【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Der1ck
Membro Novato
# set/17
· votar


Fernando de almeida
Cara só mais algumas perguntas (não vi isso nos videos).
Da pra deixar mais de uma efeito ativo simultaneamente? Gosto de deixar o reverb ativoo tempo todo e não tenho reverb no ampli.

Cara esse que vc tem é praticamente uma pedaleira, só falta fazer café

Fernando de almeida
Veterano
# set/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Der1ck
Da pra deixar mais de uma efeito ativo simultaneamente?
Sim ... Na verdade a quantidade de efeito depende do tipo de efeito ... tem efeito que "puxa" mais do processador e tem efeito que "puxa" menos do processador ...
Os que sei que são mais pesados - Pich-Shifter/Harmonizer, delays, reverbs...
Os que são mais leves - drives, compressor, booster, equalização, etc ...

Mas já cheguei ligar de 4 a 5 efeitos simultâneos (misturando os efeitos mais pesados e mais leves).
Só efeitos pesados, ligo 2 a no máximo 3 (depende dos efeitos) ...

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Fernando de almeida
pode programar para a cada pisada ele mudar o efeito

É um caminho sem volta não?

sergio drake
Membro Novato
# set/17
· votar


Por favor uma dúvida o pedal digital trio funciona com violão de aço ou so funciona com guitarra .

Caso nao funçione teria outro pedal que funcionasse com as mesmas funçoes para o violão

Grato pela resposta

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
É um caminho sem volta não?
muito sem volta ...

sergio drake
pedal digital trio funciona com violão de aço ou so funciona com guitarra .
Funciona sim ... tem que ser elétrico o violão ...

nancesar
Veterano
# set/17
· votar


Boa noite!

Peguei um Cry Baby GCB95 semana passada com um amigo que trouxe dos EUA. Tive outros pedais de Wah (Vox V847a e Boss Pw-10) e achei o pedal de expressão mole comparado aos outros. Ele chega a descer sozinho.

Existe algum tipo de regulagem para isso?
Caso exista como faço?

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


nancesar
Existe algum tipo de regulagem para isso?
Caso exista como faço?

Isso vai te ajudar?


nancesar
Veterano
# set/17 · Editado por: nancesar
· votar


Fernando de almeida

Não era bem essa a minha dúvida, mas vai me ajudar muito a resolver outra coisa que é aquela característica aguda do pedal. Muito obrigado.

Meu problema é o foot pad, aquele que a gente movimenta para obter o efeito. O meu está tão frouxo que desce sozinho, não fica parado numa posição fixa.
Quero mesmo saber se hã alguma solução caseira segura ou regulagem para isso.

Thiago.Guibu
Membro Novato
# set/17
· votar


Boa tarde galera!

Eu queria saber se essa marca de pedal é boa Donner, tenho uma tia que esta vindo dos EUA e estou pensando em pedir para ela trazer um desses pra mim. Será que é equivalente ao Landscape triefx? Se alguém já teve ou usou da uma luz ae.

Valeu
abc..

Thiago.Guibu
Membro Novato
# set/17
· votar


Bom dia!

Alguem pode me ajudar por favor!!!

Valeu

Gabezorx
Membro Novato
# set/17
· votar


Thiago.Guibu

Você deu uma olhada nos fóruns da gringa também?

Lá eles falam muito bem dessa marca, assim como outras chinesas, eles são idênticos aos Mooer, só que mais baratos.

Olha o site deles:

https://www.donnerdeal.com/

Tem vários videos e reviews no youtube.

mucho7
Veterano
# set/17
· votar


Amigos do Forum,

tenho os seguintes pedais:
Nux Amp Force, Delay Nux Time Force, Chorus Nig detune e o Nig Power Distortion, qual seria a melhor ordem para ligar esses pedais?

agradeço a ajuda!

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Voce tem que testar...depende de cada caso...mas acho que eu ligaria primeiro o afinador, depois o chorus, depois o delay, depois a distorcao e por ultimo o amp simulator.
Mas depende muito...pode ser que o delay fica melhor depois da distorcao, e o amp simulator fique melhor logo apos o afinador.
Tem que testar ai o que fica melhor cara.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


mucho7

A ordem "padrão" seria

Pedais de drive > modulação

Geralmente modulação antes da distorção embola tudo.

Então:

Guitarfa > Power distorcion> amp force (por concerteza vc vai usar o drive dele) > chorus> o seu delay > amp

mucho7
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man

agradeço a ajuda, sobre o amp force esqueci de mencionar, vou usar ele pra simular um amp. ligo direto na mesa.

posso ligar nessa mesma ordem que vc sugeriu?

mucho7
Veterano
# set/17 · Editado por: mucho7
· votar


Buja

agradeço, a ultima vez que liguei deixei o delay no final da cadeia, nao conseguir fazer testes pois nao tenho Amp em casa ( to providenciando rsrs)
mas vi em alguns sites que o simulador de amp. tem que ficar no final da cadeia, ai surgiu a duvida!

Buja
Veterano
# set/17
· votar


A ordem do Alex guitar man está corretissima, é a mais usada, mas nao é regra...alias nada é regra.
Tudo depende da intencao que voce quer dar.

Normalmente eu vejo é amp simulator no final da cadeia mesmo, fazendo o papel dele...simular amp. Eu fazia assim.
O delay no fim da cadeia (antes do amp) ou no inicio depende muito.
Fica melhor 'delayar' o som limpo e depois distorcer, ou distorcer e depois delayar tudo? Seu ouvido o dirá. NO meu caso, delay antes da dist ficava melhor.

Por degradação de sinal, meu chorus vinha antes de tudo.
Quando deixava tudo desligado, e o chorus depois das dists, esses pedais comiam um poukito de sinal, e ficava um chorus meio magrelo, estranho.
Botei no inicio da cadeia e pronto. Outro chorus.

Velho, negocio é teste mesmo. Pra cada um no seu proprio setup funciona de um jeito.

Mas de via geral, usar a sequencia do Alex guitar man é o mais usual.

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


Não sabia onde colocar esse vídeo, então vai aqui mesmo. Achei a ideia espetacular e pelo jeito funciona bem demais. Imaginei esse pedal funcionando como coringa no set pra substituir aqueles pedais que se usa pouco. Por exemplo aquele flanger que a gente liga em uma ou duas músicas no show. Colocaram uma pedaleira numa caixinha da MXR, afinal se um celular faz tanto sendo tão pequeno, porque não fazer uma pedaleira assim? Ele já eliminaria uns 5 pedais meus como flanger, chorus, tremolo.



Fernando de almeida
Veterano
# out/17
· votar


undefinedIversonfr
Não sabia onde colocar esse vídeo, então vai aqui mesmo. Achei a ideia espetacular e pelo jeito funciona bem demais. Imaginei esse pedal funcionando como coringa no set pra substituir aqueles pedais que se usa pouco. Por exemplo aquele flanger que a gente liga em uma ou duas músicas no show. Colocaram uma pedaleira numa caixinha da MXR, afinal se um celular faz tanto sendo tão pequeno, porque não fazer uma pedaleira assim? Ele já eliminaria uns 5 pedais meus como flanger, chorus, tremolo.

Legal ... top isso ... eu uso a Zoom MS50G nessa função de coringa no set ...

Gabezorx
Membro Novato
# out/17
· votar


Fernando de almeida

A Zoom tinha o MS-100BT dessa mesma linha, mas, descontinuaram ele.


Iversonfr
A premissa desse pedal da Hotone é ótima, porém, o preço dele é caro lá fora US$149.99. Imagina aqui...

SkyHawk
Membro
# out/17
· votar


Fernando de almeida
Gabezorx
Iversonfr
Vai na linha dos setups hibridos, muito prático e eficiente.

Iversonfr
Veterano
# out/17
· votar


Fernando de almeida
Gabezorx
SkyHawk

A única coisa que não gostei foi o modo de mudar os efeitos. Tecnologia passa e fica obsoleta, eu preferiria talvez um modo no próprio pedal onde 3 knobs poderiam virar 3 seletores de 0 a 9 para um visor que fosse de 000 a 999, sendo possível trocar de efeito sem depender de nada externo.

Quanto ao preço acho relativo. É caro comparando com pedais de entrada. Ao se comparar com Xotic, KHDK, Fulltone, começa a ficar barato, mas logico que não se compara com essas marcas gringas já consagradas. Porém mesmo ao comparar com qualquer multifx acaba não ficando caro, ainda mais pro tanto de pedal que simula e o mais importante pra mim que é pequeno espaço que ocupa. Acho que não compraria do jeito que é ainda, mas é legal ver essas coisas aparecendo e evoluindo.

SkyHawk
Membro
# out/17
· votar


Iversonfr
Bem pensado, mas tudo isso tem obsolecência programada mesmo. Aí a vantagem para os analógicos clássicos de décadas.

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Iversonfr

Baita pedal, mas como quase tudo lançado recentemente, tem chegado com preços bem salgados aqui.

Colocaram uma pedaleira numa caixinha da MXR

A caixa é da Hammond :P

Iversonfr
Veterano
# out/17
· votar


Ismah
A caixa é da Hammond :P

Você não imagina o quanto tentei lembrar desse nome na hora e não veio! Rsrs

Gabezorx
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Gabezorx
· votar


Quanto ao preço acho relativo. É caro comparando com pedais de entrada. Ao se comparar com Xotic, KHDK, Fulltone, começa a ficar barato...

Mas aí vc subiu a barra, kkk, pelo preço desses pedais aqui no Br, se compra uma Line 6 Firehawk FX que funciona com bluetooth da mesma maneira que o Hotone (só que com mais recursos), que por sua vez pode sair mais caro até do que um Zoom MS-70CDR/MS-50G.

Não tenho experiência ao vivo com setups híbridos assim(notebook/iRig stomp/ TC toneprint, bluetooth, etc), mas, não tenho certeza se é tão rápido pra trocar de efeitos entre uma música e outra, não?

Quem poderia nos ajudar com essa "expertise"??

Fernando de almeida
Veterano
# out/17
· votar


Gabezorx
Não tenho experiência ao vivo com setups híbridos assim(notebook/iRig stomp/ TC toneprint, bluetooth, etc), mas, não tenho certeza se é tão rápido pra trocar de efeitos entre uma música e outra, não?

Quem poderia nos ajudar com essa "expertise"??

Não sou expert e também nunca usei isso ... Mas já vi um cara usando um show inteiro e levou tudo de boa ... tinha a guitarra+ipad+irig+pedal de irig+pedais "normais"+foot do amp+amp+mesinha de som para os mics de voz e do amp ... Doidera ... mas o cara tirou de letra ...

DimeMegadeth
Veterano
# out/17
· votar


Fala pessoal!

Eu tenho pensado ultimamente em comprar uma line 6 pod hd500x ou uma boss gt-100 pra tocar ao vivo, mas o que acontece... assisti a alguns vídeos sobre BIAS e JamUp e comecei a me perguntar se não seria uma boa, e mais barata, alternativa investir nesse tipo de software. Bom, pra minha surpresa, após pesquisar, constatei que o conjunto iRig PRO + alguma pedaleira midi pra interagir com o app + o valor dos aplicativos, tudo junto, sairia mais caro do que qualquer uma das pedaleiras que eu citei.

Aí ficou minha dúvida: tirando a parte custo-benefício, falando apenas de qualidade e praticidade, os softwares são melhor opção?

Agradeço se alguém que tiver tido, ou tenha, experiência com as duas realidades pudesse me ajudar a encontrar a resposta pra essa dúvida.

Valeu a todos desde já.
Abraço aí!



PS: desculpem se o post não for considerado adequado para o tópico; achei mais conveniente arriscar usar o tópico errado do que criar um só pra isso (visto que não achei nenhum relacionado ao assunto na busca).

SkyHawk
Membro
# out/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


DimeMegadeth
Vou tentar te ajudar.
Eu tenho experiência com esses equipamentos (pedaleira, ipad, notebook, interface, controladores midi, software, simuladores), tanto em ambientes controlados de estudio quanto ao vivo.

Resumindo você está certo pois se for comprar um ipad, controladora midi, interface, softwares, DI (tudo de primeira linha), para montar um setup com nível de palco vai sair bem mais caro que uma pedaleira como a GT-100 ou a Hd 500x.

Na verdade essas soluções fazem sentido para quem já tem um ipad, iphone ou notebook e quer explorar as possibilidades dele na guitarra. Ou ainda, para quem já tem uma boa pedaleira ou um set de pedais e quer explorar novas possibilidades integrando, por exemplo, um Bias FX no rig.

Se não tem nenhum dos dois a escolha racional é óbvia, vai de pedaleira.

Setups híbridos tem uma curva de aprendizado longa e tinhosa, para espetar um fone de ouvido no ipad, ligar o Bias Fx ou Amplitube, e tirar um som animal é fácil e imediato. Mas para fazer esses mesmo som chegar ao vivo em um amp microfonado, ou mesmo em linha, a história é outra.

Contudo, o universo que setups hibridos abrem é infinito e a qualidade de um Bias FX é inquestionável.

Meu rig full tem a seguinte cadeia de sinal: guitarra > polytune >fuzz 70, MG fuzz lexotone > Boss SD-1 (buffer) > cry baby, booster, MG The Drive, OCD, Boss MT-2, RAT, Beringer EQ, pedal de looDimeMegadeth
Vou tentar te ajudar.
Eu tenho experiência com esses equipamentos (pedaleira, ipad, notebook, interface, controladores midi, software, simuladores), tanto em ambientes controlados de estudio quanto ao vivo.

Resumindo você está certo pois se for comprar um ipad, controladora midi, interface, softwares, DI (tudo de primeira linha), para montar um setup com nível de palco vai sair bem mais caro que uma pedaleira como a GT-100 ou a Hd 500x.

Na verdade essas soluções fazem sentido para quem já tem um ipad, iphone ou notebook e quer explorar as possibilidades dele na guitarra. Ou ainda, para quem já tem uma boa pedaleira ou um set de pedais e quer explorar novas possibilidades integrando, por exemplo, um Bias FX no rig.

Se não tem nenhum dos dois a escolha racional é óbvia, vai de pedaleira.

Setups híbridos tem uma curva de aprendizado longa e tinhosa, para espetar um fone de ouvido no ipad, ligar o Bias Fx ou Amplitube, e tirar um som animal é fácil e imediato. Mas para fazer esses mesmo som chegar ao vivo em um amp microfonado, ou mesmo em linha, a história é outra.

Contudo, o universo que setups hibridos abrem é infinito e a qualidade de um Bias FX é inquestionável.

DimeMegadeth
Veterano
# out/17
· votar


SkyHawk

Deu uma bugada na resposta, mas foi bem elucidativo!
Claro que adquirir o iPad envolve,em si, o benefício de ter o iPad -
afinal são infinitas possibilidades ligadas ao iPad, não só musicais. Quanto a custo e praticidade, as pedaleiras saem na frente então.. indubitável. Mas e a qualidade? essas pedaleiras oferecem a mesma qualidade dos softwares?

Obrigado por estar ajudando, amigo.
Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito