Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

      Autor Mensagem
      KelvinW_
      Veterano
      # 05/abr/17 10:44
      · votar


      Ismah

      Hehe, realmente, eu tbm fiquei com esse pensamento.
      Mas acho que ainda quero ser mais convencido de q deva pegar a G5n.

      Red Hot Chilli Pepper
      Membro Novato
      # 03/mai/17 17:53
      · votar


      Aí pessoal, eu tava proucurandoí um wah-wah pra colocar no meu pequeno set de pedais, porque gosto muito e acho o efeito muitooo louco! Nunca tive um,. enfim, tava olhando nos sites e cheguei à conclusão de que aqui no Brasil e impossivel, fui proucurar no eBay: Vox v845 e encontrei esse.

      A questão é, pra quem tem experiência - será que vale apena pegar esse? É melhor escolher um modelo mais caro, ou um Dunlop quem sabe? (sei que é uma questão de opinião a tal, mas tô falando em relação a qualidade, beneficio)

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # 03/mai/17 17:59
      · votar


      Red Hot Chilli Pepper
      Vox é clássico.
      Abç

      SkyHawk
      Membro
      # 03/mai/17 18:06
      · votar


      Mauricio Luiz Bertola
      +1

      Gosto dos clássicos, uso um CryBaby caretâo também.
      Esse VOX é muito bacana.

      KelvinW_
      Veterano
      # 22/mai/17 16:40
      · votar


      Pessoal, tenho uma dúvida sobre pedais pois estou pensando na velha comparação pedais x pedaleira.

      Enfim, minha dúvida é a seguinte: recentemente vendo os sets de pedais do pessoal nos tópicos, e um me chamou atençao, nao vou citar o nome do membro, mas vamos lá.

      Por exemplo, o cara tem um peavey bandit 112 (assim como eu), desse modo, ele já tem um canal clean e um de distorçao (ambos com 3 tipos de clean e distorçao cada um), e ainda tem reverb e boost no amp. Aí pq então o cara ainda tem mais outros 3 pedais de distorção, reverb e etc?

      Há tbm uma outra duvida é: é comum usar (e nesse caso me refiro aos amps q tenham canal de distorçao) pedal de distorçao no canal de distorçao? Pq uma vez emprestei o meu amp para uma banda q ia tocar na igreja, e o cara usou a pedaleira com suas outras distorçoes no meu canal de distorçao.

      Alguém poderia me dizer qual a razao de tantos tipos de pedais diferentes mas de um mesmo efeito?

      Obrigado.

      SkyHawk
      Membro
      # 22/mai/17 22:15 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      KelvinW_
      Vou dar minha opinião de maneira totalmente pessoal e sem análise de mérito, é o que vale para mim apenas.

      Vamos lá: na verdade são dois caminhos distintos, o primeiro do minimalismo onde a guitarra e o amp bastam, no máximo algo para empurrar o amp. Já consegui timbres incríveis assim e muitas vezes é meu caminho quando toco com meus amigos (guitarra, amp e um SD-1 da Boss). O segundo é o da pesquisa, exploração e descoberta, nesse quesito vou a fundo em um pedalboard hibrido com 2 fuzz, 2 overdrives, 2 distorções, cry baby, uma G1on, Eq, chorus essemble, ME-25, nux time core, carbon copy, hall of fame mini, 3 interfaces, iphone (tonestack, amplitube, bias amp, etc, etc,etc), 1 notebook (Bias FX e Amplitube 4), 1 pré-amp, ABY e 2 amps (um valvulado e um SS), tudo ligado junto e com um controlador midi gerenciado essa loucura toda (sem exagero acho que o conjunto todo passa fácil de 300 efeitos entre simulações de amps e pedais, e infinitas combinações possíveis).

      Resumo, ter várias distorções é apenas uma escolha pessoal e isso faz parte da arte da guitarra elétrica e do processo criativo de expressar o que está na sua cabeça.

      Desculpa por não ter respondido adequadamente, mas é meio que por aí. A frase do Keith Richards explicando porque ele não usa pedais é a seguinte: "porque eu preciso dos meus pés para ficar em pé"

      Combustao
      Membro Novato
      # 23/mai/17 08:10 · Editado por: Combustao
      · votar


      KelvinW_

      Aí pq então o cara ainda tem mais outros 3 pedais de distorção, reverb e etc?
      Essa é a mesma situação que a minha, eu tenho um Peavey Bandit 112 e um set com alguns pedais, incluindo drives. Eu acho o drive do Peavey muito bom, tenho o switch dele e já toque algumas vezes ao vivo apenas com guitarra e amplificador (com switch para trocar entre os canais). Mas também gosto muito do som dos meus pedais de drive, então também acho interessante utilizar o set de pedais no canal limpo do amplificador em algumas ocasiões. Isso é muito de gosto pessoal e de gostar de experimentar novos sons/set ups como o SkyHawk mencionou.

      é comum usar (e nesse caso me refiro aos amps q tenham canal de distorçao) pedal de distorçao no canal de distorçao?
      É bem comum utilizar um overdrive para dar um "empurrãozinho" num amplificador com distorção, o mais clássico e que você encontra em vários videos do YouTube é utilizar por exemplo um Ibanez Tube Screamer no input de um amp hi gain.

      Alguém poderia me dizer qual a razao de tantos tipos de pedais diferentes mas de um mesmo efeito?
      Timbres diferentes.

      KelvinW_
      Veterano
      # 23/mai/17 11:51
      · votar


      Combustao

      Mano o FS do peavey é apenas 2 chaves? No caso a troca de canal e a chave de boost?

      Porque eu achava q teria como ter um FS com 3 , pro canal, boost e reverb, mas acabei descobrindo q não dá, pelo menos o q me disseram.

      Vc usa o reverb do amp? O boost gostei mt.

      KelvinW_
      Veterano
      # 23/mai/17 14:12
      · votar


      Pessoal, estou meio q decidido a juntar pedais com pedaleira rsrs

      eu tava pensando em pegar uma Zoom g5n, mas sei lá sabe, vc vê review de um monte de pedaleira e sem vai ter quem é a favor ou contra, sempre to vendo uma coisa q nao tinha visto antes, e isso me faz ficar com medo de comprar o bang e nao gostar do som da pedaleira, isso em relaçao a distorçoes eu creio, acho q ambiencia já é mais ok.

      Entao eu tô quase tendendo a comprar pedais, e aí q vem minha dúvida:

      Vamos lá, eu tenho o bandit 112 e com o canal de dist dele eu ja tenho um timbre para caso eu vá tocar ao vivo, aí to a fim de pegar o Footswitch dele q ai vou poder alternar entre o clean dele e uma distorçao, além do boost do amp.

      Até ai problema resolvido, ainda tenho um pedal de distorçao q se timbrando bem posso usar para outro tipo de distorçao e usar com o canal limpo. O problema é quanto a ambiencia, o meu amp tem reverb, mas ele teria q ser mexido manualmente, nos sons q eu curto (hard rock classico: Led, stones, ac/dc, deep purple), vcs acham q necessitária de um reverb? Ou eu posso deixar bem discreto ali tipo no 3 ou 4 em todos os timbres e ta blz?

      E aí tbm entra em relaçao a outros efeitos, pq eu tava querendo pegar um wah wah e ouvi q o fulltone Clyde deluxe é mt bom, o q acham dele?

      E aí q vem a parte final da duvida. Po, eu quero outros efeitos tbm que seriam o Phaser, chorus e delay, e eu tbm gostei mt de uma funçao das pedaleiras q é o looper, q é tipo o banco de dados q elas têm e ai vc solta uma batida lá e grava algo em cima e ai vc coloca pra tocar e vc improvisa em cima disso, creio q isso ia me ajudar muito. Mas ao mesmo tempo, nao poderia ser a g5n pq é um preço mt elevado para pegar ela mais em funçao do loop mesmo.

      Então fica a duvida, é melhor pegar uma pedaleira q tivesse os efeitos tipo chorus, phaser, delay e loop e ai eu pego o FS do amp e o wah wah? Q pedaleira funcionaria bem para fazer esse tipo de combinaçao? Lembrando q p distorçoes eu iria usar pedais mesmo, a pedaleira somente para ambencia/loop.*

      Ou eu teria uma chance melhor com pedais de delay, chorus, phaser e algum q tivesse esse loop, além do wah wah e do FS do amp tbm, é claro. O q acham?

      Obrigado, abraço.

      SkyHawk
      Membro
      # 23/mai/17 20:50 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      KelvinW_
      Como falei acima, curto muito sets hibridos de pedais e pedaleiras (outros simuladores também). Falando apenas de pedais e pedaleiras, tem muitos multi-efeitos bem bacanas. Você menciona a G5n, mas para esse tipo de aplicação pedaleiras menores tendem a funcionar tão bem quanto e são bem mais em conta.

      Um exemplo é a Zoom G1on, a minha eu peguei usada por módicos 200 reais !!! No caso é o mesmo processador e o mesmo DSP, timbrão. Uso ela junto com pedais como um OCD fulltone, fuzzes de boutique, e faz muito bonito.

      Efeitos de ambiência, delays e modulações costumam ser bons em praticamente qualquer multi-efeito / pedaleira, reverb eu já prefiro algo mais especifico na linha do Hall of Fame (que também é totalmente digital, reverb analógico só tanque de mola que particularmente não me agrada), mas mesmo assim dá para resolver com o multi-FX se for o caso. O mesmo vale para compressores !

      Por último, tenha orgulho do seu som não do seu board ou da sua guitarra. Fuçando e conhecendo bem seu equipo dá para timbrar bem quase qualquer coisa, até falante pequeno em volume baixo pode funcionar, lembre-se que o rock começou com amps pequenos, surrados e muitas vezes com falantes estragados.

      KelvinW_
      Veterano
      # 23/mai/17 21:37
      · votar


      SkyHawk

      Pois é mano, e acho q é o q vale mais a pena mesmo, pq eu comecei a tocar mais com meu peavey bandit, tava ficando so na igreja, agora to mexendo mais nele, e gostei mt da distorção Classic dele, nem se compara com o Shredder q eu tenho, acho a distorçao do amp um som mais organico, sabe quando vc simplesmente gosta do som? É como estou em relaçao a ele rsrs.. E aí to querendo vender esse Shredder pra pegar o Oh!Ceedee da Efx q é uma copia do OCD fulltone pq ele nao é um distortion né? Ta mais pra um overdrive certo?

      Enfim, vou ver se pego a G1on mesmo para as modulações e o FS do amp para o canal e boost.

      To em duvida quanto aos wah's mano, eu vi aqui nao faz mt tempo q o Clyde é melhor pra som clean, e é o q menos vou tocar.
      E agora to nessa duvida, entre o Cry Baby 535q e o Cry baby slash, qual vc acha melhor? Vou tocar mais com distorçao mesmo.

      Abraço.

      Combustao
      Membro Novato
      # 24/mai/17 13:57
      · votar


      KelvinW_

      Mano o FS do peavey é apenas 2 chaves? No caso a troca de canal e a chave de boost?
      Isso mesmo, uma chave para troca de canais e outra para ativar/desativar o boost.

      Vc usa o reverb do amp? O boost gostei mt.
      Geralmente uso em valores baixos (2 ou 3), o som que toco não pede muito reverb.

      Combustao
      Membro Novato
      # 24/mai/17 14:02
      · votar


      KelvinW_

      Pessoal, estou meio q decidido a juntar pedais com pedaleira
      É uma boa opção, cheguei a utilizar uma Zoom G3 que tive dessa forma, já que você quer utilizar em alguns momentos a distorção do Peavey a ligação mais adequada seria:

      GUITARRA > WAH > DISTORÇÃO > INPUT DO AMPLIFICADOR - SEND DO AMPLIFICADOR > PEDALEIRA > RETURN DO AMPLIFICADOR

      Dessa forma você consegue utilizar a distorção do amplificador com chorus e delay da pedaleira (por exemplo). Além disso com essa ligação você pode utilizar o reverb do amplificador.

      KelvinW_
      Veterano
      # 24/mai/17 14:52
      · votar


      Combustao

      Valeu mano. Olha seus recados, deixei um pra vc la.

      Abraço

      Combustao
      Membro Novato
      # 25/mai/17 09:12 · Editado por: Combustao
      · votar


      Beleza!

      KelvinW_
      Veterano
      # 30/mai/17 03:38 · Editado por: KelvinW_
      · votar


      Pessoal, saberiam me dizer se pra vcs vale a pena pegar um cópia de pedais famosos, exemplo OCD e Tube screamer?

      Pq um OCD por exemplo é 900 conto, enquanto uma copia que é realmente identico é 250. O q acham?

      E poderiam me dizer quais as 2 copias melhor desses 2 pedais?

      Pro OCD eu creio q seja a Joyo, (ou seria a EFX? Se alguém já comparou os dois lado a lado poderia me informar*), e pro TS? fuhrmann, joyo?

      E tbm um palpite se esses 2 pedais fariam papeis iguais num setboard ou nao.

      Valeu, obrigado.

      Ismah
      Veterano
      # 31/mai/17 00:27
      · votar


      Valer vale, mas não compre um VW Fusca esperando uma Ferrari Gallardo

      Do OCD eu boto fé no BlackSnake. O pós-vendas é excelente... O TS é meio redundante, sonoramente ele é muito parecido com o OCD.

      KelvinW_
      Veterano
      # 31/mai/17 01:27
      · votar


      Ismah

      Porra mano, são bons todos pedais deles? Pq são mt baratos..

      Pensando até em pegar mais de um rsrsrs

      Além do OCD, dá pra confiar nos outros tbm?

      Ismah
      Veterano
      # 31/mai/17 04:58
      · votar


      Eu tenho 3 e nenhum contra. Só não tenho mais porque não tem nenhum que me agrada - mentira o loop agrada e mui, mas não é uma nescessidade, aí eu pulo hehehehe

      KelvinW_
      Veterano
      # 06/jun/17 18:40
      · votar


      E aí pessoal, blz?

      Estive vendo alguns videos sobre pedais e recentemente tive uma dúvida q agora está me martelando.

      É o seguinte, eu hj estou com um footswitch do meu amp q é um Peavey Bandit 112, um pedal de distorçao e um wah wah. Mais pra frente, planejo comprar mais alguns pedais e ficar num total de 6, até 8 pedais no total.

      A minha dúvida é quanto à perda de sinal; realmente existe? A perda de sinal é a mudança do timbre ou simplesmente o som perder um pouco de volume, ou outra coisa?

      Se realmente há, há como resolver este problema?

      Obrigado, abraço.

      Ismah
      Veterano
      # 06/jun/17 20:39
      · votar


      Sim, sempre que um pulso trafega num cabo, há perda de sinal. Em volumes diversos variando por frequência, ou seja, mudança de timbre.

      Como melhorar? Cabos bons, buffers na entrada e saída de cada pedal (inclui captação ativa), usar sinais balanceados...

      KelvinW_
      Veterano
      # 06/jun/17 22:14
      · votar


      Ismah

      Então a saída seria usar este tipo de buffer, da Efx por exemplo, um como primeiro pedal e outro como ultimo? E isso além de ter cabos de ótima qualidade.

      http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/buffer/

      Tudo isso melhora a perda de sinal, mas ainda teria entao uma perda mínima nesses casos - podendo dizer, impercepetivel- ?

      SkyHawk
      Membro
      # 06/jun/17 23:00
      · votar


      KelvinW_


      Aí que entra a questão de pedais com buffers vs true bypass. Meu board é grande, para gerenciar essa questão tenho alguns true bypass no inicio da cadeia, basicamente 2 fuzz e logo em seguida um SD-1 Boss (que tem buffer), depois 3 true bypass e um MT-2 com buffer, e assim vai até o final da cadeia de sinal.

      KelvinW_
      Veterano
      # 06/jun/17 23:26 · Editado por: KelvinW_
      · votar


      SkyHawk

      Entendo. Pois é mano, eu tava lendo sobre isso antes de perguntar mas ainda tô confuso sobre isso tudo, achava q o por ser true bypass era a melhor maneira de ter vários pedais. Veja bem, o q eu planejo ter no meu set é: Peavey bandit 112, Footswitch amp, Joyo Ultimate Drive, Fulltone Clyde Wah wah standard, Distortion BlackSnake, delay black snake, talvez um tone bender fuzz da Monstro effects, Chorus e Phaser EFX, afinador boss e talvez até pensando em ter tbm o maximizer. E tbm ainda pensando em pegar um Overdrive Badass MXR.. E nisso tudo, planejo usar a distorçao do amp, é claro, e tbm o boost do amp. O maximizer planejo usa-lo para mexer no timbre e nao como boost.

      Nesse set, onde entraria(m) o(s) buffer(s)? Analisando todos os pedais, inclusive os q nem memso tenho certeza de q vou pegar, pq nese caso creio q todos desses set são true bypass.

      SkyHawk
      Membro
      # 07/jun/17 06:37 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      O afinador da boss creio que tem buffer, e com ele no inicio da cadeia já ajuda. Um bom teste é ligar a guitarra direto no amp e ouvir, depois ligar no board deixando tudo desligado (100% clean) e comparar o som. Vai ter uma idéia de quanto o board está roubando de sinal e de redução do brilho.

      KelvinW_
      Veterano
      # 07/jun/17 11:00
      · votar


      Sim.. Atualmente eu estou apenas com o wah wah e uma distorçao, o footswitch do amp está chegando ainda.
      Eu estou usando o canal de distorçao do amp e o wah wah. Amp> wah wah > guitarra.

      Quando eu ligo o amp e o wah wah está ligado, isso na primeira vez q ligo, o som está normal, o wah wah nao está roubando nada, mas dps q eu ligo o wah wah e dps desligo, ai o som já fica mais seco, mais opaco.. Aí percebo q perdeu sinal, só apenas depois de ligar o wah wah a primeira vez. Eu nao entendo mt então nao sei se é normal o wah wah roubar bastante sinal assim, até pq eu peguei ele usado porem novo, assim disse o vendedor do ML rsrs, e eu nao sei dizer se há algum problema com ele, vou ver com meu prof de guitarra na sexta.. enfim, e tbm pode ser pelos cabos vagabundos q tenho aqui, planejo mais p frente dps de caps e um case para minha tele, dps disso comprar uns cabos bons da Tecniforte, q custarão uma porrada, mas tb acho q durarão anos.

      Mas então creio q terei q comprar 2 buffers mesmo né? Até eu pegar todos pedais tem tempo, mas creio q vou precisar.. Vou pegar alguns cabos da tecniforte daqui p frente e até lá acho q ja estarei com uns 3 pedais desse set q planejo, ai vou testando, mas vendo agora realmente acho q vou precisar dos 2 buffers, a nao ser q esses cabos façam milagre rsrs.

      Ismah
      Veterano
      # 08/jun/17 00:32
      · votar


      KelvinW_
      true bypass era a melhor maneira de ter vários pedais

      TBP é a melhor forma de quem quer gastar pouco chavear pedais... Quem diz que TBP é melhor porque não altera o sinal ou mente na cara dura, ou não sabe o que diz.

      Todo circuito tem uma impedância de entrada e saída e isso com a capacitância e resistência dos cabos cria filtros que mexem no balanço de frequências...

      Em teoria, quando mais baixa a saída de um circuito, e mais alta a entrada do próximo (que atua como carga), melhor... Mas nem todos os circuitos são assim!

      Captadores vintage, tem uma altíssima impedância de saída, no input de alta impedância dos amps se perdem graves num filtro LR (indutivo-resistivo). É a origem do som magro de uma telecaster tradicional...
      Alguns fuzz (principalmente os com transistores/CI's muito antigos) tem o mesmo problema, principalmente quando com um wah perto, e se resolve com buffer.
      Mas a perda, normalmente não é pouca coisa não nesse caso!

      https://www.youtube.com/watch?v=1qflxn6jxXA

      Já as perdas por cadeias muito grandes, e cabos longos são mais sutis. Eu recomendo ligar a guitarra no amp e ouvir. Ligar um pedal TBP para por o cabo que faz a ligação guitarra-pedaleira e pedaleira-amp, na cadeia de sinal, e ouvir. Então por o board inteiro e ouvir.

      Se algo soa mal, comece por retirar pedais um a um e ver a origem do problema. É um exercício de paciência.

      Na prática, o buffer funciona como um divisor de impedâncias, onde existe o antes e depois. rsrs

      Agora, no teu caso, acho que tem muito pedal sem necessidade, mas isso não vem ao caso rs
      Se tu escutar

      Perdas sempre haverão, mas elas são desejadas ou não, é tu quem decide!

      KelvinW_
      Veterano
      # 08/jun/17 09:04
      · votar


      Ismah

      Pois é mano, estou considerando retirar alguns pedais daí rsrssr

      Acho q o maximizer e esse tanto de overdrive/distorçao nao vai ser necessário..

      Na vdd a minha dúvida surgiu pelo fato q eu disse acima sobre o wah wah, embora tudo q eu leia sobre o assunto pareça grego pra mim kkkk

      Pq eu estou apenas com o wah wah ligado de efeito, e aí depois q eu ligo o wah wah uma vez e depois desligo, o sinal caí, o timbre fica meio "xoxo", perde força, perde brilho, peso..
      Então por ser apenas um pedal q faz isso fiquei mt preocupado, talvez nesse caso por ser apenas um pedal, cabos bons resolvam, o q vc acha?

      Pq o resto dos pedais eu vou comprar mais p frente ainda, por agora creio q nao, tá dificil essa crise rsrs

      Ismah
      Veterano
      # 08/jun/17 15:22 · Editado por: Ismah
      · votar


      aí depois q eu ligo o wah wah uma vez e depois desligo, o sinal caí, o timbre fica meio "xoxo", perde força, perde brilho, peso

      Isso é psicoacústica, não acontece só contigo, acontece comigo e com mais uma penca de gente já me falou disso. Entre outras coisas porque teu ouvido fica cansado. Experimente gravar se puder, e comparar outra hora, sem estar com o ouvido saturado.

      Alguns dizem que o Randy Rhoads usava um Wah no meio do caminho, pra furar melhor a mix durante solos...

      SkyHawk
      Membro
      # 08/jun/17 21:54 · Editado por: SkyHawk
      · votar


      KelvinW_
      Não acho que sair comprando 2 buffers seja o caminho adequado. Até mesmo porque sempre vai aparecer um pedal que já tenha buffer interno (todos os pedais da Boss tem buffer, muito clones também tem).

      Bons cabos ajudam bastante, eu não dava tanta importância para cabos até o dia que testei cabos de comprimentos diferentes e de boa qualidade. A diferença foi enorme. O mesmo vale para os patch cables que conectam os pedais entre sí.

      Um boost ou um pedal de EQ também compensam perdas na cadeia de sinal, sendo que muitos EQs tem buffer

      Só vale a pena pensar em 1 buffer se realmente for necessário e testar no início e no final da cadeia de sinal. Se gostar de fuzz eu colocaria o fuzz bem no início da cadeia e um buffer entre ele e o wha. É assim que eu uso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

      302.593 tópicos 7.833.101 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital