Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
      Ismah
      Veterano
      # 27/out/17 22:05
      · votar

para montar um setup com nível de palco vai sair bem mais caro que uma pedaleira como a GT-100 ou a Hd 500x.

Tem mais um problema: não é hardware dedicado!
      A diferença, é que no iPad, iPhone, iPin... Há um hardware genérico, e um SO genérico que atua como "hospedeiro", para o programa em si que vai processar o sinal.
      Quando no hardware dedicado de uma multiFX, tudo é otimizado para realizar alguma tarefa específica, no caso, processamento de sinal. E o SO, é o próprio "programa"... Praticamente 50% menos de chances de problemas na parte de código - que são baixas...

Do outro lado da moeda, concertar um iPad é mais fácil, que concertar um hardware dedicado...

DimeMegadeth
      Veterano
      # 27/out/17 23:59 · Editado por: DimeMegadeth
      · votar

Ismah
      Saquei o ponto... Ponderando os prós e contras de cada opção, vai ser pedaleira mesmo. Valeu pela ajuda, Ismah.

Restou a outra dúvida agora: HD500x, GT-100, ou alguma outra na mesma faixa com qualidade semelhante?
      De tudo que vi até agora no youtube, sobre pedaleiras nessa facha de preço, o que mais me chamou atenção foi a simulação de ENGL Fireball 100 da HD500x.
      90% do tempo vou usar uma guitarra em A com drive e, nos vídeos que vi, a simulação soa muito bem aos ouvidos em afinações baixas.

Obrigado a todos que ajudam mais uma vez aí!

SkyHawk
      Membro
      # 28/out/17 07:34
      · votar

DimeMegadeth
      Desculpa pelo Bug na resposta, por algum motivo copiou e colou a parte de cima do texto sobre o final do mesmo.

Quando a qualidade, o que os softwares fazem é igualar em um iPad o que pedaleiras de primeira linha entregam de maneira nativa. A qualidade de uma Pod HD500x e da GT-100 é o referencial. Pode reparar nos videos do youtube: bias fx vs hd500x ou bias vs kemper, etc.... o benchmark é sempre o equipo verdadeiro.

DimeMegadeth
      Veterano
      # 29/out/17 19:56
      · votar

SkyHawk

Valeu pela ajuda. Vou de pedaleira mesmo, tá decidido, irmão! hahaha
      Qual pedaleira é o que não está decidido.

https://media.sweetwater.com/store/manufacturer/Line_6/podhd500x/image s/lightbox/1600-PODHD500X_detail2.jpg

ou

https://static.roland.com/assets/images/products/gallery/gt-100_back_g al.jpg

Gabezorx
      Membro Novato
      # 30/out/17 09:30 · Editado por: Gabezorx
      · votar

DimeMegadeth

Caindo de paraquedas aqui... vc chegou a olhar a Line 6 Firehawk FX ou a Zoom G5n??

Ambas são opções mais baratas que essas 2 e mais recentes.

https://www.sweetwater.com/store/detail/Firehawk

https://www.sweetwater.com/store/detail/G5N

Anyways...

DimeMegadeth
      Veterano
      # 31/out/17 13:49
      · votar

Gabezorx

Achei a Firehawk inferior nos comparativos com a pod hd500x.
      E quanto a zoom, eu tenho fugido de zoom. Já tive algumas zoom (todas modelos mais baratos, fora de comparação), então quero fugir da marca.

Na verdade eu estava quase 100% decidido pela HD500x, tô convicto de que é a que tem as simulações de amp mais animais. Mas depois de assistir a alguns vídeos e ler alguns tópicos aqui no fórum, tô começando a acreditar que, embora com simulações pouca coisa menos significativas do que na HD500x, a confiabilidade e durabilidade da GT-100 deva ser uma melhor pedida.

Obrigado pela sua contribuição, Gabezorx
      Abração!

KelvinW_
      Veterano
      # 03/nov/17 17:34
      · votar

Pessoal, queria tirar uma duvida:

É o seguinte, eu tenho uma G3xn, porém não curti muito e estou querendo vender pra pegar pedais analógicos mesmo.

Entretanto, eu gostei mt de um delay, que está como "tape echo", o nome já diz o q é basicamente.

Minha duvida é: eu consigo fazer esse efeito "tape echo" em qualquer delay simpleszinho?

Eu uso como um eco bem simples mesmo, só pra dar aquela abertura um pouco no timbre, é um echo rapido, uso na velocidade de 140 somente.

Alguem pode me tirar essa duvida? E se pudesse tbm, dar algum conselho de delay bom porém simples, nada mt caro.

Valeu, abraço.

SkyHawk
      Membro
      # 03/nov/17 22:55 · Editado por: SkyHawk
      · votar

KelvinW_
      Tape echo é um efeito caro, um delay simples não vai resolver.

Você acabou de descobrir as qualidades das pedaleiras da Zoom os delays, reverbs e modulações deles são muito bons, isso vale para a G1on também.. Eu não venderia a Zoom, colocaria ela no final da cadeia de sinal e adicionaria os pedais analógicos antes.

Iversonfr
      Veterano
      # 04/nov/17 01:45 · Editado por: Iversonfr
      · votar

SkyHawk
      Tape echo é um efeito caro

Que nada! É bem barato, custa só um rim! Rsrs

https://www.fulltone.com/products/tube-tape-echo

DimeMegadeth
      Veterano
      # 04/nov/17 14:58
      · votar

Fala aí, pessoal.
      Consigo ligar uma zoom G1on + um tube screamer genérico com uma fonte de 500mA?
      Valeu, pessoal!

KelvinW_
      Veterano
      # 04/nov/17 14:59
      · votar

Skyhawk

Entendi mano, estava pensando isso mesmo. Eu uso ela no loop e uso delay, chorus e às vezes o equalizador tbm, fora o afinador; se comparar em pedais sai mt mais caro.

O lance é, eu não sei pq mano, mas o phaser no loop sai extremamente zuado, sai um efeito q eu nem sei dizer o q é, eu achei q seria configuração mas mexi e não mudou nada, é a consistência do efeito q mudou mesmo. Porém, quando eu ligo ela no input o phaser sai normal, o q será isso mano?

Então eu estou querendo fazer o seguinte: comprar um phaser, q iria no loop, certo? Meu medo é o problema do phaser não ser necessariamente da pedaleira e sim do amp, q é um peavey bandit 112, mas não creio q seja do amp.

O q vc acha?

SkyHawk
      Membro
      # 04/nov/17 22:19 · Editado por: SkyHawk
      · votar

KelvinW_
      Phaser não funciona bem no loop.

Algumas modulações vão melhor antes dos drives, demorei para aprender isso tmb. O Phaser é um caso clássico, vai muito melhor antes dos drives.

Já o Flanger é questão pessoal pois tanto antes quanto depois fica bom, antes tem mais bottom end e depois fica mais suave e equilibrado.

Eu uso flanger, phaser e univibe antes dos drives e chorus depois, também não uso loop, vai tudo na cara do amp.

KelvinW_
      Veterano
      # 05/nov/17 00:05
      · votar

Skyhawk

Ah sim.. pois é, eu estou usando no loop a pedaleira agora, achei melhor, principalmente pq gosto de wah wah, e se eu uso o tape echo no input quando uso o wah fica zuado, já no loop fica legal. No loop ficou legal o chorus e delay, e tbm o equalizador.

Mas realmente, quem saiba mais p frente eu compre pedal de chorus e outros efeitos tbm, e use a pedaleira somente como tape echo//delay e afinador mesmo, já q como vimos o preço só do tape echo, ela já vale o preço rsrs..

Phaser vc prefere o mxr mesmo ou tem outras preferências?

Gabezorx
      Membro Novato
      # 06/nov/17 14:23 · Editado por: Gabezorx
      · votar

KelvinW_

Cara, acho que a G3xn serve pra completar um set, principalmente nas modulações, delay e reverb.

Eu não venderia a Zoom, colocaria ela no final da cadeia de sinal e adicionaria os pedais analógicos antes. (2) - Exatamente como eu fiz.

Se vc quer um tape delay vai de Nux Time Core e seja feliz, não é jaba, mas se quiser tenho um pra vender.

Phaser vai depender do tipo de sonoridade que vc quer, se é pra ser tipo o que o EVH usa, então o negócio é um script (ou o signature dele que é 2 em 1), se quer pra fazer levadas funkeadas, qualquer outro "phase 90" block e clones resolvem.

https://www.youtube.com/watch?v=0GZ4rPZ-KKM

Se nada der certo, vende ela (não recomendo) e compra um MS-70CDR que resolve seus problemas.

Edit: a Nux tem um pedal só de Tape Echo também:

http://www.nuxefx.com/show-49-27-1.html

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

303.709 tópicos 7.859.274 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital