Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
thmenezes_RJ
Veterano
# ago/15
· votar


Chegou o meu Small Face Eric Johnson da Tom Tone *____*

Muito bom o pedal. Tudo correto também no atendimento do Tom. Recomendo demais, 100%.

eternansiedade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Tenho dois fuzzes que gosto muito.
Um é o Hoof da Earthquaker Devices, marca extremamente conceituada americana


O outro é um protótipo da marca handmande Phoenix Custom Electronics. É pra ser um clone do Octavia. Esse que tenho é o terceiro protótipo do pedal.


Eles têm propostas bem diferentes. A versatilidade do Hoof é absurda. O pedal vai desde um distortion moderno até esse som abelhudo com cortes de médio. Também se consegue chegar até um som meio 8bits nas regulagens. O botão de shift aumenta muito as possibilidades do pedal e o controle de tonalidade é extremamente sensível e amplo.
Já o Octopus é mais visceral. Parece aquele som de alto-falante rasgado que gosto muito e chega bem próximo dos fuzzes da década de 60. Gosto muito de usar o pedal com baixo ganho para algo meio bluesy.

Tive também um Devi Ever Rocket. É um pedal sensacional para viagens. Tem dois canais: um deles é desses fuzzes mais modernos com bastante agudos e médios; e o outro lembra os fuzzes da década de 90. Além disso ele tem uma chave que ativa uma espécie de tremolo que é bem bacana, além de um outro controle que é para descontrolar o pedal. Passei adiante porque o pedal é extremamente difícil de domar e uso uma guitarra acústica.

nivekk
Membro Novato
# ago/15
· votar


Iaê...

Bem, como meu TÓPICO ainda não tá tão famoso, vou mostrar meu fuzz aqui também :)

Trata-se dum fuzz face, com transistores de germanio (ac128) e etc etc.
FOTO 1
IBAGEM letra 2
FOTO número C

Tem um videozinho também, mal gravado só pra dar uma idéia do trem:


No vídeo to cm um laneyzinho transistorizado... mas ontem tava testando do jeito que todos gostam, com valvulas fervendo, vou lhes dizer, é uma parada quase orgasmática, mas esqueci de gravar hauhsuahsuahs

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Galera da Fuzzarca (nossa...)

Alguma boa indicação num fuzz de germanio relativamente barato? (talvez algum "mini" pedal...)

eternansiedade
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: eternansiedade
· votar


JJJ

Eu já testei o Puffer da Caline e é um muff leve. Além disso tem o clone do muff da Mooer que é legal.

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


Galera,

Sou extremamente novo no mundo do fuzz. Devo ter tocado em um por no maximo 5 minutos porque detestei porem depois de conhecer Gary Clark Jr. passei a amar fuzz.
Sei que a pergunta eh mal vista.. Como faco para ter um timbre de fuzz parecido com o dele? Nao que eu queria ter o timbre dele mas foi um dos unicos sons de Fuzz que me aagradaram e muito! Algumas suggestoes?



Desde ja agadeco!!!

FBlues_rock
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ
Mas um estilo fuzz face, um estilo Tone Bender ou um estilo Candy Apple (adoro!)? É quase uma "escada", nessa ordem...

Talvez já conheça as diferenças, mas na dúvida...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320/p28#8337173


Hitman
Saindo do trabalho te faço uma resposta decente

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


eternansiedade

São de germânio?

FBlues_rock

Vou dar uma olhada. Mas pensei que os de germânio fossem um "tipo" em si, não?

FBlues_rock
Veterano
# ago/15 · Editado por: FBlues_rock
· votar


JJJ
Não... geralmente se referem ao Fuzz Face Ge, mas há diversos pedais de Fuzz de Germânio com características bem distintas.

Seguem umas demos para ilustrar de pedais de Ge (que valem a pena olhar, inclusive):

Fuzz Face Ge mini (uns 130 dólares):




Throbak Stone Bender (baseado no Tone Bender MKII) (uns 160 dólares):




Candy Apple Fuzz (original e genial, não é recriação de nenhum pedal) (caro, 222 dólares, mas é meu preferido dessa lista):






Para lá das questões Ge X Si, tem uns pedais que cobrem bem o território do Fuzz Face Ge e vão além, de fabricantes brasileiros, dos quais sempre ouvi boas referências (inclusive em sites gringos) e pode encomendar direto no site deles:

Ed's Fuzz (450 reais)




Deep Trip BOG (500 reais)



FBlues_rock
Veterano
# ago/15 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Hitman

Fuzz é um pedal interessantíssimo, não é nada "plug and play". Precisa regular, inclusive os knobs da guitarra (principalmente o volume, que muda bem efeitos de fuzz). Depois de descobre o que gosta, vicia.

Gary Clark, Black Keys (usa o Earthquaker Hoof, variante do Big Muff) e o Jack White (Big Muff e Black Bumble Fuzz), que são músicos relativamente novos que usam fuzz em grande parte de suas músicas. Dos mais antigos, haja espaço na lista...


O timbre do Gary Clark, embora não seja nada "cheio de firulas", é curioso para mim. Pelo timbre bastante comprimido de fuzz, chutaria que ele usa um Fuzz Factory (pedal bem difícil de domar, mas que adoro), um pedal derivado do Shin-ei Companion Fuzz (tipo o Terminal Fuzz, da Earthquaker) ou um Muff anabolizado, como o Cloven Hoof (também da Earthquaker).

Mas não. Usava um Octafuzz da Fulttone (que tem fase invertida, dá trabalho na alimentação...) que substituiu por um La Machine da MXR (pedal legal, compraria um)
Usou um Analog.man Astro Tone (o Mojo Hand Zephyr copia o mesmo original, e é mais fácil de achar para comprar), que substituiu por um Fuzz Face mini Si (mas o azul claro, chamado Jimi Hendrix Fuzz Face mini).

Claro, usa drives e o próprio amp para "empurrar" mais o Fuzz e ter esse timbre pesado dele.


O Candy Apple acima consegue timbres bem parecidos, é o que uso no meu set para timbres similares.

Em resumo, esse é o set dele hoje:
http://tonereport.com/uploads/img/GCJ_Pedalboard.jpg

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/15
· votar


FBlues_rock

Só corrigindo, você postou a demo do Fuzz Face acima duas vezes; uma delas no lugar que seria para o Candy Apple.

Então, lá vai a demo do Candy Apple (piro nesse som, um dia ainda compro um):



eternansiedade
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: eternansiedade
· votar


JJJ

Opa, não tinha lido esta parte. São ambos de silicon até onde sei.

nivekk
Membro Novato
# ago/15
· votar


JJJ
Quer comprar esse meu de madeira ali?? xD

FBlues_rock
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Postei os vídeos sem poder vê-los (o computador do trabalho bloqueia), valeu por postar. Tentei corrigir lá com uma demo que curto, não consigo ver se deu certo... hehe

Dos 9 fuzz que passaram pela minha board, o Candy Apple é um dos dois que ficaram. É o tipo de pedal que abro um sorriso toda vez que piso nele. E que me faz querer botar fuzz em todo solo que rola mais drive.

krz4fx
Veterano
# ago/15 · Editado por: krz4fx
· votar


FBlues_rock

Deveria ter imaginado que era seu o BMGTx com o Brinck escrito, mas o Darth Vader me confundiu, hehehe. Baita pedal, né? É extremamente versátil e o difícil é escolher em que setting deixar... Ele, como overdrive, fica muito bom e pode até deixar com um "drive" mais forte e só diminuir um pouco o volume na guitarra...mas isso você já sabe, né?! E os settings mais extremos de trompete/trombone fazem a gente perder algumas horas só na diversão!!! Agora acho que já está na hora de você postar uma gravação aqui, nem que seja de celular, usando os seus pedais!!!!

Não me lembro se te perguntei, mas qual CAF você pegou, o Gold que é Ge ou o Silver que é Si?

abs

krz4fx
Veterano
# ago/15
· votar


nivekk

Muito legal esse seu Woody Face! Parabéns pelo belo trabalho!

hitman

Já que gostou do som do Gary Clark Jr, talvez goste um pouco do som deste cara aqui, Jordan Cook, também conhecido como Reignwolf:



krz4fx
Veterano
# ago/15 · Editado por: krz4fx
· votar


Já que parei por aqui depois de tanto tempo, anteontem fiz uns testes com um pedal que é a versão da Creepy Fingers do Ampeg Scrambler; o pedal se chama Pink Elephant e é um detonador de timbres. Ouçam aí a gravação tosca e me digam o que acham.

Pink Elephant / Ampeg Scrambler Fuzz

abs

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Valeu aí pra quem palpitou. Como era só de onda, acabei pegando um "mini" barato do Ali, um tal de Aroma (nome mais esquisito pra pedal...).

Mas é um fuzz de germânio, então... é isso. Quando chegar, falo alguma coisa (ou gravo um vídeo, sei lá...).

Hitman
Veterano
# ago/15 · Editado por: Hitman
· votar


krz4fx
Um artista canadense por aqui???? Isso eh raro de se acontecer!! haha

Gostei pra caramba. Entendi o que ele fez porem ainda assim acho que gostaria ainda mais com uma banda acompanhando. Quanto ao timbre.. Animal!

FBlues_rock
Fuzz é um pedal interessantíssimo, não é nada "plug and play". Precisa regular, inclusive os knobs da guitarra (principalmente o volume, que muda bem efeitos de fuzz). Depois de descobre o que gosta, vicia.

Talvez foi esse meu erro. Aluguei um (Aquele boss prateado) para tentar pegar o jeito da coisa mas foi tao desagradavel que ficou espetado alguns minutos e logo arranquei. haha

Amanha dou uma olhada no Candy Apple com calma mas enquanto isso...
Claro, usa drives e o próprio amp para "empurrar" mais o Fuzz e ter esse timbre pesado dele.

Poderia se aprofundar em como isso funciona?

Abracos e obrigado pela ajuda!

Dando uma olhada por cima, me deparo com esse video. Achei legal reparar que tem um pequeno amp da Alien no video! haha


eternansiedade
Membro Novato
# ago/15
· votar


JJJ

Valeu aí pra quem palpitou. Como era só de onda, acabei pegando um "mini" barato do Ali, um tal de Aroma (nome mais esquisito pra pedal...).

Mas é um fuzz de germânio, então... é isso. Quando chegar, falo alguma coisa (ou gravo um vídeo, sei lá...).


Tive um pitch shifter dessa marca e é bem legal.
Vou encomendar um Puffer essa semana de lá pra dar uma testada mais profunda.

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


eternansiedade

O que é um "Puffer"?

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ
Puffer

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/15
· votar


Hitman
Achei legal reparar que tem um pequeno amp da Alien no video! haha

O Brett tem alguns produtos da Alien. Ele fez uma demo desse Five uma vez.

Sobre o lance do fuzz, ele fica bem interessante quando você coloca um overdrive depois, ou então quando mistura com uma pitada de drive do amp. O timbre fica... Sei lá... Difícil descrever. Fica muito bom.

MauricioBahia
Moderador
# ago/15
· votar


Hitman: Achei legal reparar que tem um pequeno amp da Alien no video!

O Brett Kingman vez reviews de pedais da Alien também! Assim como de outras marcas brasileiras.

:D

FBlues_rock
Veterano
# ago/15 · Editado por: FBlues_rock
· votar


JJJ
Legal, garimpou bem (barato o pedal). Imagino ser na linha do Fuzz Face Ge. Chegando conta aí o que achou e se animar posta uns sons!

Hitman
Cara, aquele Boss prateado... prefiro não comentar o que acho, vai que alguém tem e gosta... hehe
Mas foi meio como aprender a andar de bicicleta com uma que tinha os pneus furados e o guidão entortado! rs

Sobre o fuzz, o amp com as válvulas saturando faz toda a diferença. Embora discorde do exagero, há quem diga que quem nunca usou um fuzz com amp saturando nunca usou um fuzz do jeito certo... mas o fato é que faz bastante diferença mesmo, dá aquele timbre que ao tocar a guitarra te faz sorrir... hehe

Um pedal de overdrive antes acaba "aparando as arestas" (engraçado isso, de somar ganho e soar menos agressivo o timbre), é como uso. Vários usam Overdrive depois, com efeito aproximado ao do amp.

krz4fx
Então, era mesmo o meu! rs
Não tinha visto na página dele do FB, aí quando entrei já tinha postado 2 ou 3 fotos do pedal lá (fora as piadas bem humoradas: May the Fuzz be with... oh, wait)
O Darth Vader é por conta de ter ganho esse apelido no trabalho (auditor que usa sobretudo ou terno, sempre preto) e curtir Star Wars, de quebra.

É extremamente versátil e o difícil é escolher em que setting deixar...
Ótima definição! E diferente do que geralmente ocorre com os "versáteis" (geralmente faz tudo meia boca), ele faz melhor quase tudo que faz! rs
Apaixonado no pedal. Já tenho usado ele, desde umas músicas mais pesadas como um Distortion/Fuzz, como fuzz (diferentes configurações) para solos ou Overdrive "sempre on" para base e solos de Blues... Amo o Skin Bender MKIII, mas com o Candy Apple e ele, acabou saindo do set (o MKIII). Uso quando preciso de um pedal "solto" (largo com bateria e carrego no bag da guitarra).

Detalhe que não mexi bem nem na metade das configurações dele ainda... e já sinto muita necessidade de canetas marcadoras coloridas (sem chance decorar todos os sets que gosto dele)

Fiz algo que não imaginava, há pouco tempo atrás: reduzi meu set. Tirei o compressor ótico, um vibe (esses botei à venda) e uns fuzzes (não botei à venda... hehe). O único que "deu dó" tirar foi o Top Tone DG-1. Agora acomodei o Wah na board, que ficou menos atolada de pedais, ao menos.

Sobre as demos, é uma ideia (boa!). Vou arriscar, em breve.

O Candy Apple é o Ge, o que realmente me empolgou nas demos e me empolga muito no set! Adoro o som bastante comprimido dele, volta e meia mexo o "N" (nature dele), varia o estilo de Fuzz e adoro várias configurações dele (8h, 11h (octave analógico mais nítido), 2h, 4h...) .

Legal animar postar suas demos aqui. Vi uma que colocou no TGP um tempo atrás e gostei muito. Assim que puder irei ouvir.

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
MauricioBahia
Animal! Vou dar uma procurada com mais calma depois!

FBlues_rock
engraçado isso, de somar ganho e soar menos agressivo o timbre
Isso nao soa certo! haha
Sobre o fuzz, o amp com as válvulas saturando faz toda a diferença. Embora discorde do exagero, há quem diga que quem nunca usou um fuzz com amp saturando nunca usou um fuzz do jeito certo... mas o fato é que faz bastante diferença mesmo, dá aquele timbre que ao tocar a guitarra te faz sorrir... hehe

Um pedal de overdrive antes acaba "aparando as arestas" (engraçado isso, de somar ganho e soar menos agressivo o timbre), é como uso. Vários usam Overdrive depois, com efeito aproximado ao do amp.

Ok.. Entao a "receita secreta" se resume em Fuzz + drive + amp saturando ou Fuzz + drive ou Fuzz + amp saturando?
Sei eh experimentacao eh essencial mas como estou sem fuzz, tenho que ficar nas perguntas por enquanto.

E realmente... Aquele fuzz da boss era uma bosta.. Porra...
Ainda bem que aluguei e nao comprei aquela merda.
Claro, com todo respeito a aqueles que gostem! :)

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


Uso fuzz + ts + clean quente de valvulado ou fuzz + valvulado bem crunchado.

Geralmente fuzz setado no talo ( so uso fuzz faces like si e ge) e usando bastante o volume da guitarra..vai do clean lindo quente cheio, com petelhinhos de sujeira ate o caos total comprimidao jimi vai a loucura, só no volume da guita..

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


Eu nem olho mais esse tópico pra não ficar pobre com esse dólar a 3,50.. kkkkkk

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix
Tenho contatos pra mandar via Canada. Dolar de la esta R$2.65.

Olha a tentacao ai!! haha

ogner
Interessante!! Nao vejo a hora de experimentar!

FBlues_rock
Veterano
# ago/15
· votar


Hitman
O ogner resumiu bem os setups, é bem o que ele disse.

nichendrix
Não compro nada faz tempo (na verdade estou tendo que vender uns que não queria vender, hoje), mas quando o Paul Trombetta disse que chegou meu lugar na fila, não consegui resistir... Sorte que a RF foi parceira e não me taxou!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!