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      Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias

      Autor Mensagem
      MMI
      Veterano
      # abr/12
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      strinbergshredder

      Eu acho que peguei uma bem ruim. Nada contra mesmo... rsrsrs

      Lord-g

      Valeu!

      Velvete

      O Reaper é bacana. Tem uns tutoriais no youtube muito bons. Boa sorte com ele.

      nichendrix
      Veterano
      # abr/12
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      renatocaster

      É estranho isso, não testei com o Solidworks, mas com o 3D Max, o Maya, o AutoCad, Revit e o Rhinoceros a diferença dela prum desktop é gritante, especialmente se tu fizer renderizações. Com o Blender no Ubuntu ela faz miséria, voa mesmo.

      Pra áudio ela teoricamente também segura muita coisa, um amigo meu trocou o PowerMac G5 do estúdio dele por uma T5500 quando fez o upgrade do ProTools de lá e até agora parece bem satisfeito.

      renatocaster
      Moderador
      # abr/12
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      nichendrix

      É estranho mesmo, sabe? Porque, pra vc ter uma ideia, no meu antigo desktop, no Solidworks eu nem marcava aquela opção para usar o OpenGL que ficava de boa. Eu desmarcava aquilo porque exigia mais da máquina e deixava ele lento, e na prática não fazia diferença.

      Mas quando chegou a T3500 eu tive que passar a marcar a opção do OpenGL, porque a imagem do sólido na tela distorcia só em vc girar a peça ou mudar de vista. Muito estranho mesmo, e na tela do Illustrator, às vezes a imagem fica toda "fragmentada", tipo como se fosse dar pau na placa de vídeo.

      Deve ser problema de configuração ou o drive da placa de vídeo tem que ser substituído. Agora nesse semestre que vem eles vão migrar para o W7, aí eu vou ver um jeito de arrumar essas coisas.

      Eu usava aqui uma T5500, essa sim é muito boa e não tive problemas com ela. Só que veio uma ordem da matriz dizendo que todo mundo deveria usar a mesma máquina e versões de softwares no mundo inteiro, global.

      Como houve mudança em alguns processos de gráficos aqui, nos antecipamos e compramos duas T5500, antes de vir essa tal ordem da matriz, e então tivemos que retroceder para a T3500, que é a de uso "global". Pior que a outra T5500 tá sendo usada aqui pelo companheiro do meu lado que nem exige tanto assim da máquina, hehehe. Foda!

      Abs

      nichendrix
      Veterano
      # abr/12 · Editado por: nichendrix
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      renatocaster
      É estranho mesmo, sabe? Porque, pra vc ter uma ideia, no meu antigo desktop, no Solidworks eu nem marcava aquela opção para usar o OpenGL que ficava de boa. Eu desmarcava aquilo porque exigia mais da máquina e deixava ele lento, e na prática não fazia diferença.

      Estranho, tipo, usar OpenGL não deveria sobrecarregar a máquina, ao menos não com uma boa placa de video, já que tu na prática está delegando todo o processamento de imagem pra placa de vídeo.

      Então só deveria sobrecarregar a máquina se tu tiver usando video on-board ou um hardware de video de baixa qualidade.

      Mas quando chegou a T3500 eu tive que passar a marcar a opção do OpenGL, porque a imagem do sólido na tela distorcia só em vc girar a peça ou mudar de vista. Muito estranho mesmo, e na tela do Illustrator, às vezes a imagem fica toda "fragmentada", tipo como se fosse dar pau na placa de vídeo.

      O fato de ter que marcar o OpenGL nem é um problema, já que ao menos em teoria tu estaria aumentando o desempenho da máquina, já que a GPU é bem mais rápida pra processamento gráfico que a CPU.

      O fato de não funcionar bem sem a opção marcada indica que a maquina não está otimizada pra processar video sem a ajuda de uma GPU dedicada (o que é de se esperar numa workstation).

      Agora o que eu vejo é que deve ter algum problema com o driver ou mesmo de hardware nessa placa de vídeo. O comportamento que tu descreveu não é típico de uma workstation com uma Quadro FX.

      Dependendo do que tu faz, é até de se esperar alguma lentidão em relação a uma placa "gamer", já que elas tem o clock menor pra dar conta de tantos pipelines de processamento simultâneo (ela processa mais informações ao mesmo tempo que uma GeForce ou placa normal de desktop, mas em um clock menor), eu vejo fácil fácil a diferença na hora de dar um render, tem coisa que na minha GeForce demora horas que em minutos a Quadro deixa pronta.

      Se tu usar a T5500 só com um processador habilitado, ela é pra ter um desempenho compatível com as 3500.

      clebergf
      Veterano
      # abr/12
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      stroudcastle
      maxbqi
      Valotao
      Lord-g

      Valeu pela força galera, espero o retorno com dias e ideias de vocês!!!

      Velvete
      Baixei o reaper...

      É um programa bem bacana cara, aos poucos vai ficando mais claro as funcionalidades dele. :D

      renatocaster
      nichendrix

      Não sou especialista em renderização e essas paradas, até entendo um pouco de placas de vídeo, mas meu negócio é infra e tem algo muito importante para ser levado em conta, alguns dizem que computador é 0 e 1 e eu insisto em dizer que tem um 0,5 na parada também, pq acontece algumas coisas extremamente inexplicáveis...
      renatocaster a sua estação provavelmente faz parte daquela triste % de defeitos e problemas que ocorrem com eletrônicos. xD

      Bigtransa
      Veterano
      # abr/12
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      clebergf
      MMI
      parabéns pela iniciativa.... ainda não li o material de vcs mas com certeza vou ler... abçs

      nichendrix
      Veterano
      # abr/12
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      clebergf
      Não sou especialista em renderização e essas paradas, até entendo um pouco de placas de vídeo, mas meu negócio é infra e tem algo muito importante para ser levado em conta, alguns dizem que computador é 0 e 1 e eu insisto em dizer que tem um 0,5 na parada também, pq acontece algumas coisas extremamente inexplicáveis...

      Esse 0,5 aí vive me assombrando quando vou gravar usando o notebook e olha que a configuração é parruda pra um protátil... hehehehehhehehe

      MMI
      Veterano
      # abr/12 · Editado por: MMI
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      clebergf
      nichendrix

      Malditos digitais... Pior que esses 0,5 é quando dá 0,33333 e o bicho não acerta mais! Deve ser o que acontece com o computador do renatocaster (opinião de leigo). kkkkk

      clebergf
      Veterano
      # abr/12
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      Bigtransa

      Valeu cara!!

      nichendrix
      MMI

      Pois é, quando eu comecei a estudar falaram que era uma ciência exata, estou até hoje procurando a exatidão da coisa...


      MMI

      Poxa, tá rendendo o tópico hein...bacana. :D

      ricolb
      Veterano
      # abr/12
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      MMI
      clebergf
      Obrigado a ambos pela grande contribuição a comunidade FCC e também pelas respostas a mim direcionadas. ABÇS!

      renatocaster
      Moderador
      # abr/12
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      clebergf

      alguns dizem que computador é 0 e 1 e eu insisto em dizer que tem um 0,5 na parada também, pq acontece algumas coisas extremamente inexplicáveis...

      a sua estação provavelmente faz parte daquela triste % de defeitos e problemas que ocorrem com eletrônicos. xD


      É, pode ser bem isso mesmo. Eu tbm fiquei pasmo quando percebi que uma máquina potente dessas pode estar dando esses paus que geralmente dão nesses PC's mais genéricos. Realmente acredito que seja algum problema físico ou de drive da placa de vídeo.

      Talvez tbm seja em relação ao SO. Ela está rodando com o Windows XP, só que ela veio de fábrica com o W7 instalado. Quando chegou aqui, o TI fez o favor de desinstalar e instalar o XP (seguindo as regras da matriz, aff!), o que pode estar dando problemas de compatibilidade com o driver.

      É, a questão do 0,5 que vc disse tem fundamento, kkkkk.

      Abs

      Leomju
      Veterano
      # abr/12
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      MMI
      Em resumo, para gravar em linha, eu recomendo usar o mínimo de pedais e depois usar VST. Se quer o pedal, usar aquele pedal específico de boutique, é com amplificador e microfone. Sair disso te complica a vida...

      Então, sempre que gravei... gravei com amp... sou meio temeroso com relação a gravação em linha... não tenho prática pra isso! Hehe!

      clebergf
      A idéia era essa mesmo, um tópico com algumas dicas, mas como o texto cresceu muito virou essa "apostila".

      Maravilha... ressalto mais uma vez... ficou muito bom! Acabou sendo um pouco mais que as dicas convencionais... gostei muito quando foi explanado sobre os tipos de microfone!
      Muito legal!

      clebergf
      Veterano
      # abr/12
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      ricolb

      Nos que agradecemos o seu tempo em ler o nosso material.

      renatocaster

      Pois é cara, se a máquina veio com o 7 de fábrica, normalmente os drives são otimizados para esse SO, eles até adaptam e desenvolvem alguns drivers para outros, mas nunca é a mesma coisa.

      Leomju

      Faz um testes ae em linha cara, a prática vem com as tentativas e os erros e acertos. :D

      MMI
      Veterano
      # abr/12
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      clebergf

      Poxa, tá rendendo o tópico hein...bacana. :D

      Bacana, né? Me animou a fazer sobre violões. Pior que lembrei de mais dicas. Vou acabar mexendo na parte final...

      ricolb

      Nós que agradecemos! Como eu disse, me senti estimulado a escrever até um pouco mais. Se tiver dúvidas, a hora é agora, porque posso acrescentar no texto. Por isso eu digo que dúvidas, impressões e sugestões são bacanas.

      Leomju

      Não é muito fácil gravar bem nem em linha nem com amp microfonado. Mas são coisas diferentes e com resultados normalmente diferentes, sem falar em melhor ou pior. Tem quem timbre um amp VST muito bem, mas eu tendo a usar mais linha para limpo e mais amp para distorção. Quanto mais drive, mais eu prefiro o som das válvulas e microfone. Eu sou das antigas, do analógico, do som de válvulas fritando quando o papo é distorcer. Mas já gravei sons bons e distorcidos em linha, mas me dá mais trabalho.

      Quanto aos microfones, minha ideia foi explicar como é o lance em casa ou quando você for gravar num estúdio, para ter alguma base para conversar com o técnico. É bom saber alguma coisa e não só falar amém para os carinhas de estúdio. Modéstia a parte, final de semana passado fiquei contente em saber que um cara de um estúdio conceituado aqui de Sampa ainda fala das sessões de gravação que fiz lá há quase meio ano. Acho que atingimos um resultado bom juntando conhecimentos e amadurecendo o som juntos, junto com uns segredinhos e equipos meus. É isso que espero para a galera daqui.

      Marcelo Bico
      Veterano
      # abr/12
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      MMI
      Fala, véio!
      Cara, bem legal a apostila, parabéns e obrigado.

      Sem querer ser abusado, aproveita o embalo e faz uma sobre esses programas de edição de áudio. Tô me f%&&$%%@#udendo prá usar esse Audacity em toda sua plenitude...

      Abraço

      MMI
      Veterano
      # abr/12
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      Marcelo Bico

      Obrigado!

      Cara, eu não uso Audacity... Vai tudo na DAW mesmo. O que você quer fazer que está apanhando?

      ALF is back
      Veterano
      # abr/12 · Editado por: ALF is back
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      Marcelo Bico
      Usa Reaper!

      MMI
      clebergf
      Thyago_Trajano
      parabens pelo trabalho negada! muito esclarecedor esse material! me interesso muito pela microfonação e home studio!
      Justamente por isso tenho uma dúvida q nao sei se vcs podem ajudar em relação ao preparo acustico do ambiente
      Tem um programa q nao deve passar em nenhuma tv paga nacional chamado Studio Rescue...é tipo um "Rides" de estudio!
      o malucão lá visita um pião q escreveu pra ele pra arrumar o home studio dele...como uma consultoria
      em todos episódios q assisti, ele coloca um negocio lá q parece uma espuma, com uma morfologia bem parecida com a famosa caixa de ovo! mas obviamente o material é outro...e ao invez de picos voltados pro ambiente, são fendas!
      o mais engraçado é q ele nao forra o ambiente com aquilo, apenas coloca nos 2 cantos da sala próximos aos falantes e também um pedaço na parede perpendicularmente ao ouvinte
      qual q função disso? já vi nego forrar a sala erroneamente com caixas de ovo pra abafar o som do lado de fora do studio...mas aparentemente essas espumas servem pra otimizar a gravação e nao tem função nenhuma de isolamento acustico, certo?
      e do q será feito essa espuma?

      edit: pra ilustrar o q to falando...aqui tá um dos episódios!


      clebergf
      Veterano
      # abr/12
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      ALF is back

      Cara isso dai nos cantos são os brass traps (armadilhas de graves) e o proposito deles é realmente não deixar os graves "andando" pela parede para não embolar o som.
      E na parede é para absorver a reflexão das ondas....

      Esse programa tem umas dicas interessantes, apesar de ter muito propaganda...xD


      Marcelo Bico

      Valeu cara.
      Não tenho muito conhecimento do Audacity, para isso é legal procurar uma apostila ou video aula especifica do DAW que vc curte usar.


      MMI
      Bacana, né? Me animou a fazer sobre violões. Pior que lembrei de mais dicas. Vou acabar mexendo na parte final...

      Pois é, esse é um processo infinito....

      MMI
      Veterano
      # abr/12
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      ALF is back

      Como o clebergf já falou, isso aí são "bass traps" e um mínimo de tratamento de reverberação. Coisa simples, isso aí é espuma, normalmente poliuretano, coisa barata. Não tem nada de isolamento, isolar precisa de massa, coisa bem pesada como parede dupla. Lá na apostila tem alguma coisa sobre isso.

      Voulk
      Veterano
      # abr/12
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      MMI e clebergf parabéns pelo ótimo trabalho ficou muito bom, e MMI se não for desvirtuar o tópico teria como tu falar um pouco mais do ProTools? Ouvi falar que ele é top e inclusive uma banda que gosto utiliza ele para fazer algumas pré-gravações para teste na casa deles ai me despertou um certo interesse em saber mais sobre esse programa.

      ALF is back
      Veterano
      # abr/12
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      clebergf
      MMI
      entendi! li em algum lugar uma vez q a caixa de ovo é um mito pq, apesar de abafar um pouco o som para lado externo do ambiente, embola monstruosamente as frequencias confundindo ainda mais o ouvido. Mas se eu fizer uso delas como bass traps nos cantos e laterais da parede nao vou ter um resultado similar as espumas?

      MMI
      Veterano
      # abr/12
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      Voulk

      O Pro Tools é um líder dentro de estúdios. Ele tem várias versões, M-powered (para produtos da M-Audio), LE (mais leve) e HD (versão hi-end para equipamentos grandes de estúdios profissionais). Até umas versões atrás ele só funcionava com equipamentos específicos, não funcionava com uma interface Zoom ou Alesis, por exemplo. As versões mantém alguma compatibilidade entre si, o que era bom para trocar trabalhos de home studio com studio.

      Todos os melhores plugins até hoje são pensados principalmente no Pro Tools, hoje disseminou um pouco mais, mas ainda se pode falar que os plugins do Pro Tools são bem fáceis de achar, principalmente coisa boa.

      Mas ele é tão poderoso que se torna meio complexo...

      Leomju
      Veterano
      # abr/12
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      MMI
      É bom saber alguma coisa e não só falar amém para os carinhas de estúdio.
      Hahaha... realmente é o meu caso! Geralmente só observo qual o mic que vai no amp e peço pra observar se ficou carregado demais de ambiência quando tô grilado!
      Aqui em casa, sempre que gravava minhas doidices, sempre microfonava o amp com um Mic B2 da Behringer... mas to sem material e tempo agora... em breve monto depois o estudiozinho caseiro aqui no PC... essa apostila será boa referência para mim... vou lê-la com calma pra aprender mais um pouco...
      Tá certo que não tenho um pré-amp Millenia... mas vou fazer o possível... hahaha
      Valeu mesmo!

      clebergf
      Faz um testes ae em linha cara, a prática vem com as tentativas e os erros e acertos. :D
      Pra ser sincero, fiquei motivado depois deste tópico... hehehe...
      É que minha plaquinha "deu pau"... vou comprar uma M-Áudio e mandar som pro processador... hehe!

      Valeu ae e parabéns a vocês pela iniciativa!

      renatocaster
      Moderador
      # abr/12
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      Leomju

      Leozão, vai de M-Audio Fast Track que vc não irá se arrepender. Acho que foi o investimento mais bem aplicado que eu fiz de um ano pra cá. Esse trocinho funciona muito bem mesmo, para home studio e afins.

      Abs

      Leomju
      Veterano
      # abr/12
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      renatocaster
      Valeu Renatão... to de olho nela. Aqui do lado, no Paraguai tem! Porém o preço tá muito caro, mais caro até que em alguns sites aqui no Brasil... vou ter que comprar no Mercado Livre mesmo!
      Em breve estarei postando um sonzinho pra galera... criticar!

      Valeu e inté!

      Ah antes de ir... e a N4? Satisfação total?

      MMI
      Veterano
      # abr/12 · Editado por: MMI
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      Leomju

      legal saber que te estimulou. Vamos botar pra quebrar!
      Uma Fast Track já dá um sonzão, manda ver!

      ALF is back

      Alguns bass traps triangulares são para cantos, trabalhando a reflexão de graves. Dê uma olhada no google que você entende melhor. Eu mesmo não sou muito bom de acústica, não me meto a besta nessa área não.

      renatocaster
      Moderador
      # abr/12
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      Leomju

      Ah antes de ir... e a N4? Satisfação total?

      Satisfação total, hehehe. Já gravei uns áudios com ela, alguns colegas aqui já ouviram e gostaram. Vo ufazer um review básico dela e vou postar aqui pra galera.

      Abs

      Marcelo Bico
      Veterano
      # abr/12
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      MMI
      ALF is back
      clebergf

      Sou noob e tomo surra : desde baixar programas até usá-los, é porrada atrás de porrada ha ha! Definitivamente, não é a minha.
      Vou tentar a dica do Reaper. Após as próximas porradas eu volto com mais dúvidas.

      Valeu, abraços

      MMI
      Veterano
      # abr/12
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      Marcelo Bico

      Aguardamos no córner o intervalo da surra. hehehehe
      Você pensa que eu nunca apanho?
      "As pessoa só veem as cachaças que tomo, dos tombos ninguém vê..."

      Voulk
      Veterano
      # abr/12
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      Muito obrigado pelo esclarecimento MMI e com esse tópico e as dicas vou tentar aprender mais sobre gravações.

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