【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Tognetti
Veterano
# mai/11
· votar


Fireyeah

O problema de Luthier é que é 8 ou 80 .. vc só vai saber se realmente aquilo te agrada depois de pronto .. e aí não tem mais volta..

Por mais que essa seja uma receita perfeita para um violão, as vezes o resultado final pode não me agradar...

Sem contar que tem que ter paciência para acompanhar o processo e demora na fabricação... e teria que fazer fora da minha cidade

E o problema de instrumentos de luthier é que quando vc quer repassar vc perde muito dinheiro..

Colocando tudo em uma balança, acho que não compensa..rs

Por isso a preferência por marcas de renome .. sem contar que não perde dinheiro ... acabei de passar por isso vendendo meus intrumentos e não perdi nenhum centavo com as vendas...

Estava pensando em um Taylor 214ce ou um Martin GPCPA4.. pode ser até um Martin DRS1 que é mais barato tbm..

Ou poderia esperar mais um pouco e juntar mais uma grana e comprar no final do ano...rs mesmo que pague uns 5 ou 6 mil no fim do ano, posso dizer para patroa que foi 3500 e evitar fagulhas..rs

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Tognetti
Tem um tópico aqui no FCC de um cara que comprou um Taylor da linha de entrada por mais ou menos 3k. Mesmo sendo a linha de entrada da Taylor, trata-se de um puta violão (pelo menos é o que eu presumi do relato).

b0rdel
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao

De qualquer forma, eu gosto dos violões nacionais como os Di Giorgio, Giannini e Rozini. Com esta grana você consegue até modelos mais tops com o corpo todo em madeira maciça - por exemplo: Di Giorgio Master, Gianninis Cn e Rozini Concertista.

É que vou pra lá e estava pensando em comprar um bom que fica mais em conta do que comprar aqui. Vc recomenda algum desses ou acha mais prudente comprar aqui no Brasil que o violão dessas marcas que vc citou eh melhor?

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


b0rdel
Se você vai pra lá, aí são outros 500. Não pesquise pela Amazon, e sim por lojas como Guitar Center e Samash.

De qualquer forma, eu compraria um por aqui mesmo. Os Yamaha são violões que têm uma boa reputação mundo afora e por isso talvez seja o único gringo que eu simpatizo. Fora eles, tem uns espanhóis da vida, só que seria interessante você pesquisar bastante pra ver o que realmente vale a pena trazer de lá.

Topetson
Veterano
# mai/11
· votar


O que acham de um Eagle CH888 para um músico que toca a 3 anos e tem como estilo musical favorito punk rock e ska ?

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Topetson: O que acham de um Eagle CH888 para um músico que toca a 3 anos e tem como estilo musical favorito punk rock e ska ?

Bom, Punk Rock e Ska não são estilos que servem de boa referência pra analisar se o violão se adapta ao seu gosto ou não, pois nestes estilos não se usa muito violão...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Agora sou eu quem vai pedir ajuda neste tópico...

Estou a procura de um violão eletro-acústico, com tampo maciço e de corpo relativamente pequeno, que seja ergonômico para se tocar de pé. Na verdade a busca é por um de 6 cordas e um de 12 cordas, de preferência ambos do mesmo design.

Atendendo a todos estes requisitos só encontrei os Gianinni GWSGPX. Queria saber se alguém conhece estes violões ou se tem alguma outra idéia. Não tenho interesse em dreadnoughts ou jumbos pois acho ambos violões um pouco grandes e desconfortáveis para se tocar de pé.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Gente, eu queria comprar um violão com cordas de aço de 6 ou 12 cordas... Mas não tenho a minima noção do que comprar...
O de 12 tem um som mais cheio, um chorus meio natural, muito legal... Mas não sei se seria tão versátil e se daria pra fazer solinhos, se é mais sensível, confortável... A coisa mais perto de um violão de 12 que toquei é uma viola de 10 cordas.
Então, como minha prioridade é a guitarra, então eu não precisaria de um modelo muito caro. Algo beirando os R$600. Um pouco mais talvez, ou menos.
O violão precisa ter volume pra tocar sem amp e ter saída pro amp tbm, aquele pre-amp la...
É pra tocar tipo John Mayer, musiquinhas tipo As Dead As Yesterday e acusticos em geral...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


felipelfln: O de 12 tem um som mais cheio, um chorus meio natural, muito legal... Mas não sei se seria tão versátil e se daria pra fazer solinhos, se é mais sensível, confortável... A coisa mais perto de um violão de 12 que toquei é uma viola de 10 cordas.

Violão de 12 cordas não é muito favorável para se fazer solos. Quem consegue fazer é porque tem muita pegada, por isso o mais comum é usá-lo para fazer acordes. Acordes cheios e abertos ficam muito legais no 12 cordas. Portanto o melhor a procurar é um 6 cordas mesmo.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao

É, pensei nisso... Até porque o 12 cordas não soa legal em tudo... Qualquer coisa coloco um pedalzinho de chorus no de 6. hehehe

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


felipelfln
Este negócio de chorus ser semelhante ao som de 12 cordas cai por terra quando você toca num 12 cordas. Por outro lado, um 12 cordas realmente não é muito fácil de ser usado em solos, exige muita prática e exige um cuiddo maior na regulagem para não ficar desconfortável.

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


erico.ascencao

Eu sei cara, o efeito é diferente. Toquei ja com uma viola de 10 cordas que deve dar um efeito parecido. E o Chorus não tava falando tão sério.

músico--
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln
cara olha só, se tu tipo, for fazer solos e tais, essas coisas, pegue um de seis cordas, se quiser por um pedal de chorus, ponha, mas o som vai sair diferente, pois o 12 cordas são duas cordas com a mesma nota, só que a mais fina é uma oitava a cima. Um 6 cordas num pedal de chorus seria a mesma nota só que seria a impressão de mais uma corda desafinada tocando ao mesmo tempo, dando um som molhado.

Falassion
Veterano
# jun/11
· votar


Olá,

Por vários anos eu tenho tocado violão de forma amadora, como hobby mesmo. Nunca fui muito de me interessar por estudar nem praticar, e é por isso que eu insisto em dizer para as pessoas que eu não toco violão, e sim arranho. Por muito tempo, meu Tonante 127 de cordas de nylon foi suficiente. Mas, então, comecei a pensar se a minha negligência com a prática/estudos não tinha a ver com a insatisfação com o meu violão atual e o som que ele produz, e se ele não poderia estar me impedindo de crescer musicalmente.

Há alguns meses a idéia de comprar um violão novo, elétrico e de cordas de aço, começou a martelar a minha cabeça, e acho que agora eu tenho a grana necessária para comprar o que eu mais ou menos quero. O problema é que eu temo escolher o errado.

Navegando pelo site de uma loja daqui, me deparei com algumas possibilidades que me interessaram. Queria saber se poderiam me ajudar a ao menos desanuviar a minha mente para que a minha escolha fique mais certa.

Bom, eu sempre achei interessante o formato de violão "Jumbo", não só por acha-lo bonito, mas pela sonoridade dele também. Outro formato que também me interessa é o "Grand Auditorium". Seria uma opção, mas sempre gostei mais dos "Jumbos".

Quanto à sonoridade, o que eu procuro é algo parecido com o som dos violões usado pelo Kotaro Oshio ( http://www.youtube.com/watch?v=FpLVL7X4gOE ) ou pelo Justin King ( http://www.youtube.com/watch?v=CzWrbi93OUQ ). Não, eu não toco nem 1% do que eles tocam, mas é bom ter a quem se inspirar, e espero que não seja audácia minha querer ser um dia alguém remotamente tão bom quanto eles. Mas enfim, eu gostaria de algo no qual o som saísse sem dificuldade e se sustentasse bem. Também, aprecio muito o uso de "harmônico", gosto de graves bem pronunciados e agudos bem claros.

A seguir, os violões. Eu estive olhando o site e me deparei com 5 possibilidades que me agradaram numa primeira olhada. São estes:
- Tagima Jumbo Tuner Natural (R$ 680,00)
- Ibanez SGE130 (R$ 820,00)
- Crafter GA6 (R$ 1049,00)
- Takamine EG220C (R$ 1040,00)
- Takamine EG440C (R$ 1129,00)

Por fim, a faixa monetária que eu gostaria de me limitar: R$ 800,00. Porém, como podem ver, 3 dos violões que eu citei acima passam desse valor. Mas, se eu for convencido de que vale gastar R$ 200,00 a mais para ter algo de uma qualidade muito melhor, não me importarei de investir mais. Também, posso ter deixado passar algum violão mais legal. Então, caso alguém venha a se interessar por ajudar e não tenha achado os violões acima tão interessantes, deixo o site da loja aonde pretendo comprar meu instrumento musical, para que o mesmo seja consultado a fim de verificar por opções mais interessantes: http://www.2001instrumentosmusicais.com.br/

Recorro ao Fórum Cifra Club porque, ao contrário de muita gente, eu provavelmente não terei um amigo músico para ir junto comigo na loja ajudar a escolher, me orientar e etc., pois temo escolher algo errado, que eu possa me arrepender logo depois da compra ou que eu possa ser convencido pela lábia do vendedor já que eu não sou a pessoa mais conceituada/sábia/culta em conhecimentos musicais e afins e ele poderia muito bem me vender gato por lebre.

De antemão, muito obrigado a quem ajudar.

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


Falassion

Então eu concordo sim que ter um tonante velho não estimula ninguém a continuar tocando, na minha opinião é um violão horroroso....qlq giannini ou michael é bem melhor

Com 800 reais da pra pegar um bom violão, todos que vc citou ai são bons, claro que vale a lei do preço mais alto....o mais caro é sempre melhor

Mas com um tagima jumbo vc vai tar com um violão maneiro, com afinador e duma marca boa....outra opção em conta é o Hofma Ye-223, ta na faixa de 400 reais e muita gente elogia fala que é um ótimo violão....vale a pena considerar essa marca, e a Eagle também

O que vc tem que prestar atenção na hora de comprar é se o instrumento é confortável pra vc e qual o tipo de som q vai tocar..

por exemplo pra tocar desplugado um folk ou jumbo produzem um som mais alto....pra tocar plugado vc tem q prestar atenção no captador e testar plugado na caixa antes de comprar.....se quer fazer solos explorando todo o braço, os modelo cutway são melhores...

observa esses aspectos na hora de comprar e manda ver

Abs!

Falassion
Veterano
# jun/11
· votar


Pé de chinelo

Obrigado por responder.

Então, a minha intenção é normalmente de tocar desplugado mesmo, por isso insisto tanto nas duas formas que mencionei acima. Eu provavelmente só plugarei para gravar algo no PC ou coisa do gênero.

Sobre a sua escolha em particular, o Tagima, ouvi falar que ele não seria tão bom por ter tampo laminado e que isso poderia resultar em "empenação" caso eu queira usar um encordoamento de calibre maior. Procede?

Sobre o cutway, claro que ele seria uma mão na roda, mas também ouvi falar que a existência de um cutway no violão pode interferir na sonoridade dele. Procede?

Eu questiono essas coisas porque o Tagima também tinha sido inicialmente a minha escolha, mas andei lendo algumas coisas sobre ele (Inclusive aqui no Fórum: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/238191/ ) que me fizeram pensar que "o barato iria sair caro", e eu iria me arrepender depois. Daí, por isso a existência das outras 4 possibilidades acima.

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Falassion

Sobre a sua escolha em particular, o Tagima, ouvi falar que ele não seria tão bom por ter tampo laminado e que isso poderia resultar em "empenação" caso eu queira usar um encordoamento de calibre maior. Procede?

Bom, eu acho que o tampo lâminado só vai mudar a característica do som, mas não vai ser determinante na empenação do braço....o que determina isso é o tensor.....e é raro ver pessoas usando cordas 0.12 no violão, se vc por 0.11 num violão de aço ja fica bem pesadão e difiícil de tocar

Sobre o cutway, claro que ele seria uma mão na roda, mas também ouvi falar que a existência de um cutway no violão pode interferir na sonoridade dele. Procede?

Sim, interfere. O violão folk é o que tem a maior corpo, logo gera uma amplificação do som maior, os cutways são os que tem a menor amplificação natural, por isso que normalmente são usados plugados.

------------

E sobre o tagima jumbo, eu nunca toquei em um, por isso não vou opinar..

mas eu tenho um tagima dallas, que é um cutway com afinador e captação legal, o que eu acho dele? que desplugado fica um pouco baixo mesmo, não é tão encorpado o som, mas plugado eu gosto muito, é um ótimo custo benefício pra gravações, shows etc

(se bem que eu já gravei ele desplugado, com um microfone, e o pessoal falou que o timbre ficou bem bacana, vc pode conferir a gravação aqui nesse LINK , é o primeiro solo...)

Eu tenho outro violão, um yamaha folk que eu trouxe de Toronto no Canadá. Esse já tem o tampo sólido em spruce e a diferença no som desplugado comparando com o tagima é enorme, o som é muito mais encorpado e brilhante....da pra fazer solos tranquilo até a casa 16 (eu raramente passo dessa) .......... só que não é elétrico

Então pra mim ta td bem, eu tenho 2 violões, um pra cada tipo de uso.......

sobre a sua compra, depende de quanto vc quer gastar...... se ta disposto a gastar na faixa de 1000, compra um alto nível msm tipo takamine, taylor etc

eu sugiro que leia as reviews que ja existem ai no cifraclub e na net dos violões que está interessado!

espero ter ajudado!

abs!

eliaquim_maia
Veterano
# jun/11
· votar


Iai pessoal, beleza?
Então, vou comprar meu segundo violão. Quero um com cordas de aço (quero tocar rock, pop/rock) de uma qualidade razoavel pela média de preço por mais ou menos 400 reais...
Andei dando uma pesquisada e fiquei em duvida em alguns:
Tagima dallas por $335
Hofma by Eagle YE220 $ 374
Hofma Ye 260 por $ 369

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


eliaquim_maia

Esses ai são os mais comuns nessa faixa de preço, pra mim são todos bom custo benefício. Eu tenho um tagima dallas, e pelo preço, acho um bom violão. Tem captação e afinador, e o som plugado é legal.

Abs

eliaquim_maia
Veterano
# jun/11
· votar


Valeu.
Agora, estou em duvida entre o YE220 e o dallas...
alguém sabe me dizer as maiores diferenças?
no que cada um se encaixa?
Abs!

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


Eles são bem parecidos e se encaixam nas mesmas coisas, a diferença ta na questão do gosto, leia as reviews dos violões, tem aqui no forum

abs!

arossi
Veterano
# jun/11
· votar


Sabe o ano desse digiorgio 18?

Marleta
Veterano
# jun/11
· votar


Olá !
Peço desculpa de estar sendo repetitivo com o tipo de dúvida, mas naum tenho muitas escolhas! Sem contar q eh difícil pra cacete achar um violão com cut para canhoto.

Toco violão a um tempinho e quero trocar meu violão. O problema eh q sou canhoto e moro em uma região onde não se encontram muitas lojas de instrumentos. Por isso peço a opinião de quem tem os violões, conheçam os produtos ou a composiçao dos mesmos.

IBANEZ V72 ECE
- Tipo da construção: braço colado, set-in-neck
- Madeira do corpo: Spruce no tampo, Mogno no fundo e laterais
- Braço: Mogno
- Escala: Rosewood
- Trastes: 20
- Cavalete: Rosewood
- Tarraxas: AS 3+3 Cromadas
- Captação: Pré amp Ibanez AEQ200T c/piezoelétrico
- Controles: 1 volume, 1 treble, 1 bass

EAGLE CH889
Tampo Spruce
Lateral Mogno
Fundo Mogno
Acabamento Verniz Brilhante
Roseta Mosaico trabalhado tipo abalone
Braço Nato
Escala Rosewood
Marcação Bolinhas Brancas
Cavalete Rosewood
Trastes 20 em Alpaca
Tarraxas Die-cast Douradas (Blindadas)
Medida da Escala 650mm
Cordas Aço D?Addario
Equalizador Ativo de 5 Bandas + Volume com Afinador Digital e Display de LCD
Captação Piezo


Pesquisei sobre os instrumentos e percebi q o ch889 tem bom som plugado mas desplugado tem o som muito metalizado, meio artificial seilah. Dizem q eh por causa do exceço de verniz no acabamento.

Jah o Ibanez tem um bom som desplugado e plugado mas o acabamento perde feio para o eagle. Mas eh mais barato!


Qual escolha fazer?

Caso conheçam outros modelos e marcas (sendo modelo Jumbo ou Folk)
com preço ateh uns 800 reais, por favor me digam.



Obrigado pela atenção, e desculpe se estiver ferindo alguma regra do forum.

erico.ascencao
Veterano
# jun/11
· votar


Marleta
Eu acho o cutaway muitas vezes dispensável num violão, principalmente num dreadnought que é grandão. Seguindo esta linha de pensamento, você não precisaria necessariamente de um modelo para canhoto e asim poderiam aparecer mais possiblidades.

Com R$800 dá pra encontrar violões com tampo maciço. Tem aquele Hofma HMP 310, por exemplo, que é do tipo "8" (parecido com o corpo de um violão clássico). Eu comprei um Giannini da série Performance que tem tampo maciço e cabe neste orçamento, porém estou esperando ele chegar pra ter uma opinião mais correta. Outra opção com tampo maciço são os Eagle EG, tendo inclusive modelos dreadnought, porém mais caros.

Marleta
Veterano
# jun/11 · Editado por: Marleta
· votar


Marleta
Eu acho o cutaway muitas vezes dispensável num violão, principalmente num dreadnought que é grandão. Seguindo esta linha de pensamento, você não precisaria necessariamente de um modelo para canhoto e asim poderiam aparecer mais possiblidades.


Jah pensei nesta possibilidade mas deixo ela por último pois tenho problemas com meu violão atual para acessar, durante certos solos, as casas mais altas.

Tenho muita vontade de adquirir um violão jumbo mas ateh agora não achei um pra canhoto.

Outra dúvida q eu tenho éem relação ao mogno q eh uma madeira q naum favorece os agudos e esses violões folk e jumbo parecem q pelo seu formato natural jah favorecem os trons graves e medios. Tenho medo de comprar um desses violões folk de mogno e o som ser soh de graves, gosto de um som pesado mais muito acrdito q naum ficara um instrumento muito versátil(espero não estar falando besteira)

Obrigado pela opnião

Pé de chinelo
Veterano
# jun/11
· votar


Marleta

Pow tb não vai SUMIR os agudos num jumbo né, nem sei se diminui também. Eu tenho um folk grande da yamaha e os agudos saem normalmente....depende mto da sua pegada tocando tb

Abs

arossi
Veterano
# jun/11
· votar


Fireyeah

O problema de Luthier é que é 8 ou 80 .. vc só vai saber se realmente aquilo te agrada depois de pronto .. e aí não tem mais volta..

se o SEU LUTHIER é assim, que pena... procure outro por favor!!

Strogni
Veterano
# jun/11
· votar


Ae galera, com no maximo 900-1000 reais quais são os melhores violoes aço?

Acho mto lindo o Cort MR710F, ainda não sei o som dele(e de nenhum outro dessa faixa de preço)

Toco há 1 ano e meio, sou amador e irei tocar principalmente rock(pink floyd,guns,EngenHaw,nirvana, pearl jam,etc), mas tb toco outros estilos.

Não conheço mto violoes nessa faixa de preço, se vcs puderem indicar algum conhecido e bom vai ser de muita valia.
Vlws!

kiki
Moderador
# jun/11
· votar


Strogni
nessa faixa de preço tem bastante coisa.
eu não conheço muito de violão aço, mas pelo que vi, os cort são bacanas.
tem tambem crafter, que é bem falado.

dá uma revirada nos tópicos existentes que voce acha boas dicas da galera.

Marleta
Veterano
# jun/11
· votar


Não é possível!

Jah enjoei de procurar um Jumbo com cut pra canhoto!

Eh muito descaso! Soh violão acima de de 1000 e burduada!

Alguem jah viu algum modelo?

OBs: Tovendo a hora q vou ter comprar sem cut mesmo, e continuar com os meus antigos o problemas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda