Desmistificando cabos e fontes top de linha

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Vc já pensou em fazer um teste completo em várias fontes? Nesse teste vc analisaria a construção e projeto de cada uma, faria os testes e medições científicas para checar se cada uma delas cumpre o que promete, e finalizaria com teste "em campo" analisando o comportamento das mesmas com vários pedais ligados. Seria bem legal!
sim ... já pensei ... Tenho que comprar um osciloscópio (o meu era muito antigo e queimiou) para fazer os testes .... Eu deixaria ligada por algum tempo cada uma das fontes, primeiro em vazio depois com cargas para ver eventual variação da tensão, ver se, no limite máximo de carga ela não "arria" nem que for um pouco, ver o timpo de componentes usados e configuração da fonte e vários outros pontos ...
Além da PB12 tenho várias outras fontes ... assim que eu pegar o osciloscópio faço uns testes ....

Gabriel Chincha
Veterano
# mai/08
· votar


Galera, posso estar sendo estúpido. Mas a galera que manja de elétrica/eletrônica poderá dizer se a idéia é boa ou não...

E se pegarmos uma bateria por exemplo de notebook (11,1 V) e bolar um circuito para baixar essa tensão para 9V? Daria para fazer ela embutida no case com as tomadinhas para os pedais, etc...Teriamos assim, ruido zero e a possibilidade de recarregar. A do meu comp é de 4400 mah mas acredito que exite até de maior capacidade!

Falei muita besteira? De repente.....

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


Gabriel Chincha
E se pegarmos uma bateria por exemplo de notebook (11,1 V) e bolar um circuito para baixar essa tensão para 9V?
Sim ... da pra fazer ... é so vc usar um regulador de tensão 7809 que rola ... Vc vai ter que ter um mínimo de intimidade de mexer com circuito eletronico para fazer isso ....

Gabriel Chincha
Veterano
# mai/08
· votar


Então Fernando....nem me meto a fazer esse tipo de coisa. Prefiro que, se a ideia for boa, pessoas competentes desenvolvam essa ideia e a transformem num produto!

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Gabriel Chincha

Bela idéia!

Fernando de almeida

Será que tal esquema seria viável se relacionarmos com o consumo de um conjunto mediano de pedais? Vc acha que a carga do notebook duraria muito?

Gabriel Chincha
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator

Cara, estou olhando o manual do meu Dunlop Rotovibe. Aqui está falando que ele consome míseros 14ma. Acredito que existam pedais que consomem mais. Mas é de qualquer forma um consumo ridículo para uma bateria dessas.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Gabriel Chincha

É, os maiores gastadores são reverbs e delays, mas é claro que mesmo esses nem se aproximam do consumo de um notebook em pleno funcionamento. Talvez seja viável mesmo para um bom número de pedais juntos.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


makumbator
Vc acha que a carga do notebook duraria muito?
Cara, isso depende da bateria do notebook ... Tem uns que duram mais outras duram menos (isso com o note book) ...

A bateria do notebook do Gabriel Chincha consome
4400 mah ... ou seja 4,4A (amperes) em 1 hora ... O meu setup , somndo-se os consumos, dá uns 3A (chutando alto) ... Essa bateria do Gabriel Chincha no meu setup, levaria quase 1,5 horas pra consumir o mesmo tanto que o note dele consome ...

Gabriel Chincha
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida

Pro seu set tem que ser uma bateria de carro veio! Rssssss

DotCom
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
Você já testou utilizar fontes chaveadas na alimentação de pedais?
Certa vez vi falarem que não são indicadas para pedais, mas vi uma fonte que fornece 1A, do tamanho de um carregador de celular, e que era chaveada.

DotCom
Veterano
# mai/08
· votar


http://www.visualsound.net/1spot.htm
a fonte

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


DotCom
Cara fonte chaveada em pedais é nova ... As fontes chaveadas em relação às usadas nos pedais são melhores em peso e tamanho menores, mais eficiencia (menos perdas e menos potencia disspada) ... Porém as fontes chaveadas tem de "ruim" em relação à outra difícil de ser projetada e de se fazer manutenção, cara a manutenção, fator de potencia em torno de 0.6 e (o principal no quesito de não poder ser usada em pedais) ruído. Existe o chaveamento da corrente com energia em altas freqüências. Isto é devido ao seu oscilador interno. A alta freqüência, está na faixa de RF (rádio freqüência), facilmente radia indução eletromagnética aos equipamentos próximos, ou em longas distâncias, causam interferência. Imagina isso num pedal + guita + amplis por perto ...

http://www.visualsound.net/1spot.htm
a fonte

Cara a única forma de se usar um fonte chaveada em pedais (e é como provavelmente essa deve ser) é usa a configuração chaveada série-ressonante (que acrescenta uma refiticação e uma filtragem, como nas fontes lineares) com uma excelente blindagem para não radiar as RF ...

DotCom
Veterano
# mai/08
· votar


Justamente... fonte chaveada trabalha com RF..... Aí vem o ponto: RF a gente não ouve.
Em pedais analógicos, qual o problema?

NESCAU
Veterano
# mai/08
· votar


cabos santo angelo pra mim já estao de bom tamanho.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/08
· votar


Penta_Blues

o que eu acho que deve ser acrescentado no seu tópico é a marca da fonte que reúne tudo isso que vc falou...

cheguei tarde ... mas na minha opina (se é que vale alguma coisa ainda) isso é o mínimo que as fontes devem ter!!
pensar que nem aquelas fontes Oliver (lembra disso?) que apesar de serem as melhores nacionais não tinham metade disso! as atuais Boss ou Roland não sei .. mas tenho dúvida se todas estas etapas ditas pelo Fernando de almeida são colocadas dentro dos projetos de pedais ...

abraço!

Penta_Blues
Moderador
# mai/08
· votar


Boa noite!!!

_BLACKMORE_
Faaaaaaaaala, meu bom!
Quanto tempo hein, meu camarada?!
Cara, por acaso é vc que tá com os pedais Maverick lá no ML?
Com relação às fontes, acho que vc tinha um projeto bem legal de fonte estabilizada para pedais né?
Valeu!!!

SK8Boy
Veterano
# mai/08
· votar


edalko
EI kra, me interessei MTO sobre o projeto de fonte q vc tem aí...se tiver como me fazer um favor, manda pro meu email: jimmyc@pop.com.br
Desde jah agradeço a atenção dispensada, abç!

markolino
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen
Exemplo: Distorção com algum ruído. Por mais que se tente, o uso de drive/distorção/saturação com a compressão natural do efeito vai gerar e salientar ruídos.

pois eh, mas e como os CARAS

vide John Frusciante que usa singles e distorcao de marshall e fuzz e etc..

nao se percebe NENHUM ruido ???

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


markolino

pois eh, mas e como os CARAS

vide John Frusciante que usa singles e distorcao de marshall e fuzz e etc..

nao se percebe NENHUM ruido ???


Você disse tudo. nao se percebe NENHUM ruido ???

O ruído sempre vai existir, você pode minimizá-lo, torná-lo menos perceptível. Como ?

Boas blindagens, Noise Gates ou Noise Supressors, ou uma técnica apropriada, como por exemplo cortar o volume da guitarra no pot, tão logo a parte distorcida termine.

Ainda, Blackmore já utilizava esta combinação mortífera, Strato e Marshalls, porém, há uma diferença que deve ser apontada, pois neste caso, a distorção ou drive está nas secções de Pré e Power do próprio amplificador e não antes. Assim, o amplificador não está comprimindo e saturando o som já comprimido e saturado de um pedal. O ruído, embora existente é menor.

Faça uma experiência com sua Strato com singles e seu amp, colocando-o no talo e controlando o volume total pelo pot de volume da própria guitarra. Você vai observar uma natural redução de ruídos.

Bem. Nas gravações em estúdios é covardia, pois você pode, por exemplo, neutralizar as freqüências que mais destacam os ruídos, ou mesmo retirar da gravação determinados ruídos.

Existem até softwares de audio que lêem a trilha, identificam um som persistente, possibilitando removê-lo ou neutralizá-lo. Viva a tecnologia.

Isso tudo para não mencionar o uso das posições 2 e 4 das Stratos com pickup central de polaridade invertida, assim como outras receitas relativas a captadores, humbuckers em formato de single, stacks, virtual vintages e o escambau.

Se você gosta de singles e distorção, bem, é melhor você aprender a conviver com um pouco de ruído. hehehehe

Saudações.

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
É isso aí mesmo, mas não tem nenhum segredo né? Fazer contas certas só.

Por falar em contas, você tem algum programinha para dimensionar trafos? Eu tenho uns aqui mas achei as respostas meio estranhas, fiquei meio desconfiado.

Quanto a bateria de notebook, o 7809 regula a tensão desde que ela seja superior aos 9 volts não é? Acho que não daria muito certo não... A tensão da bateria começa a cair conforme a carga vai abaixando não cai?

Se ela cair abaixo dos 9 volts ( não sei se esse é o valor mínimo que o 7809 precisa pra funcionar) o circuito começa a perder voltagem.

Construir um circuito que compense a perda de voltagem com aumento na corrente de consumo e a mantenha estável é possível? Fiquei pensando em como fazer mas não tenho nem idéia :P.

Tem que ter um jeito, senão o notebook não funcionaria né hehe.

Lak Lak
Veterano
# mai/08
· votar


sempre compartilhei dessa opiniao.

to mto satisfeito com minha fonte landscape e meus cabos feitos por mim com J10L de 1 e 50!

nao, nao tenho problemas com ruido!

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


_BLACKMORE_
mas tenho dúvida se todas estas etapas ditas pelo Fernando de almeida são colocadas dentro dos projetos de pedais ...
Sim, só citei para dizer sobre o cuidado para dimensionamento dessas etapas ... Outra, o que pode ser acrescentado para termos uma fonte top de linha????

Zero Zen
O ruído sempre vai existir, você pode minimizá-lo, torná-lo menos perceptível. Como ?

Boas blindagens, Noise Gates ou Noise Supressors, ou uma técnica apropriada, como por exemplo cortar o volume da guitarra no pot, tão logo a parte distorcida termine.

Ainda, Blackmore já utilizava esta combinação mortífera, Strato e Marshalls, porém, há uma diferença que deve ser apontada, pois neste caso, a distorção ou drive está nas secções de Pré e Power do próprio amplificador e não antes. Assim, o amplificador não está comprimindo e saturando o som já comprimido e saturado de um pedal. O ruído, embora existente é menor.

Faça uma experiência com sua Strato com singles e seu amp, colocando-o no talo e controlando o volume total pelo pot de volume da própria guitarra. Você vai observar uma natural redução de ruídos.

Bem. Nas gravações em estúdios é covardia, pois você pode, por exemplo, neutralizar as freqüências que mais destacam os ruídos, ou mesmo retirar da gravação determinados ruídos.

Existem até softwares de audio que lêem a trilha, identificam um som persistente, possibilitando removê-lo ou neutralizá-lo. Viva a tecnologia.

Isso tudo para não mencionar o uso das posições 2 e 4 das Stratos com pickup central de polaridade invertida, assim como outras receitas relativas a captadores, humbuckers em formato de single, stacks, virtual vintages e o escambau.

Se você gosta de singles e distorção, bem, é melhor você aprender a conviver com um pouco de ruído.

(2)

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
Sobre o que adicionar, meu voto vai para um circuito de protecao para desarmar a fonte se a corrente subir demais

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


shoyoninja
Sobre o que adicionar, meu voto vai para um circuito de protecao para desarmar a fonte se a corrente subir demais
Então cara, o 7809 ja faz essa proteção de sobrecarga .. ele queima hehehehehe ....

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen

Se você gosta de singles e distorção, bem, é melhor você aprender a conviver com um pouco de ruído. hehehehe

Cara, falou tudo!
Eu pessoalmente não tenho essa noia de me livrar totalmente do ruido! Pra mim, existe um nível aceitavel! Blindei minha strato e o ruido, que era baixo, caiu mais ainda, e já ta bom pra mim!

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
Vi que voçê é uma pessoa que entende bem de fontes e amperagens, me tira uma dúvida por favor, tenho um pedalboard da landscape para 08 pedais, uso tres pedais nele, um chorus fuhrmann, com capacidade de 500ma maximos (não informa o consumo de amperagem) um dan echo danelectro com capacidade de 300ma (não informa o consumo) maximo e um delay greatone com consumo de 50ma com 500ma maximos.
A dúvida é que ao usar a fonte no dan echo ele chia um pouco e muda esse chiado ao mexer no trimpot de time, quando uso bateria este problema acaba! A fonte é a do pedalboard com 9v de 500ma, muito boa, suspeito que a amperagem esteja acima da indicada no pedal e por isto fica com ruido, o que voçê acha?

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
heuiehuieuie pô mas algo mais elegante né.

Desarmar era melhor.

eu tinha um esqueminha aqui de uma fonte que usava um circuito de proteção, vou dar uma olhada.

sobrevivente
Veterano
# mai/08 · Editado por: sobrevivente
· votar


Falando em cabos, estou com dificuldades de achar cabos entre os pedais para vender na net...
Aqueles com a plugagem em "L", que não come tanto espaço no pedalboard.

Alguém tem alguma indicação de sites que vendam cabos assim com boa qualidade?

Qual o tipo de cabos que vocês utilizam entre os pedais?

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


sobrevivente

Tem o Oséias Pulga do ML, já comprei com ele duas vezes e recomendo. Cabo Wire Conex têxtil ou emborrachado na medida de sua escolha e conectores Amphenol ou Neutrik à sua escolha. Tem conector em L e reto.

Serviço excelente, entrega rápida e ótimo atendimento:

http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_26474286

Mesmo que não exista algum anúncio de cabo no momento, basta entrar nos de Medusa e perguntar que ele te responde.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


DENNYSRENGIER
A fonte é a do pedalboard com 9v de 500ma
Cara o chiado do seu dan echo pode ser por causa da fonte caso a somat'oria das cargas dos painéis ultrapasse a capacidade da fonte ...
Teste o Dan echo sozinho na fonte eveja se dá o mesmo problema ....

Outra coisa, a sua rede elétrica pode ter ruído e instabilidade e derrepente o DanEcho é mais sensível que os outros pedais a ponto de ter o chiado ...


shoyoninja
heuiehuieuie pô mas algo mais elegante né.

Desarmar era melhor.

eu tinha um esqueminha aqui de uma fonte que usava um circuito de proteção, vou dar uma olhada.

hehehehehehee .... Tem como fazer um circuito de proteção sim ....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desmistificando cabos e fontes top de linha