Yamaha MM6 - [Tópico Oficial]

Autor Mensagem
Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda


Bem. Já apareceram muitos tópicos aqui sobre o Yamaha MM6, mas resolvi compilar num único tópico, a página Oficial, demos, comparações e tudo mais ok? Vamos lá!

Página Oficial no Site Yamahasynth.com - Em inglês
Página Oficial no Site Yamahamusical.com.br - Em português

Imagens do Produto:
Frente do MM6
Traseira do MM6

Preview:

Segundo Yamahasynth.com

Introdução
O Sintetizador MM6 lhe dá todo poder e muito mais. Utilizando os mesmos sons dos instrumentos da popular Série profissional Motif, o MM6 tem uma grande variedade de dinâmicos, realísticos de vozes poderosas para lhe ajudar a criar músicas surpreendentes. O MM6 também lhe dá controle de total em cima de seu som, com Knobs em tempo real, além de Patterns, que lhe provêm um Background completo de Bateria baixo e cordas, para desempenho ao vivo e de Produção Musical. O MM6 é excepcionalmente leve e portátil, que lhe possibilita o levar aonde sua música lhe leva

Características
Modo PLAY - SONS DO LENDÁRIO MOTIF
Isso é a primeira e mais importante coisa a você olhar - e ouvir - em um sintetizador. Tudo assegurado, este sintetizador lhe dá. O MM6 tem 418 Vozes e 22 Drum Sets a bordo, baseado nos sons dos sintetizadores tão afamados Motif Series. Esta gama de sons excepcionalmente de alta qualidade de instrumentos acústicos autênticos e naturais, vozes sem igual. Além de um jogo extra de Vozes GM (128 + 1 Drum Set) é incluido neste instrumento, dando a você tudo que você precisa para tocar canções gravadas neste formato tão popular (MIDI). Tantas vozes e tão pouco tempo... Para ajudar a você, foi incluida uma função muito conveniente de busca de Vozes. Você seleciona o tipo de instrumento que quer tocar. Orgão, Guitarra, SynthLead, Cordas, qualquer coisa - e seleciona a voz específica. Todos seus sons favoritos estão prontos, nas pontas de seus dedos.


THE POWER TO CONTROL - O Poder para controlar
Gire alguns Knobs...
Tenha controle! Gire alguns Knobs e esquente o seu som. Faça cantar ou faça gritar. O MM6 põe um pouco de controle sério em suas mãos. Mude o Filtro cutoff e ajustes de Resonance bem como EG atack e libere com os 4 Knobs - Em tempo real, na hora que você tocar!


JAM - Padrões de Grooves
O MM6 tem um jogo cheio de Padrões que lhe dão apoio rítmico em uma grande variedade de Ritmos - incluindo Hip-Hop, Rap, Dance, Ambient, Pop, Rock, e até mesmo estilos Mundiais. Estes Patterns são o que você precisa para fazer a pista de dança tremer! Tudo dinâmico, tudo poderoso. Padrões que ficam em Groove, mas nunca som mecânico. Loops de Bateria com uma verdadeira pegada de baterista, mas tudo portátil.

ARPEJE!
A poderosa característica de Arpeggiator leva você a criar automaticamente frases rítmicas e padrões de notas. Um competo Set de 213 tipos de Arpeggiator são incluidos, deixando-o ativar uma variedade de padrões musicalmente úteis e excitantes.

CRIE - SUA MÚSICA, SEU MODO
Quando você tocar ao vivo, você quer poder fazer mudanças rapidamente, não só entre canções, mas no meio de uma canção também. A característica de Memória de Desempenho é a ferramenta que você precisa para fazer mudanças suavemente. Cada Desempenho pode armazenar configurações combinadas para as Vozes você quer usar (inclusive divisões de teclado especiais (splits) e camadas (layers)), os Patterns que você precisa em backtracks e outros ajustes cruciais para quem toca ao vivo. Então, simplesmente chame cada Desempenho apertando um único botão.

SAVE AND SWAP
Compartilhe a riqueza. Com a conexão de USB no painel traseiro (USB to Device), o MM6 faz isto mais fácil que antes para transferir seus valiosos dados entre dispositivos. Plugue um Pendrive e armazene canções de MÍDI importantes, Arquivos de Patterns, Ajustes de Performance, e todos os outros dados criados, e use um computador para arquivar e organizar. Você também pode salvar suas canções registradas em Formato SMF(Arquivo de MÍDI Standard), então transfira e use esses em qualquer outro dispositivo SMF compatível, inclusive computadores MÍDI e softwares sequenciadores.

PRODUZA - ESTÚDIO INTELIGENTE, TAMBÉM
O MM6 é tudo para produzir música. E desde então muito da música de hoje está sendo feito em computadores, pode ser feita no MM6, além dele ser construído para se ajustar em qualquer Sistema Musical de Computador. Conecte o USB to Host para seu computador com um cabo USB comum, e você terá o melhor da produção que gravadoras sofisticadas tem!

E para ter certeza de que você está adquirindo várias vantagens, nós incluímos uma cópia grátis de Cubase LE - um software de produção musical completo, com tudo que você precisa para registrar seus dados de desempenho do MM6 via MÍDI (e até mesmo plug-ins sintetizadores no software), edite os dados, processe os sons com efeitos, organize em multipistas, e execute o mixdown final.


Especificações

Teclado
teclas: 61 keys (Initial touch)

Gerador de Sons
Tone Generator AWM2
Polifonia: 32 notes
Capacidade Multi Timbral: 16 parts
Wave: 70MB (quando convertidas em formato 16-bit linear)
Preset de Vozes: 418 normal + 22 kits de Bateria
GM: 128 normal + 1 kit de bateria
Performance: 8 banks x 8
Sistema de Efeitos: Reverb x 25 tipos, Chorus x 30 tipos, Variation x 189 tipos.
Equalizador Master: 5 tipos

Sequenciador
Resolução de Notas: 96 ppq (parts per quarter note)
Tempo 11–280
Tipo de Gravação: Tempo Real
Pistas: 8 + 8 (Pattern track)
Patterns: 168 patterns (x 4 setores)
Songs Preset: 3 canções do usuário, 5 canções USB: 400 canções no máximo
Arpeggio Preset: 213 tipos

outros
Conexões: OUTPUT L/MONO, R (standard phone jack), PHONES (standard stereo phone jack), FOOT CONTROLLER, SUSTAIN, MIDI IN/OUT, USB TO HOST, TO DEVICE), DC INLET
Consumo: 12W
Dimensões: 948.5(C) x 374.2(L) x 122.8(A) mm, 5.0kg

--------------------------------------------------------------------------------
Segundo YamahaMusical.com.br

:: Sintetizador, 61 teclas com sensibilidade, 418 timbres Prest e 22 Kits de bateria

:: 128 timbre GM e 1 kit de bateria GM, 64 performaces, polifonia de 32 notas, seqüenciador de 8 pistas + 8 pistas pattern

:: 188 patterns com 4 seções, 3 songs preset | 5 songs user, 400 songs USB, 213 arpejos preset | 25 Reverbs, 30 Chorus, 189 variações

:: L/ MONO, R, PHONES, FOOT CONTROLLER, SUSTAIN, MID IN/OUT, USB (TO HOST, TO DEVICE)

Acho esse Preview do Site YamahaMusical.com.br muito podre... assim como todo o site...
-------------------------------------------------------------------------------------

Depois do Preview deles nos Sites Internacional, e Nacional, vamos para as Demos oficiais dele.

Demos em Audio
Demo 01 - Urbanistic
Demo 02 - Club Life
Demo 03 - Comeback to Me

Demos em Vídeo

Review oficial do MM6 no YouTube


Busca por MM6 no YouTube
MM6 YouTube Search

Tópicos de Comparações
Yamaha MM6 x Yamaha W 7
Yamaha MM6 x Alesis QS 6.2 x Roland Juno-D
Yamaha MM6 x Roland GW-7
Yamaha MM6 x Roland RS-5
---------------------------------------------------------------------- --------------

Área de Downloads do MM6

Drivers MIDI

MacOS X
Mac OS 8.6 - 9.2.2
Windows Me e 98
Windows XP e 2000
Windows XP/Vista 64 Bits

Manuais em PDF

Manual em Português
Manual em Inglês

Estas informações foram tiradas dos Sites Oficiais Nacional e Internacional da Yamaha, bem como em Posts do pessoal daqui do Fórum.

Além disso, vou comparar o MM6 com o S03, já que dizem que o MM6 o substituiu (apesar de eu não concordar)

Especificações do MM6
Especificações do S03

Comunidade no Orkut do MM6
Ainda não tem muita coisa... Mas quem quiser participar...
Comunidade do MM6

----------------------------------------------
editado apenas para consertar os
negritos e itálicos, blz???????????

----------------------------------------------

Scoth_Pr
Veterano
# ago/07
· votar


Parabéns pelo tópico.... bem que os usuários poderiam se mobilizar e cada um criar um tópico assim sobre seu teclado. Ia facilitar muito a busca por informações.

Quanto ao teclado, testei e não gostei muito, quem sabe testando com mais tempo e com um fone de ouvido bom eu possa mudar de opnião.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Scoth_Pr

Valew ai! Pelo menos os teclados mais em alta no fórum, né? MM6, Motif XS, PSR E403... e por ai vai...

Cara... Eu gostei das teclas dele... São firmes, diferente das teclas do S03, q são molengas.

Quanto ao que disseram sobre o poder mínimo de edição do MM6, acho q não é tão mínimo assim. Porque os Knobs dele (apesar de não serem endereçaveis), editam na hora o timbre. Da maneira q vc quiser. Resonance Cutoff, Attack e Release...

Além disso, o modo com que ele divide as categorias de instrumentos é show. Muito bem divido e feito pra quem usa vários timbres na mesma música. Realmente muito conveniente. Pena que são 8 x 8 bancos... O que de certa forma não é tão ruim, já que você pode usar os 8x8 bancos numa primeira metade do show, e carregar do pendrive mais um 8x8 para a outra metade... o Pendrive caiu muito bem nesta função.

O sequenciador... digamos... é bem espartano. Mas cumpre o que promete. Os ultimos modelos de baixo custo da Yamaha tem sequenciador de 3 a 5 pistas, e o do MM6 tem 8 + 8 patterns... É legal, e dá pra montar alguns arranjos na hora da pressa e qdo não se tem um PC do lado.

A roda de pitch e Modulation é boa, mas poderia ser mais firme... além disso, nunca gostei do modo que a Yamaha faz essas rodas... prefiro a alavanca dos Roland...

O display dele é show. Grande, bem iluminado e de Pixels... Nada de displays Custom, que são encontrados em modelos de baixo custo. Além disso, você tem controle de contraste do LCD, coisa não muito comum em modelos baratos...

Bem... Os botões no painel são bem dispostos. Gostei muito da subdivisão deles... Bem. tem algo que não gostei nos botões. São aqueles leds indicadores da função ligada... Bem que poderiam ser dentro dos botões, na parte de cima, como nos SP, só o led aparecendo, ou como nos DGX com botão fosco iluminando qdo a função estiver ativa...

O design dele, não é muito do meu gosto não... poderia ser mais reto nas extremidades e com o pitch/modulation do lado das teclas, mas ai é gosto pessoal mesmo, pois tem quem goste...

Mas no geral, o painel dele é legal. Principalmente por não ter o nome dos timbres e patterns impressos...

Mas como nem tudo são flores, ai vem o lado negativo...

Polifonia... por que diabos a Yamaha não deixou ele com 64 de polifonia? afff...

Carcaça de Plastico. Eu achei bem resistente a carcaça do MM6. Mas bem que poderia ser de metal, como no S03...

E o que era pra ter nele... edição. Era só colocar no Firmware dele as funções de edição dos Knobs, pra que ficassem salvos independente da posição dele. Assim, vc teria a possibilidade de edição de Cutoff, resonance, attack e release nos parametros de edição, e se não quisesse usar, desligaria eles e usaria o dos knobs em realtime...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


se tiver alguem da Yamaha aqui (infinitamente impossível) poderia pegar essa dica ai da edição e adicionar no proximo Firmware, né???

não se paga pra sonhar...

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Quanto ao que disseram sobre o poder mínimo de edição do MM6, acho q não é tão mínimo assim. Porque os Knobs dele (apesar de não serem endereçaveis), editam na hora o timbre. Da maneira q vc quiser. Resonance Cutoff, Attack e Release...

Deixa eu dizer uma coisa: o único synth que conheço mesmo é o TR, que é provido do método HI. O outro que já dei uma fuçada foi o JUNO-D. Como o TR é bem detalhista em síntese, achei que, somente os knobs do MM6 fossem pouquíssima coisa para um teclado em que está impresso no painel: "Music syntetizer". Entretanto, talvez, se eu conhecesse mais teclados, talvez com a síntese menos avançada do que a do TR, não ficaria tão indignado com o MM6... sei lá!

E o que era pra ter nele... edição. Era só colocar no Firmware dele as funções de edição dos Knobs, pra que ficassem salvos independente da posição dele. Assim, vc teria a possibilidade de edição de Cutoff, resonance, attack e release nos parametros de edição, e se não quisesse usar, desligaria eles e usaria o dos knobs em realtime...

Falou tudo!

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Entretanto, talvez, se eu conhecesse mais teclados, talvez com a síntese menos avançada do que a do TR, não ficaria tão indignado com o MM6... sei lá!

Pode ser isso mesmo... Eu mesmo não conheço muito sobre sintese. O melhor que conheço é o S03, S08, S30. Por isso achei o MM6 não tão fraco.

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Experimente conhecer um dos Korg's que têm a síntese HI, ou mesmo a nova, que está no OASYS e no M3 (que eu não lembro o nome... acho que é EDS ou alguma coisa assim), que você vai achar o M3 pior ainda! haha

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Experimente conhecer um dos Korg's que têm a síntese HI, ou mesmo a nova, que está no OASYS e no M3 (que eu não lembro o nome... acho que é EDS ou alguma coisa assim), que você vai achar o M3 pior ainda! haha

É... deve ser isso mesmo... Eu não sou muito familiarizado com criação de sons. Mesmo com teclados como o 530, q dava pra "layar" dois timbres "criando" um novo (editando os efeitos e DSPs)... O que eu sei sobre criar timbres é só isso. Layar, e alterar efeitos e DSPs.

Talvez por isso mesmo que não sinto tanta necessidade de ter um synth completo. Além disso, o MM6 dá capacidade de edição muito maior do que os teclados que eu tive. Por isso que acho que será uma boa compra.

Mas quando eu tiver com grana suficiente, eu compro um TR ou Juno-G...

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Mas quando eu tiver com grana suficiente, eu compro um TR ou Juno-G...

Faça isso! É um mundo completamente novo, muito interessante (pelo menos, eu acho).

ThyagoAmaral
Veterano
# ago/07
· votar


Prefiro o S03 hihihihi

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda
Vc faz parte da comu? Eu também estou por lá.

E o que era pra ter nele... edição. Era só colocar no Firmware dele as funções de edição dos Knobs, pra que ficassem salvos independente da posição dele. Assim, vc teria a possibilidade de edição de Cutoff, resonance, attack e release nos parametros de edição, e se não quisesse usar, desligaria eles e usaria o dos knobs em realtime...
Cara, aqui ou na comunidade do orkut, não me lembro, disseram que ele salva a posição dos knobs no performance memory.

Eu não sou muito familiarizado com criação de sons. Mesmo com teclados como o 530, q dava pra "layar" dois timbres "criando" um novo (editando os efeitos e DSPs)... O que eu sei sobre criar timbres é só isso. Layar, e alterar efeitos e DSPs.
Somos dois! Às vezes fico mó tempão com o meu 510 "layando" para conseguir timbres mais interessantes - e o pior que dá certo!

ThyagoAmaral
Prefiro o S03 hihihihi
Com todo respeito, crie outro tópico para ele então, tudo bem?

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, aqui ou na comunidade do orkut, não me lembro, disseram que ele salva a posição dos knobs no performance memory.

vc quer dizer então q os knobs são motorizados? Ao mudar o timbre no modo performance ele vai pra posição configurada?

Somos dois! Às vezes fico mó tempão com o meu 510 "layando" para conseguir timbres mais interessantes - e o pior que dá certo!

HASUAHSUAHSuAHSuAHSuAHSua... O ruim é a polifonia que é baixa... mas creio que com a quantidade de efeitos do MM6, não vamos precisar de layar tando...

Com todo respeito, crie outro tópico para ele então, tudo bem?

deixa ele pow... Eu falo com esse doido direto no MSN... é só zuação dele... Ele tem um S03 e já tentou me converter ao S03 Universal do Reino da Yamaha... num leva tão a sério comentários aqui no fórum não... É bom se divertir de vez em quando em topicos assim... fica frio!

non eh amicus?sejemus meliores conos oltros, sinao a jenteh naun conçegi sermoz amicus, noné?ok,xau,ok, atémais...

ThyagoAmaral
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda
ahauhauhauau pois eh... 32 de polifonia eh complicado... e pra q knoobs se nao pode salvar nada ??? =s eh contraditório d+...e realmente as teclas dele sao mais firmes... hehehe e tenho q da o braço a torcer tb... o display eh do carai! Mais em termo de som eu ainda fico com o S03... pela polifonia e o modo multi e talz... o poder de ediçao eh superior!

E eu ja te disse... tu soh ta com esse fogo pelo MM6 pq tu eh tarado por PSR... ai como o MM6 tem rastro de PSR neh ??? kkkkkkkkkkkkkkk
(brincadeirinha) mais nao vou dizer bem vindo ao mundo dos sintetizadores ainda nao... kkkkk

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


auhsuAHsuAHsuahsuaHsuA

Aos usuarios e futuros usuários do MM6. A Yamaha lançou um Podcast só sobre o MM6.

Prá quem não teve a oportunidade de testar o MM6 na loja. Agora além do video do You tube com o Bert demonstrando o MM6, a Yamaha da Inglaterra lançou um Podcast em MP3 só sobre o MM6. Apresentado pelo produtor Steve Levine (Beach Boys, The Clash, Culture Club, Gary Moore, Motorhead entre outros) e o tecladista do Paul MacCartney, Paul "Wix" Wickens, o programa mostra vários sons do MM6 e da uma idéia do poder de fogo da maquina.

http://www.yamahapodcasts.co.uk/mp

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Matéria da Teclado e Audio de Maio (apenas a Intro, original do site)

http://www.tecladoeaudio.com.br/especiais127.asp

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Hotsite do Yamaha MM6

http://www.mm6music.co.uk/

thiago lima
Veterano
# ago/07
· votar


esse teclado vale a pena mesmo ou vai ser + um S03 da vida? um psr disfarçado! no começo vendia q nem agua agora ninguem compra, e o juno D continua com mesmo valor e venda....
as teclas dele sao iguais ao psr?

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


thiago lima

cara... o S03 tem vários modos de se alterar timbres. É um sintetizador sim. Se não gostar dos timbres Factory, edita e deixa do seu jeito...

Já o MM6, não tem tantos modos de se alterar um timbre. Como diz a matéria logo acima, ele tem mais efeitos e DSPs que o S03, mas menos modos de edição.

Fiquei sabendo na Comu do Orkut que dá pra salvar a posição do knob. Sendo assim, o MM6 não é tão limitado assim.

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


vc quer dizer então q os knobs são motorizados? Ao mudar o timbre no modo performance ele vai pra posição configurada?
Não, pô! Se bem que seria o bicho! Na verdade é que nem no TX-5 - é o que ouv dizer. Ele salva o timbre com a posição que tava no knob.

deixa ele pow... Eu falo com esse doido direto no MSN... é só zuação dele... Ele tem um S03 e já tentou me converter ao S03 Universal do Reino da Yamaha...
Blz! Tem nada não!

E eu ja te disse... tu soh ta com esse fogo pelo MM6 pq tu eh tarado por PSR... ai como o MM6 tem rastro de PSR neh ???
Mais uma semelhança! Eu acho esses teclados PSR muito legais!

mais nao vou dizer bem vindo ao mundo dos sintetizadores ainda nao...
Com toda razão...

Matéria da Teclado e Audio de Maio (apenas a Intro, original do site)
Tenho essa revista.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

ei cara... vc tem MSN?

ferretti
Veterano
# ago/07
· votar


Alguem poderia me informar se nesse teclado existe o timbre STARGATE..encontrado nos PSRs 530,630,550 que o que mais gostei ate hoje e naum sei se esta tbm no S03

thiago lima
Veterano
# ago/07
· votar


cara... o S03 tem vários modos de se alterar timbres. É um sintetizador sim. Se não gostar dos timbres Factory, edita e deixa do seu jeito...


....disso eu sei apenas perguntei se vale mesmo a pena adquirir um teclado como este, citei o caso do s03 pois hoje entre ele e o juno...vou no juno...queria saber apenas se vale a pena eu adquirir o mm6

sei q vai da minha necessidade musical...enfim apenas queria saber pois a diferenca entre o juno nao é tao alta$ e eu queria apenas um teclado para ter em casa,... pra banda eu ja tenho um A70 + jv 1010
eu queria sair um pouco dos Rolands

ainda nao testei o mm6 e ninguem me respondeu sobre as teclas...

abrass

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


as teclas são melhores q as do S03... como se sabe, as teclas do Juno D são horriveis... tanto em "pegada" quanto em qualidade...

Cara... se vc vai no Juno D em relação ao S03, creio q não vá mudar de opinião em relação ao MM6...

Scoth_Pr
Veterano
# ago/07
· votar


ainda nao testei o mm6 e ninguem me respondeu sobre as teclas...

Desse trio: MM6, Juno e S03 eu só testei o S03 e o MM6.

Não gostei das teclas do MM6, são pequenas demais e bem fraquinhas. As do S03 são secas e fracas, parece que vão quebrar. Nunca toquei num Juno, mas só pelos demos que ouvi na net da Roland e de alguns usuários eu iria de Juno.

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


teclas do MM6, são pequenas demais 2

thiago lima
Veterano
# ago/07
· votar


teclas do MM6, são pequenas demais 2

...tenho q tirar um tempo mesmo para testalo,..... sao peqnas tipo as
do juno G? ou menores?

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Scoth_Pr

as teclas do MM6 tem o mesmo tamanho das do S03. Digo isso pq testei. Porém são mais firmes que as do S03. As do Juno-D eu acho uma porcaria.

Victorkeyboard
Veterano
# ago/07
· votar


tanto do juno como do S03 são fraquinhas, nessa faixa de preço em se tratanto de tecla o melhor é o Kme-61 da Kurzweil

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


ATUALIZAÇÃO

Vídeo com um tutorial (sugestão) de como organizar seus arquivos em pendrive para o MM6

http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=2 034468926

Shadad
Veterano
# set/07
· votar


http://www.tecladoepiano.com.br/especiais127.asp

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha MM6 - [Tópico Oficial]