【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# ago/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


KelvinW_
O negocio é.. eu tô pensando em comprar um chorus nux, e um delay joyo só pra dar uma modulada legal na guitarra, daria certo usar nesse ampzinho esses efeitos sendo q o amp não tem loop??
Fera, não entendo como um chorus e um delay te ajudaria no timbre ... O que eles fazem é emprestar um pouco de profundidade e movimento ao seu som (seja com timbre ruim ou bom) ...

Até entendo o lance do peso ... sempre tive amps grandes (Head Pedrone Lemarc com caixa 4x12 / Head Peavey XXL com caixa 4x12 / Head Crate GT1600 com caixa 4x12 / Meteoro Vulcano G200 2x12 / Laney LV300 Twin 2x12) ...

Hoje estou só com dois amps 1x12 (Fender Hot Rod Deluxe 40W e o W. Fillies Woodstock 25W) e estou pensando em trocar o Wfillies por algum valvulado 1x10" ... {na verdade estou com o Marshall Mg100Fx 2x12" tb mas ele está a venda - não uso mais ele}.

Agora, não recomendo esse lance, exceto se não houver outra forma, de usar um amp de timbre inferior tendo um melhor disponível (apesar dos transtornos).

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Fernando de almeida

Pois é mano.. Na vdd eu tô pensando em vender esse ampzinho pq tenho um amigo q tá interessado nele, e aí vou comprar uma G3Xn pra usar direto na mesa de som, creio q fica mais prático..

Até pq na igreja q toco nao é muita coisa q tocamos, somente 2 ou 3 musicas, então fica uma coisa bem curta e pouco trabalhada, e é complicado levar e trazer o amp gigante toda quarta e domingo rsrsrs..

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_
G3Xn pra usar direto na mesa de som, creio q fica mais prático..
Aí dá mais jogo ... Se o cara da messa for bom de timbrar, melhor ainda ...

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Fernando de almeida

Mano, me tira uma duvida.. Se eu pego a G3Xn.. Vamos dizer q eu use ela para efeitos de modulação, e posteriormente eu quisesse usar ela com o meu peavey bandit 112.. Eu usaria ela no Loop??

As distorçoes eu uso do amp mesmo, tenho o footswitch dele tbm e um wah wah fulltone, da pedaleira eu usaria tipo um chorus, delay e phaser quem sabe.. Usaria no loop?

E ficaria bom casar pedaleira nesse caso?

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Gabezorx

Show, fantasticos esses videos!! Ajudou Muito!

Fernando de almeida

Legal, é desse jeito que imaginei mesmo.. agora o dificil vai ser encaixar ele no meu set, acho que vou ter que mudar tudo de lugar kkk

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-png--22770

To pensando em tirar a g1xn do pedalboard pra liberar espaço, usar ela fora mesmo

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Ahh, pensando agora me surgiu mais uma duvida/ideia..

Eu as vezes costumo usar o canal sujo do meu amp, e ele tambem tem algum ruido..

Se eu ligar assim fica melhor?

Guitarra -> Wah -> NS2 In
Ns-2 Send -> Comp -> MT-2 -> TS Mini -> MXR D+ -> MXR Blue Box -> Amp's Input
Amp Send -> Ns2 Return
Ns2 Out -> Chorus -> Delay -> Amp Return

Será que funciona? To fincando maluco já pensando nessas cadeias e fios kkk

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


KelvinW_
Se eu pego a G3Xn.. Vamos dizer q eu use ela para efeitos de modulação, e posteriormente eu quisesse usar ela com o meu peavey bandit 112.. Eu usaria ela no Loop??

Caso você for utilizar a distorção o AMP e modulações + ambiências da pedaleira, liga no loop sim ... recomendado.



bluesquare
To pensando em tirar a g1xn do pedalboard pra liberar espaço, usar ela fora mesmo

Tira não ... quanto mais junto estiverem melhor ... organiza melhor ...


Guitarra -> Wah -> NS2 In
Ns-2 Send -> Comp -> MT-2 -> TS Mini -> MXR D+ -> MXR Blue Box -> Amp's Input
Amp Send -> Ns2 Return
Ns2 Out -> Chorus -> Delay -> Amp Return

EXATAMENTE ...


To fincando maluco já pensando nessas cadeias e fios kkk
Nem tanto cara ... essa ligação é o Método 4 cabos (four cables method - acho que é assim que se escreve) ....

Guitar---CABO1----> Input (saturadores, wah, compressores ...) / Output (saturadores, wah, compressores ...) --CABO2----> Input Amp / Send AMP ---CABO3---> Input (modulações e ambiências ...) / Output (modulações e ambiências ...) ---CABO4---> Return AMP

São esses 4 mais os cabinhos de interligação dos pedais ...

E no seu caso o pré do AMP estará no loop do NS-2 ...
Então:
Guitarra---CABO1---->Wah -> NS2 In
Ns-2 Send -> Comp -> MT-2 -> TS Mini -> MXR D+ -> MXR Blue Box--CABO2---->Amp's Input
Amp Send---CABO3--->Ns2 Return
Ns2 Out -> Chorus -> Delay ---CABO4---> Amp Return



Esse site dá mais detalhes:
http://guitargearfinder.com/guides/use-four-cable-method/

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Show, ai fica bem mais facil de entender!

No meu caso ainda é um "método 5 cabos", pq ainda uso mais um pra ligar o footswitch do amp! kkk haja fios..

Falando em fios, vcs recomendam o uso daqueles adaptadores P10/P10? Tipo esses https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-894810286-plug-adaptador-santo -angelo-para-pedal-p-10-z-kit-c5-_JM

Sei que nao vai substituir TODOS os cabos, mas ja ficaria um pouco mais arrumadinho

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


bluesquare
Falando em fios, vcs recomendam o uso daqueles adaptadores P10/P10? Tipo esses https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-894810286-plug-adaptador-santo -angelo-para-pedal-p-10-z-kit-c5-_JM
Sei que nao vai substituir TODOS os cabos, mas ja ficaria um pouco mais arrumadinho



Na verdade eu recomendo esses Plugs Adaptadores P10-P10 ... Economizam espaço no board ...

Para pedais de mesma marca (ou que os jacks estão na mesma altura), recomendo esse https://http2.mlstatic.com/plug-adaptador-p10-duplo-tipo-p-pedal-D_NQ_ NP_659621-MLB20831047746_072016-F.webp

KelvinW_
Veterano
# ago/17 · Editado por: KelvinW_
· votar


Fernando de almeida

Mano, uma dúvida: eu uso a G3xn no Loop do meu peavey bandit independente de quais efeitos eu vá usar nela?

Tipo, eu geralmente uso o drive do amp, e aí da pedaleira eu gostaria de usar chorus, delay, phaser e etc.. Ela vai no loop mesmo? E caso eu queira usar esses efeitos no clean do amp, ou por exemplo se eu quiser usar o clean do amp com drive da pedaleira, continuaria no loop?

Outra coisa, eu tenho um wah wah fulltone, como ficaria a ordem correta? Vide q eu uso o fulltone wah e nao o da pedaleira, é claro..

Valeu, abraço.

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_

Esse Amp é animal, o outro guitarrista da minha banda tem um desses..

Aconselho vc a usar o drive do amp sem muito ganho, comprar um pedal de overdrive (MXR D+ ou Ibanez TS) pra empurrar o drive, e ligaria assim:

Guitarra -> Wah -> Overdrive -> Amp
Lopp Out -> Pedaleira (Modulações, delay, reverb, etc) -> Loop In

Nao aconselho usar drive no loop, pode até ficar interessante se fuçar bem, mas perde muito da característica do pedal/efeito

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


bluesquare

Ah sim, entendi..

Eu tenho um pedal de drive q é o OCD Efx, mas achei q nao casou legal pra empurrar o drive do amp, somente no canal clean mesmo..

No caso para modulações a pedaleira no Loop.. Se eu quisesse usar os drives dela seria melhor no input mesmo, certo? Porém por outro lado ai as modulaçoes poderiam dar pau né?

Mas tudo bem..
Eu vou usa-la mais na igreja pq nao quero ter q ficar levando o amp todo culto pq ele é gigante rsrs, e aí vou usar ela direto na mesa de som.. Aí creio q vou usar tbm simulaçoes de amps e etc..

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_
Tipo, eu geralmente uso o drive do amp, e aí da pedaleira eu gostaria de usar chorus, delay, phaser e etc.. Ela vai no loop mesmo?
SIM

E caso eu queira usar esses efeitos no clean do amp, ou por exemplo se eu quiser usar o clean do amp com drive da pedaleira, continuaria no loop?
Daria pra fazer sim - teria uma alteração de timbre, mas creio que daria pra tocar...
Não seria a ligação tradicional pois seu pedal precisaria tb ter send e return e aí aplicaria o Four Cables Method ...
Não recomendo, mas não posso falar que não dá pra usar no loop ...

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Pessoal.. Chegou minha g3xn e estou com uma duvida rsrs..

Bom, como nunca mexi com o loop do amp, agora estou confuso aqui.. O loop do meu peavey bandit tem 2 entradas, "send" e "return", como eu quero usar a pedaleira no loop, como ficaria?

E na pedaleira qual entrada eu uso? Input ou L/mono?

Estou confuso quanto como ficará a ligação em tudo isso..

Iversonfr
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_

Essa sua pedaleira não tem opção de ligar no loop. Abs!

bluesquare
Veterano
# ago/17 · Editado por: bluesquare
· votar


Nao sei se estou falando besteira, mas se o sistema dela for igual das outras zoom, liga o send do amp no input da pedaleira e o output da pedaleira (mono) no return do amp.. a guita vc pluga direto no input do amp

Iversonfr
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_

Agora li ali atrás que você quer ela pelas modulações. O que disse é que ela não tem como ligar no 4 Cable Method, mas se quiser usar só as modulações, liga o Send no Input e Output L/Mono no Return.

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Ah sim entendi..

Eu quero usar o wah wah q tenho q é o Fulltone, então entraria no input do amp entao né? Muito obrigado, vou testar aqui..

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_

Sim, seria tipo:

Guitarra -> Wah -> Input amp
Send Amp -> Input Pedaleira
Output Pedaleira -> Return Amp

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_
O loop do meu peavey bandit tem 2 entradas, "send" e "return", como eu quero usar a pedaleira no loop, como ficaria?
GUITA > Input Amp
Send amp > Input pedaleira
Output pedaleira > Return Amp

OU

GUITA > Input pedais (wah, dist, over, etc)
Output Pedais > Input Amp
Send amp > Input pedaleira
Output pedaleira > Return Amp

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_
E na pedaleira qual entrada eu uso? Input ou L/mono?
L/Mono ...

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Fernando de almeida

Valeu manno.. to tentando aqui p ver como fica o som rsrsr..

Uma ultima coisa: A cadeia de pedais tem diferença na pedaleira?

Por exemplo, eu quero deixar na pedaleira para eu usar um chorus, phaser e delay, teria de ser nessa ordem q citei? Vide q estou usando:
GUITA > Input pedais (wah, dist)
Output Pedais > Input Amp
Send amp > Input pedaleira
Output pedaleira > Return Amp

E o reverb é melhor usar o do amp né?

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Mano.. testei aqui as ligaçoes e etc, e nao sei se eu q estou fazendo algo errado.. mas...

Pra mim ficou melhor a seguinte ligação:

Input amp>Out put G3xn

Input G3xn>Wah wah>Guitarra.

Eu tentei da forma q vc me aconselhou um pouco mais acima e os efeitos de delay e phaser sairam bem zuados.. Ai coloquei dessa forma ai e estao ok agora.. Quando deixo o amp no clean e uso algum drive da pedaleira tbm sai tudo ok..

Acho q vou usar dessa forma pq no send return estava zuado os efeitos.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


KelvinW_
Uma ultima coisa: A cadeia de pedais tem diferença na pedaleira?
Por exemplo, eu quero deixar na pedaleira para eu usar um chorus, phaser e delay, teria de ser nessa ordem q citei?

Internamente, na pedaleira, creio que a sequência é essa ...

E o reverb é melhor usar o do amp né?
Se possível sim ... Mas para deixar um reverbão pode usar até ambos - se você souber regular ...

Input amp>Out put G3xn
Input G3xn>Wah wah>Guitarra.

Fera, se vc fou usar a dist do amp, nessa ligação, a distorção vai ficar depois de ambiencias e modulações ... (não que seja proibido)

Acho q vou usar dessa forma pq no send return estava zuado os efeitos.
Então fera ... não é só ligar ... tem que regular!!!
Dependendo da regulagem pode realmente ficar horrível ...
Via de regra, com a devida regulagem, tem que funcionar ...

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Fernando de almeida

Sim mano, pode ser q sim.

Mas é pq veja só, quando eu usei no send/return, o delay nem tava saindo, e o phaser mais parecia um mono vibe, tava dando uns sons psicodélicos mt loco, e só o chorus q nao vi nenhuma anomalia.

Depois da outra forma q eu disse ficou tudo normal. O som usando o drive do amp nao mudou em ambas as configurações, somente os efeitos q eu disse. E nao mudei nenhuma configuração de efeitos, somente a ligaçao dos instrumentos.

Der1ck
Membro Novato
# set/17
· votar


Gente preciso de umas dicas sobre pedaleiras pra modulação
Eu vou começar a tocar com banda e meu set é DS1,DS2 e footswitch Boss, Classic overdrive e Chorus waldman e um wah oner q eu vou transformar em volume.

Tava pensando em pegar alguma pedaleira pra poder usar chorus, tremolo, reverb, simulador acústico e booster nela e o resto nos pedais (usaria o chorus da pedaleira e trocaria o pedal de chorus por um delay pq não curti o delay de nenhuma pedaleira) ouvi falar bem de uns vox baratinhos, mas queria umas indicações se for uma pedaleira muito cara ou o som não for tão bom fico com os pedais

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


Der1ck
wah oner q eu vou transformar em volume.
Como exatamente vc vai fazer isso???

Gente preciso de umas dicas sobre pedaleiras pra modulação
Que tenha só modulação????
Zoom ms70cdr
Tc electronics Nova Modulation
Wavebox Proteus

Ou tem as multiefeitos que vc pode usar só as modulações (embora eles tenham outros efeitos):
Boss GT (vários modelos)
Line6 POD (vários modelos)
E vários modelos de Zoom, Digitech, Tc electronics, etc...

Der1ck
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Der1ck
· votar


Fernando de almeida
Meu pai trabalha com eletrônica ele quem vai mexer no pedal
Mano esse Zoom ms70cdr é quase perfeito tirando q tem q ficar abaixando toda hora pra trocar os efeitos, vou ver se tem algum esquema de mudar isso.

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


Der1ck
eu pai trabalha com eletrônica ele quem vai mexer no pedal
Opa ... aí é fácil ... é só um potenciômetro pra fazer o pedal de volume ...

Mano esse Zoom ms70cdr é quase perfeito tirando q tem q ficar abaixando toda hora pra trocar os efeitos, vou ver se tem algum esquema de mudar isso.

Nada ... vc pode programar para a cada pisada ele mudar o efeito ... em tenho o MS50G, e não me abaixo pra nada ... deixo tudo programado certinho e só vou pisando ...

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Porque NÃO daria certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito