Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias

Autor Mensagem
Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Muito bacana MMI e clebergf...como eu não entendo nada de gravação, e fiquei tentado em ajudar, por conta da qualidade do material, decidi contribuir para melhorar ainda mais o material!

Eu reeditei a apostila (não mudei nada no conteúdo original)...segue o link...

Gravação de Guitarras

Espero que o pessoal goste...

abraços

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano

Caramba velho, tu editou o documento usando as normas da ABNT? O.o

Show de bola, isso que é disposição :)

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster
ahahhaha...cara! Quando eu tinha meus 16 anos, eu trabalhava numa gráfica rápida dos meus pais, formatando monografias...era um saco!!!

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

Bom, essa discussão eu deixo para quem entende. O Vaio deve ser muito bom também.

ricolb

Tenho pouca experiência com eles, mas o C3 por ter vários padrões acho que para home é demais, o C1 que é cardióide já resolve. Não sei a capacidade deles de lidar com altos volumes, teria que ver isso e a curva de frequencias dele.

Thyago_Trajano

Grande ajuda, ficou muito legal! Vou esperar o Cleber ver e vou trocar o link se ele topar, ele que estava responsável pelo link. hehehehe

Obrigado, ficou bem legal.

clebergf
Veterano
# abr/12 · Editado por: clebergf
· votar


renatocaster

Valeu, foi algo divertido de fazer, pois é sempre interessante essa troca de ideias!!
Deixa as suas dicas ae depois...

trashit hc

Opa, valeu...deixe as suas considerações depois.

Denayse

Bacana que está te ajudando. :D

ricolb

Valeu cara.
Não tenho experiência com os mics da Behringer, mas para captar um pouco da ambiência os Ribbons Nady RSM-4 ou RSM-5 são baratos e estão bem recomendados.
Mas não se esqueça que para captar ambiência o ideal é ter um local com bom tratamento acústico, se não tiver o ideal é o bom e velho SM57 ou similares.

Thyago_Trajano

Caramba cara, que maravilha.
Valeu mesmo pela ajuda e disposição, ficou linda... :D

LeandroP

Cara, nessa faixa de preço realmente é um note básico e a maioria das marcas serão todas equalizadas, boa parte das peças são fabricadas no mesmo local e apenas montadas aqui no Brasil.
Dell é uma marca interessante e tem um pós venda razoável para os nossos padrões, o ideal seria economizar mais uma grana e pegar um tipo o XPS da Dell, mas como vc disse que esse é o máximo que vc pode gastar recomendo vc adquirir aquelas garantias estendidas que as empresas oferecem, assim vc fica coberto até depois de um ano e procurar umas promoções nos grandes magazines.
Vc é de qual estado?

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


que bom que gostaram...vou ler aqui e por em prática!

Quero gravar algo, mas pretendo fazer o melhor possível com o que tenho aqui disponível...

abraços

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
clebergf
Muito bom! Parabéns!! Espero que tenha para violão também hehe, seria interressante também para violão.

Sauro
Veterano
# abr/12
· votar


Baixa-la-ei quando chegar em casa!

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


WebTiago

Sabe que minha intenção inicial era fazer para violão... Eu tenho até gravado mais esse ano. Mas curti esse papo de fazer em conjunto, se alguém se habilitar... Pode virar um anexo deste, teria pouca coisa a acrescentar.

Sauro

Agradar-me-a deveras se lhe acrescentar algo e gostar. hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


MMI
clebergf

Baixei aqui e parece bem legal!!!

Obrigado.

LeandroP
Moderador
# abr/12
· votar


clebergf

Posso deixar pra comprar depois uma máquina melhor. Não tô com este foco no momento. Gostaria de gravar algumas coisas, mas se não fizer uma diferença significativa com o que tenho atualmente, não vale a pena! Por isso que é bom conversar mesmo. Eu sou de São Paulo, Abc.

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
clebergf
Puuuuuxa...

Que trabalho bem feito hein pessoal!

Na verdade é um guia de dicas e "tira-dúvidas" muito prático, claro e de linguagem clara, fácil de ler!

Acrescentou muito mesmo!

De repente o Bahia podia acrescentar algo sobre gravação com pedais!

Parabéns pelo excelente trabalho... já imprimi aqui e vai pro meu arquivinho de pesquisas permanentes... hehehe!

rock roll e pra quem merece
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
clebergf


valeu ai, vai ser de grande ajuda
foi pros favoritos

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Suas jams vão ganhar qualidade! Rsrsrssrs

Leomju

legal que você gostou.

Gravar com pedais... Veja bem, pedal de ganho, seja drive, boost ou distorção, funciona bem se você plugar num amp, se você for empurrar o pré de sua mesa/interface não sai um timbre muito adequado e vai atiçar as abelhas. Alguns efeitos de delay, chorus, e modulações em geral até tem uma saída de linha +4 dBu que podem ser interessantes, mas gravar em linha você smpre vai ter uma opção bem interessante de colocar depois o delay, chorus, reverb, compressor etc. O que não dá para dispensar se for gravar em linha é wah, whammy e pedais desse tipo que interferem até na maneira que o guitarrista toca (como tocar as partes de wah e whammy sem o wah e o whammy?). Outra história é usar pedal para acertar impedância, mas isso é outro papo.

Em resumo, para gravar em linha, eu recomendo usar o mínimo de pedais e depois usar VST. Se quer o pedal, usar aquele pedal específico de boutique, é com amplificador e microfone. Sair disso te complica a vida...


rock roll e pra quem merece

Valeu! Abç

Velvete
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

Legal o texto!!!

Esse Adobe Audition tem uma versão gratuita ou ela expira após 30 dias?

Abraços

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Velvete

O Adobe Audition é um programa que nunca usei, apenas li a respeito na net. Pelo que vi, desconfio que a versão legal é paga, mas tem uma versão de teste sem alguns recursos válida por 30 dias.
Não ganho nada em fazer propaganda, mas hoje acho o Reaper uma grande DAW que permite usar a versão de teste, completa, sem expirar. Eu gosto e uso a versão oficial do Logic Pro, mas tenho os programas registrados Cubase, Ableton Live e Pro Tools. É tudo uma questão de gosto e compatibilidade quando se manda trabalhos para outros.

Abç

strinbergshredder
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
clebergf
parabéns pela apostila galera; já baixei, li ela inteira, e tenho certeza que ainda vou consultá-la muitas vezes...

ótimo material!!

ps: e parabéns Thyago_Trajano pela formatação; ficou profissa!

clebergf
Veterano
# abr/12 · Editado por: clebergf
· votar


WebTiago

Violão eu não manjo nada ainda, mas quero aprender também, até pq amo o som das Archtops e a ideia é bem próxima na gravação.

Sauro

Valeu, deixa ai suas dicas depois.

MauricioBahia

Valeu cara, dá umas dicas ai depois!!

LeandroP

Então cara, se não é urgente, recomendo vc esperar um pouco, juntar mais uma grana e comprar algo para ficar mais tranquilo depois.
Perguntei de onde vc é para dizer que na Sta. Efigênia no centro de São Paulo, tem várias lojas de note e PCs e sempre com bom preços.

Leomju

A idéia era essa mesmo, um tópico com algumas dicas, mas como o texto cresceu muito virou essa "apostila".

rock roll e pra quem merece

Valeu!!

Velvete

O Reaper é gratuito eternamente. Ele sempre irá te lembra de comprar, mas não para de funcionar. O Adobe Audition tem 30 dias de uso, pelo o que eu sei.

strinbergshredder

Valeu cara.

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Gostei da apostila, ficou muito legal e me deu umas idéias interessantes. Parabéns pra ti e para o Cleber.

renatocaster
qui no trabalho eu uso uma Workstation da Dell (Precision T3500) que é uma bela porcaria.

Que onda, minha experiência com as Precision é exatamente o oposto disso, em geral eu gastaria facilmente o dobro pra montar uma configuração similar por fora, elas ainda não batem os MacPro pra modelagem 3D e nem pra processamentos computacionais mais avançados (como simulações de sistemas complexos), mas para o dia a dia eu poucas vezes vi maquina tão boa nessa faixa de preço. Já usei a T3500 com um processador Dual Xeon Quad-Core e T5500 com Dual Xeon Six-Cores e gostei bastante das duas.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


strinbergshredder

Obrigado, quando ficou pronta me questionei se alguém do fórum iria ler inteira. kkkk

Que mal lhe pergunte... Você toca "shred"com uma Strinberg? desde que eu vi seu nick tive curiosidade de perguntar.


clebergf

Que sucesso... Me surpreendi. kkkkk


nichendrix

Até tu? Ali no fim acho que tem umas ideias que poderiam interessar mesmo, aquilo foi para quem já tem noção de bastante coisa.

Valeu amigo!

strinbergshredder
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
poxa, assim que baixei a li de uma vez só..kkkk

Que mal lhe pergunte... Você toca "shred" com uma Strinberg? desde que eu vi seu nick tive curiosidade de perguntar.
kkkkkkkkkkk, na verdade, treino pra um dia chegar lá, seja com a minha Strinberg ou não....

por enquanto vou me virando com a fly V mesmo, e treinando e treinando...

clebergf
Veterano
# abr/12 · Editado por: clebergf
· votar


nichendrix

Valeu pela força!!!

MMI

Pois é, bacana isso.
Tem uma galera que está lendo inteira...xD

stroudcastle
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
clebergf

Parabéns pelo tópico, garanto que vai ajudar muita gente.

maxbqi
Veterano
# abr/12
· votar


clebergf
MMI
Estou na correrira hj e li apenas a primeira postagem e estou escrevendo para marcar o tópico pois quero voltar e reler todos os comentários com calma. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa. Muito legal. Logo estarei entrando para estes meios e tenho certeza que o material me ajudará bastante. Obrigado aos 2. Vcs não estao quebrando um galho, estao quebrando uma arvore inteira...hehe
Abs

Valotao
Veterano
# abr/12
· votar


Muito obrigado pelo tempo e paciência em fazer essa apostila! Com certeza vai ser de grande ajuda... abs!!

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


strinbergshredder

Não me leve a mal não... Eu tive azar e trombei com uma Strinberg de braço muito ruim, todo torto, beirando o intocável. Gerou um certo preconceito, quando vi que você manda um shred numa dessas, pensei: "esse cara deve ser bom, manda um shred até em berimbau!". kkkkkkkk


stroudcastle

Obrigado, a intenção era ajudar e quem sabe, melhorar a qualidade média de gravações do fórum. hehehehe

maxbqi

Vcs não estao quebrando um galho, estao quebrando uma arvore inteira...hehe

Sejamos mais ecológicos, vamos evitar de agredir nossas árvores! :-)


Valotao

Minha parte gastou bastante tempo, mas fiz meio como uma terapia para pensar em coisas mais agradáveis que o dia a dia me impõe.

Pela galera que curtiu e pelos pedidos, vou começar a parte de violões, que o amigo clebergf também queria. Tô tomando coragem, mas aí fica um serviço mais completo.

strinbergshredder
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
pois é; tem guitarras e guitarras....

eu pelo menos quando fui comprar a minha observei todos os detalhes possíveis e testei bastante....
quando vi que tudo estava em ordem aí levei...

sem contar que depois de regulada e com cordas 0.10 ela ficou outra coisa..hehehe
tô pra botar 0.11 agora; vamo ver como fica...

mas de qq forma, pelo menos eu posso ter dado sorte de ter pego uma boa...

Lord-g
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

Valeu cara , vai me ajudar e muito !

Velvete
Veterano
# abr/12
· votar


clebergf
MMI

Baixei o reaper...

Agora, com calma, vou aprendendo a mexer naquela infinidade de botões.

Abraços

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


nichendrix

Já usei a T3500 com um processador Dual Xeon Quad-Core e T5500 com Dual Xeon Six-Cores e gostei bastante das duas.

Então, é essa mesma configuração da T3500 que tem aqui, com placa de vídeo nVídia Quadro FX4000 e o escambau. É tbm a mesma configuração que o pessoal lá da matriz (Austin, TX) usa no setor de desenvolvimento de gráficos e Engenharia. Nessa workstation eu uso Solidworks, Adobe Illustrator, Corel Draw, Photoshop e alguns outros softwares mais específicos, além do sistema global Oracle ERP.

Também pode ser algum problema de configuração, e ainda está rodando com o Windows XP. O que me irrita é que eu estou tendo uns "probleminhas" nessa workstation que eu não tinha no antigo desktop da HP com processador Dual Core.

Com essa configuração "parruda", eu tava achando que pelo menos o Solidworks iria voar nessa máquina. Enfim, não senti uma mudança de desempenho tão significativa nessa T3500, e eu continuo usando o mesmo sistema operacional e as mesmas versões dos softwares.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias