Novo Roland FA-06/08

Autor Mensagem
André Luiz Keys
Veterano
# mar/14 · Editado por: André Luiz Keys
· votar


Richmiranda

Não conheço o sistema do Motif, mas é provável que apesar do Editor para gerenciar as waves, você ainda precisará do teclado para rodar..

No FA-06 as programações vem prontas e endereçadas.. é como se você comprasse uma placa de expansão, mas é de graça!

pety_ocampos
Entao gostaria de ouvir de voce porque deveria optar pelo Roland Fa, o que me daria a frente em relacao a outras maquinas hoje do mesmo nivel.

Seria antiético de minha parte comparar com modelos de outras marcas, mas posso citar os pontos que acho que são o fator determinante pra adquirir o FA-06:

1) A qualidade dos timbres. Sou tecladista e músico há muitos anos, e fazia tempo que não encontrava um teclado desta faixa de preço, com sons tão bons. Sons estes que normalmente NÃO são encontrados em teclados Mid Level, inclusive da Roland.

2) Facilidade de operação - knobs, pads para disparo de sampler, visor colorido

3) Interface áudio e MIDI / Controle DAW - Apesar de todos os recursos internos do teclado, é fato que o mercado para nós tecladistas cada vez mais exige a interação com um computador, ainda que seja pra aprender. Com o FA você não precisa comprar uma interface de áudio/MIDI além de poder rotear o sinal do computador para uma saída separada (SUB OUT).

Isso é uma mão na roda pra quem trabalha com notebook ao vivo, dispara coisas, usa instrumentos virtuais, etc.

4) Visual / gabinete - O bichinho é bonito! E o melhor, muito leve, mesmo o modelo de 88, ainda assim, as teclas são padrão Roland, ou seja, muito boas.//

5) Possibilidade de expansão - Seja com sons sintéticos através das várias coleções do Integra-7 disponíveis no site Roland Axial, ou as expansões de sons que mencionei antes, que adicionam novas waves no teclado.

Este é um resumo do que me fez fazer o pedido do meu FA assim que testei...

Pra quem tem um Juno-Di como você, você vai sentir uma diferença ENORME na qualidade dos timbres. Coisa antes possível apenas comprando um Jupiter-50/80 ou Integra-7, que custam mais caro.

pety_ocampos
Membro Novato
# mar/14
· votar


Entendi André.

muito obrigado pela atencao!
Realemente os pontos que citou sao notaveis e grande diferenca pelo valor
que e cobrado.
Otimo key, sem duvidas

pety_ocampos
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: pety_ocampos
· votar


André Luiz Keys

Uma duvida se puder esclarecer.
Voce disse que o Fa tem interface audio/midi integrada certo?
e que por isso nao preciso comprar uma placa externa.

Quanto a latencia? o que me diz?
Essa interface poderia se igualar as atuais tipo Fast Track Pro, por exemplo?

Richmiranda
Veterano
# mar/14 · Editado por: Richmiranda
· votar


Não conheço o sistema do Motif, mas é provável que apesar do Editor para gerenciar as waves, você ainda precisará do teclado para rodar..

Não, o editor não precisa de teclado para rodar. Basta apenas pegar os samples no formato do teclado e o programa abre, mostrando todas as ferramentas para edição das amostras e ainda o usuário pode ouvir cada amostra existente. Mas valeu pela informação e pretendo, depois de testar o teclado, claro, adquiri-lo. Só terei que vender meu modulo Roland XV3080 antes.

macba
Veterano
# mar/14
· votar


André Luiz Keys
André, tenho uma dúvida, inclusive é maior porque nem testei pessoalmente algum júpiter.

Mas como fica o som e a qualidade do som e ganho comparando o FA ao Jupiter 50 especificamente? Porque o Jupiter é um instrumento mais caro, serve de interface, mas não possibilita expansão e não é work.

Meio que se o Jupiter 50 não tiver alguma vantagem que justifique, será canibalizado pelo FA06 ou FA08. Qual a vantagem do jupiter?

Greenwood
Veterano
# mar/14
· votar


macba

Bicho, eu tive a mesma dúvida!!! Tipo, SE eu sucumbisse a GAS, eu iria de FA 06 ou Jupiter 50?!?!?!?!

André Luiz Keys

Qual será o público alvo de cada um destes dois teclados?

Eu, por exemplo, gosto de sintetizador com mega qualidade de timbres, muitos presets e , principalmente, muitas possibilidades de edição.

silvG8
Veterano
# mar/14
· votar


Greenwood
Pelo que vejo (e posso estar enganado pois não entendo muito sobre nenhum dos dois instrumentos), o Jupiter-50 é mais instrumento. O bicho é um JP-80 ligeiramente capado, mas ainda assim tem o som do bichão.

O FA parece ser uma versão empobrecida de ambos, com um preço próximo do Jupiter-50.

Ao meu ver, o Jupiter foca em performance e apresentação, é um sintetizador pro sujeito que toca em banda, etc. O FA é um pouco mais pro lado convencional de produção... workstation mesmo.

TrebleH
Veterano
# mar/14
· votar


Seja como for... eu acho que a Roland está precisando usar um pouco mais de inteligência em seus lançamentos. Veja:

Lançaram Juno G... ótimo teclado. Não havia outro Mid... apenas os TOPs... ok
Lançaram o Juno Di... ok... um entry aceitável.
Ai lançam o Gi.. um sucessor capado do G... péssimo custo benefício... mesmo problemas com PA... etc
Ai lançam os Jupiters... 80 (Top)... 50 (Mid)... mto bom
Ai lançam o Vr-09 .. me parece ser um Mid... principalmente pelo preço... não sei se veio substituir a linha Juno... mas o preço é bem incompatível... ok
Ai lançam os FA's com pouco tempo de lançamento dos Vr09.... e Jupiter 50 sendo que ele tem timbres melhores que o Vr.. mas não tão ricos quanto o J50... etc. Eu me pergunto... por que? Seria o lançamento de três Mid's juntos? Qual a lógica disso? O que vai acontecer com o preço dos Vr? Ninguém vai querer pagar caro num Vr9... podendo comprar um Fa. E se puder comprar um Jupiter 50, não vão querer comprar um Fa. É estranho isso.. mas acho que foi um pouco de tiro no pé.

TrebleH
Veterano
# mar/14
· votar


É tipo a Korg com seu X50... PS60 e Kross.... o X50 já tinha aceitação devido aos Tritons... preço... praticidade e leveza... o PS60 é uma atualização disso (?)... e o Kross veio substituir os dois sendo um workstation entry... ou seja... PS60 na minha opinião foi um total fiasco...

fernando tecladista
Veterano
# mar/14
· votar


Ai lançam os FA's com pouco tempo de lançamento dos Vr09
eu vejo o consumidor de VR09 (combo de piano synth e organ) um cara que pode começar em um desse até chegar em algum nord
diferente de consumidor de FA workstation que é o cara que gosta de programar sequenciar e DAWs

Greenwood
Veterano
# mar/14 · Editado por: Greenwood
· votar


E a turma Anti-Roland ataca novamente!!!

Caríssimo TrebleH, olha só...
Ai lançam o Gi.. um sucessor capado do G... péssimo custo benefício... mesmo problemas com PA... etc

Agora presta bem atenção:
Juno G
Wave memory: 64 M Bytes equivalent
Preset Memory: Patches: 768 + 256 (GM2)

Juno Gi
Wave Memory: 128 MB (16-bit linear equivalent)
Preset Memory: Live Set: 1,379 / Tone: 788 + 256 (GM2)

Estuda um pouquinho antes de sair jogando pedra, ok?

Sim, André Luiz Keys, como estávamos falando...

André Luiz Keys
Veterano
# mar/14
· votar


macba

Mas como fica o som e a qualidade do som e ganho comparando o FA ao Jupiter 50 especificamente? Porque o Jupiter é um instrumento mais caro, serve de interface, mas não possibilita expansão e não é work.


São propostas diferentes, começando pela quantidade de teclas. Talvez esse seja o motivo de não haver FA de 76 teclas.

Entendo que a grande vantagem do FA é ter tudo que o Jupiter tem de bom (timbres) e os plus: Sequencer, sampler nos pads, etc.

Sinceramente não tive a oportunidade de testar o FA comparando com o Jupiter com mais calma. Pude ouvir os dois tocando no mesmo show, na Aline Barros na semana passada (FA-08 e Jupiter-80) e ambos soam muito bem no PA.

fernando tecladista
eu vejo o consumidor de VR09 (combo de piano synth e organ) um cara que pode começar em um desse até chegar em algum nord

Eu concordo.. a proposta é ser um teclado "pa pum".. ligou tocou, com as edições todas na mão... é fato que o VR-09 não pode ser comparado ao FA-06/08.

TrebleH
E se puder comprar um Jupiter 50, não vão querer comprar um Fa.

Pelos recursos eu particularmente achei o FA mais versátil que o Jupiter.

Pra quem já usou XP, FANTOM, irá tirar de letra a forma de usá-lo.. ele é muito fácil de operar.

silvG8
Veterano
# mar/14
· votar


André Luiz Keys
Eu já fui um dos que usava instrumentos baseando-se em recursos. Atualmente, tento focar mais no som. Longe de achar o FA ruim, diria apenas que o Jupiter-50, em termos sonoros, ainda é superior ao FA. Se ele tem realmente o som do 80, apenas limitado ao "upper tone", posso dizer isso com certeza.

O JP-80 fala bonito... não é pra mim, mas é um instrumento legal e tenho certeza que o 50 também. Já o FA, parece ser uma linha inferior, mesmo que diferente (pois é um workstation), e tenho certeza que a Roland planeja botar algo do seguimento com uma qualidade melhor (o FA tem cara de mid-level, e pelo preço, é o que deve ser).

FMilheiro
Membro
# mar/14
· votar


Olá,

Alguém me sabe dizer como fazer no FA mute e (un)mute a várias partes apenas com 1 sw (sem necessitar ir a cada um dos PAD's).

Obrigado

TrebleH
Veterano
# mar/14 · Editado por: TrebleH
· votar


Greenwood

1º Não sou Anti- Roland... mto pelo contrário... é minha marca preferida

2º O Juno G pode ser expandido via SRX... aumentando as formas de onda e o número de timbres e também permite samples. O Gi não.

3º As especificações que você colocou são totalmente superficiais e não relatam a realidade do instrumento.. quantidade é absurdamente diferente de qualidade o Juno Di tem mais timbres que o G.. mas é melhor?.
Não que o Juno Gi seja ruim (não disse isso)... mas a experiência que tive com ele não me agradou tanto quanto outros teclados. Só para constar, tenho um Juno Di... que é inferior ao Gi... particularmente, eu não vi uma diferença gritante entre eles (Em termos de som), exceto no preço, cuja diferença é muito absurda. Isso é um fato! Não se sinta chateado... não estou julgando seu equipamento... apenas não consigo entender a razão da Roland fazer um teclado que substitua um anterior e retirar dele recursos como Sample e SRX.

4º Se eu estou desinformado ou com informações erradas... é culpa do FCC, pois eu leio sobre teclados aqui TODO O DIA. Os tecladistas aqui me parecem bem informados e sensatos. Bem, nem todos..

TrebleH
Veterano
# mar/14 · Editado por: TrebleH
· votar


Agora é como os amigos ai em cima falaram... é uma questão mesmo de usabilidade

Vr09 -> Praticidade e veio assassinar a linha Juno (minha opinião)
FA's -> Edição aprofundada... briga direta com o Krome Workstation (pra mim, ganha o FA).. etc
Jupiter 50 -> J80 capado.. mas um tecladasso.

É isso... minha opinião.

André Luiz Keys

Tem previsão/rumor de lançamento TOP da Roland ai (Tipo algum que substitua o Fantom G)?

pety_ocampos
Membro Novato
# mar/14
· votar


André Luiz Keys

Uma duvida se puder esclarecer.
Voce disse que o Fa tem interface audio/midi integrada certo?
e que por isso nao preciso comprar uma placa externa.

Quanto a latencia? o que me diz?
Essa interface poderia se igualar as atuais tipo Fast Track Pro, por exemplo?

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


TrebleH

Não estou chateado. Apenas sinto-me na obrigação de esclarecer uma situação quando não acho que retrate inteiramente a realidade.

Sou sim um defensor do Juno Gi, pois tenho conseguido timbres maravilhosos com ele. Ele me proporciona sensações inéditas como tecladista!

Falei sábado com um vendedor de uma grande loja da minha cidade. Ele também é tecladista. Eu perguntei: "bicho por que é que o Juno Gi não vende e a turma ainda detona?". Ele me respondeu o que eu já desconfiava: MARKETING mal feito. A Roland pisou na bola? SIM!!! Mas não foi com a criação do Juno Gi, mas com a falta de lobby e de jabá!!!
Por que é que a Korg deita e rola? pelo marketing super bem feito!!!

Se eu dependesse da galera aqui do fórum, NUNCA tinha comprado um Juno Gi... obviamente tinha comprado um Korg, porque TODO MUNDO aqui "endeusa" a Korg.

Você está coberto de razão: a Roland vacilou ao capar a possibilidade de expansão do Gi... foi burrice mesmo...

Tou me coçando pra comprar um FA 06... mas acho que ainda não vai ser este ano... e sabe por que? Cada vez que eu desconfio que eu preciso de um teclado novo, eu chego em casa, ligo o meu Gi e vou mergulhar nos timbres, nas edições e vou reler o Manual... SEMPRE descubro coisas novas nele!!!

f76
Veterano
# abr/14 · Editado por: f76
· votar


André Luiz Keys, tenho uma questão com relação à comparação entre o Jupiter 80, o Integra-7 e o FA:
Existem teclados mid-level que os fabricantes fazem "pegadinhas" dizendo que têm os mesmos timbres de teclados top de linha (ou então chamam de "derivados") porém o que eles não dizem é que não soam com a mesma qualidade devido a vários fatores (gerador de som inferior, processador de efeitos inferior, amostras inferiores, etc). Então pergunto: os timbres "super natural" do FA e os demais timbres "derivados" do Jupiter 80 e do Integra-7 soam exatamente iguais a estes mesmo o FA sendo um mid-level? Não tem diferença nenhuma? O gerador de som e o processador de efeitos é o mesmo? As amostras são exatamente iguais? [MODO SINCERIDADE ATIVADO] Posso investir meu suado dinheirinho no FA sem medo deste tipo de pegadinha? [MODO SINCERIDADE DESATIVADO]

Berg Varela
Veterano
# abr/14
· votar


Greenwood
TrebleH

Não tenho um Gi,mas um grande amigo meu tem e já tive o prazer de programa-lo varias vezes.

O que eu pude constatar no Gi,é que a ROLAND fez uma bela palheta de som para esse teclado,se semelhando bastante na qualidade sons do FANTOM-G,por isso a não expansão das SRXs,pois tem bastante coisas das SRXs lá.

Se tivesse de usar uma expansão ,serias as ARXs,essas sim muito caras e a Roland teve que abortar o projeto no meio.

O JUNO Di,na minha opinião,é o melhor custoxbeneficio em teclados ENTRY no mercado,mas os timbres são muito diferentes,tanto em qualidade,quanto nas amostra com o Gi.

A maior mancada da ROLAND quanto ao Gi ,foi não colocar o sample do G,que não é um sample propriamente dito,mas muito bom e comecei o meu aprendizado sobre samples ali.

Aquele gravador de TRACKS,é muito bom,mas não é um fator dominante para a compra de um teclado.

A ROLAND com os JUNOS foi bem clara em desenvolver uma linha ENTRY e MID,e foi um grande sucesso de vendas,pois quem não conhece um amigo,igreja,bandas,que não tenha um JUNO da vida.

Artref
Veterano
# abr/14
· votar


Sabe o que eu acho engraçado? Todo mundo opinando cheio de propriedade sobre o FA, e ninguém tocou nele ainda.

Calma, pessoal.

silvG8
Veterano
# abr/14
· votar


Artref
Até acho seu argumento válido, mas vou falar sobre minha experiência. Tudo que comprei até hoje foi sem testar, me baseando em demonstrações (principalmente gravadas em .wav ou algo com qualidade similar), e nunca me arrependi de nenhum dos instrumentos que tive (no quesito som que sai do bicho). Assim sendo, acho válido se basear em demonstrações para tirar conclusões de instrumentos sim... na verdade, vejo que muitas vezes eles parecem até melhores nas demonstrações que pessoalmente (caso do King Korg, Nords em geral, MOXF, SV-1, etc.).

André Luiz Keys
Veterano
# abr/14
· votar


silvG8
(o FA tem cara de mid-level, e pelo preço, é o que deve ser).
Atualmente, tento focar mais no som. Longe de achar o FA ruim, diria apenas que o Jupiter-50, em termos sonoros, ainda é superior ao FA.

O FA é MID-LEVEL. Isso é fato!

Em alguns controles, como sliders para controle das partes em tempo real, o Jupiter ganha.

Acho que falando em sons básicos, a grande vantagem do FA é ter um número maior de sons de piano, eps, rhodes, órgãos. Dai, normalmente, dificilmente não encontrará um tipo de som desejado, ainda mais com as coleções que a Roland Japão disponibilizou para Download.

Em Brass, o Jupiter se sai melhor, pois os sons do FA não são SuperNatural nesta categoria.

pety_ocampos
Quanto a latencia? o que me diz?
Essa interface poderia se igualar as atuais tipo Fast Track Pro, por exemplo?


Se estivermos falando de disparar trilhas, usar instrumentos virtuais, fique tranquilo. Usei neste tipo de situação no Logic e Sonar sem problema algum.

TrebleH
Tem previsão/rumor de lançamento TOP da Roland ai (Tipo algum que substitua o Fantom G)?

Sinceramente, acho que tem muito "caldo" pra sair do FA, antes de pensar em algo maior, afinal, se formos pensar comercialmente, quantos Mid Level são vendidos e quantos Top?

Acho que a Roland acertou a mão nesse teclado. Sons muito bons, num shape leve e com recursos todos a mão, expansível sem custo...

É fato que a Roland sempre vem com surpresas. Veja o exemplo do V-Piano que consumiu anos de pesquisa. Pode ser que haja algum projeto no QG da Roland Japão, mas não tenho notícias sobre algo do tipo (e não poderia falar se soubesse rs...)

f76
Posso investir meu suado dinheirinho no FA sem medo deste tipo de pegadinha?

Questão difícil de responder. Acho que por este motivo muitas marcas usam o termo derivado para não se comprometer.

Meus ouvidos, que não são de pianista (quem é sabe o quanto é aguçado) dizem que os timbres soam iguais.

Usei Jupiter por mais de um ano em palco e posso dizer que os sons do FA soam tão bem quanto.

É fato que podem haver diferenças nos conversores de áudio internos, mas pelo que pude testar, o som vem tão "pancada" quanto dos Jupiter.

Há um vídeo alguns tópicos atrás comparando com o Integra-7.

Artref
Todo mundo opinando cheio de propriedade sobre o FA, e ninguém tocou nele ainda.

Chega esse mês! Algumas lojas no fim do mês já receberão e todos poderão botar as mãos no bicho..

TrebleH
Veterano
# abr/14 · Editado por: TrebleH
· votar


André... e as teclas do FA? São como as dos Juno normais (Juno G, Di...)? Um pouco melhores como as do Juno Stage? Como as dos Fantom? Ou nenhuma das alternativas?

kokada
Veterano
# abr/14
· votar


André Luiz Keys
existe a versão do RD64 pra 88 teclas?

André Luiz Keys
Veterano
# abr/14
· votar


TrebleH
Achei as teclas dele mais parecidas com as do Juno-Gi. Hoje estou só com o FA-08 aqui, então não tenho como comparar lado a lado com o FA-06, mas foi minha sensação.

kokada
Na verdade não, pois existe o controlador A-88 que tem o mesmo desenho, porém não tem os 12 timbres.

O teclado com timbres, mais próximo do RD-64 seria o RD-300NX, porém possui muito mais recursos, mas tem o mesmo sistema de teclas.

f76
Veterano
# abr/14 · Editado por: f76
· votar


f76
Posso investir meu suado dinheirinho no FA sem medo deste tipo de pegadinha?

Questão difícil de responder. Acho que por este motivo muitas marcas usam o termo derivado para não se comprometer.
Meus ouvidos, que não são de pianista (quem é sabe o quanto é aguçado) dizem que os timbres soam iguais.
Usei Jupiter por mais de um ano em palco e posso dizer que os sons do FA soam tão bem quanto.
É fato que podem haver diferenças nos conversores de áudio internos, mas pelo que pude testar, o som vem tão "pancada" quanto dos Jupiter.
Há um vídeo alguns tópicos atrás comparando com o Integra-7.



Valeu, André, gostei muito da sua resposta, sincera e esclarecedora. Muito obrigado.

pety_ocampos
Membro Novato
# abr/14
· votar


Ola Galera.........

segue um dos melhores videos de demonstracao dessa maquina na minha opniao e o que pode se tirar dela.




Gugu tecladista
Veterano
# abr/14
· votar


Se o FA vier com o mesmo peso sonoro que o jupiter 50, coisa que duvido, vai dar uma porrada no krome e no mox.

André Luiz Keys
Veterano
# abr/14
· votar


Gugu tecladista
Se o FA vier com o mesmo peso sonoro que o jupiter 50, coisa que duvido, vai dar uma porrada no krome e no mox.

Quando puder testar vai ter essa certeza... eu já toquei nos dois (e já tive o Jupiter-80 pra uso em palco)..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland FA-06/08