Novo Roland F-120

    Autor Mensagem
    sergiopov
    Veterano
    # mai/12


    Pessoal, foi lançado em dezembro de 2011 o roland f-120, substituindo o bem sucedido f-110. De modo geral dizem que as mudanças mais significativas foram o aperfeiçoamento do mecanismo das teclas e o gerador de som SuperNatural. Não conheci o f-110 mas especialistas dizem que a melhora foi grande (teclas e timbre piano) - alguém aí pode confirmar isso? O meu f-120 chegou semana passada e estou gostando muito. Achei as teclas mais leves que a do P-155 mas mais realista comparando com um piano acústico. Quanto ao timbre de piano acho que dá um empate técnico. De ruim acho que a potência dos alto-falantes poderia ser um pouco maior. Achei este vídeo bem legal que mostra bem os recursos deste bonito piano.



    mg64
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    sergiopov

    Parabéns pela compra. Legal que você esteja gostando. O F-120 utiliza o novo teclado Ivory Feel-G enquanto que o F-110 tinha o PHA alpha II. A Roland divulga que foi um aperfeiçoamento importante, além da nova engenharia de som SuperNatural. Você está achando 12W por canal pouco?

    Este vídeo mostra o lançamento da versão F-120 R, com ritmos e acompanhamentos automáticos.



    Publicado em 20/03/2012 por RolandChannel

    sergiopov
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mg64

    Na verdade a potência dos auto-falantes não é ruim, é satisfatória. Porém, comparando com o Casio PX-830 (20W por canal) que é um dos concorrentes diretos do f120, tem potencia menor. Como disse anteriormente estou muito feliz com o meu piano. Possui 3 tons de piano - o primeiro é o mais recomendado pela roland, o segundo tem um timbre mais suave (para músicas tranquilas) e o terceiro som mais brilhante (agudo). Gostei de todos! Tem um recurso muito interessante de poder tocar piano com cordas ou vozes, achei ótimo. Quanto aos outros tons (30 no total), destaque para o cravo e órgão. Achei esta revisão em um site internacional muito interessante:

    http://www.camdensounds.co.uk/news/news-roland-f-120-digital-piano-rev iew.html

    mg64
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: mg64
    · votar


    sergiopov

    Realmente, 20 W por canal melhora muito a sonoridade do piano sem a necessidade de amplificação externa, principalmente se os auto-falantes tiverem sistema bass reflex. O meu Privia PX-330 tem 8 W (canal) e em um quarto de 3m x 3m, para mim, atende às minhas necessidades em uso residencial. Um timbre que acho super legal nos pianos Roland é o "Jazz Scat", que simula a voz humana ("do be do, do be do ba").

    Pelo preço atual do F-120, ele terá boas vendas.

    Gosto muito das demonstrações deste reviewer alemão:


    Publicado em 02/03/2012 por SessionMusicTV

    mg64
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: mg64
    · votar


    sergiopov

    Boa análise do F-120, mas este site "http://www.camdensounds.co.uk/news/news-roland-f-120-digital-piano-rev iew.html" não tem nem um produto Casio??? "Thumbs down"...

    silvG8
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Só apareci pra comentar o começo do primeiro vídeo....

    Que Balada linda! Ninguém melhor que Chopin no piano!!!


    Pra quem quiser ouvir a música inteira, procure por Ballade No 4 Chopin no YouTube.

    sergiopov
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    silvG8

    Realmente Chopin é divino no piano! Assisti recentemente o filme " O Pacificador" e tem uma cena que o terrorista ensina uma garotinha a tocar piano. Fiquei maravilhado com a música e com muita pesquisa na internet descobri que era dele: Chopin!!! Noturno em fá menor - op. 55 - que já estou quase tocando.

    mg64

    Realmente o timbre "jazz scat" é bem divertido. Fiquei uns 5 dias brincando com os variados sons do f-120 mas depois desse tempo agente acaba ficando mesmo é com os timbres de piano.... Quanto ao site CamdenSounds não vender produtos Casio também me deixou surpreso pois fiquei sabendo que a sua linha Privia tem vendido bastante. Dizem até que o PX-330 está sendo uma pedra no sapato da Yamaha.

    O preço atual do F-120 logo deve sofrer uma alta pois lá fora ele é mais caro que o P-155 - que hoje está em 5 mil. Acredito que o preço mais baixo deve ser estratégia de lançamento.

    mg64
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    sergiopov

    O grande atrativo deste piano é o preço, em função da qualidade. Em algumas lojas é possível comprá-lo à vista por cerca de R$ 3.700,00. Se a Roland decidir aumentar o preço de tabela vai cometer um erro de marketing e afastar um grande número de consumidores que buscam um piano digital de móvel slim, com ótima qualidade.

    Aguardamos ouvi-lo em vídeo tocando Chopin no seu novo Roland.

    Outro vídeo de apresentação do F-120:


    Enviado por rolandukltd em 20/12/2011

    mg64
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    sergiopov

    Sobre a Linha Privia, a Casio está no caminho certo, melhorando seus produtos a cada geração. O Linear Morphing AiF sound source já foi uma revolução. Gosto muito do meu Privia PX 330 e espero que seu sucessor traga outras importantes melhorias.

    Algumas sugestões para a Casio seria incluir no PX 330 alguns filtros de edição de timbres do PX-3 e seus pianos Rhodes e as barras de harmônicos (digitalmente editáveis) dos timbres de órgão do CTK 7000. Auto-falantes com gabinetes bass reflex de 12 w de saída e um equalizador (low/mid/high) tornaria o equipamento perfeito e imbatível na sua categoria.

    sergiopov
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mg64

    Quando terminar de tirar toda a música vou ver se ganho coragem para postá-la no fórum com o meu F-120 - mas a terceira parte dela está se revelando um obstáculo intransponível para mim.

    Sabe me informar se os auto-falantes do f120 são bass reflex?

    mg64
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: mg64
    · votar


    sergiopov

    Pelo que pesquisei dos pianos Roland, o F-120 não possui o "speaker box" no gabinete dos alto-falantes, que torna o som mais grave e encorpado. Infelizmente o F-120 não tem.

    Além disso, alguns modelos Roland ainda possuem o sound control, que permite intensificar os graves ou agudos e um equalizador para modificar as diversas frequências.

    Confio que você conseguirá executar a peça de Chopin e nos brindar com sua apresentação.

    kokada
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Essa linha do F-120 é daqueles pra deixar em casa mesmo, pesadão?

    mg64
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    kokada

    É um piano digital de móvel; o suporte e a barra com os tres pedais fazem parte da estrutura do móvel e devem ser montados ao teclado após a desembalagem dos mesmos. O conjunto todo pesa 34 kg. Não é um stage piano.

    ped.mig
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    supernatural é puro capitalismo bicho
    eu sei q os timbres sao bns
    mas o marketing q a rland faz em cima é besta... rs

    eu tenho dois teclados com timbre supernatural, fantom g & ax synth..

    sergiopov
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: sergiopov
    · votar


    Talvez tenha razão, o SuperNatural da Roland é muito bom mas não vi diferenças significativas em relação - por exemplo- ao Korg SP-170S (timbres de piano), que custa 2 mil reais a menos que o f-120!!

    mg64

    Obrigado pela informação.

    mg64
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    sergiopov

    Este vídeo mostra bem o poder do "speaker box" dos pianos Roland. O FP-7F é um baita piano digital. Tem diversos ajustes do som do piano. O som é ótimo.


    Enviado por SessionMusicTV em 14/05/2011

    sergiopov
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mg64

    A ressonância do timbre piano do FP-7F é a mesma do F-120? Afinal os dois possuem o SuperNatural - ou o FP-7F é superior?

    mg64
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: mg64
    · votar


    sergiopov

    O Roland FP-7F possui a mesma engenharia SuperNatural, mas em função da faixa de preço (cerca de R$ 6.000,00), creio que ele deva incorporar alguns elementos técnicos que tornam o seu som superior a modelos mais simples da mesma marca. É uma estratégia de marketing, que todos os fabricantes utilizam.

    O seu Piano Designer oferece diversos ajustes, permitindo modelar o som ao gosto de cada usuário:

    Lid 0–6
    Adjusts the extent to which the lid of the grand piano is open.
    Lower values produce a softer sound.
    Higher values produce a brighter sound.

    Damper Resonance Off, 1–10
    This adjusts the damper resonance of the acoustic piano sound (the sympathetic vibration produced in strings other than those actually played when you press the damper pedal).
    Higher settings will make the sympathetic vibration louder.

    Hammer Noise -2–0–2
    This adjusts the sound produced when the hammer of an acoustic piano strikes the string.
    Higher settings will produce a louder sound of the hammer striking the string.

    Hammer Response Off, 1–10
    This adjusts the time from when you play a key until the piano sound is heard.
    Higher settings will produce slower response.

    Duplex Scale Off, 1–10
    This adjusts the sympathetic vibrations of an acoustic piano’s Duplex Scale.
    Higher settings will make the sympathetic vibration louder.

    String Resonance Off, 1–10
    This adjusts the string resonance of the acoustic piano sound (the sympathetic vibrations of strings for previously played notes that occur when you play another note).
    Higher settings will make the sympathetic vibration louder.

    Key Off Resonance Off, 1–10
    This adjusts sympathetic vibrations such as an acoustic piano’s key-off sound (the subtle sound that occurs when you release a note).
    Higher settings will make the sympathetic vibration louder.

    Cabinet Resonance Off, 1–10
    Adjusts the body resonance of the grand piano itself.
    Higher values will produce a larger body resonance.

    Damper Noise Off, 1–10
    This adjusts the damper noise of the acoustic piano sound (the sound of the damper releasing the strings when you press the damper pedal).

    Stretch Tuning Off, Preset,
    User (User: -50–0–+50)
    This lets you specify the amount of “stretch tuning,” a tuning method specifically for pianos, in which the high range is tuned slightly sharper, and the low range is tuned slightly flatter. If you select “Preset,” a standard tuning curve created for the FP-7F will be used. If you select “User,” you’ll be able to edit the stretched tuning yourself. Play the key whose pitch
    you want to adjust, then use the [-] or [+] buttons to adjust its pitch.

    Além disso, ele possui quatro settings de equalização, fora os ajustes do usuário (high/mid/low).

    Outro recurso importante é o Harmony:

    Duet - One voice of harmony will be added to yourvoice.
    Trio - Two voices of harmony will be added to your voice.
    Quartet - Three voices of harmony will be added to your voice.

    Fonte: Roland

    sergiopov
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mg64

    Muito bem explicado, amigo.

    mg64
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    sergiopov

    E, aí, amigo. Tocando muito seu Roland F 120?

    fredmma
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    sergiopov

    está gostando do seu Roland F-120?

    estou pensando em comprar um e queria saber a opinião de quem tem.
    ainda não sei tocar piano, mas vou começar a fazer aulas.
    vi esse review nesse site e o cara não recomendou, disse que faz um certo ruído quando as teclas são tocadas com maior intensidade:
    http://azpianonews.blogspot.com.br/2012/05/review-roland-f120-rp301-di gital-pianos.html
    hoje fui a uma loja, achei o piano lindo, mas tive a impressão de que os timbres do yamaha p95 seriam mais naturais, não sei...

    fredmma
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    mg64

    você poderia ajudar com as minhas dúvidas?
    já ouviu falar algo a respeito desse alegado ruído?
    o cara do review disse que piora com os fones de ouvido

    obrigado.

    mg64
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: mg64
    · votar


    fredmma


    Já toquei o teclado Ivory Feel-G e não percebi nenhum barulho anormal em condições de uso em ambiente com fontes de ruídos diversos.

    sergiopov
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    mg64

    Oi, amigo! Desculpe pela demora mas tive ausente por uns tempos. Ando tocando muito meu f-120! Grande piano! Estou tendo aulas 2 vezes por semana há 2 meses e já estou lendo partitura. Toco desde os 7 anos mas sempre foi de ouvido, e agora já tirei quase uma dezena de partituras - estou muito feliz.

    fredmma

    Olá,tudo bem? Olha, quanto ao barulho nas teclas do f-120 realmente é uma realidade - mas que não incomoda em nada. Por dois motivos: você só nota quando usa fone de ouvido e toca com muita força; usando os falantes do piano é impossível escutar o referido barulho. Segundo: pianos acústicos também fazem barulho nas teclas que só não são ouvidas porque não podemos cortar o som com fones de ouvido. Não podemos esquecer que pianos digitais tentam copiar todas as características dos pianos acústicos. Agora, no geral, posso afirmar (como leigo que sou) que o roland f120 é um ótimo piano. Tem um timbre de piano muito agradável, e também gosto do peso das teclas por ser muito parecido com um piano real - apesar de considerar o sistema de teclas GH da Yamaha superior. Conheci o p-85, que precedeu o p-95, mas com certeza o f120 é superior.

    mg64
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    sergiopov

    Que bom que você está gostando do piano. O F 120 tem muitas qualidades. A Roland poderia lançar uma versão dele stage, sem móvel, para quem quisesse transportá-lo mais facilmente. Na questão dos ruídos de teclas, concordo com você que os pianos digitais buscam semelhança com o acústico. Alguns modelos (Nord, por exemplo) chegam a reproduzer digitalmente o barulho do pedal.

    Sobre a leitura de partitura, considero muito importante para o desenvolvimento do músico. Eu sempre estudei teoria musical desde o início e já estou acostumado. Alás, sinto falta da partitura em determinados trechos da música, quando toco de memória.

    Abs e sucesso. Some não e continue nos brindando com o seu conhecimento musical.

    sergiopov
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    mg64

    Obrigado,amigo. Espero que você também continue nos brindando com seu conhecimento técnico como grande conhecedor da linha Prívia Pianos.
    Quanto a versão Stage, parece que o roland fp-4f, que possui teclas ,timbre supernatural e potência dos falantes idênticos ao f120, é a versão Stage piano do mesmo. A diferença é que possui ritmos e saída USB.
    Quanto a partitura, lamento ter começado tão tarde....Tocar de memória acabou me prejudicando muito pois me impediu de aprender a técnica e me deixou limitado na música. Confiava muito na memória e ficava com preguiça de aprender partitura. Bom, mas antes tarde que nunca...

    mg64
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    sergiopov

    Quanto a versão Stage, parece que o roland fp-4f, que possui teclas ,timbre supernatural e potência dos falantes idênticos ao f120, é a versão Stage piano do mesmo.

    Bem lembrado.

    Wagner_Turola
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    O que estão achando do Roland F-120 ? Estou perguntando porque estou quase comprando um usado por 3 mil (usado). Hoje esta valendo a pena? Quem tem ou já tocou oque acha(ou) ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo Roland F-120