuramente, seguindo o mesmo processo, conforme forem sendo disponibilizadas será possível importar também as demais?

outra pergunta: Sabe dizer se a Roland pretende lançar um workstation top de linha para sucessão do Fantom G?

f76
Veterano
# mar/14
· votar


André Luiz Keys,
Desculpe tantas perguntas, mas é que estou muito interessado no FA-08 e quero estar bem seguro antes de comprar para não me arrepender depois. A pergunta é: No FA-08 há corte de som na troca de timbres se eu estiver com o pedal de sustain (hold) acionado?

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


f76
E futuramente, seguindo o mesmo processo, conforme forem sendo disponibilizadas será possível importar também as demais?

Exatamente. Esse é o motivo de eu não poder confirmar se todas as SRX serão disponibilizadas ou não... só o tempo irá dizer... eu torço pra que sim, até porque eu vou comprar um FA-06.

Sabe dizer se a Roland pretende lançar um workstation top de linha para sucessão do Fantom G?

Bom, se você não fizer questão do sampler nas teclas, o FA-06/08 em timbres é melhor que o Fantom-G...

No FA-08 há corte de som na troca de timbres se eu estiver com o pedal de sustain (hold) acionado?


Não há corte.. ele tem a função Patch Remain...

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


Ah.. hoje quem for no Show da Aline Barros no Citibank Hall (Antigo Credicard Hall), vai ver o FA-08 e RD-800 em ação. O tecladista dela, Clauber Stewart é parceiro Roland e está testando as novas máquinas ao vivo!

elektrodisco
Veterano
# mar/14
· votar


Andre, tenho um fantom x7. O FA srria superior a ele em qualidade de timbres ?

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


elektrodisco
Andre, tenho um fantom x7. O FA srria superior a ele em qualidade de timbres ?

Em minha humilde opinião, SIM, em todos os sentidos!

O SuperNatural, não é só um nome que inventaram pra fazer média... faz muita diferença no timbre mesmo!

kokada
Veterano
# mar/14 · Editado por: kokada
· votar


André Luiz Keys
quando o FA estará nas lojas? E o showroom da Roland, pq acabou na Teodoro?

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


kokada
Ele estará nas lojas em abril.

Até peço desculpas a vocês pois como estamos viajando bastante e atendendo as lojas, está dificil de marcar uma visita pra conhecerem o FA aqui na Roland.

Há algum tempo a Roland está em Cotia, no prédio sede, onde todos os departamentos foram integrados, já que é um prédio muito grande.

O escritório da Teodoro fechou em 2012 se não me engano.

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


ÓTIMA NOTÍCIA QUENTINHA RS:

Nova expansão para o FA-06/08

EXP-02 Keys Collection for the FA-06/FA-08
http://axial.roland.com/articles/exp-02-keys-collection/

São 406 sons e 629 Waveforms!

Sons da década de 60 / 70 e 80..

Além de sons sintéticos há vários sons essenciais de pianos, pianos elétricos (tipo Rhodes e FM).. coisa de louco! rs

Acabo de testar e gostei muuuito do que ouvi!

Richmiranda
Veterano
# mar/14
· votar


André Luiz Keys

Amigo, existe alguma programa de PC que possa acessar as waveforms da expansão EPX-02, exemplo, editores de sampler? Abraços.

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


Richmiranda

migo, existe alguma programa de PC que possa acessar as waveforms da expansão EPX-02, exemplo, editores de sampler?

[MODO BRINCADEIRA ON] Não.. se não não venderia o teclado.. rs... [MODO BRINCADEIRA OFF]

O formato é de arquivo de sistema do teclado, logo, só pode ser interpretado por ele.

Agora, um teclado de 5K com tantas possibilidades... vale a pena investir...

pety_ocampos
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: pety_ocampos
· votar


André Luiz Keys

Gosto de suas colocações e observações de um modo geral aqui no grupo.
Acho muito profissional e imparcial. Parabens!

Tenho um juno Di, e pouco recurso (G.R.A.N.A ) pra ficar brincando de trocar de teclado.
E o que vejo e muita comparacoes entre marcas, no caso .....FA x Krome.
Entao gostaria de ouvir de voce porque deveria optar pelo Roland Fa, o que me daria a frente em relacao a outras maquinas hoje do mesmo nivel.

Pergunto a voce, justamente pelo profissionalismo..pois ha muita gente falando uma coisa, outros outra coisa. Muitas comparacoes e fans de uma marca que a defendem as vezes sem ter razao.

Me chama atencao o Fa, porem nao conheco o Krome por exemplo, moxf e dai vai. Pois minha cidade e ainda e limitada pra ficar testando...Cehga na loja ja some no outro dia.nem ve o cheiro, kkkkkk

Agradeco muito se puder me ajudar, pois ira influenciar se saco dinheiro da poupanca ou nao, entende? srsrsrsr

Richmiranda
Veterano
# mar/14
· votar


[MODO BRINCADEIRA ON] Não.. se não não venderia o teclado.. rs... [MODO BRINCADEIRA OFF]

Rsrsrsrs....

Perguntei isso porque os usuários do Yamaha Motif XS ou XF podem ter acesso às waveforms disponibilizadas na net através do programa Motif Waveform Editor. Pensei que a Roland tinha algo parecido, mas valeu pela resposta. Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland FA-06/08