Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
Deiab
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00
Fala cara, é bem fácil.
Tira a foto, salva no computador, faz um cadastro simples no site do imageshack (põe no gugou). Depois clique em upload, a imagem terá um endereço. Copie o endereço onde diz link direto, e cole no texto daqui do fórum.
Pronto. Mostre sua obra no tópico onde os luthiers evitam igual vampiro à luz do dia. Ehehehe!!!

Velvete
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00

Opa!

Parabéns pelas iniciativa!

Mas me diga, como arrumou a madeira? Qual tipo é?

Para postar imagens vc deve fazer o upload dos arquivos num site e depois postar o link aqui.
Ex.:

http://imageshack.us/

Picasa...etc

Abraços

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00

Opa! Mais um pro clube!

Queremos ver seu projeto! Se continuar com dificuldades em colocar as fotos, fale aí.

PedroRocker00
Membro
# jan/13
· votar


Ok... Não consegui. As imagens carregam, carregam e nada.

Velvete
Comprei em uma madeireira aqui na minha cidade. Comprei uma placa de Angelim Pedra, 70x50, 40mm de altura.

JJJ
Veterano
# jan/13 · Editado por: JJJ
· votar


PedroRocker00

Vamos lá... bem passo a passo...

1. Tire as fotos em uma câmera digital
2. Passe pro computador
3. Se precisar, dê uma editada básica (pelo menos diminua o tamanho, porque geralmente elas são enormes demais para uso em web - até no MS Paint dá pra reduzir tamanho) e grave como jpeg (.jpg)
4. Se inscreva em um site de fotos (tem alguns gratuitos - eu tô usando o photobucket) ou qualquer site de armazenamento de arquivos, como o 4shared, por exemplo
5. Faça o upload das fotos - se tiver reduzido e gravado com jpg não vai demorar muito pra subir
6. Após o upload, os sites informam qual é o link para o arquivo
7. Copie o link e cole aqui no seu post

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/13
· votar


vou postar a minha

Velvete
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00

Parece que Angelim Pedra é dura e difícil de trabalhar, procede?

Tomara que fique massa!

Abraços

PedroRocker00
Membro
# jan/13
· votar


JJJ

Ok. Só de madrugada que tenho um tempinho pra mexer no computador. Se tudo der certo, postarei hoje. Obrigado pela ajuda!!

Velvete

Dura e pesada. Mas a vontade é tão grande cara... Tenho 14 anos(ooohh!!) e minha mão já está toda arrebentada. Hoje finalizei o corpo. O braço já está a caminho. Meu pai é supervisor nacional de vendas, ele trabalha longe pra caralho. Mas quando ele voltar pra minha cidade, ele vai me levar na fabrica, e vou, com um formão e um desenho, pintar e já fazer os furos(captadores, ponte, jack, potenciômetros, braço...). Enfim, se eu postar as fotos, poderão ver algumas mudanças que fiz por conta própia, tais como:
- Inverti o basswood(ele está pra canhoto, mas vou usar normalmente, destro)
- Afinei as pontas(deixei ela grandona como a explorer original, mas pontuda como a ESP)
E... Uma coisa que é tipo um sonho... 3(sim, TRES) humbuckers.
Sou bastante criativo, não acham?!
hahaha

Deiab
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00
Sou bastante criativo, não acham?!
Não é do teu tempo, mas eu diria que você é o prof. pardal.
Mande bala no projeto.
Vamos aguardar.

PedroRocker00
Membro
# jan/13
· votar


Deiab

Pois é... Não faço batatas do que seja o professor Pardal...
Cara, minha internet é MUITO ruim. To tentando baixar o guitar pro, pra ver se consigo pegar alguns solos digamos, feitos por semi-deuses. Tais como Holy wars(megadeth), El dorado(iron), Master of puppets(metallica) entre outros...
Minha internet tá baixando o guitar pro a 0,2kb/s.
Desisto.

PedroRocker00
Membro
# jan/13
· votar


Deiab

Pois é... Não faço batatas do que seja o professor Pardal...
Cara, minha internet é MUITO ruim. To tentando baixar o guitar pro, pra ver se consigo pegar alguns solos digamos, feitos por semi-deuses. Tais como Holy wars(megadeth), El dorado(iron), Master of puppets(metallica) entre outros...
Minha internet tá baixando o guitar pro a 0,2kb/s.
Desisto.

Velvete
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00

É isso ai! Bom trabalho!

Aguardo fotos.

Abraços

Deiab
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00
Pois é... Não faço batatas do que seja o professor Pardal...
Personagem da disney, inventor, meio gênio, meio atrapalhado. Era engraçado. Um dos personagens que eu mais gostava, justamente por inventar coisas.

Minha internet tá baixando o guitar pro a 0,2kb/s.

Isso não é internet, é um fax, ehehehehe.

Abraço.

PedroRocker00
Membro
# jan/13
· votar


Velvete

Obrigado cara!

Deiab

hahahahahahaha. Mentira, o fax da gráfica do meu avô passa as coisas bem mais rápido. É que essa internet foi feita pra ser usada em tamaguchi.
(Quem lembra do famoso tamaguchi???? Nooossa... Passava meses cuidando daquele bicho...)

Deiab
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00
AHAHAHAHAHAH!! Eu lembro disso meu velho.

Pior é o seguinte. Estava perto do celular da minha namorada esses dias e ele fez um barulho tipo:iiiinhack!!
Perguntei o que foi aquilo e ela disse: Tem que dar comida pro Pou.
Fui ver o que era e, pra meu espanto, é a versão ultra avançada do tamagochi.
Quase rolei de rir... dela!!ahahahh!!

PedroRocker00
Membro
# jan/13
· votar


Deiab

Meu. Deus.
Blogs de humor fazem isso com as pessoas... Digamos que eu era "frenético" por games e tirinhas meme antes de encostar os dedos em um violão do meu colega.
Depois desse episódio... Gastei rios de dinheiro...
Considero o meu set bom. Qual é sua equipação Deiab?
(amps, guitarras, pedais...)

Deiab
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00
Então velho, meu set inteiro é o seguinte:

Das guitarras mais vagabundas pras mais legais:

Uma washburn lion que eu mandei colocar uma ponte gotoh tipo floyd rose, e troquei os caps por dimarzios (fiz um upgrade por que ganhei do meu pai quando era moleque e tem valor sentimental).

Uma Epiphone Special (arrependimento total).

Uma Dicastellis custom PGM ( luthier famoso daqui de curitiba), corpo em mogno, com ponte gotoh tipo floyd, escala e braço em marfim, captadores seymour duncan, só lembro o da ponte que é o duncan distortion, os outros tenho que ver na nota fiscal, não me lembro de cabeça.
Essa eu tenho uma foto aqui:
http://img254.imageshack.us/img254/9319/imagem168i.jpg

Uma epiphone les paul custom (limited edition) cor meio amarela, tá no site da guitar player aqui:

http://guitarplayer.uol.com.br/?area=materia&colid=8&matid=1164

A frankenstein EVH que eu fiz e tá com fotos nesse tópico.

A réplica que estou fazendo da fender do Stevie Ray vaughan, que já tem duas fotos nesse tópico, e estou esperando chegar as outras peças. O corpo era de uma shelter sky comprada no ano 2000.
Um baixo fender jazz bass que de vez em quando brinco.

Amplis:
Um marshall g80r (80w) Um falante de 12'
Um samick (ampli de estudo bem pequeno) 15 w.
Um fender mini twin
Um ampli de baixo da staner - bs 150
Pedais: ( não sou muito de pedais) na real só uso o de distorção, o wah wah e o delay.
Um prodrive II da ESI - uso bastante
Um wah wah cry baby
Um echo delay da landscape
Um ds1 da onerr
Um sd1 da boss
Um flanger da groovin
Um noise reductor da beringer.

E é isso aí, mas depois de tudo isso, percebi que eu gosto mesmo é de fazer réplicas de guitarras famosas.

Essa que você está fazendo é a sua primeira guitarra, ou você tem outra(s)?
Valeu! Um abraço.

PedroRocker00
Membro
# jan/13
· votar


Deiab

Não cara... Essa que estou fazendo essa guitarra porque passei dias revirando a minha giannini stratosonic.
Vou contar um pouco sobre essa guitarra:
Ela é a melhor guitarra da giannini que eu ja toquei. O som dela é redondinho... Uma das poucas com a captação estilo HH(dois humbuckers). Geralmente essas strato mais baratinhas são SSS(tres singles). Enfim, ganhei ela de natal, em 2011. Nunca vou me esquecer desse dia...

Ultimamente tenho desparafusado, trocado as coisas de lugar... Só pra saber como minha explorer ficará por dentro, e como ela vai funcionar.

Também ganhei nesse dia, um amp da giannini tambem. Simpleszinho, o G5+. Mas ele me quebrou um galho... Em uma antiga banda minha, eu fazia uma zueira boa nos ensaios...

Fui me aprimorando com o passar do tempo. Tanto nos equipamentos, quanto nas técnicas. Até inventei uma tecnica pra solar...
Sempre adorei compor musicas, falando sobre guerras, sonhos, contos... Só que estou com o mesmo problema que o Steve Harris teve:
Ninguem gosta do tema das minhas musicas... Geralmente esse povo faz banda pra agradar menininhas, mas eu já tenho a minha (1 ano de namoro já...) e nao pretendo trocá-la.

No natal do ano passado, ganhei o amplificador mais brutal que já pude presenciar... Um Fender Frontman 25r, com 75w que balançam meu apartamento no volume 2. hahahaha....

Tenho um pedal Super Metal da behringer, mas nao uso muito ele... Uso minha pedaleira g1 da zoom e a distorção do fender, com um footswitch.

Sempre adorei inventar coisas... Essa guitarra, eu pretendo me superar. SE, SE tudo sair bem... Vou colocar 3 hot rails, da seymor duncan... Eles são MUITO caros, então não dou certeza.

Esse post já está grande demais... Ouvir 2A.M. e dormir... Até mais!

Simonhead
Veterano
# jan/13
· votar


Deiab

Bela Frankenstrat ai. Way to go! \o

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


Carai... Tô devendo o review da Gambiarrocaster... vou procurar e farei novamente!!!

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


Então, tinha trocado o braço, mas já destroquei e ela segue assim:
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6653Custom.jpg
Ainda fiz uma melhoria no braço pq não encaixou retinho, aí meti um calço pra ficar retinho!!!

Thejapamuri
Veterano
# jan/13
· votar


PedroRocker00

Cara, não se preocupe com isso, NUNCA diga que não tem ninguém que gosta do estilo, sempre haverá, apenas você não achou ainda. Não mude seu estilo, se suas letras são boas, continue com elas. A música não é para ser adorada por um tempo, ela tem que deixar um legado para o resto da vida.

Ah, eu também tenho uma Giannini, só que a GGX-1H, to pensando em modificar ela visualmente :D

Johnny Favorite
Veterano
# jan/13
· votar


TatoPetry

Caraca, que coisa estranha... O que são essas 4 tarraxas no corpo???

TatoPetry
JJJ
Rapaz não sei bem o que são não, é só o shape dela que é igual o resto é como se fosse uma configuração de les paul, tirando os knobs...


não viram que a guitarra tem 10 cordas? D G B E estão duplicadas.

JJJ
Veterano
# jan/13
· votar


Johnny Favorite

Eita cegueira... kkkkkkkkkkkkkkk

PedroRocker00
Membro
# fev/13
· votar


Ressucitando o tópico!!!

Thejapamuri

Obrigado pelo conselho, abraços cara!

Enfim pessoal, chegou o braço do meu projeto de explorer, isso a umas 2 semanas. Continuo não conseguindo postar as fotos por causa da minha internet... E, por questões monetárias, não posso continuar com o projeto por enquanto... Me dei um prazo de terminar isso até Junho, no máximo Julho.
Galera, não parem de postar!! Cadê os reviews? Novidades? Mais gambiarras??

Deiab
Veterano
# fev/13
· votar


PedroRocker00
Estou aguardando chegar o bloco da ponte pra terminar a SRV, o decal da fender e o neck plate com o número da guitarra original
Tá faltando fazer a assinatura na parte de trás do corpo e mandar fazer o braço.
Já fiz a parte elétrica (troquei todos os pots e fiação) e coloquei os knobs, ponta da chave seletora e ponta da alavanca, na cor vintage white.
A última coisa que vou fazer é colocar aquele enxerto (toquinho) de madeira mal feito que cobre o buraco da ponte por ter sido invertida. ehehehehe.
Não postei nada porque não teve nenhuma mudança aparente até o momento.
Assim que terminar coloco fotos detalhadas da guitarra.

JJJ
Veterano
# fev/13 · Editado por: JJJ
· votar


Eu tô quase partindo pra minha terceira montagem. Só que essa vai ser beeeeem mais ambiciosa...

Tô doido pra montar um kit!

Estou caçando uma Les Paul Junior. Falta uma guitarra com P90 na minha modesta coleção... hehehe

Vai ser bem mais complicado do que os meus dois projetos de Frankenstrat anteriores. Selar, pintar, colar, cortar headstock, montar tudo, alinhar... Vai ser dureza, mas estou cheio de vontade!

JJJ
Veterano
# fev/13 · Editado por: JJJ
· votar


Eu fico besta com os preços lá fora... Chega quase a me dar nojo... hehe

http://www.ebay.com/itm/NICE-DIY-ELECTRIC-GUITAR-STRAT-BUILDER-KIT-HAR DWARE-INCLUDED-ssto1k-/251229613754

É leilão, eu sei, mas não deve sair por muito mais que isso... (nesse momento que escrevo tá 58 Obamas e faltam 6 horas pra acabar o leilão).

Mas é claro que, como está ficando cada vez mais comum, tá lá a famigerada frase... "May not ship to Brazil"... Damned!!!

Deiab
Veterano
# mar/13 · Editado por: Deiab
· votar


Primeiramente, resolvi colocar esse post aqui, pois aqui partilhamos da mesma mania e quem não gosta, é simples, só não ler ou ver e pronto.

É extenso porque é dedicado aos que gostam de montar suas guitarras, fazer relics, e ou, réplicas, dando dicas e mostrando erros e acertos no processo com várias fotos, incluindo a original (algumas são de celular, então não estão tão boas).


A guitarra do Stevie Ray Vaughan, passou por muitas mudanças durante a carreira, ele trocava muito as peças dela desde a data em que comprou ela usada, e, digamos, maltratada. Então eu escolhi fazer a versão dela do período em que ele utilizou no DVD Live in Austin, mas antes da troca do braço que quebrou (foi entre os períodos da primeira parte do dvd e a segunda já com o braço novo).

Utilizei um corpo de uma stratocaster da Shelter comprada e fabricada no ano 2.000, o modelo era Shelter sky, com o headstock igual ao da fender.
O corpo é composto de três partes coladas, madeira clara e pesada, mas não sei qual é a madeira usada. Não conheço muito de madeiras.

http://img43.imageshack.us/img43/9619/inciozx.jpg

Os moldes:

Os moldes eu utilizei fotos da internet da guitarra original (são pouquíssimas as boas) e aumentei as impressões até que fosse possível fazer um molde em tamanho real. Vou colocar umas fotos para dar ideia do processo
A parte da frente tem algumas fotos, mas da parte de trás da guitarra só encontrei uma foto boa.
http://img593.imageshack.us/img593/7027/inciodosmoldes.jpg

Feito isso, utilizei fita crepe especial pra pintura (aquela azul) e desenhei o molde, alguns a mão livre outros tirando o molde em transparências usando como guia o molde em tamanho real. Colei as fitas em uma bancada e desenhei por cima delas, recortei com uma tesoura pequena e fui colando no corpo nos locais corretos.
http://img526.imageshack.us/img526/3458/moldesdapartedetrs.jpg


Obs: Dá pra fazer tudo isso com o computador, mas eu não tenho pratica com o programa necessário e levaria mais tempo do que eu teria paciência.


O relic:

A pintura sunburst original da shelter é muito bem feita, não tem falhas, mas tem um porém, a guitarra do Stevie Ray Vaughan tinha camadas de pintura muito finas (ele alegava ser uma 59), mas o técnico de guitarra que o acompanhava alega que era uma 63 de acordo com o braço da guitarra, mas isso ninguém sabe ao certo. Digo isso pra ressaltar o tipo de verniz utilizado na original que era nitro, e na Shelter e a maioria das guitarras de hoje o verniz utilizado é o PU, então o desgaste para o relic por maior que seja o cuidado, não fica igual. A impressão que se tem é que o verniz das vintage se mistura com a tinta com o tempo, digo isso por uma série de fotos que vi, e depois olhem nas fotos da SRV para perceber o que estou tentando explicar.

O material que utilizei foi um canivete suíço e várias lâminas de estilete.
Não gosto daquelas canetas com uma lâmina na ponta, porque não dá o ângulo correto pra retirar a tinta sem estragar a madeira.

A parte mais simples é passar a lâmina do canivete, que deve ficar em pé, raspando na tinta (não estraga a madeira, podem ficar tranquilos). Essa shelter tinha muito verniz, demorou um bom tempo pra chegar na tinta que também não saiu com muita facilidade e por último o selador.
http://img834.imageshack.us/img834/3049/finalizandoorelicdapart.jpg

Obs: Alguns utilizam a pistola de ar quente pra tirar a tinta e o verniz, mas tem que ter cuidado ao utilizar pra não estragar tudo, e nas partes onde a tinta deve ficar não dá pra usar esse equipamento.

Feito isso, usei lixa com granulo mais fino entre 120 e 600, para deixar a madeira bem lisa e retirar os restos de tinta e selador que ficam. Nessa parte, o mais difícil é tirar perto da tinta, aí foi só com canivete, porque a lâmina arranca madeira.

Passado isso, nas partes onde começa a tinta eu utilizava tanto o canivete, quanto as lâminas de estilete, mas com muito cuidado. É muito fácil estragar o trabalho, arrancar pequenas lascas de madeira, ou riscar o verniz aonde não pode.
http://img51.imageshack.us/img51/8315/relicandoafrente.jpg

Os relics no meio da pintura eu fiz a mão livre. É necessário um pouco de prática pra não exagerar e arrancar tinta a mais do que deve (se estiver fazendo uma réplica). Se for um relic comum, não precisa de toda essa atenção.
http://img11.imageshack.us/img11/4756/maisdetalhesfrente.jpg
http://img339.imageshack.us/img339/4964/relicdetalhepartedetrs.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/2213/relicfrente.jpg

Por fim, os dois veios da madeira que são bem aparentes na original, pensei muito sobre, e teriam que ser feitos com lixa e ferramentas para escultura, mas demoraria demais e não era certeza que ficasse perfeito, sendo assim, fiz somente dois riscos que acompanham o desenho dos veios com os ferrinhos de escultura e ficou satisfatório o resultado.

Obs: Vejo vídeos e comentários sobre relic, onde esfregam moedas, parafusos, riscam com chaves de fenda, pregos, arrastam no chão, e sempre fica péssimo o resultado. Na minha opinião nada bate as seguintes ferramentas: canivete, lâmina de estilete, um kit de escultura, lima, mini retífica, principalmente usando a broca, lixas, betume e fita crepe para pintura, utilizando esta como máscara. O resto é aventura que tem grande probabilidade de dar errado.

Envelhecimento do corpo:

Nas partes onde tem tinta, utilizei a esponja de lavar louça, na lado verde, pra tirar o brilho do verniz, isso é bem rápido e não precisa esfregar muito.

A madeira, como é bem clara, eu coloquei novamente a fita crepe no local onde ela deve permanecer nessa cor, e passei betume marrom no restante do corpo. Diluí o betume em água, bem liquefeito e passei 6 demãos, deixando intervalos de 1 hora entre uma e outra com uma esponja bem macia.
http://img7.imageshack.us/img7/9285/srvstrat3.jpg
http://img259.imageshack.us/img259/2512/lateral1m.jpg
http://img841.imageshack.us/img841/2530/lateral2p.jpg

Feito isso, retirei as fitas da parte clara e parti para os pedaços onde o marrom é mais escuro (manchas da parte de cima da guitarra) perto do braço, utilizando o betume diluído com uma colher de chá de água para uma colher de sopa de betume e um pincel de cerdas macias nº 8 (desenho a mão livre acompanhando a foto da original.
http://img203.imageshack.us/img203/4501/parteclara.jpg

A outra parte perto do escudo e onde encostamos o braço (mão direita), passei 3 demãos a mais pra ficar um pouco mais escuro, e depois passei uma lixa grano 600 pra clarear um pouco no mesmo modo da original.

É legal esclarecer para o pessoal que muitos fazem essa réplica utilizando graxa de sapato preta, betume preto misturado com marrom e branco, mas muitos não levam em conta que as fotos além de serem antigas, tinham tratamentos bem rudimentares na época, luz, lentes, etc. Por isso, algumas fotos dão a impressão que a guitarra é um pouco acinzentada, mas ela não é. Pra acertar o tom da cor, tem que usar como base os vídeos e algumas fotos mais reais possíveis.

Por exemplo, a foto da réplica feita pela fender além de estar muito diferente da original dá a impressão que é cinza escuro, quase preto.

Peças:

Coloquei um jogo de malagolis custom que encomendei (são de saída baixa), som bem vintage. Agora ele tem uns materiais novos pra fazer caps customizados, e um escudo sanduíche com 12 furos.

Obs: Existe muita conversa sobre os caps da guitarra do Vaughan. As pessoas costumam comprar os texas special, que tem uma saída mais alta, e com graves mais pronunciados, pensando no som do Vaughan, mas esses caps foram feitos após a morte dele, e sinceramente, tenho minhas duvidas que ele mandou rebobinar os caps pra modificar seu som, visto que eram stock.
Os caps originais, são de uma 59.
O restante do timbre vocês já sabem, pegada, cordas, caps, ferragem, amps, pedais, etc.

Comprei um waterslide da fender do mesmo modelo da original no mercado livre.
Um jogo de cordas 0.10 daddario. Não uso outra, e tampouco mais pesada por um problema no pulso que me impede de fazer esforço maior.

No ebay comprei um jogo de tarraxas vintage fender, uma ponte original da fender, um bloco da ponte vintage, saddles da fender originais, e um kit fender com as peças de plástico vintage white, um neck plate customizado com o número da guitarra do Vaughan, potenciômetros, jacks, seletor de caps vintage , já tinha em casa quando fiz a outra guitarra, e, por fim, os adesivos customizados da guitarra original.
http://img109.imageshack.us/img109/6025/neckplate.jpg
Montagem:

Na montagem tive diversos problemas, o escudo tive que fazer uns recortes milimétricos com uma mini-retífica pra não pegar na ponte, um ajuste no local onde encaixa o braço, o furo na parte onde fica o tensor, e o pequeno pedaço quebrado na parte de baixo do escudo, tudo com muito cuidado, pois o plástico estraga mais fácil que madeira.
http://img507.imageshack.us/img507/8854/dsc00551z.jpg
http://img541.imageshack.us/img541/9119/tensorh.jpg

A ponte foi outro dilema, pois a ponte original da fender tinha uma furação diferente do bloco vintage, mas tenho 3 pontes de guitarras velhas sobrando em casa e utilizei uma base de uma ponte Palmer que eu tinha aqui e encaixava nos furos do bloco, mas mesmo assim, a rosca da alavanca não batia. Sendo assim, a única solução foi desgastar a base na parte do encaixe da alavanca, e ficou tudo certo.
http://img690.imageshack.us/img690/3886/pontee.jpg

Passado isso, percebi que o encaixe do bloco com o corpo não tinha espaço para acionar a alavanca, ela ficava travada, então tive que retirar a ponte, comer um pouco da madeira e fazer o acabamento para dar espaço para o bloco.
http://img856.imageshack.us/img856/3582/pontebloco.jpg

No espaço da alavanca, por ser pra canhoto (Stevie colocou por ser fã do Hendrix), ficava um buraco, onde o luthier do Vaughan colocou um pedaço de madeira para tampar, fiz o mesmo com a broca da mini retifica, depois de errar 6 moldes, e colei com cola de madeira.
http://img10.imageshack.us/img10/4955/srvstrat2.jpg

Na parte de trás na guitarra original, tinha um pedaço de madeira que foi colado no lugar onde fica a ponte, mas na minha não havia necessidade de fazê-lo (não sei o motivo de terem feito isso na dele), seria perda de tempo, então eu fiz um pequeno corte só pra dar o efeito visual.

Percebi que a alavanca que o Vaughan utilizava era um pouco menor que o padrão, então cortei um pedaço de uma que eu tenho com uma lima na mesma medida.

Jack eu usei o da Shelter por ser dourado desbotado, como o que ele utilizava, desgastei um pouco todos os parafusos e lixei bem pouco a ponte.
http://img201.imageshack.us/img201/9124/srvstrat1.jpg

Não envelheci a ponte por um único motivo, estava lendo a entrevista do Técnico de guitarra dele e ele contou que o Vaughan trocou várias vezes de ponte naquela guitarra, até colocar a dourada, pois ele as quebrava sempre. Então, creio que não dava tempo delas ficarem velhas, e olhei várias fotos e elas nunca tinham aspecto envelhecido, sujo, ou qualquer coisa do gênero.
http://img23.imageshack.us/img23/6350/76137377.jpg

Por fim, retirei o molde da assinatura dele, e fiz com tinta nanquim no corpo da guitarra, preenchendo as letras que fiz com um instrumento de escultura (uns ferrinhos iguais aos de dentista).

Fiz toda a parte elétrica, me queimando a vontade com o ferro de solda.

Braço:

Mandei fazer no luthier, com trastes jumbo, nut de osso, escala em rosewood (o primeiro braço que ele utilizou é em rosewood e não pau-ferro como o utilizado na signature dele), marcação vintage white e o braço em maple shape c, não tão grosso quanto a original.
http://img138.imageshack.us/img138/4258/braob.jpg

Mandei escurecer um pouco o braço, e não quis passar verniz brilhante, pra poder trabalhar melhor no envelhecimento, porém, o envelhecimento e desgaste do braço estou em dúvida se vou fazer, pois gostei do resultado e acho que já provei meu ponto, que era fazer o mais parecido que eu pudesse.
http://img843.imageshack.us/img843/1666/42845468.jpg

Obs: Parem com essa bobagem de mergulhar peças de guitarra no café, não serve pra nada.

As fotos da guitarra original são todas da net, alguns songbooks que eu tenho, capas de revistas minhas e algumas do ebay.

Fotos da original:

Reparem no que falei sobre a pintura e a questão do verniz.
A cor da guitarra original, como falei não é cinza, é marrom claro.
Essa foto foi tirada no museu onde ela se encontra em Austin no Texas.
http://img248.imageshack.us/img248/4034/aoriginal.jpg
http://img9.imageshack.us/img9/4792/srvmuseu.jpg

Uma foto que revela bem a cor da guitarra:

http://img201.imageshack.us/img201/2478/capaderevistacor.jpg

A réplica feita pela fender:

http://img831.imageshack.us/img831/1618/replicadafenderinteira.gif
http://img14.imageshack.us/img14/6130/rplicadafenderfrente.gif
http://img692.imageshack.us/img692/7346/replicadafenderloja2s.jpg
http://img593.imageshack.us/img593/5150/replicadafenderloja.jpg
http://img441.imageshack.us/img441/2252/replicadafenderumadas10.jpg
http://img823.imageshack.us/img823/7082/replicafender100.jpg

Essa réplica feita pela Fender, na minha opinião teve muito pouca atenção. Fizeram 100 delas, mas os detalhes da original não batem, e apesar de ser uma custom shop fica nítido que foi utilizado um molde padrão pra todas se repararem com atenção nos relics da guitarra.
Enfim, todas diferentes umas da outras e o envelhecimento ficou muito artificial como vocês podem comparar na fotos da 1ª lá em cima – original; e das réplicas da Fender que coloquei aqui.
Pagaram a bagatela de R$25.000,00 dólares por elas.
Eu compreendo que a empresa não perderia o tempo que eu gastei fazendo isso, pois o custo é alto, mas por R$25.000,00 dólares daria pra melhorar o padrão.

Cabe ressaltar que essa réplica da fender foi feita com base no modo como ele deixou a guitarra, na época em que faleceu: escudo de oito furos, ponte dourada, adesivo das letras novo, tarrachas schaller douradas e em madre pérola.


O que não ficou igual na minha:

A base para segurar as molas na original é mais larga, a minha é milímetros menor.

O corpo da dele tem um relic muito pesado no chifre inferior, e eu não quis destruir muito o corpo da minha guitarra.

O local onde ficam as molas tem um desgaste na madeira bem pesado, e eu também não quis fazer, mas se utilizar uma lima e um pouquinho de lixa, fica igual.

O encaixe na base da ponte onde tive que aumentar o buraco pra poder rosquear a alavanca.

O braço eu já comentei anteriormente, e creio que não vou fazer mais nada, gostei assim.

A pintura como ressaltei, só se fosse feita do zero, utilizando a mesma quantidade de tinta e o mesmo tipo de verniz. Quanto ao que dizem que não dá pra envelhecer igual a uma original. Dá sim, só que dá muito trabalho e o custo é alto, portanto, se quiser perfeito, na minha opinião tem que fazer sozinho. Digo isso pra réplicas que tenham relic.

Enfim, como vocês podem notar muita coisa não ficou igual, mas buscando ficar o mais próximo da original, fica bom o resultado.

Quanto ao som ainda não tive tempo de testá-la pra dizer algo, mas ficou bem silenciosa por ter singles, e eu não ter blindado absolutamente nada.
A ponte ficou estável, sendo a primeira strato que consigo usar a alavanca e não desafina o tempo inteiro.

Fotos do material utilizado:

Bem longe de ser uma oficina de luthieria. Quem sabe um dia... mas só por hobby!

http://img833.imageshack.us/img833/1661/materialepeas.jpg

http://img836.imageshack.us/img836/1220/peasn.jpg



O projeto teve início no começo de dezembro de 2012 e ficou pronto em 12 de março de 2013. Boa parte desse prazo foi de espera pelas peças compradas no ebay.

Espero que ajude quem gostar desse tipo de hobbie.
Eu acho que valeu o esforço e dedicação.

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


Deiab

Rapaz... que trabalheira hein?

Mas é bom demais, né? Eita passatempo, bão, sô!!! hehe

Cara, não sou muito chegado a relics, mas reconheço o interesse em alguns casos em particular (um desses casos, sem dúvida é a SRV!). Eu acho essa guitarra linda (mas quando novinha... rs).

Agora, vendo a original do cara, fiquei aqui pensando... Como é que esse cara ferrou tanto essa guitarra? Acho que, das guitarras surradas famosas, essa aí é de longe a mais esbudegada!

Será que ele (o SRV) fez relic? Ou a bichinha ficou assim de tanta porrada mesmo?

Bom, seja como for, tenho que reconhecer o trabalho artístico e o esforço, cara, show de bola!

Só por curiosidade: em quanto ficou a conta?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!