【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
KelvinW_
Veterano
# jun/17 · Editado por: KelvinW_
· votar


Ismah

Entendo, é pq eu achei q seria o sinal sendo 'comido' pelo wah wah ou cabos ruins..


SkyHawk
Entendo. Acho q vou esperar um pouco mais mesmo, pq no momento só to com wah wah e uma distorçao, no caso quero trocar essa distorçao por um overdrive, e to esperando meu footswitch chegar.

Realmente essa perda q tô tendo pode ser coisa mínima (se é q está acontecendo, como supos o Ismah), mas creio que já vou providenciar bons cabos. Realmente pode ser coisa da minha cabeça ou a perda estar sendo muito mínima mesmo, pq no caso eu só to tocando em casa ne mano, então o volume nao chega nem no 1 direito do meu peavey bandit, tocando com uma galera já seria outra historia.
Num futuro proximo to pensando em pegar um fuzz sim, tô pensando num tone bender da Monstro Effects, mas nao é nada certo, por enquanto.

Qual vc aconselharia? Estava pensando nos tecniforte, mas são uma paulada. Qual vc aconselha? Tanto pra ligaçao de guitarra quanto pra ligação entre pedais.

Valeu.
Abraço.

Ismah
Veterano
# jun/17 · Editado por: Ismah
· votar


Dê uma lida...

http://jrmod.com.br/pedals/true-bypass-e-lenda/
http://www.gilmourish.com/?p=1611

Aliás, uma crítica bem comum lá fora não é o buffer da Boss, mas a falta de qualidade do buffer da Boss - que já é bem melhor que nada. rsrs

Cabo bom e barato, só vindo de fora. Eu pago muito pau pros Cordial Road Line, sai por uns 80 reais + frete, um de 4m na Thomann.

Por exemplo este

https://www.thomann.de/intl/br/cordial_cri_9_pp.htm

Ele tem 9m, dá para cortar em dois e fazer dois de 4,5m. O que basta para 90% dos casos.

Eu gosto realmente da Tecniforte, tem me surpreendido positivamente, desde que o HighClear em diante. O Animal também, mas é menos resistente. Eu quero mudar meus cabos, mas... Ainda não sobrou a graninha rsrs

KelvinW_
Veterano
# jun/17
· votar


Ismah

Pois é mano rsrs.. Eu tbm tô planejando compra-los, mas é foda..

Deixa eu te falar, to pensando em comprar uns 5 para conectar pedais No Loss, que é 0,25m cada um, e ai tô pensando em pegar outros 2 cabos de 3m High Clear. Ficaria bom esses tamanhos? Na vdd são os menores q tem né..

Creio q vou pega-los em breve.. No momento tô tentando trocar meu Shredder Efx q tenho aqui e nao to usando e vender uma outra guitarra minha.. Hj em dia parece q estamos vendendo lixo, ta loco, ninguem compra..

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Não é o produto que não tem vez, é que há outras prioridades pro brasileiro... Meu orçamento alimentar está quase dobrado de 1~2 anos atrás e a quantidade de coisas é 2/3 do que era...

Bem sinceramente, eu pegaria a princípio 1 cabo bom, para ligar a guitarra nos pedais que é onde não há como um buffer (até há, basta por captação ativa), e acaba sendo mais problemático. Raramente na ligação board-amp não haverá um buffer, seja por um overdrive ligado, ou um chorus clean.

Eu por exemplo, deixo sempre ligado um Onner DD1 (delay digital). Configuro com tempo rapidíssimo entre as repetições, com bastante feedback, e volume baixo para dar ambiência. Fica parecido com um reverb, mas assim que pintar um reverb bacana vou catar. E tá chegando lá porque como tu, muita gente precisa se desfazer de várias coisas, e pra vender logo, joga o preço lá embaixo.
Ligado ou desligado, ele atua como meu output buffer de tabela.

Como alternativa, um colega de fórum tem usado cabos coaxiais para CFTV, o custo é bem tentador. Vou tentar conseguir uns.

KelvinW_
Veterano
# jun/17
· votar


Ismah

Aproveitando q vc foi o ultimo a responder rsrssr. Queria lhe perguntar: já testou ou ouviu algum sample sobre o Kloned Centaur da EFX? Ele é uma especia de TS? - baixo ganho, geralmente usado para empurrar outros drives

Estou querendo pegar um drive pq vou trocar meu Shredder num OCD da efx tbm, e é claro, primeiro vou ver como vai ficar meu som e etc, mas tô achando que o OCD vou usar até pra algo mais pesado, pq acho q vai chegar num distorçao. E no caso gosto mt do timbre da distorçao do meu amp, creio q vou usa-lo como principal timbre, mas aí tô pensando em algum pedal low-gain pra usar empurrando-o, eu vi uns samples do Klon Centaur original e gostei pra caramba, infelizmente da EFX nao tem nehhum sample, apenas um ou outro review, o qual os caras falam bem dele. É claro q eu teria outras opçoes, como no caso uma copia de algum TS, o qual sairia bem mais barato ,mas achei o timbre do Klon bem mais legal, mas é claro, estou aberto a dicas se vc tiver algum outro em mente .

Valeu, abraço.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Eu não gosto de TS então não posso falar muito dele. Sou totalmente do concorrente, "Chefe" OD1. rsrs

O Klon Centaur original eu não consegui tocar, mas a proposta dele parece ser mais próxima a do Box of Rock da ZVex.

Já sobre usar ele como booster, eu acho ele meio pesado, e bem abertamente, não usaria ele num amp SS. Não por ser SS, mas é que semicondutores são bastante lineares, assim tendem a não se entender bem fora de um ponto X. É preciso testar antes de mais nada.

Se ele tá no rolo, pode ser uma boa, mas normalmente se desfazer de pedais trás arrependimentos. rsrs

KelvinW_
Veterano
# jun/17
· votar


Ah sim.. Na vdd o Kloned efx nao estaria, eu pegaria ele depois. O q eu tenho é o shredder, que vou trocar por um OCD..

Mas veremos então.. foda q na cidade onde eu moro é pequena, então nao tem uma loja boa mesmo de instrumentos, os quais eu poderia testar amps, pedais, guitarras..

É meio complicado né, ai comprando pela net, a gente tem q ir somente pelos reviews.. - O que nem sempre é o que é..

SkyHawk
Membro
# jun/17
· votar


KelvinW_
O OCD é belo overdrive. Tenho um original da fulltone, mas antes dele usava o simulador de OCD do Amplitube e já gosta bastante. Simuladores são um bom caminho para conhecer efeitos e amps, foi assim que fui descobrindo minhas preferências antes de comprar minhas latinhas.

Eu uso o OCD e um SD-1 da Boss. O OCD é o principal com ganho em 2 horas e o SD-1 empurra ele quando quero mais ganho. Fica muito bom !

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


KelvinW_
SkyHawk

Eu por mim troquei o boteco, por passeios nas lojas de grandes cidades... Onde tem uma loja de música eu to enfiando o nariz... Se deixar testo até a privada.

KelvinW_
Veterano
# jun/17
· votar


Ismah

hahah.. Acho que vou ser assim depois que me formar (o q nao está mt longe) e ir morar em cidade grande..

SkyHawk

E aí Sky.. Cara, vc tem um bandit 112 tbm né? Nao usa os canais de distorçao do amp como principal nao? É claro, eu ainda vou testar o OCD e etc (talvez eu ame.. ou nao), mas eu curto mt o som do peavey, na distorçao Classic, sinceramente até agora pro timbre de hard rock estilo 70' é o meu preferido, estou atrás de pedais pra pegar algo mais pesado mesmo..

Mas.. agora é esperar pegar o pedal pra testar.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Eu namoro um Bandit, mas quase não toco com o valvulado, imagina com mais um, aí sim que não rola...

Tem certeza que não rola o que tu quer no amp no modo modern?

Novamente não sei se é boa ideia boost num SS, pode ser que clipe já no input e daí o encanto vai pelo ralo... Mas se está decidido, eu iria resolver o problema logo: esquece overdrive e pega um hi-gain pô!

SkyHawk
Membro
# jun/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


KelvinW_
Não tenho um bandit não. Meu amp é o Viralata da Gato Preto. É um Classe A single ended de 1 canal sem loop.

Também tenho um Peavey Rage 158 SS que uso junto com um Pignose 7-100 como pré-amp, por incrível que pareça fica bom pra caramba tmb. Foi uma das minhas boas descobertas nesse universo de fuçar soluçōes.

KelvinW_
Veterano
# jun/17
· votar


Ismah

Po mano, creio q não, pq o modo modern é muito abafado a distorção, achei bem estranho.. Maa tbm é uma questão de testar, pq eu só ando tocando em casa, então um bandit em casa não chega nem no 1 direito em volume, então creio q com uma galera tocando ja seria outra história, mas creio q mesmo mais alto o modern não me pegaria, o som é mt fechado e abafado mesmo quando coloco o médio no último, apesar de eu já usar praticamente no máximo sempre nos meus timbres.. acho que o Classic seria apenas aumentar mais meu ganho q estou deixando no 6,5, a hi gain é mt sensível a harmônicos mesmo com ganho no 2 por exemplo, então acho estranho.. ma enfim, pra mim são as 2 q me agradam no amp.

Quando vc fala q não seria um boa boost no SS, vc quer dizer boostar o canal de amp com um pedal de ganho certo?

Eu enviei meu Shredder hj, aí depois de chegar lá o cara vai me enviar o ocd e eu vou ver como vai ser.. Posteriomenre, estou pensando em pegar apenas uma distorção mais pesada, pensando na badass distortion mxr 77', aquele cinza.. e aí vou tentar me conter e ver o q faço com esse equipamento pra depois pensar em algo mais..

SkyHawk

Ah sim, putz, então confundi mano, jurava q era vc q tinha um tbm, acho q foi outro cara q me ajudou num outro tópico e q disse q tinha um tbm, acabei confundindo.

Uma coisa q preciso agora é tocar com uma galera, como já disse.. é difícil tentar tirar o timbre q vc quer com um amp de 80w dentro de casa kkkk..

Valeu, abraço.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


KelvinW_
Quando vc fala q não seria um boa boost no SS, vc quer dizer boostar o canal de amp com um pedal de ganho certo?

Bom, qualquer boost que seja, aumenta o ganho do sinal rsrs
O transistor é mais linear que uma válvula, então ele tem um ponto de funcionamento, e fora disso ele TENDE a não ficar legal. Se saturar o input com um sinal muito forte, vai clipar os transistores do pré, e "converter" o pré num fuzz... Pode ficar bom, pode não ficar.

o modern não me pegaria, o som é mt fechado e abafado mesmo quando coloco o médio no último, apesar de eu já usar praticamente no máximo sempre nos meus timbres..

Vamos por partes... Metal tem meio que uma necessidade de mid scoop, para trazer um pouco de limpeza ao som. Dá pra fazer de outras formas, mas o ganho precisa ser mais moderado e blá blá blá...
Realmente, o problema de volume baixo muda muito a sonoridade, tende a dar um som médio-grave e deixar a desejar no resto. Por isso que amps de estudo tem AF's pequenos compensando isso...

Todavia, se o som está abafado, falta agudo, não médio. Obter um meio termo entre os canais é difícil. Sugiro que timbre no modo modern, e os com menos distorção tendem a soar bem também...

KelvinW_
Veterano
# jun/17 · Editado por: KelvinW_
· votar


Olá pessoal.. Queria uma ajuda; vou pegar um clone de TS daqui uns dias e nao consigo decidir entre dois que vi, Joyo Vintage Overdrive e Nux Vintage Overdrive.. De fato, ambos são mt parecidos com o ts e o preço o qual achei no ML é praticamente o mesmo, mas em qual eu poderia confiar mais?

Valeu, obrigado.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/17
· votar


KelvinW_
Joyo Vintage Overdrive e Nux Vintage Overdrive..
Fera, ambos são feitos na China ... Cópias chinesas ... Baseados em reviews que já ví de ambos, eu iria de NUX ...

thiago stteffen
Veterano
# jun/17
· votar


Olá pessoal.. Queria uma ajuda; vou pegar um clone de TS daqui uns dias e nao consigo decidir entre dois que vi, Joyo Vintage Overdrive e Nux Vintage Overdrive.. De fato, ambos são mt parecidos com o ts e o preço o qual achei no ML é praticamente o mesmo, mas em qual eu poderia confiar mais?

Valeu, obrigado.


E você acha q compensa? A versao Nano do tube screamer custa uns 70 dolares. Pelos reviews tem o msm som.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


thiago stteffen

Entre pegar duas cópias chinesas e pegar o mini da marca original feito no Japão por quase o mesmo valor, eu não teria dúvida nenhuma, pega o Ibanez. Até a revenda vai ser absurdamente melhor se quiser vender um dia.

QueenFairy
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: QueenFairy
· votar


Olá glr!

é o seguinte: desde q comecei a tocar sintetizadores parece q esqueci completmente do meu setup de guitarra e do propio instrumento,e a mais de 1 ano estou apenas com uma G1 com o pedal de expressão (emprestada ainda por cima kkk) e minha squier california
agora quero refazer meu set de pedais,voltado para tocar indie rock/post punk/shoegazer/ambient (my bloody valentine,sonic youth,etc)
de começo vou precisar de uma boa distorção ou fuzz e um reverb reverse.
o segundo q me gera duvidas,pois nem todo pedal de reverb tem a função ''reverse'' e achei poucos modelos no ML com essa função.
pensei no Digitech Polara Reverb pois foi um dos poucos q achei...
a maioria dos pedais que indicam pra esse estilo nao achei pra vender,como por exemplo o Hardwire RV-7
enfim eh isso, aceito sugestões de fuzz/distortion tbm

Fernando de almeida
Veterano
# jul/17
· votar


QueenFairy
reverb reverse
Sugestões: EHX Cathedral , Digitech Hardwire Reverb, Marshall Reflector , Alesis Midiverb II (rack) , Alesis Quadraverb (rack) , Zoom MS-70CDR , Valeton Coral Verb (mini pedal na mesma linha dos Mooers) , Eventide Space , Empress Effects Reverb , EHX Turnip Greens (reverb + overdrive) , DigiTech DigiVerb ... Fora as pedaleiras multiefeito ...

Agora distorção e fuzz te um mooooooonte ...

Quanto $$$ vc pretende gastar???

QueenFairy
Membro Novato
# jul/17
· votar


Fernando de almeida

nao queria gastar muito ,estourando uns 1000 para os 2 pedais
peguei esse video como base


infelizmente nao achei pra vender o RV7 ,pois foi oq eu mais gostei...
e parece que o polara tem tudo do rv7 + o supernatual, gostei bastante tambem e achei por R$720
e por fim o digitech digiverb que pareceu bem inferior, achei por R$300

agora a duvida eh : o polara eh tao melhor para valer esses R$400 a mais?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


QueenFairy

Opinião totalmente descartável de quem toca somente com guita>boost>amp sem efeito nenhum:

o polara eh tao melhor para valer esses R$400 a mais?

Provavelmente não.

bluesquare
Veterano
# jul/17
· votar


Boa tarde pessoal! Repostando aqui porque fecharam o outro tópico, agora aprendi! kkk

Estou gradativamente saindo da pedaleira para os pedais, e por enquanto tenho os seguintes:

Boss Metalzone Mt-2
Ibanez Tube Screamer Mini
Mxr Blue Box
Marshall Ed1 Compressor
Zoom G1xN (Ainda dependo dela para Delay, Redução de Ruido, Afinador. pedal de volume, etc)
Fonte Landscape Energy 5 para ligar tudo e um pedalboard da Landscape (Sb200).
E a mais nova aquisição, seguindo a recomendação do membro @strinbergsredder, um Landscape Angel Chorus!

Considerando que toco em uma banda de Hard Rock/Heavy Metal com composições próprias (Se quiserem dar uma olhada no som, https://www.youtube.com/thebluesquareband)

1. Queria recomendações de bons pedais que casem com este setup que ja tenho, preciso mais necessariamente de um bom Wah (estou pensando em pegar um Cry Baby clássico mesmo), e um Booster (apesar de o TS funcionar bem pra isso, gosto bastante de utilizar ele sozinho ou pra empurrar o Blue Box).

2. Considerando que uso os pedais junto com a pedaleira (pelo menos por enquanto), qual a melhor maneira de liga-los? Atualmente ligo assim:

Guitarra (SX SSG) -> Marshall Ed1 Compressor -> Mxr Blue Box -> Ibanez Tube Screamer Mini -> Boss Metalzone - > Zoom G1xN -> Amp (Fender Princeton 65 DSP)

Me recomendaram usar a pedaleira no Loop do Amp, é uma boa ideia mesmo? (Por conta do afinador e redutor de ruido)

Tem alguma maneira melhor de fazer essa ligaçao ou assim é o melhor que da pra tirar do set?

E uma outra dúvida.. O Metal Zone é meu pedal principal, o que eu mais uso.. mas ele é um pouco barulhento (quem tem sabe! hehe).. vi umas dicas de ligar um noise supressor da Boss pra resolver isso, mas dizem que roubam um pouco o timbre.. alguém ai que tenha esses pedais e possa dizer se é uma boa ou não?

Desde ja agradeço!!

Iversonfr
Veterano
# jul/17
· votar


bluesquare

1- Eu acho desnecessário um booster só pra empurrar outro pedal, pois você já tem o TS e o Blue Box. Só recomendaria se fosse pra dar up no volume pelo loop, mas só por causa de drive não. Wah da Dunlop é clássico. Se quiser um wah mais versátil e puder pagar, veja o 535q que tem alguns knobs bem interessantes.

2- Se você está usando a pedaleira basicamente pra efeitos de modulação como delay, é recomendável ligar no loop sim, inclusive o Chorus seria uma opção boa jogar no loop, mas aí é gosto pessoal.

Nem de longe eu gosto desse metal zone, mas vamos lá. Antes de testar qualquer coisa, ligue ele com bateria para ver se o ruído diminui. Noise Supressor é interessante mas seu set é bem pequeno, eu tentaria achar o problema primeiro, como cabos ruins, rede elétrica sem aterramento etc. Se mesmo assim não resolver, se puder pegar um ISP Decimator G-String é muito superior ao NS2 da Boss.

bluesquare
Veterano
# jul/17
· votar


Iversonfr

Obrigado pelas dicas!
O problema com o Metalzone é a chiadeira característica dele mesmo.. adoro o som dele, bem versátil, mas barulhento! Mesmo com bateria, cabos, tudo.. continua aquele zumbidão! hehe Anotei o nome desse ISP, vou juntar uma grana e tentar investir nele..

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Seu amp é aterrado?

SkyHawk
Membro
# jul/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


bluesquare

Também gosto do MT-2 da Boss, podem falar o que quiserem dele que não vivo sem um, e olha que não sou novo na brincadeira. Nunca tive problema de ruído, nem com ele nem com o pedalboard em sí, que é bastante grande por sinal.

Já li muito sobre isso, mas por sorte ou sei lá o que, meu rig é bastante silencioso. Uso 2 amps e um DI com ground lift e inversão de fase como último na cadeia que resolve tudo, usava tmb um noise gate que ultimamente tem ficado no mínimo ou praticamente desligado, minha fonte é uma Fire, daisy chain (inclusive com extensão para +10 pedais), de 2000 mA e liga um monte de coisas, zero ruído (nesse caso faço tudo "errado" e dá certo).

Quanto a sua G1on, o ZNR é um excelente filtro de ruído que não altera o timbre, porque não cria um patch com ele ?

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Que DI tu tá usando SkyHawk?

bluesquare
Veterano
# ago/17
· votar


Acabei de comprar o Cry Baby! Achei um otimo usado, com preço muito bom.. e sobrou uma graninha, to pensando em ja pegar mais algum pedal!

Vendo uns reviews esses dias acabei me apaixonando pelo som do MXR Distortion +.. e ta com um preço bom tambem!

Ai ficaria com 3 tipos de distorções:

Metal Zone configurado para som mais pesado
Distortion + como distorção padrão
E o Tube Screamer para um sujo mais leve, e para dar um boost nos solos

Alguém que tenha o Distortion+ para recomendar se é bom mesmo? Para solos da um som legal tambem?

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17
· votar


undefinedbluesquare
Ai ficaria com 3 tipos de distorções:
Metal Zone configurado para som mais pesado
Distortion + como distorção padrão
E o Tube Screame

Legal o conjunto ... dá pra fazer diversas combinações. ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito