【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Crybaby, metalzone, distortion+ e tube screamer. Muito bom! Eu tive um distortion+ mas quase não usei. Peguei em um rolo e me desfiz dele rapidinho. O que posso te dizer é que ele soa bem equilibrado, tanto na EQ como da saturação.

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Fernando de almeida

Voce conhece o pedal? Lendo uns fóruns tem bastante gente dizendo que prefere o Distortion III.. agora fiquei na duvida.. toco em uma SX SSG e um Amp Fender Princeton 65 DSP no canal limpo, qual será que ficaria melhor?

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


bluesquare
Voce conhece o pedal?
SIM ... os três (MT, D+ e TS) ... já os tive.

Lendo uns fóruns tem bastante gente dizendo que prefere o Distortion III
Esses pedais (D+ e D III) saturam de forma diferente, clipam de forma diferente, comprimem de forma diferente e tem timbres diferentes. O plus não tem o Tone enquanto o III tem ... Depende do gosto e da aplicação ... O D+ é clássico e já é usado por guitas famosos a um tempão ... O D III veio para ser uma opção a mais com características diferentes (mesmo sendo ambos distortions) e oferecer gamas diferentes de timbres (nisso o D+ é mais limitado).
Enfim amos são pedais de excelente qualidade ... você tem que testar e ouvir pra saber o que é melhor ... no youtube tem vários testes.

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Fernando de almeida

Legal, valeu!! Procurei uns videos no youtube, inclusive tem um comparando os dois lado a lado.. sei la, acho que para o som que eu quero o D+ soaria melhor, até por já ter o Mt2 e o TS, to procurando algo pra já nao ter que ficar mexendo nos knobs e alterando o efeito do pedal durante o show.. nesse quesito acho que o D+ seria mais prático pra mim! Além disso, acho que gostei mais do som dele, e ele ta mais barato! hehehe

Queria mesmo era testar os dois, mas aqui na minha cidade nao tem uma misera loja de equips que se preze..

Também acabei adquirindo um footswitch pro meu amp, vai ser legal deixar o canal sujo dele com só um pouquinho de drive e depois empurrar com o TS.. e os efeitos delay, reverb e flanger dele também são otimos! Vai quebrar um galhão..

SkyHawk
Membro
# ago/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Uso esse carinha aqui: ART DUALZDirect 2-channel Passive Direct Box

40 doletas na Sweetwater, o melhor DI que encontrei, totalmente passivo e resolveu todos os problemas de fase e ruído do meu set. Não que meu set fosse barulhento, por sorte nunca foi, mas depois desse cara ficou zero.

Como meu setup é hibrido tinha sempre um hum sutil porém incomodo vindo dos dispositivos digitais, como notebook, ipad e interfaces. Com esse cara aí sumiu tudo.

bluesquare
Veterano
# ago/17 · Editado por: bluesquare
· votar


Bom, acabei comprando o MXR D+ mesmo... Fernando de almeida pela sua experiencia com ele, ele é barulhentinho também?

Nao chega a ser insuportável, mas com os knobs de distorção do meio pra frente tanto no meu TS quanto no MT-2 dão uma chiada legal.. se isso acontecer no MXR também, vou considerar seriamente pegar um noise.. talvez o Noise Clamp da MXR mesmo, ou o Boss, ou seilá, se eu conseguir juntar mais grana já pego o ISP Decimator G-String que o Iversonfr indicou! SkyHawk, Uso sempre o ZNR da Zoom G1xN no Talo, mas como disse, a intenção é migrar totalmente para os pedais, um a um.. hehe

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


bluesquare
Fernando de almeida pela sua experiencia com ele, ele é barulhentinho também?
Fera, todos os drives, distortions e fuzzs pelo fato de trabalharem com o aumento do sinal vindo da guitarra, podem apresentar um ruído (hummys) mas não pode ser exagerado ... Um Noise Gate em regulagens suaves pode resolver esse problema.

SkyHawk
Membro
# ago/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


bluesquare
Noise gates, Noise Filter e Reductions são uma relação de amor e ódio. Aprender a regular bem e escolher qual, como e onde usar é algo bastante pessoal.

O ZNR, por incrível que pareça, para meu uso é um dos melhores que já testei. Ele é muito transparente, eficáz, fácil de regular e não altera meu timbre, não destrói médio e agudos e interfere quase nada no sustain.

Outra coisa é onde na cadeia usar seja no início, meio ou final. Conheço ainda quem use mais do que um, em posições diferentes e com regulagens diferentes.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Tenho um noise gate da joyo que peguei em um rolo, funciona muito bem e deixo o threshold quase no mínimo, não mata o timbre nem nada... uso ele pq começou a dar mais chiado e ruído aqui com o drive higain do amp com boost no input.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


SkyHawk

É isso pode acontecer, é o amp que se desentende com a baixa impedância das saídas....

Legal que o DI funcionou. Eu to projetando umas paradas aqui pra balancear sinal de guitarra, vamos ver o que rola.

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Estou pensando em pegar um pedal afinador depois do noise, pra fechar o set e tirar a pedaleira de vez!

Alguem conhece esse da Mighty Sound? Será que vale a pena? Preço ótimo.. hahaha

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-830048823-pedal-afinador-cromat ico-pt-06-mighty-sound-frete-gratis-_JM

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


bluesquare
Alguem conhece esse da Mighty Sound? Será que vale a pena? Preço ótimo.. hahaha
brow ... afinar só tem que afinar (dããããã) ... não influencia no timbre ... se a função "afinar" for boa, pode ser qq chinesão de R$11,00 ...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-852302062-afinador-cromatico-ti po-clip-violo-guitarra-cavaco-baixo-vi-_JM

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Ae galera, obrigado a todos que ajudaram! Segue a foto atual do Set!
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-png--22770

Agora só falta o noise e o afinador, que vou pegar mais pra frente!

Obrigado mesmo pela ajuda!

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


bluesquare

Ae galera, obrigado a todos que ajudaram! Segue a foto atual do Set!
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulo-png--22770

TOP mano ... falta fazer um som e postar aí ...


Agora só falta o noise e o afinador, que vou pegar mais pra frente!
Vc sabe que essa zoom tem afinador e noise, né????
Pode ir usando ela, sem pressa, té conseguir pegar outros equipos ...

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Fernando de almeida

Assim que gravar algo posto aqui! hehe Só preciso dar uma ajeitada no meu amp primeiro, ta comum ruido chatinho..

Sim, uso ela praticamente pra isso..noise, afinação e modulações, mas o objetivo é ir comprando os pedais individuais aos poucos hehe

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Pessoal, aproveitando o tópico denovo.. tenho um set de pedais que usa pedais analógicos (drives, wah, etc) junto com uma pedaleira (Zoom g1xn) para delays, modulações, etc.

Dando uma olhada em videos na net, vi uns videos da pedaleira Zoom G2nu, e vi que ela tem uma opção USB para gravar direto ligado no PC, e isso me interessou bastante (há tempos estava querendo uma interface de gravação externa para colocar no notebook e gravar algumas ideias para composições)!

Entao, acabei ficando com vontade de trocar minha G1Xn pela G2nu.. mas aí me surgem algumas dúvidas:

1) Sobre os patches, da pra dizer que tudo que da pra fazer na g1xn da pra fazer na g2nu tambem? O que procuro em questao de efeitos é basicamente: Delay, Reverb, Flanger, modulações em geral.. e principalmente o ZNR!

2) Sobre a interface para gravação: é possível eu ligar ela pelo USB para gravar no pc ao mesmo em que ligo o output dela para o som sair no Amp?

3) Ela também tem backing track de bateria? Pode nao ser tao bom, mas sempre uso isso para treinar! hehe

Sei que ela tem a desvantagem de não ter um pedal de expressão, mas acho que pra mim seria interessante essa troca, já que quase não uso o da g1xn.. sem contar que melhoraria bem o espaço no meu pedalboard hehe...

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Pessoal, aproveitando o tópico denovo.. tenho um set de pedais que usa pedais analógicos (drives, wah, etc) junto com uma pedaleira (Zoom g1xn) para delays, modulações, etc.

Dando uma olhada em videos na net, vi uns videos da pedaleira Zoom G2nu, e vi que ela tem uma opção USB para gravar direto ligado no PC, e isso me interessou bastante (há tempos estava querendo uma interface de gravação externa para colocar no notebook e gravar algumas ideias para composições)!

Entao, acabei ficando com vontade de trocar minha G1Xn pela G2nu.. mas aí me surgem algumas dúvidas:

1) Sobre os patches, da pra dizer que tudo que da pra fazer na g1xn da pra fazer na g2nu tambem? O que procuro em questao de efeitos é basicamente: Delay, Reverb, Flanger, modulações em geral.. e principalmente o ZNR!

2) Sobre a interface para gravação: é possível eu ligar ela pelo USB para gravar no pc ao mesmo em que ligo o output dela para o som sair no Amp?

3) Ela também tem backing track de bateria? Pode nao ser tao bom, mas sempre uso isso para treinar! hehe

Sei que ela tem a desvantagem de não ter um pedal de expressão, mas acho que pra mim seria interessante essa troca, já que quase não uso o da g1xn.. sem contar que melhoraria bem o espaço no meu pedalboard hehe...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


1 - Sim e não... A G2 é mais nova, deve ter um cacarecos diferentes... Mas observa bem a versão, tem diversas.

2 - Boa pergunta, procure o manual da escolhida na internet, lá vai constar.

3 - Creio que sim, mas isso é o menor dos problemas, existem vários loopers como o ChordPulse por exemplo.

SGExtreme
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: SGExtreme
· votar


To perdido nos topicos sobre pedaleira, to entendendo nada então vou perguntar aqui... alguem ai conhece essa mg-100 da nux? parece ser uma boa pedaleira, não tem nada sobre ela no forum. Tava dando uma mexida no ML e apareceu ela pra mim, nunca tinha visto antes, sera que ela é melhor que uma G1ON por exemplo? Da pra por 8 efeitos simultaneos

EDIT: esqueci o link http://www.nuxefx.com/show-8-264-1.html

Tem menos efeito, mas o conversor por exemplo é melhor. Vou nem dizer que eu vejo grande diferença, é so um exemplo... :)

SGExtreme
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: SGExtreme
· votar


Pera, to revirando os preços, pelo que vi a mg 100 é dificil de achar nova... a mg 200 é como se fosse uma substituta dela e é a mesma coisa praticamente ums 750 reais... só que a diferença dela pra mfx-10 é ums 100 reais então compensa mto mais que porque teria que comprar um pedal de expressão... E pqp na mfx-10 ta escrito que tem 19 simulation amp, alias acho que a diferença são só 4 amp a mais. MAS TODOS OS AMP PRATICAMENTE TEM COMO ESCOLHER ENTRE CANAL A/B, pelo que eu vi não da escolher a ordem dos pedais mas ainda é discutivel... e tem tbm a mg-20 que é 1600 e a unica coisa que da pra alterar nela é a ordem da modulação pra antes da distorções ou depois. só que o preço dessa é muito mais caro então acho que ja não compensa mais, ai ja é melhor uma g5n ou outras... To pensando seriamente na possibilidade de pegar essa mfx-10

TA AI OS MANUAIS:
MG 200: http://www.nuxefx.com/uploadfile/2016/0708/MG-200_Manual_EN.pdf

MFX-10: http://www.nuxefx.com/uploadfile/2016/0708/MFX-10_Manual_EN.pdf

MG 20: http://www.nuxefx.com/uploadfile/2016/0708/MG-20_Manual_EN.pdf

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Que papo é esse de conversor?

Tá difícil pensar, porque não sei o que tu quer fazer...

SGExtreme
Membro Novato
# ago/17
· votar


Tava falando do conversor digital só esquecer essa parte kkkkkk da uma olhada nelas e me fala o que acha ai, to muito perdido.. Os videos no youtube são tudo uma merda :/ da nem pra ter uma ideia do som.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


É bem complicado falar algo, exatamente porque é pouco popular... Eu não convivo com o equipamento, tanto quanto tu também não.

Eu não tenho reclamações das poucas experiências com Nux...
Todos eles devem ter seus méritos.

Olhando por cima, pelo número de botões, parece ser três "sopas", mas com incrementos...

MFX10 = Digitech RP's antigas
MG20 = Boss antigas
MG100 = ?!

Todas parecem usar uma mesma versão de software mais atual, ou ao menos com a parte gráfica mudada, e uma tela LCD colorida...

Não existe almoço grátis... Comprar as cegas pode ser tiro no pé, mas se quiser arriscar opte pelo mercado livre, há um prazo para desistir da compra de alguns dias, acho que 3...

Mas se for pra comprar algo confiável, fuja sempre de marcas genéricas, OEM's etc... Não digo que é ruim, mas um equipamento Yamaha pode até ser feito pelo mesmo oriental que faz a cópia Behringer, mas os relatos de quem ficou na mão com o primeiro são poucos, já da segunda marca, só aumentam...

Pra ti ter ideia de como essa prática é comum, até hoje eu ainda to em dúvida se a Korg copiou a Zoom, ou a Zoom copiou a Korg... A G1XN é EXATAMENTE igual a Korg AX5G... A "diferença" é que a Zoom trás bateria para estudo... Ambas tenho relatos de serem lançadas lá por meados de 2008... E aí?! rsrs

Se eu fosse comprar pegaria uma sem o pedal de expressão, nunca confiei nos plásticos. Mas se tu for só um pouco menos ogro, não há problemas.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Descobri agora que tem treta entre Digitech e Korg também... Digitechs RP e Korg AX100, até Boss GT10 e GT100, se parecem bem com a Korg A4, mas é meio óbvio que é igual a Digitech RP500 rsrs

Ramsay
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Não sei de onde vc tirou que a Korg A4 se parece com a GT-100.
A GT-100 está num patamar muito acima dessas outras pedaleiras que vc citou e não tem essas coisas escritas no corpo.

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Voltando a usufruir deste maravilhoso tópico..

Acabei de comprar um Boss NS-2 pra exterminar (ou tentar) os ruidos do MXR D+ e do Boss Mt-2..

Agora, vendo que ele tem Loop, gostaria de uma dica de como ligar minha cadeia de efeitos! Vamos lá..

Atualmente ligo assim:

Guitarra -> Wah Cry Baby -> Ed1 Compressor (estou vendendo ele pois não uso muito) -> Metalzone Mt-2 -> Tube Screamer Mini -> MXR D+ -> MXR Blue Box -> Landscape Angel Chorus -> Zoom G1xN -> Amp

Como nunca usei nenhum pedal com loop, venho solicitar vossa ajuda novamente! Onde o Ns2 Se encaixa ai pra tirar o ruido das distorções ?

Gabezorx
Membro Novato
# ago/17
· votar


bluesquare

Vc já viu esse video?

https://www.youtube.com/watch?v=zV76RdTiIUA

Ou esse?

https://www.youtube.com/watch?v=LnWWZZttX1Y

Eu ligo todos os pedais: wah/fuzz/overdrive/distorção no loop e os pedais de modulação e delay/reverb no output.

SkyHawk
Membro
# ago/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Eu gosto de Noise gate no inicio ou no final da cadeia de sinal. Funciona muito bem logo depois do wha, sem loop, como um pedal normal. Ou no final antes do delay e reverb.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


bluesquare
Agora, vendo que ele tem Loop, gostaria de uma dica de como ligar minha cadeia de efeitos! Vamos lá..
Guitarra -> Wah Cry Baby -> INPUT NS2 >>> OUTPUT NS2 Landscape Angel Chorus -> Zoom G1xN -> Amp

SEND NS2 Ed1 Compressor -> Metalzone Mt-2 -> Tube Screamer Mini -> MXR D+ -> MXR Blue Box -> RETURN NS2

KelvinW_
Veterano
# ago/17
· votar


Olá pessoal, estou com uma duvida quanto a um amp q eu tenho, é um Moag de 30w.. Então, esse ampzinho não tem loop como o peavey bandit e pra tocar na igreja não tô querendo levar o peavey toda vez pq o negocio é gigante e pesado kkk..
O negocio é.. eu tô pensando em comprar um chorus nux, e um delay joyo só pra dar uma modulada legal na guitarra, daria certo usar nesse ampzinho esses efeitos sendo q o amp não tem loop??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito