Novo Roland xps-10

Autor Mensagem
Dsilva09
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Dsilva09


Eai galera, estava dando uma olhada no canal da Roland Brasil no YouTube e me deparei com o vídeo de apresentação da nova máquina. Faz uma hora q eles publicaram.

Por enquanto,informações sobre ele são essas, como pode ser visto aqui: http://roland.com.br/products/details/200125/632
A proposta é unir os melhores sons da linha Juno e XP num teclado leve(apenas 4kg) e barato, embora o preço não tenha sido divulgado também. Nele vem os pads,famosos da linha Fantom e a princípio ele suporta samplers, mas não achei tão clara a forma como eles colocaram, a tal função "Sample Import", me corrijam se eu estiver errado.

Dsilva09
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Dsilva09
· votar


Uma demo dele que saiu a pouco tempo...

Synth-Men
Veterano
# jun/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


Entrei lá no site da Roland Turquia para ver os detalhes.

Não parece ser um Workstation, mas sim um super rompler com quase 1.300 sons e leitura de samples até 32MB.

A grande novidade neste teclado é o transposer dele que é capaz de transpor 1/4 de tom, conforme os instrumentos orientais ou do oriente médio. Está carregado com os instrumentos de região.

Nos sites orientais da Roland está mais explicado, por que parece que este lançamento está mais voltado para lá. Na Índia por exemplo ele foi lançado no inicio do mês.

Parece não ter ritmos e nem sequencer (pistas de gravação). Ao menos isto não está especificado na ficha técnica. O que o deixa com a suposta cara de synth.

A "primeira impressão" e não opinião (não tem como formar uma opinião ainda por que não testei) é que parece um A800 turbinado. kkkkkkkkkkkk!



Se você entende turco, traduz ai pra gente. Eu cometi a infelicidade de usar o Google Tradutor para isto e neste momento eu devo estar na lista dos procurados da Turquia. Só saiu besteira. KKKKKKKKKKK!









vadimvv
Veterano
# jun/14 · Editado por: vadimvv
· votar


Parece um substituto para o Juno Di. Deve ser por isso que está rolando tanta promoção do Juno Di por aí.

E já estava na hora, os timbres estão bem melhores.

E se vier com um editor tão bom quanto o do Juno Di, vai ser um excelente upgrade.

Aqui tem bastante info: http://www.roland.co.in/products-2/xps-10-synthesizer/

JeffersonX
Veterano
# jun/14
· votar


Hum... posso estar errado, mas não acho com cara de substituto do Juno Di. Aparenta ser mais simples. Os timbres me agradaram muito.
Visualmente lembra alguns controladores Edirol.
Não sei se é impressão minha, mas me parece que a Roland, a partir das novas workstations FA, está fazendo novamente produtos mais equilibrados, sem "inventar moda". Alguém mais está com essa sensação?

Dsilva09
Membro Novato
# jun/14
· votar


Lá no site também tá dizendo que os timbres de acordeon e os kits de percussão foram escolhidos por músicos Brasileiros. Seria o grupo de timbres dele específico pra cada região? Porque eu vi outro video da Roland Índia com timbres de instrumentos tradicionais por lá

Acho também que poderá ser um substituto do Di, ainda mais por eles falarem de 'preço pequeno' já que o Di é(ou era) o synth de entrada


vadimvv
Veterano
# jun/14
· votar


Só faltou um link chinês para caracterizar como um teclado para os países do BRIC, pois Brasil, Rússia e Índia já estão com dados do teclado... que louco isso.

Seria uma questão de poder financeiro ou timbres regionais ?!

waltercruz
Veterano
# jun/14
· votar


Realmente deve ser a carcaça do A800 um pouco modificada.

Synth-Men
Veterano
# jun/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


vadimvv
Dsilva09


Este teclado parece ter menos recursos que o Juno DI. Não deve vir para substituí-lo. Muitos bons teclados não tiveram substitutos e a fila andou assim mesmo.

Apenas como primeira impressão e não opinião formada:

Não achei os timbres melhores que o Juno DI. A Roland deixou claro na apresentação o seguinte: Timbres do XP 10/30/60, D50 e série Juno. Isto por que estes teclados fizeram muito sucesso no oriente médio devido a seus preços.

Os timbres parecem ter o mesmo nível de qualidade dos citados acima. Como melhorar um timbre que já está há anos em seu banco de dados? Nem por isto vai perder o prestigio. Os timbres são bons.





"Lá no site também tá dizendo que os timbres de acordeon e os kits de percussão foram escolhidos por músicos Brasileiros. Seria o grupo de timbres dele específico pra cada região? Porque eu vi outro video da Roland Índia com timbres de instrumentos tradicionais por lá"

Um teclado com quase 1.700 timbres, deve ter instrumento até de Nauru, o menor país do mundo e menos visitado, com cerca de 200 turistas por ano, dois táxis e dois aviões. Se a Roland quiser vender produto lá, vai puxar a sardinha.





"Não sei se é impressão minha, mas me parece que a Roland, a partir das novas workstations FA, está fazendo novamente produtos mais equilibrados, sem "inventar moda". Alguém mais está com essa sensação?"

Também tive esta impressão. É um teclado super equilibrado no que oferece. Só o necessário, sem thururu e guero-guero. Sem falsas promessas de contatos extra-terrestres e passagens para outras dimensões, sem grandes apresentações. Tem tudo para dar certo.

Igrejas, bandas, estúdios para ensaios, escolas de música, parece que vai dar certo. Bons timbres e recursos úteis. Dá para arrebentar!

Se este teclado vier mais caro que XW-P1/G1 é sacanagem. Comprá-lo vai ser mais ainda.

JeffersonX
Veterano
# jun/14
· votar


Talvez podem vir outros da série XPS com mais recursos para substituir Juno Di e Gi. Sei lá, um XPS20, 30, ou algo assim. Vamos ver nos próximos meses se aparece algo.

TrebleH
Veterano
# jun/14
· votar


Cara,

Quando eu Li... novo Roland XPS ...

Pirei... (Achei que seria um substituto para Fantom G ressuscitando a linha XP).

Estou um pouco triste agora.

Parece ser um bom teclado... e se vier num bom preço... será muito bem vindo...
Mas a cara de Edirol... e o fato de não ser um TOP... me deixaram chateado :/

#lançaumTOPRoland!

TrebleH
Veterano
# jun/14
· votar


Por outro lado, um XPS-10... certamente será apenas o filho Junior de algo maior... creio eu

Quem sabe não vem ai um XPS 80? 50? 30? etc...

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


TrebleH

...Ou apenas mais um entry level para quem está na pior mas ama música e não quer se render aos PSRs...

Se isto tudo estivesse acontecendo nos anos noventa, eu estaria vibrando!!!

Mas com certeza, tem um monte de iniciante vibrando agora!!!

A Roland é inteligente... este aí vai vender como água mineral no 3º mundo vende!!!

vadimvv
Veterano
# jun/14
· votar


Não achei os timbres melhores que o Juno DI
Pode ser impressão minha, mas estou comparando com o Juno Di que tenho em casa e estou acostumado com o timbre dele.
Assim que chegar nas lojas eu dou um pulo pra dar uma ouvida.

Em relação aos recursos eu achei que fizeram algumas trocas, tiraram alguns e acrescentaram outros.

Fiz uma tabela comparativa entre os modelos pelos informações que já estão disponíveis: https://drive.google.com/file/d/0B-6k9VMVLqwjczNhX096Q0ZaWVk/edit?usp= sharing

Uma coisa interessante, peguei o MidiImplementation dos dois e comparei, nem o ModelId deles mudou, é o mesmo, mudou quase nada.
ModelID = 00H 00H 3AH

Se você for olhar o mapa de memória, é praticamente o Juno Di, só fizeram as mínimas alterações !!!

Pra mim: Pegaram o Juno Di, colocaram mais patchs, editados ou reais, não sei. Alteraram o layout e deram outro nome.

Quem quiser conferir é só dar uma olhada nos documentos e verá o mesmo.

Cara, o caso é bizarro demais. Pois até as mensagens para o D Beam Select está no manual para o XPS-10 !!! Mas eles retiraram, as atribuições do D Beam. Endereço: 00 09

Uma diferença que encontrei, pág. 10 do XPS, não há as seguintes mensagens, o comparativo fala sobre essa diferença:
Rolled Chord Type (0 - 2) | UP, DOWN, ALTERNATE |
Arpeggio Step (0 - 32) | AUTO, 1 - 32

Cara, parei na pág. 20, quem quiser comprovar é só dar uma olhada. Certamente vão lançar um editor também, pois é quase tudo igual !
A programação dos tones é EXATAMENTE a mesma.

Que bizarro !!!

JeffersonX
Veterano
# jun/14
· votar


Greenwood
Concordo! Uma sacada inteligente. E também vejamos pelo lado da inclusão. Já é uma porta de entrada para iniciantes poderem ter seu primeiro sintetizador. Bom, isso se for um preço justo. Ajuda aí né Roland? rsrs

Dsilva09
Membro Novato
# jun/14
· votar


vadimvv
Vish, então vou ficar com meu Di mesmo rs.. Entretanto os pads e o suporte a samplers me chamaram atenção, vamos ver o preço pra ver se compensa.

vadimvv
Veterano
# jun/14
· votar


Vish, então vou ficar com meu Di mesmo rs.. Entretanto os pads e o suporte a samplers me chamaram atenção, vamos ver o preço pra ver se compensa.
Além dos pads e de mais botões no console, foram as mudanças ocorridas. Além das funções que foram capadas !

Mas vendo o vídeo parece que o piano está melhor, mas isso só testando pessoalmente quando chegar nas lojas.

Na descrição, o que há de mais comédia é: "Many sounds are derived from JUNO-Di."

kkkkkkkkkkkk

Synth-Men
Veterano
# jun/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


vadimvv

"Cara, parei na pág. 20, quem quiser comprovar é só dar uma olhada. Certamente vão lançar um editor também, pois é quase tudo igual !
A programação dos tones é EXATAMENTE a mesma.

Que bizarro !!!
"

Quem sabe o editor do Juno Di já serve para o xps?
Ah! Cara a tua tabela de comparação está massa!


Parece que em relação a custo beneficio este teclado foi resumido e desvendado com os seguintes posts:

JeffersonX

"Hum... posso estar errado, mas não acho com cara de substituto do Juno Di. Aparenta ser mais simples. Os timbres me agradaram muito. "



vadimvv

"Só faltou um link chinês para caracterizar como um teclado para os países do BRIC, pois Brasil, Rússia e Índia já estão com dados do teclado... que louco isso.

Seria uma questão de poder financeiro ou timbres regionais ?!"



waltercruz

"Realmente deve ser a carcaça do A800 um pouco modificada"




TrebleH

"...Parece ser um bom teclado... e se vier num bom preço... será muito bem vindo...
Mas a cara de Edirol... e o fato de não ser um TOP... me deixaram chateado :/
#lançaumTOPRoland!"



"...Por outro lado, um XPS-10... certamente será apenas o filho Junior de algo maior... creio eu

Quem sabe não vem ai um XPS 80? 50? 30? etc..."



Greenwood

"...Ou apenas mais um entry level para quem está na pior mas ama música e não quer se render aos PSRs..."

"...Se isto tudo estivesse acontecendo nos anos noventa, eu estaria vibrando!!! Mas com certeza, tem um monte de iniciante vibrando agora!!!"

"...A Roland é inteligente... este aí vai vender como água mineral no 3º mundo vende!!!"



JeffersonX

"Concordo! Uma sacada inteligente. E também vejamos pelo lado da inclusão. Já é uma porta de entrada para iniciantes poderem ter seu primeiro sintetizador. Bom, isso se for um preço justo..."

sonicsbr
Veterano
# jun/14
· votar


Nele vem os pads,famosos da linha Fantom e a princípio ele suporta samplers

interessante. O EP é bem interessante pela Demo. Num entanto, isso me cheira a XP10 em relação a XP80 na época do seu lançamento. Na minha modesta opinião, a Rol anda meio decadente... Falta algo marcante nela desde a época dos XP. Acho que ele fica como o MX61 em relação ao Motif, timbres de Motif... (?!?)

petu_ce
Veterano
# jun/14 · Editado por: petu_ce
· votar


A Roland foi esperta nesse XPS-10. Pegou um controlador A800 Pro e colocou timbres nele, além de uma entrada para pendrive (leitor de áudio). A seu favor estão os faders e os pads, incomuns nos entry levels. Como é compacto e leve, só resta confirmar o preço no Brasil pra ser uma boa opção.

JeffersonX
Veterano
# jun/14 · Editado por: JeffersonX
· votar


petu_ce
Realmente, esses faders e pads são novidades nessa categoria. Principalmente se podem ser utilizados como drawbars nos órgãos e para controlar o volume nos layers. Não vi se isso será possível. Se for, muito bacana.

Vamos ver também a questão de preço. Principalmente com os preços dos novos Casio XW-P1 e XW-G1. Apesar da Casio sofrer preconceito no mercado, esses novos synths aparentemente ficaram interessantes e parecem ser mais completos do que o Roland XPS10. Então a Roland Brasil deve prestar atenção nesse detalhe. A seu favor tem o nome já estabelecido no mercado brasileiro. Mas não pode esquecer que para o consumidor final, o "arranco no bolso" muitas vezes pesa.

Uma opinião minha com relação às demos: achei legal a demo da Índia. Gosto desses elementos da música deles, 1/4 de tom, e cítara. Algumas bandas que gosto (Nightwish, After Forever e Dream Theater) já usaram esse timbre e ficou muito interessante.

André Luiz Keys
Veterano
# jun/14
· votar


Senhores,

Vou procurar aos poucos responder as perguntas de todos.

Falando em timbres, ele tem muito do que o Juno-Di tem, e nossa contribuição se ateu em colocar timbres essenciais e clássicos.

MidiEd Grand (XP-80) é um deles...Brass do Fantom-X (quem lembra daquele Brass com Fall???).. vários sons que só tinham em teclados mais caros, acordeon do BK-9, tudo no XPS-10.

O preço é o melhor de tudo.. R$ 2.299,00 !!!

André Luiz Keys
Veterano
# jun/14 · Editado por: André Luiz Keys
· votar


TrebleH
Pirei... (Achei que seria um substituto para Fantom G ressuscitando a linha XP).Estou um pouco triste agora.
Parece ser um bom teclado... e se vier num bom preço... será muito bem vindo...
Mas a cara de Edirol... e o fato de não ser um TOP... me deixaram chateado :
#lançaumTOPRoland!


Acho que vale a pena você testar os novos FA.

Apesar de não ter o glamour do aço escovado do Fantom, a parte sonora (que é o que realmente interessa) veio beemmm melhor que o Fantom...

Ai alguns dizem... Ahh mas não tem sampler pras teclas... realmente o Fantom-G precisava de sampler em alguns sons como piano acústico (na minha opinião), mas este e muitos outros sons melhoraram demais no FA eliminando a nessidade de uso de sampler. Pra quem quer usar, basta usar o teclado como interface e um notebook e terás os samplers..

A possibilidade de expandir gratuitamente através dos slots virtuais.. enfim.. lançar um teclado TOP pra poucos terem condições de comprar, as vezes pra gente que é aficcionado é uma coisa, mas pra grande maioria dos músicos não é nada bom. Nem todos tem 10K pra comprar um teclado...

Acho que a grande sacada é a "era da inclusão"... permitir a todos que tenham acesso aos melhores timbres...

TrebleH
Veterano
# jun/14 · Editado por: TrebleH
· votar


André Luiz Keys

Obrigado pela dica, estou ansioso para que esse teclado chegue por aqui.

Por incrível que pareça, nem o Vr09 deu pra eu testar :/

Os poucos que tinham foram sido vendidos. Assim que chegar o FA (que parece ser uma excelente máquina) pretendo testar e, quem sabe, levar um pra casa ...

Valeu.

Quanto ao XPS-10... na demo que eu ouvi, se eu fechasse os olhos diria que é um Juno Di... sem problema algum. Diferenciando, no máximo, um ou outro som. Acho que, já que a Roland está refazendo um teclado, eles poderiam pelo menos não ter copiado os Edirol. A aparência dele eu acho que deixou muito a desejar. Espero que no palco ele fale bem (apesar de ser um Entry Level)

JeffersonX
Veterano
# jun/14 · Editado por: JeffersonX
· votar


TrebleH
Quando chegar o o seu FA posta aí depois no tópico dele as suas impressões. Eu pensei pegar um também, mas queria um teclado com 73/76 teclas. Então isso pesou a favor do Krome 73. Pelas demos que vi e ouvi, a Roland acertou no FA.

Voltando ao XPS10, acho que está sendo uma tendência essa categoria ser mais compacta. Além de questão de baixo custo, tem um fator legal que é a facilidade de transporte. Tem alguns tecladistas que levam alguns teclados mais compactos. Acho que isso explica lançamentos de produtos nos últimos anos como o Korg X50, Kross, Yamaha MX61 e agora o Roland XPS10. Só não pode levar pra rua, sentar na praça e ficar tocando igual aos vídeos de apresentação desses teclados rsrsrs Sabe como é aqui no Brasil né. Não vai conseguir terminar nem o 1º compasso sem ouvir um "perdeu! perdeu" hahaha

sonicsbr
Veterano
# jun/14
· votar


André Luiz Keys
O preço é o melhor de tudo.. R$ 2.299,00 !!!

Realmente, competitivo.

Acho que a grande sacada é a "era da inclusão"... permitir a todos que tenham acesso aos melhores timbres...

Acho que são as empresas acordando para o mundo dos VSTs e criando soluções de baixo custo para competirem com esses usuários, que são muitos.


TrebleH
A aparência dele eu acho que deixou muito a desejar. Espero que no palco ele fale bem (apesar de ser um Entry Level)

Espero que fale bem no PA, se derivar da linha XP os prés, pode ser que fale razoavelmente bem. Já o Di....

A aparência deve visar o baixo custo, assim como tem feito a Korg, Yamaha, nos entry. Ainda acho o Casio, no afã de crescer novamente no mercado, a opção mais completa, mas é específico, não serve como único equipamento. Os timbres PCM não são muito honestos. Interessante ser pequeno e leve. Pra quem tem teclados pesados, como eu, levar para a casa de um amigo pra brincar é o terror. Desanima mesmo!



SIDIM
Veterano
# jun/14
· votar


André e Leandro Wagner.

Parabéns pela escolha dos sounds na categaoria BRA, foram de muito bom gosto nestes timbres, adoro o West do XP30 :).

Galera este é um otimo lançamento, pois agora a Roland tem um teclado de entrada com os timbres clássicos da marca para a galera que está entrando no mundo dos sintetizadores, podem ter certeza que a procura é grande viu, e já é sucesso nas redes sociais, acho que agora vou aposentar meu A800-PRO em casa para as pré produções e passarei a usar o XPS10 em midi com o KRONOS para além de usar alguns sons dele, usar também como midi controller pois ele também é midi controller pelo USB.

Nos 32 MB de memory interno posso inserir um acordeon Scandalli que carrego comigo a anos rs, e nos Pads, vou inserir meus loops ( parte chata do baile, funk ) hehehe....

Acho que este é o caminho certo que a Roland está tomando, pois o mundo todo está em crise, grandes empresas fechando portas ou saindo do nosso país, e estes teclados com recursos interessantes e preços atrativos são uma cartada de mestre, pois assim a marca se mantém no mercado. De nada adiantaria lançar um produto altamente sofisticado com preços ( culpa do governo ) altíssimos e ficarem apenas de demonstração em vitrines, parabéns ROLAND por mais um projeto que vai ser sucesso, e o mais legal, com pitada Brazuca :)

SIDIM
Veterano
# jun/14
· votar


A Teclacenter, vendedor credenciado Roland Brasil já tem pré venda:
R$2069,00
http://www.teclacenter.com.br/roland-xps-10-sintetizador.html

SIDIM
Veterano
# jun/14
· votar


Criei um grupo no facebook para compartilhar informações sobre este belo lançamento:

https://www.facebook.com/groups/653253084753980/

JeffersonX
Veterano
# jun/14 · Editado por: JeffersonX
· votar


SIDIM
Bem observado! Pode usar essa combinação com um top para controlar e até mesclar sons de marcas (Korg+Roland). Tem muito timbre clássico da Roland que é bacana e mesmo com um Kronos, você gostaria de ter.

O valor está aceitável, para o nosso padrão (governo que entope de imposto as coisas). Pode ser que por ser novidade o preço ainda caia um pouco com o tempo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland xps-10