【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


ChristianDias.
Olá!
Eu Cursei O Módulo Básico De Luthiaria Na Escola B&H. Tento Auxiliar O Máximo Possível Dentro De Meus Conhecimentos.
Obrigado!

Parceirokid
Veterano
# jun/14 · Editado por: Parceirokid
· votar


Olá pessoal. Tenho uma dica e uma pergunta. Estou há cerca de 2 meses sambando nas lojas, procurando um violão.

Fiz a besteira de comprar um Giannini GSF1R (mini jumbo), por 370 dilmas. Achei que podia ficar com um violão barato só pra quebrar o galho e fazer dobradinha com a guitarra. Me arrependi e devolvi uma semana depois. Formato e som me agradou, mas os trastes do violão pareciam de alumínio, a corda raspava fácil, e a "madeira" da escala não merecia confiança. A troca de trastes é o preço de um novo. Então não comprem o GSF1R, não vale a pena nem a médio prazo.

Agora a pergunta. Passado trauma do violão barato demais, decidi comprar um pra ser feliz, provavelmente um Lâg das linhas mais acessíveis (esse ou esse) . Comprando direto na França, custa uns 600 reais. Aqui custa 1300+. Só que só vou poder comprar em 6 meses ~ 1 ano. Enquanto isso, quero um violão pra usar por enquanto. Então, estou entre:

- Hofma HMP 310, usado em zilhões de vídeos do CifraClub e;
- Di Giorgio Genesis (Blue), do qual eu não encontro NADA.

Se alguém tiver algo para falar do Hofma 310, eu agradeço. Mas queria mesmo era qualquer informação que fosse do Di Giorgio Genesis. A Di Giorgio tem tradição em Nylon, mas esse modelo é Aço. Tem garantia de 1 ano, o que já demonstra a confiança da marca no instrumento que está vendendo (contra o Hofma, que é 3 meses, segundo o vendedor).

Toquei em dois Genesis, em lojas diferentes, mas ainda queria um relato de quem passou mais que 10 minutos com o violão na mão... Agradeço desde já pela ajuda pessoal.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


Parceirokid
Olá!
Neste Tópico Sempre Leio Perguntas Similares Em Relação A Qual Instrumento Selecionar. Geralmente Citam Faixa De Preço, Fabricante, Modelo, Ação (Altura) Do Encordoamento. Baseando-Me Em Minha Experiência , Minha Resposta Geralmente É A Mesma. Faixa De Preço Até R$1.000,00(Um Mil Reais), Sugiro Adquirirem Produtos Cort, Crafter, Epiphone E Yamaha. Mesmo Alguns Sendo De Fabricação Chinesa, Possuem Qualidade Superior Aos Fabricantes Nacionais. Caso No Momento Não Possua A Quantia Em Espécie, Opte Por Outro Meio De Pagamento Ou Aguarde Até Obtê-la E Receba Desconto.
Obrigado!

Parceirokid
Veterano
# jun/14
· votar


GAT621988

Agradeço pela resposta. Bom, o que eu vejo é o pessoal postar 4 ou 5 modelos de violão que não compartilham muito mais que a mesma faixa de preço, e esperar o que os outros membros tem a dizer.

No meu caso, para as lojas locais, o Hofma custa 450 à vista, e o Di Giorgio custa 550 ~ 600 à vista. Até 650 dilmas pra mim é confortável. Não quero comprometer muito dinheiro porque meu objetivo é a compra do Lâg dentro de 1 ano (quem sabe um Taylor, se sobrar mais dinheiro).

Então, a ideia é capturar as experiências dos membros com um dos dois modelos citados, Hofma HMP 310 e Di Giorgio Genesis, para ajudar na decisão (e montar mais uma base de informação para o fórum).

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


Parceirokid
Olá!
Eu Nunca Senti-Me Totalmente Satisfeito Com Fabricantes Nacionais. Tenho Em Mente De Que Por Melhor Que Seja O Produto, Deva Haver O Menor Reparo, E Refiro-Me A Ação (Altura) Do Encordoamento. Dos Defeitos, O Menor.
Obrigado!

Jéfi
Veterano
# jun/14
· votar


Parceirokid
GAT621988
Possuo o F102 da Di Giorgio e posso afirmar q estou muito bem satisfeito com o instrumento, apesar de ser fabricação nacional (q ñ vejo nada de mais). Nenhum, repito: nenhum defeito de acabamento (perfeito), super macio e confortável de tocar e quando estou afinando dá pra sentir a vibração no braço do violão. Pra mim a questão ñ está no "se foi fabricado no Brasil ñ presta", a questão é fazer uma procura com paciência e se sentir feliz com a aquisição. A pessoa pode tanto se sentir feliz com um top da Martim como pode se sentir realizado com um ching-ling da vida. Tenho um DE7 da Crafter e apesar de ser um baita violão possui um péssimo acabamento.

Parceirokid
Veterano
# jun/14
· votar


Muito justo Jéfi, meu pensamento também é esse. Eu acredito no Di Giorgio porque os caras optaram por uma linha de produção menor e mais cuidadosa em vez de partir pra grande escala e perder controle/baixar qualidade.

Tenho uma Epiphone Les Paul que é Made in China mas não fica devendo em detalhes. Tudo no lugar, acabamento excelente, trastes impecáveis. Já peguei numa Gibson LPJ, que é linha de entrada da marca, que era beeem mais grosseira. Não adianta pagar 1000 dilmas por um violão de marca que vem meia boca.

Nesse ponto, conforto e acabamento, o Di Giorgio ganha disparado. Agradeço pela opnião sobre a marca e o modelo que você ta usando. Realmente, ta difícil coletar informações do Genesis. A única coisa que eu achei foi o vídeo desse indivíduo, que é bem por cima mesmo.

Jéfi
Veterano
# jun/14
· votar


Parceirokid
Agradeço por vc ter entendido minha colocação, pessoas inteligentes são assim.
Quero ressaltar aoGAT621988 e todos que buscam comprar um instrumento que é primordial ter paciência na procura. Dentro do que eu podia gastar fiquei + ou - uns três meses até adquirir meu violão.
1º fiz uma lista com quinze violões que me agradaram.
2º busquei aqui nos fóruns do Cifaclub as opiniões e as experiências
3º comecei a "peneirar" e eliminar alguns instrumentos (lógico q alguns eu consegui ter contato físico e testa-los, avaliei construção, materiais usados na fabicação, tipo de construção etc)
4º tente o máximo de informações possíveis acerca dos remanescentes e boa compra. foi assim que fiz e estou contente com o instrumento adquirido; é certo q nós nunca estaremos contentes e ano q vem vou comprar meu 6º violão rss

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


Jéfi
Olá!
O Problema Não É A Origem Do Fabricante, É Da Fabricação. Julgo Por Minha Experiência. Fabricantes E Importadoras Costumam Reparar Defeitos Antes De Revendê-los Aos Lojistas.
Obrigado!

Martin__TDT
Membro
# jun/14
· votar


Galera, to precisando comprar um violão canhoto de aço, pra tocar plugado e desplugado, mas principalmente plugado,

O que os senhores me aconselham? Até 1.000 reais no máximo, então sei que não vou conseguir uma coisa ótima de morrer. Eu toquei em 3 Tagima Dallas, dois foram terríveis e um foi perfeito (Tagima é assim, imprevisível)

Toquei em Strinberg folk, achei bem duro, nada confortável de tocar. Toquei em um Califórnia da Tagima também, aquilo não tem som nenhum, nem plugado quase. Toquei também em um Juninho Afram Signature, esse sim, esse foi o melhor até o momento, mas ainda não toquei em nenhum Takamine, e sei que tem Takamine de 1000 reais por ai, sabem de algum?

holocausto-
Membro Novato
# jun/14
· votar


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Cerca de 650 - 700 reais .

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Aprendizado

d) Qual é o seu nível técnico?
Aprendiz

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Ser cutway, Nylon e com um bom som, vou focar bastante em musicas com dedilhado e solo, portanto queria um violao confortavel de se tocar . Pesquisei bastante sobre o di giorgio talent 1 e vi boas reviews sobre ele .
Outra coisa, vou optar pela internet pois moro no ** do mundo, e a cidade descente mais proxima daqui fica a 200km :/
achei esse site e confesso q estou um pouco "cabreiro" com ele
http://www.samusic.com.br/violao-eletrico-di-giorgio-talent-1-natural- p-806.html?cPath=88_89_205

agradeço desde ja

nerFra
Membro Novato
# jun/14
· votar


Eu não entendo muito de violão e queria comprar um com um bom custo beneficio. Estou disposto a gastar na faixa R$400,00 e um conhecido me ofereceu um Eagle GL 36 SB nessa faixa de preço. O violão parece estar bem conservado e me pareceu um bom negocio. Gostaria de saber se ele será uma boa aquisição para uso acústico e também plugado. Nada profissional, uso domestico e em festas de amigos. Se o adquirir, pretendo ficar com ele por anos.
Gostaria de saber se o som dele é bom, se a pegada é agradável, se é fabricado com um bom material. Resumindo, gostaria de saber se ele é uma boa opção para mim. Sei que algumas coisas variam de acordo com o gosto de cada um, mas gostaria de uma opinião.
Ouvi dizer também, alguma coisa relacionada a tampo maciço. Ele tem mesmo? E quanto ao resto da composição, é boa?

Obrigado pela atenção.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


Martin__TDT
Olá!
Aconselho-Te Á Adquirir Algum Modelo Da Crafter. Há Modelos Dentro Da Faixa De Preço Por Você Estipulada Que Possuem Pré-Amplificador Com Tela Digital, E São Acompanhados De Capa Acolchoada.
Linha "Silver" (Crafter):
http://www.crafterbrasil.com.br/crafter/produtos/violoes/silver/
Linha Silver (Mercado Livre):
http://lista.mercadolivre.com.br/crafter-silver_ItemTypeID_N
Acredito Serem A Melhor Relação "CustoXBenefício" Existente No Mercado Nacional.
Obrigado!

Renatoabc
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pensamento bem antigo esse de "não compro made in china". Quase tudo que usamos hoje tem pelo menos 50% "made in china" nele.

"Prefiro iPhone que comprar celular ching-ling" mas ao ler atras do iphone está escrito "designer americano e fabricado na China".

O carro que ele usa e se gaba por ser "americano" ou "japones" ou "alemão" tem quase 100% das peças fabricadas na china (é montado em X país mas as peças vem tudo da china (vela, componentes para montar o motor, etc)).

Voltando ao assunto violão. Já li todas as paginas deste tópico e acompanho diariamente as opiniões.

Dica 1: Quem quer comprar violão, leia as ultimas 10 paginas somente. Preço de violão mudou muito de anos pra ca (pra mais). Antes violão que recomendavam por 600 custam 1.2k hoje em dia.

Dica 2: Sempre que alguém der opinião extremista, ignore-os. Tem gente que acha que o "dele" é sempre melhor.

Já tive a duvida da maioria das pessoas aqui e vou relatar a MINHA experiência (não quer dizer que é a melhor).

- Violão menos de 400 reais eu não compraria nenhum. Se tem só isso de grana segura um pouco ou compra na Internet mesmo em 3x mesmo que não seja recomendado comprar violão na Internet. Acho que é melhor comprar um violão 400+ sem ver do que testando qualquer um abaixo disso e comprar na loja física.

- Entre 400 e 600 o que eu mais gostei foi o Strinberg AF65. Acabamento do que tinha na loja não estava 100% mas o som e "tocabilidade (by titi)" me conquistaram (testei Di giorgio, Giannini, Yamaha). No ML vc acha o Hofma HM350 sem o hardcase por menos de 700. Hoje eu pegaria ele.

- Depois disso, parti para violão até uns 1.200 e as opções são muitas. Gosto mais das seguintes: Crafter, Cort, Epipphone, Ibanez,...
- Agora estou com um violão na faixa dos 1.500 e preferi o Crafter GA6 mas também temos muitas opções como citado anteriormente

Este lance de pegar Takamine, etc abaixo de 1.800 - 2.500 só serve pra mostrar pra amigo que tem coisa "de marca" .

Violão é algo que você tem que sentir e gostar do toque, som e visual. Não adianta opinião dos outros, você tem que curtir.

Pra mim este tópico não é pra ajudar ninguém a decidir o que comprar e sim para orientar as pessoas a testarem X ou Y marca / modelo.

Se ler todas as paginas, as respostas serão as mesmas, exemplo:

- Abaixo de 400 não compra nenhum
- Melhores custo beneficio (400 a 600) - Strinberg, Giannini, Di Giorgio, Hofma, Eagle
- Melhores custo beneficio (600 a 1.000) - Horfma, Eagle, Cort
- Melhores custo beneficio (1.000 a 1.700) - Crafter, Epiphone, Blueridge, Ibanez
- Mais que 1.700 - Os mesmos acima de linhas pro....
- Acima de 4.000 - As marcas tops ja consagradas como Martin, Guild, Taylor,...

Modelo? Pesquisa nas lojas os que tem, testa e leva o que mais gostou de tocar, do som, do acabamento, da beleza. Gosto é gosto.

Obs: Acho que escrevi demais huehue

GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


Olá!
Há Diversos Fatores Determinantes Para A Qualidade De Um Violão, O Principal É O Processo Fabril. Também Há Diversos Fatores Para A Sonoridade, O Principal É A Musicalidade.
O Importante É Atentar-Se Á Detalhes.
Obrigado!

jeanssimm
Veterano
# jun/14
· votar


Quero comprar um violão folk, escuro, com cutaway e de preferencia com algum desenho na escala no lugar das bolinhas

andei procurando mas ta tenso achar um modelo legal com essas características

Achei esse da takamine, tem tudo que eu quero, mas esse é só um sonho por enquanto :(
http://www.takamine.com/guitars/anniversary/

Não precisa ter todos esses detalhes de "moldura" e mosaico, só quero pelo menos com algo diferente na escala.

Martin__TDT
Membro
# jun/14
· votar


Renatoabc

Não sei se você leu ali em cima o que eu postei, que to querendo um violão canhoto e pedi sugestões. Esse seu Strimberg AF65 tem canhoto no mercado livre, e me interessei por ele.

Poderias me comentar mais sobre ele? Timbre, som plugado e desplugado, pegada e etc.

Renatoabc
Membro Novato
# jun/14
· votar


Oi Martin__TDT

Eu gostei do som dele sim...Ele veio meio duro da loja mas mandei regular e ficou 100% (mesmo que compre violão de 10mil eh recomendado sempre dar uma regulada)...

Plugado n cheguei a tocar, mas vendi pra um amigo musico pq ele queria violão barato pra levar em churras, praia sem se preocupar em zoar o principal dele. Ele me disse que o som dele plugado o surpreendeu e chegou a tocar em bar com esse até.

Abs

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


jeanssimm
Olá!
Indicar-Te-Ia Dois Modelos Da Crafter.
"WF ROSE":
http://www.crafterbrasil.com.br/crafter/produtos/violoes/art-graphic-i nlay/?s_p_c_t=1342&ident=1&product_id=23&cat_id_0_1=7&page_num_0_1=1&b ack=1
"SM ROSE":
http://www.crafterbrasil.com.br/crafter/produtos/violoes/art-graphic-i nlay/?s_p_c_t=1342&ident=1&product_id=24&cat_id_0_1=7&page_num_0_1=1&b ack=1
Somente O Tampo Não É Escuro.
Obrigado!

jeanssimm
Veterano
# jun/14
· votar


GAT621988

Obrigado pela dica, mas esses modelos não são folk, nem tampouco escuros.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


jeanssimm
Olá!
Estes Foram Os Únicos Mais Próximos Do Citado Que Encontrei. Você Tem Ciência Do Valor De Um Modelo Com Estas Características?
Obrigado!

icaro777
Membro Novato
# jun/14
· votar


preciso de ajuda, comprarei um violão novo em julho...qual o melhor???

EPIPHONE AJ 220SCE


Especificações:
- pré amp : shadow 2 bat de 3v
- Modelo: AJ-220 SCE
- Ferragens: Niqueladas
- Madeira do corpo: Mogno
- Madeira do braço: Mogno Sólido
- Escala: Rosewood
- Trastes: 20
- Marcação: Dot
- Captadores: NanoFlex TM – baixa impedância
- Tampo: Solid Sitka Spruce

ou

TAKAMINE EG 320 C

Características

- Tampo: Spruce Plywood laminado
- Fundo e laterais: Nato
- Escala: Rosewood
- Acabamento Natural
- Tarraxa: Cromada
- Pré-Amplificador com afinador: TP4T - Volume, Grave, Médio, Agudo, Check Bateria

dizem que o takamine tem ótima construção,mas neste caso o epiphone tem tampo sólido( mas vou comprar pela net e n terei como testar..se alguem ja tocou nele e puder falar...) no na dúvida pois eu posso testar o takamine em qualquer loja mas nunca vi esse epiphone p vender, medo de fazer um mal negócio so por ele ter esse tampo sólido

valeu !

icaro777
Membro Novato
# jun/14
· votar


mal negócio por pegar o epi e n ser melhor que o taka...o complicado é n ter onde testar :/

GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


icaro777
Olá!
Na Questão Dos Modelos: Epiphone "AJ-220SCE". Tampo Sólido Proporciona Maior Resonância E Resistência.
Na Questão Da Compra: Comprar Pessoalmente,. Para Testá-Los E Obter Maior Desconto.
Obrigado!

Desh
Veterano
# jun/14 · Editado por: Desh
· votar


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Cerca de 650 - 700 reais .

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Aprendizado

d) Qual é o seu nível técnico?
Aprendiz

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Ser cutway, Nylon e com um bom som, vou focar bastante em musicas com dedilhado e solo, portanto queria um violao confortavel de se tocar . Pesquisei bastante sobre o di giorgio talent 1 e vi boas reviews sobre ele .
Outra coisa, vou optar pela internet pois moro no ** do mundo, e a cidade descente mais proxima daqui fica a 200km :/
achei esse site e confesso q estou um pouco "cabreiro" com ele
http://www.samusic.com.br/violao-eletrico-di-giorgio-talent-1-natural- p-806.html?cPath=88_89_205

agradeço desde ja


Amigo holocausto-,

Tenho tambem um Talent 1, posso dizer que é um otimo violão, apesar de ser flat ele tem um bom e alto som, por causa do tampo solido, o braço é muito confortavel e o acabamento é bonito tambem. Até.

Desh
Veterano
# jun/14
· votar


icaro777,

amigo, violão takamine so os mais caros são solidos, esse e outros nessa faixa não compensa. O Ephifone é muito mais violão.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


Desh
Olá!
Disse De Forma Direta E Literal! As Linhas Da Takamine, Mesmo Sendo De Fabricação Chinesa E Coreana, Possuem Preço Médio Acima Das Linhas Da Epiphone.
Obrigado!
icaro777
Olá!
Poderia Ir Á Qualquer Loja E Testá-Los Antes De Adquir.
Obrigado!

Shred Show
Veterano
# jun/14
· votar


Senhores,

Alguem conhece o Tanglewood Evolution TSF-CE?


* CORPO:
- Modelo: Super Folk;
- Tampo em Cedro;
- Laterais e fundo em mogno;
- Binding: Maple;
- Acabamento Preto Brilhante (BK);

* BRAÇO:
- Braço em Mogno Inteiriço;
- Escala em Rosewood (jacarandá);
- Comprimento da escala: 650mm;
- Largura do Nut: 43mm;
- Nut: Bone;

* FERRAGENS:
- Ponte: Rosewood (Jacarandá);
- Tarraxas: Cromadas estilo Grove;

* PARTE ELÉTRICA:
- Fishman ISYS;

To comprando esse Violao, gostaria de saber de alguem indica, ja que a marca é bem pouco conhecida aqui no Brasil.
Aceito Sugestoes de outros bons violoes nessa mesma Faixa de Preço.
Cerca de 1500Cartoletas

Shred Show
Veterano
# jun/14
· votar


Alguem?

GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


Shred Show
Olá!
Infelizmente Desconheço Tal Marca E Modelo.
Reparei Que Neste Modelo, Há Uma Contradição: Peças Relativamente Boas (Graftech Nubone, D'addario EXP11 E Fishman Isys), E Madeiras Do Corpo Relativamente Ruins (Tampo, Fundo E Laterais Laminados).
Indicar-Te-Ei Outra Marca E Modelos, Mas Na Mesma Faixa De Preço.
Crafter:http://www.crafterbrasil.com.br/crafter/produtos/violoes/
Modelos Com Tampo Sólido E Pré-Amplificação LR Baggs.
Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda