【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


vinihendrix
1) Pode...
2) Não conheço para guitarra, mas nos baixos Music Man é assim que funciona o circuito.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


ubeda
Cara, sei que sua intenção é divulgar seu trabalho, mas o que vocxê está fazendo é "flood". Evite isso...
Abç

Amago
Membro Novato
# dez/16
· votar


fconde77
Muito obrigado pela ajuda, consegui resolver o problema,este violão veio com cordas 011, mas quero colocar 010, se fizer isto tenho que mexer no tensor?

fconde77
Veterano
# dez/16
· votar


Amago
claro

Amago
Membro Novato
# dez/16
· votar


fconde77
claro
apertar ?

vitorrock
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa Noite Bertola, tudo bom?
Vou comprar uma guitarra com Floyd Rose porém sem o back box. Gostaria de saber em relação as vantagens dela em relação a uma guitarra com Floyd e com back box. Posso mudar a afinação sem problemas? Se estourar uma corda estou encrencado? Vi alguns tópicos falando que as dores de cabeça diminuem mas a questão da afinação ainda dá trabalho.
Muito obrigado, Abraço!!!

fconde77
Veterano
# dez/16
· votar


vitorrock

Praticamente vc terá uma ponte tremolo melhorada, aliás o projeto original não previa o BlackBox.
O problema das pontes do tipo FR com Blackbox é justamente encontrar o equilíbrio entre afinação e a flutuação da mesa paralela ao corpo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


vitorrock
Alguns problemas continuam...
Mudar corda continua não sendo fácil, mas é muito mais fácil estabilizar a afinação, pois a mesma não "flutuará" apenas sobre 3 pontos.
Mudar afinação "in time", no palco, também será difícil; mas isso não é recomendável mesmo...
Abç

harlero rock
Membro Novato
# dez/16
· votar


boa tarde, vou aos EUA, o que srs acham melhor custo beneficio:

1- Comprar fender standard + epiphone les paul standard e me desfazer das 3 guitas medias que possuo. quero strato e lespa boa, vi canhota por R$1700 cada.

2 - Comprar captadores e melhorar as que possuo. stagg strato, ibanez rg

3- outra ideia desde ja agradeço

desde ja agradeço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


harlero rock
Cara, tem tantas opções nas lojas de lá, inclusive de usados, que não dá para falar muita coisa...
Abç

SkyHawk
Membro
# dez/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


harlero rock
Opção 1
Com a devida vênia, seria ao menos o que eu faria.

Outra coisa que vale a pena é trazer um jogo de caps se a grana der ou se achar alguma oferta boa. Bons caps para mim, fazem parte do meu setup, sempre que posso guardo alguns. Quem sabe se dessas 3 médias não acaba se desfazendo só de duas.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


harlero rock

Bro, só minha opinião ok? Se é que entendi bem teu set.

Eu ficaria com a Ibanez RG, é uma boa guita pra "fritação". Se conseguir trazer uns caps melhores para ela também é uma boa.

O restante me desfaria.

Se você conseguir bancar, deveria tentar achar uma Gibson LP Studio usadona em bom estado. Idem uma Fender AM Std: dependendo de onde vc for às vezes vc acha verdadeiras preciosidades "encostadas" porque tem defeitinhos mínimos.

Na impossibilidade, uma Epiphone LP Std Plustop Pro (captação Probucker, simulacro dos Burstbucker) é uma ótima pedida também: aqui ela custa 3K, mas por lá deve estar bem mais em conta. E uma Fender Strato MIM pode ser uma ótima, se vc tiver como testar a guita.

Só não sei como é que vc vai trazer isso tudo...

Abç, boa viagem, e depois nos conte o q conseguiu.

vitorrock
Veterano
# dez/16
· votar


fconde77
Ufa, é exatamente o que eu procuro! Eu costumo usar sempre a afinação padrão, eu mudo pra Eb bem as vezes... Você sabe se o processo de troca de cordas e afinação é parecido com um sistema de tremolo padrão? Eu tenho uma Strato e não tenho problemas com esse tipo de coisa.
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Então, eu não costumo mudar muito a afinação, mudo só quando estou pra trocar as cordas, daí mudo pra meio tom abaixo e tal. O problema é que vejo um pessoal falando que floyd rose dá muito trabalho com troca de cordas, mudar afinação... Aí pensei em pegar uma guitarra com Floyd sem back box justamente por isso, ter uma maior facilidade no geral... O processo de um sistema de Floyd rose sem o back box é semelhante a de um sistema tremolo? Por que se for , estou mais acostumado em trocar cordas, mudar a afinação, regulagem de oitavas e tal
Abraço.

harlero rock
Membro Novato
# dez/16
· votar


agradeço as dicas, vou procurar a fender am std e gibson dessa maneira, corrobora com opiniao do meu professor que ja passou por isso, abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


vitorrock
Cara, com "back box" ou não, uma ponte desse tipo ainda tem o "lock nut" e a colocação de cordas ví blocos de metal aparafusados na ponte. Continua difícil trocar as cordas no palco. Mas a guitarra fica mais estável.
harlero rock
Venda suas guitarras aqui e compre duas boas guitarras lá (e, se sobrar grana, uma vagabunda, para andar por aí...).
Abçs

vitorrock
Veterano
# dez/16 · Editado por: vitorrock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah sim , agora eu entendi!
Pra trocar a afinação é só destravar o nut e afinar pelas tarraxas? Ou devo afinar pela micro afinação mesmo? Desculpa a dúvida, é que estou vendo se vale a pena pegar uma guitarra dessas. Eu não sou muito fã de guitarra com ponte fixa, e toco mais hard rock, principalmente Van Halen, ai considerei pegar uma guitarra dessas...
Abraço.

P3DR0_R0DRIGU3S
Membro Novato
# dez/16
· votar


Fala galera! Faz quase um mês que peço socorro e ainda não consegui um luthier na cidade que resolvesse o problema. Infelizmente, falam que a troca da ponte seria a única solução. Um amigo me deu outra ideia. Porém, ainda não sei o que fazer ao certo. Mas, essa semana resolvo isto. A guitarra está encostada. Quem puder ajudar dando dicas ou indicações eu agradeço. Vejam o vídeo e entendam o problema.


Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


vinihendrix

É possível. Ficaria como se fosse um "volume" para metade do HB ou um "blend" em stratos...

vitorrock

Qual o modelo por curiosidade?

JJJ
Veterano
# dez/16 · Editado por: JJJ
· votar


P3DR0_R0DRIGU3S

Cara, você pode fazer a coisa certa ou tentar uma gambiarra...

A coisa certa é trocar a peça. Mas não precisa trocar a ponte toda! Se o carrinho está esbudegado, troque o carrinho. Se o parafuso está desgastado, troque o parafuso. Ou troque os dois, se estiver em dúvida... O único cuidado é achar peças iguais às que você tem. Onde encontrar? AliExpress ou Ebay. Talvez no Mercado Livre. Em loja física, vai ser muito difícil encontrar (creio eu). Se não encontrar as peças avulsas em lugar nenhum... aí tem que trocar a ponte mesmo...

A gambiarra é tirar o parafuso e enrolar algum tipo de coisa nele pra engrossar (fita crepe, por exemplo). Mas isso é só se for tocar em casa e não tiver problema de espanar de novo, no meio de uma música, porque se for usar em ensaio/show/gravação é risco (grande) de dar merda...

Se não conseguir fazer nada disso, vá a um luthier.

LeandroP
Moderador
# dez/16 · Editado por: LeandroP
· votar


P3DR0_R0DRIGU3S

Não tem como refazer a rosca se não preencher devidamente o furo. O problema é que você pode esquecer o acabamento, porque precisa aquecer muito o metal.

Uma solução paliativa seria reposicionar o furo 4mm pra frente ou pra trás da ponte. Mas aí você teria que observar se isso não vai prejudicar o curso necessário pra ajuste entonação. Pode ser que não dê certo em função dessa limitação no curso do carrinho.

Você pode ver se um parafuso com diâmetro 1mm maior passa pelo curso do carrinho. E se a cabeça do parafuso se aloja sobre o carrinho. Daí você pode passar uma broca com o diâmetro relativo à rosca do novo parafuso e fazer uma rosca nova.

Acho remota as possibilidades acima, mas é o que eu tentaria fazer primeiro por ser mais simples o processo. Não funcionando essas alternativas, só vejo uma que descrevo abaixo:

Pra refazer a rosca você teria que preencher esse furo com "solda MIG". Depois disso você dá o acabamento onde foi aplicada a solda com uma "mini-retífica" (com cuidado pra não riscar o resto da ponte). Feito o acabamento você marca o centro de onde será o novo furo com um "punção" (punção e martelo).

Com um "paquímetro" você mede o diâmetro da rosca do parafuso, pois este será o diâmetro do "macho" (ferramenta que faz rosca) que irá comprar. Além do macho, precisa também do "desandador" ou "vira-macho" (ferramenta pra encaixar o macho ele pra girar e fazer a rosca). Feito isso você pode consultar na internet alguma tabela com os diâmetros de broca pra cada tipo de rosca. Você não pode furar com o mesmo diâmetro da rosca, certo?! Provavelmente a rosca é com diâmetro de 3mm (se for rosca métrica) ou 1/8" (se for rosca em polegada)... Eu acho.

O processo final é o acabamento. Devido ao aquecimento na hora da solda o banho químico na ponte vai se desprender em alguns pontos. Você pode mandar pintar a base da ponte com uma pintura eletrostática, ou pode aplicar um banho de níquel químico ou cromo. Este banho é realizado por empresas especializadas, tipo galvanoplastia.

Enfim, tudo isso por conta de uma rosca espanada. Veja se vale a pena tentar restaurar a ponte na sua cidade ou se compensa mesmo comprar uma ponte nova.

vitorrock
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
Opa!
Então, é uma Kramer Pacer Classic
http://www.kramerguitars.com/products/pacer/pacer-classic.aspx
Eu vi uns reviews em vídeo e fóruns e gostei muito, inclusive já toquei em modelos similares da Kramer e gostei bastante. Porém eu não tive a experiência de troca de cordas, de mudança de afinação e tal. Eu costumo tocar sempre na afinação Padrão, de vez em quando Meio tom abaixo , e bem raramente um Drop C. Ai eu gostaria de saber se eu não teria problemas pra trocar a afinação , como no caso da minha strato ( posso trocar sem causar nenhuma desregulagem ou problema). A parte de trocas de cordas parece ser similar a de uma floyd normal com back box, (pelo que eu vi em vídeos no youtube, principalmente aquela Wolfgang do Van Halen)...
Abraços...

GUITARK2
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ai tudo bem....comprei uma capa (cover) de metal para colocar em meu captador humbucker....ela é do tipo que é vazada do primeiro ao ultimo polo dos dois lados...mesmo assim tenho que parafinar? e aquele tipo de cover que o vazado parece um "H" também precisa parafinar? desde já muito obrigado.

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/16
· votar


GUITARK2
esse modelo que você comprou precisa sim, pois caso não coloque parafina, o espaço entre o cover e o captador causa microfonia, já o em H eu não sou capaz de opinar heuaheaueh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


GUITARK2
Não. Parafinar captador não tem nada à ver com a capa.
Nunca coloquei capa desse tipo que vc descreveu acima, mas já as de tipo mais comum, e não aumenta microfonia se colocar.
Abç

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Parafinar captador não tem nada à ver com a capa.

Bertola, realmente não tem mesmo, ou pelo menos não deveria.

Mas eu vivenciei uma vez (não era uma guitarra minha, era de um colega) em que a capa era de um material tão fino, que ele entrava em ressonância. A guitarra apitava e era só colocar o dedo na capa que parava de apitar.

O cara retirou a capa e o problema sumiu. Se tivesse parafinado com capa e tudo, provavelmente também teria sumido, não acha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


boblau
Sinceramente, nunca ví isso acontecer.
Na verdade isso que vc está descrevendo não é o processo de parafinação, quando se mergulha um captador em cêra quente (processo esse que é complexo e sujeito à danos nos captadores). É isso que as fábricas fazem na maior parte das séries de captadores atuais.
Colocar capa no captador não tem à ver com processo de parafinação. Um captador pode não ter capa e ser parafinado, a capa, no fundo tem motivos estéticos (afora as lendas que se desenvolveram por aí nos anos 70 e 80).
Nesse caso do seu amigo, a questão não é parafinação ou não, mas má qualidade da capinha. Na prática, se ele colocasse cola no captador, faria o mesmo efeito...
Abç

leoavilaleo
Membro Novato
# dez/16
· votar


Pessoal, quero dar um upgrade nos equips, mas seguinte:
Tenho uma me-25 usada, uma tagima t635 e um meteoro mg10(uso só pra estudo, shows e ensaio eu uso amp da casa/estudio)
Sinto que preciso de um upgrade, o que comprar primeiro? uma pedaleira melhor ou uma guita? To em duvida entre a zoom g5n ou uma squier classic vibe(provavelmente a strato 60s)

GUITARK2
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

As capas são essas:

http://picclick.ca/Chrome-Two-line-Pickup-Cover-Metal-Copper-nickel-Al loy-for-152194650413.html

http://picclick.ca/CHROME-PLATED-Metal-Guitar-Humbucker-Pickup-Cover-f or-201677793630.html

Sobre parafinar sei que é preciso com as capas de metal normais (já fiz) mas estas fiquei na dúvida...com distorções com mais ganho se não parafinar apita muito da muita microfonia....obrigado.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


boblau
Mauricio Luiz Bertola

E se a capa for latão - como a maioria, e não interage com o campo magnético como fica? hehehehe

P3DR0_R0DRIGU3S
Membro Novato
# dez/16
· votar


LeandroP

JJJ

Obrigado por ajudarem! Vou ver o que faço. Mas, acho que o correto seria comprar a base da ponte onde são fixados os parafusos de entonação. Alguém sabe onde posso achar, já procurei em tudo que é lugar e não achei?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji