Novidade: Korg Kronos

Autor Mensagem
camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


Caramba.....tava olhando o Jupiter 80 com umas demos e fiquei bastante impressionado tb. Não tanto quanto com o Kronos, mas fiquei. Que bela dupla....Kronos e Jupiter 80

tecladoprofusao
Veterano
# jul/11
· votar


_BLACKMORE_
Foi na Synth-BR que eu vi. :)
Como ninguem tinha postado aqui, resolvi trazer a bomba hehe...

expedifer
Veterano
# jul/11 · Editado por: expedifer
· votar


Alexandre Prado

Tambem nao entendi direito esse papo da memoria.
Existem 2 slots , sendo que apenas 1 é utilizado.
No caso da placa usada , a memoria pode ser expandida ate 4 GB.


Tá na cara que essa memória é somente pro sistema operacional, pois tem um PC por dentro. E não adianta pôr outro pente de memória pois esse processador e seu sistema operacional não devem reconhecer mais que 2Gb, tal qual o win7-basic. Alias, ate o win7-homePremiun 32 não reconhece 4Gb, só ate 3Gb o pouco mais, onde apenas sistemas de 64bits reconhecem 4Gb ou muito mais. Mas o que importa é seu HD que permite carregar tudo e tocar tudo, como memória virtual.

COMPARATIVO DOS PROCESSADORES DO KRONOS(ATOM-510) E OASYS(P4-2.8):

http://www.tomshardware.com/reviews/atom-d510-pentium-4-nettop,2649-5. html

O ATOM(DUAL-CORE) GANHA DISPARADO
(depois traduzirei o comentário técnico da página das fotos)

fernando tecladista
Veterano
# jul/11
· votar


tecladoprofusao
Saíram fotos do interior do Kronos na web. Adivinha o que tem dentro...

http://si7-lab.blogspot.com/

Não sei se é fake, mas faz sentido ser assim mesmo. Pra ser sincero, eu sou um dos que ficou decepcionado rsrs...


eu vi o pessoal comentando por outros forum e o que mais me assusta é o fato do pessoal se assustar com isso

qualquer teclado hoje em dia está nesse conceito, é uma placa mãe com um processador e um software que roda dentro
esse conceito vai de qualquer psr ao kronos

a unica diferença é que essa placa não é desenhada especificamente para o teclado, do resto é o mesmo conceito

outra coisa que estranho é o fato de pessoas se deslumbrarem com o Neko e acha estranho o kronos

Alexandre Prado
Veterano
# jul/11
· votar


E não adianta pôr outro pente de memória pois esse processador e seu sistema operacional não devem reconhecer mais que 2Gb, tal qual o win7-basic

Foi exatamente isso que falei num post anterior.
Isso eu acho que é uma p*t@ preguiça da marca,afinal seria facil de resolver,,,Ou entao eles ja tem em mãos algum patch,ou uma biblioteca de presets,combs,etc,etc para serem vendidas separadamente,,,,,tal qual as plaquinhas da roland

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


Alexandre Prado
Não entendo patavina nenhuma de eltrônica ou informática.....mas pq não se pode colocar mais uma memória RAM no espaço presente no Kronos? COm certeza não iria funcionar ou existe algum up grade que reconheça a nova memória?

Alexandre Prado
Veterano
# jul/11 · Editado por: Alexandre Prado
· votar


mas pq não se pode colocar mais uma memória RAM no espaço presente no Kronos?

Alguem com mais experiencia em informatica poderia explicar,,,mas pelo pouco que sei, existem 2 coisas que impedem isso: OS (sistema operacional) e a placa mãe.

No caso da placa mãe, seria um problema fisico de hardware, o tal slot da placa so aceita ate certo numero e certa velocidade dessa memoria (DDR,DDR2,etc).Coisa menos provavel de poder mexer,,nem atualizando a BIOS (eu acho)
No caso do sistema operacional, acredito que o problema passa a ser de software,,,ou seja se voce( a empresa) cria um update pra esse sistema e a partir dai ele possa reconhecer memorias e velocidades maiores.

Se falei alguma besteira , os Bill Gates de plantão podem corrigir :)

Darlan Felix
Veterano
# jul/11
· votar


Alexandre Prado

Isso aê!

expedifer
Veterano
# jul/11 · Editado por: expedifer
· votar


Alexandre Prado
É mais ou menos isso

camiloaquino
Mesmo que existisse uma upgrade, como do win7-basic pro home-premium, pro teclado em sí não iria resolver nada se instalar mais memória, que seria só pro seu sistema operacional. Ocorre que nem o Oasys precisaria tanto pois não trabalha com outros softwares em conjunto, como um PC, que pode carregar digamos uns 5 ou 10 softwares juntos com o win como Sonar, jogos, planilhas, word, Kontact, etc. Então, pra que tanta memória? Seria inútil, excluso carregamento de samples. Mas nesse caso o Kornos resolveu isso com a memória virtual no HD-SSD, onde no Motif XF que não tem HD, optou por se poder incluir ate 2Gb de memória constante. No kornos só lhe sobrou 128Mb, menos que um M3 de 512mb, mas "deve" ser ate mais agil ou igual com essa memória virtula HD (impossível que regridam com um P... sinth desses).

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


expedifer
Pois é....aí ficamos limitados com os samplers que quisermos colocar como por exemplo frases ou trechos de músicas disparados quando estamos tocando....achei que estes samplers gravados no SSD seriam disparados automaticamente. Mas pelo que estou entendendo, teria que passar estes samplers do SSD para a memória RAM para aí ter acesso instantaneo, não é isso? E aí seriam só 128MB de espaço......

expedifer
Veterano
# jul/11 · Editado por: expedifer
· votar


camiloaquino
teria que passar estes samplers do SSD para a memória RAM para aí ter acesso instantaneo, não é isso? E aí seriam só 128MB de espaço......

Vou te explicar um pouco sobre essa NOVA tecnologia, só possível no amplo uso a partir de 2010 face a sua novíssima "super-velocidade":

O Kornos possui um HD "Disk Drives: 30 GB SSD (2.5")", que na verdade esse HD é uma espécie de memoria flash, tal qual um cartão SD ou qualquer pendrive, mas específico, feito para o sistema operacional trabalhar nele numa velocidade ultra rápida, muito maior que de qualquer pendrive, inclusive de muitos HDs móvel-rotacional (disco mesmo). Os pendrive trabalham a no máximo 10Mb/s (o usb 1.0 trabalha a 1mb/s e 2.0 a ate 15mb/s mas isso é raro, chegando no máximo a 7mb/s, e os 3.0 está em teste mas ainda não há pendrive pra ele).

O HD comum, o do teu PC mesmo, chega a taxa de transferêrncia REAL de 20mb/s a 100mb/s nos ultra-rápidos-domésticos, os caríssimos (não vá em propagandas falsas de domésticos). Só isso já é algo incrível pra acionar samples. Mas peca pelo acionamento do motor e inicio de rotação, pelo seu sistema de busca, extremamente lento, pois seu acesso não é aleatório como num SSD, onde depois que "achou" o arquivo, aí é rápido seu carregamento/acesso (faça o teste de buscas num Hd e depois num pendrive e verá que no pendrive é muito mais rápido, mas não no carregamento)

Já um HD-SSD ( cartão de memória sofisticado , tal qual expansões com muitos chips), que não perde tempo em buscas e nem acionamento de motor, chega a supreendentes velocidade de 300Mb/s a 500Mbs/s ou mais, chegando perto entre os outros, de velocidade de acesso, a uma memória RAM, ou seja, com 300Mb/s se carrega novamente todo um kit-sample, coisa desnecessária já que não se toca as 88 notas de uma única vez (falando em samples), onde nos 10 dedos que temos, acionariamos 10 notas numa velocidade que nossos ouvidos não perceberiam algum atraso/latência (em micro-segundo face a essa incrível velocidade), ficando ate "inútil" esses 128Mb de memória RAM pra tocar, disposta pra samples, mas apenas pra edição e aí pode ate faltar, não se sabe bem ainda (a principal função do SSD é eliminar muita memória RAM). Em outras palavras: vc pode acionar tudo direto desse HD que não perceberá absolutamente qualquer latência (nem os ouvidos mais "experts" do mundo). Ou seja, na prática se tem uma "memória RAM" de 30Gb, algo absurdo pra uso de samples, deixando os 2Gb do Motif-XF no "chinelo", mas chamada de memória virtual" pela Korg. O problema desses HD-SSD é que são caríssimos e de baixa capacidade, mas super-velozes, contra os HD convencionais que são enormes, rápidos de carregamento mas de busca lenta (ate acharem) e se danificam/quebram fácil.

No futuro, serão extintos os HDs convencionais e irão prevalecer os HD-SSD, questão de tempo, redução de preço, aumento de capacidade e velocidade de acesso. Acho que em 5 anos no máximo, todo notebook terá isso. A Korg se antecipou. Pra entender mais sobre isso, acesse sobre o que é SSD e na versão traduzida , também veja um modelo de SSD de 32Gb.

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


expedifer
ÉEEE....quem sabe, sabe....um dia chegao lá rsrsrs. Valeu pela aula.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/11
· votar


onde está descrito o SO do brinquedo?

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


_BLACKMORE_
Não sei se no manual dele fala sobre o SO, não tive nem tempo de ler nem uma pag ainda. Mas deve ter alguma especificação sim, pois somando tudo, são mais de 1300pag de leitura. Já tem o manual a disposição pra galera ver.

danielcatolico
Veterano
# jul/11
· votar


expedifer

Finalmente, alguém deu uma explicação razoável sobre a memória virtual do Kronos. (Coisa que nem o Korgman tinha feito ainda).

Valeu irmão.

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


Um pequeno probleminha com a transição de sons do Kronos

http://www.youtube.com/watch?v=jHrFVoeGP00


afinal, já que o que é bom tem que ser mostrado; os problemas tb....vamos torcer para os nossos não virem com esse "probleminha"....

Artref
Veterano
# jul/11 · Editado por: Artref
· votar


Pelo que eu li, a transição de sons vale quando você troca um slot pelo outro em seguida, mas para trocar pra um terceiro, o primeiro pararia de soar. Acho que esse cara do youtube não leu o manual, não entendeu como funciona o sistema e tá achando que tem problema o teclado, quando na verdade "é assim mesmo".

Afinal, ninguém teria utilidade de trocar 3 combinações em 1 segundo, e se fosse pra ira da 1 para a 3, é só colocar uma do lado da outra.

EDIT: Achei no manual. Operation guide, pág. 118:
"A transição suave de sons funciona entre dois sons: o som atual e o som anterior. Se você selecionar um novo som enquanto os outros dois primeiros estão soando, o primeiro para de soar."

E antes que mais alguém ache que é problema, mai uma observação:

"A SST (smoothe sound transition) requer que os efeitos do som anterior e do novo consigam ser processadas pelo gerador de efeitos. Para os sons de fábrica, isso quase nunca será um problema. É um evento improvável, mas caso aconteça, o som anterior cessará".

Ou seja: não pode trocar uma super sequencia Midi usando 16 IFX, 2 MFX, 2 TFX + ajustes de síntese, efeitos próprios da sínteses e etc por outra sequência carregada assim, o processador não dá conta.

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


Artref
Bom esclarecimento. Já fiquei mais aliviado....


mas vou repetir o que li numa msg do Synth BR que achei a mais certeira a respeito do Kronos: "Acho que o Kronos vai bater o recorde de teclado mais falado e menos tocado do mundo!!!"...e do jeito que está indo, vai ser mesmo....rsrsrsrs

adriankey
Veterano
# jul/11 · Editado por: adriankey
· votar


Putzs o teclado usa uma mine placa mãe da Intel D510 MO!!
de $63.00 doletas kkk

adriankey
Veterano
# jul/11 · Editado por: adriankey
· votar


Putzs o teclado usa uma mine placa mãe da Intel D510 MO!!Pelo menos as placas da Intel são bem estaveis e cofiaveis!
Pensei uma vez em emfiar isso, uma mine placa dentro de um controlador UF7 !!!!Credo vc vai comprar um teclado com uma placa mãe de computador dentro do kronos KKKK!! Bem que a korg poderia lançar a placa filha com seu hardware que usa o ARM9 que e um processador usado em celulares mais modernos,é Processador muito barato!Para quem tem um pc e poder ter um kronos rodando em casa no seu pc em dual boot!!!Ua Ua Ua!!Este teclado pelo que tem dentro tem que custar bem barato com o tempo,pois em termos de hardware é nada revolucionário !! Bem O forte dele mesmo e os softwares tipo os VSTs a grosso modo e dizer ! A korg não está errada em ir para este lado,para de fabricar hardware proprietário e investir mais em software! korg legacy colection foi uma escola para korg e ficou exelente e a mesma coisa de ter um M1 e Wavestation no PC.
Imagina alguem a Hakear o sistema operacional da korg e modificalo para rodar em PCs kkkkk pois e um linux modificado para o ser o kronos!!!
Há mas os hakers gostão e de invadir contas de milhonários sistema da Nasa etc..O kronos vai sobreviver a isso;;;;;
Aqueles teclados Italianos cheio de luzinhas com AMD phenoms x6 batem muito o Kronos em performace kkkk só não tem os sons do kronos !!!E uma pena pois são baratos...
Bem o trabalho da korg em termos de som foi muito bem feito entrou de vez no mundo virtual sonoro! O lance agora e esperar e ver se este hardware vai aguentar o tranco da estrada!!
Bem que poderia ter cido fabricado com placas de net books pois poderia ter uma bateria interna e não ter os 2 minutos para ligar se o cabo sai da tomada!!! Vai entender a korg!!Usar placa para mine Desk top de escritórios num equipamento que vai ser levado pra la pra cá como um notbook...

adriankey
Veterano
# jul/11
· votar


A Latência do kronos traduzida do link!!
http://si7-lab.blogspot.com/2011/06/kronos-is-too-slow.html
Kronos é muito lenta
Eu medi a latência.
Trata-se de 8-10mseg, é lento para um sintetizador de hardware de forma dramática.

A latência de um sintetizador de hardware convencional é de 2 3msecs. O atraso que é aproximadamente o mesmo que um sintetizador de software.

Eu não tocá-lo em um ENV, pode tornar-se bem.
Esta fotografia é o primeiro som de pré-seting PIANO IA-000.
Neste em 10mseg.

adriankey
Veterano
# jul/11
· votar


http://2.bp.blogspot.com/-4zv9nH7TnU0/TfD5EuRtwGI/AAAAAAAAACw/bCOnouMT vRQ/s320/IMG_3546.jpg

expedifer
Veterano
# jul/11 · Editado por: expedifer
· votar


Kronos é muito lenta
Eu medi a latência.


Como dito antes:
na verdade não há latência, essa "lentidão", nada tem ma ver com ter 4Gb ou 20Gb de memória e sistema operacional, mas sim com o carregamento dos samples da placas PCM (na verdade é só um "tique" que se sente, como num vídeo apesentado por aqui, como se aponta no manual). Nada de anormal pois cada placa tem quase 450Mb de amostras e carregar isso num segundo é absurdamente veloz, superando muita velocidade de muito Pc . Mais ainda se lembrarmos que se totalizam quase 4Gb de samples nas 9 placas de expansão. Todo teclado passa por isso quando trabalha com placas de expansão de samples.

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


Estes problemas e outros relacionados a troca de sons SST já serão resolvidos na próxima versão do OS, segundo os sites e foruns específicos nos EUA.

Mestre Duarte
Veterano
# jul/11
· votar


O melhor TECLADO de 2011, eleito pela MIPA. Vejam só:

http://www.pridemusic.com.br/korg/padrao/padrao.php?link=noticias&noti cia=542

adriankey
Veterano
# jul/11 · Editado por: adriankey
· votar


Qual a vantagem do kronos utilizar uma placa mãe de computador convencional?
>>>>>
E bem simples! O teclado numca vai ficar desatualizado,suas futuras verções mais turbinadas poderam vir com processadores melhores que o atual atom !Sem ter que mexer em outras partes do hardware !por exemplo os HDs SSD ficando mais baratos isso será um fato,pode ser equipado com um muito maior e mais rapido que atual,fora a questão de poder vir com uma placa mãe com DDR3 ou futuras DDR4 aumentado ao carregamento de samplers e do Sistema operacional.
Como disse anteriormente a Korg deve investir pesado mais para parte de software que de hardware,pois o mercado tem muita coisa boa e não e necessario a korg gastar uma fortuna desenvolvendo um hardware novo,sendo que o coração de tudo hoje baseia se em softwares bem polidos.Pode ter certeza a proxima verção de kronos se for chamado assim? Que sair se bobear vai ter o dobro de poder que o atual e o mesmo preço ou mais barato ianda..

korgman
Veterano
# jul/11 · Editado por: korgman
· votar


Caros amigos e colegas de Forum Cifra,

É com muita satisfação que ha alguns dias chegou no estudio Korg Brasil o Korg Kronos, exemplar que vou utilizar na EXPOMUSIC 2011 em setembro proximo, e que iniciei minhas pesquisas e programações desde então.

Assim como aconteceria com qualquer um de nós malucos aqui do cifra que tivesse tal oportunidade, reporto que desde a chegada deste produto ha poucos dias abdiquei de meu descanso, familia e noites de sono para desenvolver em tempo habil todas as possibilidades básicas desta "espaçonave" tais como: criar combinações de sons residentes usando varios de seus motores sonoros e samplers que costumo utilizar em meus trabalhos musicais. assim como utilizar padrões de áudio e MIDI em sequenciamentos, utilizar o Kronos via USB com software de áudio, com software MIDI.

E claro que ele passou instantaneamente a ser meu teclado padrão de agora em diante, pois que toca este "instrumento musical", de maneira alguma conseguirá se satisfazer com qualquer similar ou concorrente atual..

Então após olheiras.. cansaço.. de muitas noites mal dormidas e muitas edições declaro aposentado meu bom e velho e Korg Triton Studio, e estreei o Korg Kronos 73 sabado ultimo com minha banda "Mustang68 " em um bar aqui em São Paulo.

O que posso dizer a respeito desta maratona e os resultados que obtive ao vivo e com softwares?

Simplesmente.. que com certeza não preciso de outro teclado pelos proximos 20 anos..

Já havia testado o Korg Kronos no ultimo Namm show, e já tinha percebido neste teste drive com fones de ouvido que esta maquina é algo de outro planeta, não possui concorrencia.

Entretanto foi justamente no sabado ultimo que pude realmente testá-lo com minhas proprias combinações customizadas com samplers, em um bar que costumo tocar sempre é que pude ter a real dimensão do Korg Kronos , assim como muitos amigos musicos e habituées que seguem a banda seja lá onde nós nos apresentarmos.

Resumindo rapidamente: o Kronos é excepcional, realidade sonora aliada a um encorpado e uma dinamica, algo a anos luz de tudo que existe no mercado. VocÇe seleciona um piano em um comb e ele já vem cheio e pronto, importa um string, e ambos tem a mesma densidade e espacialidade obtida individualmnte em seus programs residentes. combinar é um ato rápido, com resultados instantaneos. incrivel..

Como utilizo muitas trocas de combinações e muitas delas requer extrema rapidez, percebi ao vivo como é importante o blend ou mixing que ele proporciona nestas trocas. Criei muitos controles em tempo real tais como inserção de efeitos, constroles drawbar volume etc.. e percebi que é possivel segurar o som de um comb selecionando o seguinte acionando os controles desejados deixando tudo pronto para que o som da comb seguinte esteja pronto para a proxima nota tocada. Fantástico..

Bom tomei a liberdade de postar estas imagens do primeiro Korg Kronos "por nós importado" utilizado ao vivo aqui no Brasil documento de uma noite incrivel para mim, para os musicos da minha banda.

E.. para muita gente que nem é musico, ouvintes que acompanham minha banda cover, e muitos deles vieram comentar sobre a qualidade do Korg Kronos.

Valeu galera..

Questões???

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann


http://2.bp.blogspot.com/-Bcuv3T3YLZI/TixvcCWjilI/AAAAAAAABXg/xYpz_oqg SoQ/s1600/setup.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-as97C4mmZyk/TixvnB08MeI/AAAAAAAABXo/Ap4VFo_R C0g/s1600/solo.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-N2mW6LDX8zs/TixvugqZ3II/AAAAAAAABXw/g8sv5YUy qlw/s1600/gun.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-W8IGveHZmog/TixwHTjQiLI/AAAAAAAABYQ/_R89iKTk uqY/s1600/piu%2Bpiu2.jpg

camiloaquino
Veterano
# jul/11
· votar


korgman
Tenho uma dúvida Áureo.....temos lido muito em fóruns internacionais e pessoas aqui do fórum tb falam de uma possível lentidão do Kronos. Isso acontece? Vc que testou várias combis e precisou de trocar de sons rapidamente, aconteceu algum delay ou cortes na troca dos sons? Fala aí pra gente. Abraço

korgman
Veterano
# jul/11 · Editado por: korgman
· votar


Grande amigo Camilo,

testei sim.. aliás durante todas esta maravilhosa noite que estreei o Korg kronos.. 36 musicas muitas delas com pelo menos duas ou tres trocas de combs.. o que acontece é o seguinte vou te dar um exemplo pratico:

Naquele centésimo de segundo antes da troca você segura o som do comb, na sequencia aciona a troca para o comb seguinte, a indicação do visor demora um frame rápido para mostrar que o comb selecionado foi confirmado, entretanto a troca do som é instantânea, foi habilitada muito antes da indicação do visor.

Mas após algumas trocas eu sequer percebia tal detalhe, porque prefiro usar o controle de trocas de comb usando as setas do Value.

Com toda a certeza este detalhe será solucionado em breve

A troca que mais utilizei na noite foram alguns hammonds especificos que utilizei em algumas musicas do Deep Purple, quando alternei solos e bases onde utilizei muitos controles de drive, leslie e efeitos diferentes entre eles. "Nos solos aquele drive assustador e nitido nos agudos era maravilhoso, como os agudos da parte de solo da musica BURN do deep Purple. Foi assustador engolir o volume do stack valvulado do meu guitarrista coisa que nunca consegui com meu teclado anterior. coisa que nunca consegui com teclado algum...

Voltando ao método de trocas.. reitero, prefiro utilizar os botões de seta acima do controle fader Value para trocar os combs sequencialmente do que tocar no visor, expediente que já realizava no meu Korg Triton Studio pois é muito mais rápido, e voce evita de "errar a pontaria" e selecionar outro comb na hora H.. nada complicado.

Mas claro... o Korg Kronos possui o modo SETLIST onde é muito mais fácil selecionar combinações favoritas tocando naqueles retangulos laranja constrastantes com o fundo negro onde o retangulo de acesso é muito maior que a seleção habitual pelo modo habitual de seleção de combs, para este ultimo os botões de seta são mais praticos para apresentações ao vivo..

Aha!! como já fazia no meu antigo Triton, e sempre recomendo para qualquer usuário de teclados colocar todas as combinações customizadas em ordem alfabética na tela de acesso de combs, atribuindo o nome das musicas exatamente como se lê no papel do seT list que você utiliza toda vêz que for se apresentar ao vivo

Além de colocar as customizadas em ordem alfabética, deixo também no final desta fila alfabética os timbres básicos comuns utilizados em várias musicas, timbres como piano, piano com cordas, piano eletrico, orgãos básicos, strings, guitarra distorção emulada por sampler, ensembles, guitarra overdrive para realização de duetos com o guitarrista, metais etc..

Valeu

Áureo Galli - Suporte Korg
korg@pridemusic.com.br

Artref
Veterano
# jul/11
· votar


Ahhh, Áureo, some daqui, vai! hahahahhaa. Que inveja! E ainda é o 73, poooooooo. Eu também quero!

Áureo, por favor fala que essa mesinha aí é no mínimo uma Mackie....hahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novidade: Korg Kronos