【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
lucascarvalhobh
Membro Novato
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

existe sim, a graphtech inventou kkkk

http://www.graphtech.com/products/brands/tusq/tusq-electric-saddles

é um osso sintetico ai muito esquisito

fconde77
Veterano
# dez/16
· votar


lucascarvalhobh
Reafirmo o que o Bertola falou:
Carrinho da ponte de osso não existe

No anuncio do fabricante pode fazer o que quiser, mas é um material sintético, não é osso... Não vou negar que é de ótima qualidade pois já usei os nuts e tenho palhetas da marca.

Resumindo:
Ki-Suco ou Tang, nunca serão sucos de fruta, assim como TUSK nunca será osso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


lucascarvalhobh
"Osso sintético" não é osso...
Abç

lucascarvalhobh
Membro Novato
# dez/16
· votar


kkkk vdd, mas independente, vcs me indicam esses saddles tusq? ou acham que podem quebrar? só pra voces entenderem, eu sofro de um problema imenso de umidade aqui em casa, e sempre meus saddles enferrujam, cordas qnd n uso elixir, enferrujam de um dia p outro de uma forma estranhamente rapida.

esse é um dos motivos pelo qual me interesso por esse material p saddle

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


lucascarvalhobh
Sim, recomendo.
Mas atente para o fato de que o maior problema não é a oxidação do carrinho, mas sim dos parafusos allen deles.
Você precisa cuidar bem de seu instrumento, lavando as mãos antes de tocar e limpando-o cuidadosamente depois.
Abç

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: PerolaGeleiaBH
· votar


Bom dia, Bertola, fconde77 e a todos.

Tenho aqui minha Epiphone g400 SG Preta. Ela estava parada e pegou bastante poeira. Fui desleixado, então o corpo, o headstock, a ponte, a capa dos captadores, o nut, os trastes, as tarraxas estão todos precisando de uma limpeza bacana.

Eu li bastante coisa sobre limpeza aqui, fiquei na dúvida com relação às indicações dadas, às vezes havia citações para acabamentos específicos para ponte e escala. Madeiras diferentes que podiam ou não podiam certas coisas. Não tenho alguns conhecimentos técnicos mais básicos e fiquei confuso.

Fiquei na dúvida com relação especificamente à minha guitarra, o que eu posso ou não usar na limpeza.

1 - Para limpar o corpo, vi indicação de uma mistura de água + cera de carro (com carnaúba) na proporção de 1:1.

2 - Para a escala, usar Veja para tirar as crostas de sujeira e palha de aço número 0000 bem de leve e no sentido das linhas da madeira (fiquei na dúvida se isso não irá estragar os grandes marcadores das casas). Depois óleo de peroba.

3 - Para os trastes, cobrir a escala com fita crepe e passa a mesma palha de aço.

Isso está correto?

Além disso:

4 - Vi você indicando Kaol para a capa dos captadores. Preciso proteger os ímãs ou posso passar kaol em tudo?

5 - Para o headstock, posso usar o mesmo procedimento do corpo? Cera com água.

6 - A parte de trás do braço tem a mesma pintura do corpo, posso também usar a cera no braço?

7 - O que é recomendado para limpar ponte, cavalete e tarraxas?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


PerolaGeleiaBH
1) Use uma flanela, com um pouco de lustra-móveis.
2) Use esponja de louça, a parte áspera, com Veja para retirar a sujeira grossa; seque bem, espere um tempo e aplique óleo de peroba. Como a escala é escura, limpre os trastes com bombril. Não precisa usar fita crepe. Faça a limpeza dos trastes ANTES da escala.
3) Veja acima
4) Pode ser kaol. Não precisa proteger nada.
5/6) Sim.
7) bombril e kaol.
Use o bom senso...
Abç

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: PerolaGeleiaBH
· votar


5/6) Sim.
Minha interpretação de texto é lenta, só pra ter certeza:

Headstock e braço vão de flanela + lustra móveis?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


PerolaGeleiaBH
Sim.
Abç

theozzor
Membro Novato
# dez/16
· votar


Senhores, boa noite.

Preciso de ajuda com um circuito H-H / Chave de 3 posições padrão Fender circuito 4/4.

Tentei com um diagrama que encontrei pela internet, mas os captadores perderam o ganho e o som da guitarra fico horrível.

Obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


theozzor
https://docs.google.com/gview?embedded=true&url=http%3A%2F%2Fwww.seymo urduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2F2H_3B_2V_2T.pdf

theozzor
Membro Novato
# dez/16
· votar


Bertola, utilizei desse mesmo diagrama no primeiro circuito, não ficou bom, vou tentar refazer dessa forma de novo, vou ver no que dá.

Muito obrigado pela resposta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


theozzor
Refaça tudo.
Abç

Amago
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Amago
· votar


comprei um violão e como estou sem tempo para ir no luthier resolvi abaixar as cordas eu mesmo, peguei um rastilho de reserva que tinha aqui, raspei coloquei no violão, a ação das cordas ficou ótima baixa e sem trastejar, porem (sempre tem algo que sai errado) a corda D não tem o som capitado, nem no amplificador, e nem no afinador do violão, então oque poderia ser o problema ?

fconde77
Veterano
# dez/16
· votar


Amago

O rastilho que vc lixou não esta tendo 100% de contato com o piezo...

Amago
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Amago
· votar


fconde77
Obrigado . Vou lixar de novo, deixar bem plaino

fconde77
Veterano
# dez/16
· votar


Amago

Dica:
1º - Meça e marque até onde vc vai lixar;
2º - Use uma cantoneira...Cole a lixa em uma das faces internas, a base na lixa e um dos lados na parede da cantoneira, assim vc garante que o lixamento vai estar plano e no angulo correto(90º).

Zenir
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Zenir
· votar


Boa noite Bertola e demais colegas de forum!!! Eu tenho uma Fender American Tradicional, de 99, já há alguns anos, gosto muito dela e acho que é pra casar, rsrsrs. Comprei impecável, já conferi o serial com o pessoal da fender, que prontamente me atendeu, e tudo ok. Na época, como já vi em alguns comentários, a fender a fez com hardwares um pouco meia boca, pontes e captadores genéricos(embora não descarte a possibilidade, de algum espírito de porco ter trocado a sua ponte por uma ainda mais genérica). Suas tarraxas são impecáveis e fender garantidas, nesse quesito está ótima, sua afinação é excelente e bem estável. Os captadores, eram até razoáveis, mas troquei toda a parte elétrica por um kit DG20 - EMG, que achei fantásticos para o meu gosto. Estava pensando em trocar sua ponte trêmulo por uma fender, ou outra melhor, seu pickguard e seu neck plate(esses últimos por estética). Mas estou com medo de adquirir alguns desses produtos e os mesmos serem falsificados. Logo, pergunto:

1) Você já achou fenders parts, principalmente sadles, com logos da fender e falsificados, alguma dica de como posso me precaver e ter certeza de ser fender genunine parts?
2) Aproveito o bloco e compro somente a ponte, ou vai haver uma grande alteração no timbre-qualidade trocando todo o jogo, com bloco, molas e tudo?
3) Esse anúncio seria uma boa para um upgrade no meu caso? Você teria alguma indicação melhor nesta faixa de preço, até uns 400 pila?
Ponte Fender-Mercado Livre
4) Por fim, O material do pickguard influencia em algum aspecto além da beleza, estou pensando em colocar um preto perolizado genérico?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


Zenir
1) Sim, é o que mais tem... Compre em lojas confiáveis, como a Musicware.
2/3) Não mexa na ponte, até porque, a ponte das atuais Am Std são de pivôs, e essa é a ponte "vintage". Na verdade não vejo a menor necessidade de trocar isso; talvez, apenas as molas.
4) Influencia se vc usar o de alumínio anodizado, fora isso, não...
Abç

harlero rock
Membro Novato
# dez/16
· votar


comprei uma guita memphis pra aprender a regular, mexi no tensor e na ponte, 3 e 13 trastes enroscando na G e E respectivamente, os resto ficou bom, mandei pro luthier verificar os trastes, achei cedo eu mexer agora. se ficar bom, creio que valida minha regulagem, correto pensar assim? obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


harlero rock
Não entendi...
A guitarra apresentou trastejamentos no 3º e 13º trastes nas cordas Mi e Sol?

harlero rock
Membro Novato
# dez/16
· votar


desculpa se nao me fiz entender, exato G 3º traste e mizao E 13º , tinha que deixar bem mais alta que as demais. antes e após estes nao houve problemas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


harlero rock
Quase todas as guitarras novas do mercado apresentam variações na altura dos trastes em função da produção em massa ou controle de qualidade ineficiente. Mesmo instrumentos caros, dada as variações climáticas podem apresentar este problema, e ele é muito comum.
O procedimento nesse caso é o "rebatimento" de trastes. Relativamente poucos luthiers o fazem (eu sou um deles, pois aprendi essa técnica com meu falecido mestre Simões), pois exige experiência e paciência.
Procure um luthier experiente.
Abç

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# dez/16
· votar


Bertola, muito obrigado pelas dicas de limpeza.
Minha guitarra parece outra.


Com qual frequência eu devo/posso usar óleo de peroba na escala?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


PerolaGeleiaBH
Quando vc perceber que a mesma está ressecada, e isso depende do tempo em sua região.
Abç

Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde,
O que você acha de saddles de madeira em violões aço?

Pelas minhas pesquisas um saddle de rosewood comparado com um de osso soaria mais "dark" com menos brilho, ou, dependendo do ponto de vista, com mais graves.

Eu, particularmente, gosto de violões mais "doces" como os todo de mogno...

Tô pensando em esculpir um saddle com um pedaço de rosewood que tenho. Acho que vale a pena a experiência.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
Nunca experimentei...
Mas, pela lógica, a sonoridade ficaría mais "opaca" mesmo...
Abç

maxwell246
Veterano
# dez/16
· votar


Bertola, eu comprei uma Condor rx-20 e queria trocar o escudo dela por um hss completo.
Tenho duas opções de compra, um Kent Armstrong: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-766890795-escudo-kent-armstrong -varias-cores-perolada-com-frete-gratis-_JM#D[S:HOME,L:HISTORY,V:1]

E um Squier: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-808019262-escudo-de-guitarra-st rato-hss-squier-affinity-completo-_JM#D[S:HOME,L:HISTORY,V:0]

Qual o que você me recomenda? Vou trocar pois somente o captador do braço está funcionando, e não sei fazer manutenção da parte elétrica, senão eu mesmo montaria o meu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


maxwell246
Tanto faz...
Abç

vinihendrix
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

1-Toco sem palheta e exatamente em cima do captador do meio, que acaba me atrapalhando um pouco. Poderia substituir o mesmo por um de saida mais alta e regular a sua altura pra ficar o mais próximo possível do escudo?

2- É possível/viável fazer um esquema de splitar um humbucker de maneira gradual através de um potenciometro?

Muito obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji