【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Ok. No aguardo. Grato.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Olá. Não querendo ser chato, mas já sendo (rs), e mesmo parecendo simples, tenho dúvidas: usando como base o Mini Fuzz do Bertola, quando acionada a DPDT o CI é alimentado pelo sinal da guitarra. Mas a "parte elétrica" em si, como fica? Ilustro minha duvida com [url=null]null[/url]Duvida Led Liga/Deslliga? Como você pode ver sou mesmo um "zero à esquerda" em eletrônica... Como sempre, grato e Abç.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Eu novamente... (o chato, rs).
Uma correção: no anexo da última msg (Dúvida Led Liga/Desliga) onde está escrito "Plug saída guitarra" leia-se "Plug saída do pedal".
Abç.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Velhinho-RJ
Fera hoje não tive tempo pra nada ... Amanhã é certo que coisa consigo mandar...
Trampo tá pegando ...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Ok camarada. Quanto à dúvida do led liga/desliga (1º led) já consegui o seguinte: usar uma chave 3pdt ao invés de dpdt conforme
Led Liga/Desliga. Fica só a questão do tremolo (o 2º led). Pode ver com calma pois não estou com pressa mesmo. Se ajudar em alguma coisa tem um outro esquema de tremolo Tremolo EA Modificado que eu acho que tem esse led "piscante" mas o som dele não é tão legal como o vico vibe. Pelo menos é o que eu achei pelas demos que ouvi. Abç.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Velhinho-RJ
Fala fera, espero que você tenha um pouco de experiência em montagem de pedais ... tentei detalhar, mas não dá pra colocar "tudo" em um esquema único.

Não tive tempo de testar, mas analisando o circuito creio que vá funcionar - tem dois pontos nos quais você pode soldar o fio do LED de Flashing (pisca conforme velocidade do tremolo).

Coloquei mais algumas propostas de modificações que, se você tiver tempo ou interesse pode testar - pode ser que os resultados fique até mais interessante do que o circuito original.

Veja aí, se tiver alguma dúvida entre em contato ou se não funcionar (pode até ser que ocorra uma vez que não testei - fiz tudo analisando o circuito) me avise que eu vejo o que pode ter acontecido.

A parte do True Bypass vai tranquilo pois esse é certeza que está certo.


https://dc695.4shared.com/img/-7AX9yZIca/s24/1610e28aff8/TREMOLO_TRUEB YPASS_w_FLASHING_?async&rand=0.6974069894355737

Outras modificações são possíveis, mas preferi não colocar pois o desenho poderia ficar muito carregado de informações ... Mas creio que um teste seria interessante - diminuir o valor dos resistores de 27K ... se eu tivesse tempo, eu faria um teste desde 1K (sempre ambos resistores de valores iguais) até os atuais 27k ...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
E aí camarada! Que "aula" de boa vontade, além das dicas do tremolo, rs... Na próxima 2ª feira (22/01) vou comprar os componentes, pelo menos tentar comprar TODOS eles, e assim que estiver com o "kit" completo começo a executar o projeto. Devo demorar um pouco mas com certeza chego lá. Se tiver dúvida(s)/problema(s) no meio do caminho entro em contato. Ainda hoje vou fazer uma lista completa do material e pedir para você dar uma conferida, ok? Mas, desde já, fico muito grato, muito mesmo. Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Se tiver dúvida(s)/problema(s) no meio do caminho entro em contato.
opa ...tranquilo ... estamos aqui para ajudar ...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Olá Fernando.
Conforme msg anterior, fiz uma lista dos componentes para vc dar uma verificada, por favor. Pode conter erros (na certa contém algum(ns) erro(s), rs...)
Como sempre, grato... abç. Lista Componentes Tremolo

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Conforme msg anterior, fiz uma lista dos componentes para vc dar uma verificada, por favor. Pode conter erros (na certa contém algum(ns) erro(s), rs...)
Opa ... vi a lista ...
Suas dúvidas?
1 - Capacitores de 220nF - já vi quem fez com cerâmico e quem fez de poliéster, creio que funcione com qualquer um deles... tensão qualquer uma acima de 9V - não tem polaridade.
2 - Capacitor de 47uF - obrigatoriamente Eletrolítico (terminal maior é o positivo e o menor é negativo) ... tensão qualquer uma acima de 9V ...
3 - O zener tem que ser zener mesmo .. tem um funcionamento específico, diferente dos diodos comuns.
4 - 4001 é o 1N4001.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Isto posto, MÃOS À OBRA.......
Conforme disse, semana que vem começo essa encrenca e que DEUS (e o Fernando) me ajude(m).......hehehehe... Darei notícias... Obrigado... Abç

Ismah
Veterano
# jan/18 · Editado por: Ismah
· votar


Alguém saberia me explicar o que é o pedal Boss Spectrum SP1 ???

Ele é um dos 3 clássicos que lançaram a marca Boss em 77, junto ao Overdrive OD1, e Phaser PH1.
Voltou a ser produzido no ano passado pelos 40 anos da marca, e o trio está custando um rim, meio fígado e a córnea direita.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Olá. Eu novamente... olha só, deparei com algo que "para mim" pareceu meio estranho, mas que talvez seja "irrelevante". O resistor do Led Flash vc colocou com valor 10K; já nas informações que tenho da 3pdt com led Liga/Desliga, ora tenho 2.2K, ora 1K... Veja bem, pareceu estranho para mim que pouco entendo do assunto. Não deveria ser um valor "fixo" dependo do led que se use (vermelho, verde, azul, .....?). Abç.

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


O resistor varia em função da tensão admitida pelo LED e/ou da intensidade de brilho. Eu tenho alguns pedais que precisaram de uma fita porque iluminam o board inteiro quando ativos... rs

Conheço LED's de 1,5 V, 4 V, 5 V, 10 V, 12 V...

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Ismah

Alguém saberia me explicar o que é o pedal Boss Spectrum SP1 ???


Cara, ele é parte um boost, parte equalizador parametrico... Ele dá boost num espectro de frequência específica ajustada por você... Esse espectro de frequência boostada pode ser misturado ao som original da entrada ...
O resultado deve até ser interessante, mas nada que justifique você dar seu rim pra comprá-lo...


Velhinho-RJ
Sobre o resistor do led de flash eu coloquei um valor alto para que a corrente vinda da fonte de tensão de 9 V seja a mais baixa possível para interferir o mínimo no funcionamento do circuito... Pode testar valores mais baixos ...
O resistor do led de liga/desliga é mais baixo por não passar por nenhum ponto do circuito ... É só + e - da fonte direto. Não interfere em nada o efeito.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Ok, entendido (até onde eu possa entender...rs...) Agora, realmente, mãos à obra... Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
E aí camarada... os chatos (eu principalmente) sempre tem dúvidas, mesmo aos sábados, feriados, domingos, etc, etc... rs... Esse fuzz Electra Fuzz me interessou muito pois o cara fala que os Leds "brilham" quando você toca. Então lá vão duas dúvidas: 1 - com o meu pouco conhecimento em eletrônica, interpretei isso como algo semelhante a um Flash Led; 2 - o pot 100k A é um pot de "ganho" (gain conforme vejo em outros lay outs) cujo pino 2 seria o tradicional "output" do circuito? Se eu estiver certo quanto a essas dúvidas vou fazer esse pedal também, além daquele tremolo que tanto debatemos aqui, e poderia aproveitar a viagem para compra dos componentes do tremolo para comprar esses do fuzz também. Abraço, e desculpe a perturbação em pleno sábado...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Acho que deu problema com a imagem. Vou tentar novamente.
Elecra Fuzz

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Ô pentelho esse velhinho!!!!!!!!!!!!!!
Caso a dúvida 1 seja "sim", pode-se substituir o esses leds de 5mm por 3mm?
Pareeeediiiiii,,,,

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Velhinho-RJ
O lance de fuzz que brilha o led é simples...

Efeitos como distorções, overdrives e fuzzes geralmente usam diodos para clipagem do sinal. Como o led é um diodo (só que emissor de luz) , colocam ele substituindo os diodos comuns .... No momento da clipagem, os leds acendem junto com o efeito.

Pode pegar a projeto de qq fuzz e substituir os diodos por leds que funciona...


Quanto a outra dúvida, pode substituir por led de outro tamanho sim.

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Desculpe, mas fuzz com diodos? Até onde meu conhecimento vai, fuzz só usa transistores... Não?

O que eu já vi é split de sinal em algum ponto, ou usar um ganho extra e usar um diodo entre o resistor de saída e o próximo estágio. Assim por alto, acho que deve diminuir o ruído, já que ele vira um gate conforme... E quando passa luz ele brilha. Creio que um diodo que suporte 5 V seria requerido, para não virar um estágio de clipping, e transformar a parada toda num "fuzztortion".

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Ismah
Desculpe, mas fuzz com diodos? Até onde meu conhecimento vai, fuzz só usa transistores... Não?
Sim, oa fuzzes baseados no fuzz face (e em outros modelos tb) usam 2 transistores e nenhum diodo ...
Mas é possivel, inclusive com função de clip, inserir diodos no circuito ... com os dois transistores o sinal já clipa, e o uso de diodos acaba até limitando a amplitude do sinal ou "quadradando" mais ainda o sinal já clipado e por isso o circuito pode ser reavaliado para o acréscimo de do diodo/led ...
Esses diodos já vi sendo usado nos primeiros estágios do ganho/transistor (aí vira fuzzstortion) e já vi sendo usados no fim (aí é só fuzz porém com a amplitude limitada - aí deve-se, caso queiram, reavaliar o circuito para corrigir/amenizar isso.
O circuito q o colega quer montar já tem diodos .... só vai substituir por leds.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Bom dia.
Poderia dar aquela tradicional verificada na lista?
Lista Componentes Fuzz
E, só para confirmar, o Pot 100K A é de "ganho" mesmo, né?
Abraço e bom domingo.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
O resistor de é 680R mesmo (680 omhs).
Você viu que o circuito tem 2 diodos - no caso o autor usou 2 leds amarelos ... Aí vc vai usar mais um led de liga/desliga.
O potenciometro é de volume ... O ganho (quantidade de fuzz/distorção) é fixo - você pode diminuir a quantidade de ganho diminuindo o volume na sua guitarra ...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Ok, tudo corrigido. Vou usar 2 leds 3mm amarelos para o fuzz e 1 led 3mm vermelho para liga/desliga.

diminuindo o volume na sua guitarra ...
Por falar nela (guitarra), olha ela aí - Guitarra - 1 - Guitarra - 2 - Fabricação caseira... só não cortei as madeiras (cortei na "oficina" do Kleber Dias - luthier lá em Jacarepaguá - RJ). Ela tem um mini fuzz do Bertola embutido com uma chavinha dpdt de alavanca. Até mais...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Foto 2 errada. É essa - Guitarra - 2
Aliás as fotos estão horriveis - celular velho dá nisso, rs...

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Velhinho-RJ
Legal a guitarra...esse lance de efeito no instrumento eu fiz uma vez ... coloquei um circuito de overdrive numa semiacustica da snake com uma chave liga/desliga ...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Olá meu amigo.

Como só vou comprar os componentes na 4ª feira, ganhei + 2 dias para perturbar...rs...

Sabe, resolvi usar o mini fuzz do Bertola mesmo, por 2 motivos: primeiro que já o fiz umas 2 ou 3 vezes e estou familiarizado com ele e, segundo que o último que fiz (depois de ter feito uma baita m - inverti o diodo) ficou um som muito bom. Só que eu queria retirar o pot de volume (100K Log) e inserir um pot de "ganho" (1K Lin está bom?) para controlar os efeitos mais "rascantes" da distorção. Bem, passeando pela Web que é o que mais tenho feito esses dias, vi algumas ligações deste pot (selecionei 2) e no anexo que estou enviando, esclareço melhor essas 2 que escolhi. Há várias outras mas a maioria é "demais" para os meu conhecimentos.

No projeto / tutorial do mini fuzz, o Bertola escreveu "Mais tarde, como opção acrescentei um potenciômetro de 1K linear entre o emissor do BC517 e o terra para o controle do ganho,........." Pois bem, consegui "falar" com ele hoje, mas, curiosamente, ele não me deu certeza de que as minhas alterações ( a 1ª parte delas) estariam corretas. Já quanto a colocar um led no lugar do diodo ele diz que estaria ok.

Então, por essas e outras, recorro ao meu camarada aí...
Como sempre, agradeço muito.

Sai pot Volume entra pot Ganho

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Velhinho-RJ
primeiro que já o fiz umas 2 ou 3 vezes e estou familiarizado com ele e, segundo que o último que fiz (depois de ter feito uma baita m - inverti o diodo) ficou um som muito bom.
É isso aí ... vai na segurança ...

Só que eu queria retirar o pot de volume (100K Log) e inserir um pot de "ganho" (1K Lin está bom?) para controlar os efeitos mais "rascantes" da distorção.
Não ... não é assim que funciona ...
O texto que vc pegou do projeto do Bertola se refere ao SUPERFUZZ e não ao MINIFUZZ
Pelo que me lembro do projeto do Bertola, o pot de 100k é de volume ... se você só trocar um pot pelo outro, não vai ter o resultado que espera ...
Esse pot de 1k deve ser acrescentado no circuito numa posição diferente, além do pot de 100k.
Ví no seu desenho que vc tirou um pot e colocou outro em outraposição do circuito ... está errado ... O primeiro pot não pode ser retirado ... mantém o primeiro e acrescenta um segundo.
Assim que tiver um tempo aqui, vou ver se consigo rabiscar onde você deveria colocar esse segundo pot para você ter o controle de quantidade de fuzz.

Já quanto a colocar um led no lugar do diodo ele diz que estaria ok.
Sim ... essa parte é tranquila ... praticamente quaisquer diodos em praticamente quaisquer circuitos podem ser substituídos por leds. Não é em 100% dos casos mas é em 99% deles ... hehehe.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Olá.
Sim, na "1ª parte" eu "chutei" uma ligação que eu achei "parecida" com o P2 do superfuzz. O que eu pretendia na realidade era usar apenas o volume da guitarra. Mas não tem problema manter o pot de volume do mini fuzz e acrescentar o pot de ganho pois pretendo fazer uma "pedaleira caseira" e não teria problema de espaço físico. Aí eu pergunto se o lay out da 2ª parte funcionaria. E a curiosidade é fogo... Eu fiz um "teste" no mini fuzz que está embutido na guitarra e fiz essa 2ª ligação, ficando então com os 2 pots. (usei um pot 50K log que tenho aqui). Deu até algum resultado quando eu girava o eixo. Mas, sabe como é... não sei se é esse pot que não dá o resultado esperado, ou se houve problema de contato nas conexões (que eu não soldei; usei apenas "jacarés"), e vai por aí... Mas é isso. Fico no aguardo então. Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito