【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


andeeer
Talvez o Bill tenha os componentes que tu precisa.
Já comprei componentes com ele (e fiz a instalação eu mesmo), e o Bill é um cara super tranquilo, dá uma ligada para ele, e vê.

A Good Music vendia componentes também, já comprei chaves gotoh e pots alpha lá com eles. São meio careiros, mas tinham a pronta entrega, o que é sempre bom.

De resto, internet é grande e está aí, hehe.

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


JulianoF.
Fala tche,

Tu és de poa também?

Não conheço o bill, vou verificar.

Tens endereço dele?

Na good music nao fui, mas fui nas mil sons e multisom da cel vicente.. nao tive sorte..

Bertola

Referente aos pups, não existe diferença (norte/sul) nos imãs. Existe algum problema em ligar o pup do meio sem estar com a polaridade invertida?

Nos sites que tu me passou, encontrei a chave em um deles por algo em torno de 100 reais... no multicomercial eles têm, mas notei que a haste do potenciometro alpha e cts não tem ranhuras.. e os CTS tem a haste de plástico. Confere?

Alpha :
http://loja.multcomercial.com.br/potenciometro-alpha-24mm-log-a250k-ei xo-liso-aluminio-com-8mm.html

CTS:
http://loja.multcomercial.com.br/potenciometro-cts-24mm-log-a250k-eixo -plastico-estriado-com-9mm.html

Os fender não tem diferença de log ou linear?

http://www.copettiguitarparts.com.br/fender-parts/potenciometro/potenc iometro-fender-no-load-250-k-split-0990832000.html

Esta chave faria bem o serviço?

http://www.copettiguitarparts.com.br/parts/chaves-posicoes/chave-selet ora-5-posicoes-ernie-ball.html


Obrigado.

Forneria
Veterano
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Brigadão, Bertola!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
Se o capt do meio não for "invertido" em relação aos outros o som ficará fora de fase.
Esta chave faria bem o serviço?
Muito bem...
Os fender não tem diferença de log ou linear?
Tem. Linear é "B", e Logarítmico é "A". Compre logo os 3 logarítmicos.
Para uma Strato os pots de haste lisa não servem, a não ser que vc queira colocar outro tipo de botão...
Abç

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre.. grato pela resposta.

mas o que fazer quanto ao pup do meio? ligar invertido? O teste que fiz foi colocar um contra o outro pra ver se o ima repele ou atrai...

O kit com pots + chave + jack vai ficar em torno de 260 reais..

coloco capacitores de qual tipo? ceramico, poliester, a oleo? são de 0.22uf certo?

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


andeeer
O Bill é o Bill Matte, ele tem uma oficina na Alberto Bins (não sei o número), mas deves achar googlando, imagino.

Em relação a Good Music, dá uma ligada para lá, antes de ir, porque eles não trabalham com estoque grande.
E tem também a guitargarage, a loja do Solon, como eles restauram guitarras, talvez tenham componentes, sendo bem sincero, nunca fui lá, então não sei, mas talvez valha a pena ligar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
Sim, ligue invertido.
Os capacitores são de poliéster, 0.022uF.
Abç

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
Conheço o irish, região boa pra bares, burguesada vai em peso pra lá. Vocês tocam o que (genero) ?

Rock e pop rock, mas confesso que o show tá meio pesado, o "pop rock" é meio que pra abrir portas de casas mais pop... Metalica, Iron (é pra sair essa semana ou a outra), Black Sabbath, Raimundos, Ramones... E claro, o autoral, que não poderia faltar. Só uma correção, é sexta dia 24 e não quinta como tinha falado. Qualquer coisa trás a guitarra, e conversamos.

O Marcel da Vintage Rs amigos tiveram problemas com ele (qualidade do trampo e parece que alguma atitude não profissional por parte do marcel) prefiro evitar stress.

Eu não opino, mas digamos que o nosso santo não bateu. rs


Uma outra dúvida, estava vendo os pups da minha guita, nenhum deles tem polaridade invertida pra por no pup do meio. Isso pode trazer algum problema além de não ter o noise cancelling?

JulianoF.
A Good Music vendia componentes também, já comprei chaves gotoh e pots alpha lá com eles. São meio careiros, mas tinham a pronta entrega, o que é sempre bom.

Meio não, os caras enfiam a faca sem dó... É a loja mais cara do centro... Eu não tenho nada contra, conheço a algum tempo, e os vendedores são gente boa.
Só é o último lugar que eu compro algo, pois política da loja é vender pra quem vem comprar com dinheiro na mão, se enche os olhos na logo do headstock, e leva uma guitarra de 5mil sem piscar...
Eu vi na cara do vendedor a expressão de choque quando pedi pra descer uma Jackson usada pra testar... Só faltou falar "Testar? Mas cara é uma Jackson, não precisa testar"...
E os vendedores tem essa crença de endeusar a marca - deve ser pré-requisito, incutido em si. Um deles me mostrava a guitarra XYZ de tantos mil, que comprou (na loja claro), num amp tal, de outros tantos mil (comprado na loja também)... Ok, do carvalho, caro bagarai, mas o som era uma bosta...

andeeer
O Bill que o JulianoF. se refere é da Bill's Rock Guitar Tech, a página do face www.facebook.com/BillsRockGuitarTech

A GuitarGarage é a loja do escambo kkk
Eu gosto disso, fui uma vez, pra conhecer apenas, como fica meio longe do centro, pra quem é pobre e anda a pé tal eu, fud...

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza! Capacitor de 22nf! Poliéster.

Bem tem um kit no ML 100% peças originais fender por 289... Acho que vou abraçar esse pois no fim das contas, não achei os pots aloja com bom preço. Os pots cts vai sai por 44 cada.

Agradeço o tempo e ajuda. Quando tiver tudo pronto volto com o resultado!

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
O irish não é bem o tipo de lugar que eu frequento por causa da galera que vai lá... Eu sou de Canoas... Também fica um pouco longe apesar de ter carro, não dá pra ir a um pub e não tomar uma gelada haha.

Vou ver com a minha namorada, se ela topar posso ir prestigiar o colega !

Levar a guita fica um pouco fora de questão... Até porque tu vai estar lá fazendo um trampo, não tem muito jeito nem lugar pra desmontar a magrinha. Acho que fica inviável.

A guitar garage é sem palavras, solon manja muito e toca muito também.

Tu já ouviu falar da VibeGuitars? Andei por lá conversando com o dono (não lembro o nome) gente finíssima e parece saber muito também.. Estou seriamente pensando em mandar fazer os ajustes da minha guita lá. Assim que tiver grana disponível.

Vou ver preços com o bill, mas por enquanto minha melhor aposta está no kit fender que achei no ML por 289.... Especialmente porque dá pra usar o cartão, é sem juros, o cara se comprometeu com o frete... E vem até os fios pra fazer a ligação... Vou tentar fazer uma emenda no cs54 do braço que ficou muito curto....

No mais vamo se falando, se der vou no irish sexta.

Me cata no fb andeeer@gmail.com que a gente marca!

Abraço e obrigado.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer

Cara, se tu é de Canoas, seria de conversar com o Carlos Adolphs...

Sobre ficar inviável, realmente é uma mão danada... Deixa quieto.


Tu já ouviu falar da VibeGuitars?

Já, mas eu tenho um grave problema em gravar nomes... Tem que ser algo muito bom, ou muito ruim pra mim lembrar, geralmente anoto ainda atrás do cartão de visitas... É por isso raramente eu cito nomes...

minha melhor aposta está no kit fender que achei no ML por 289

Cuidado ein... Falsificação com Fender não é novidade...

morais.sc
Membro Novato
# jun/16
· votar


andeeer

Recomendo comprar este aqui: http://www.stewmac.com/Pickups_and_Electronics/Wiring_Kits/Standard_Wi ring_Kit_for_Stratocaster.html

Com imposto ficará mais barato do que você pretende gastar, e vale a pena.

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


morais.sc
Cara, muito obrigado pela dica!
O Ismah ta me dando uma força.. pode ser que nem seja necessário trocar todas as peças, mas se precisar, vou utilizar teu link!

Muito obrigado!

MM Guitar Fighter
Membro
# jun/16 · Editado por: MM Guitar Fighter
· votar


Pessoal, tô com uma dúvida aqui que é o seguinte:

Observando por fotos na internet e também pelas minhas guitarras, normalmente os carrinhos da ponte de stratocaster, quando oitavada corretamente, ficam numa posição assim:

http://uploads.fender.com/news/fender/843/bridge1.jpg

Porém, numa das stratocaster que tenho, quando oitavada, os carrinhos ficam assim:

http://www.12fret.com/wp-content/gallery/shop_strat_trem_setup/Shop_st rat_trem_bridge_top_2.jpg

Ou seja, no primeiro caso, há uma sequência 123123, no segundo caso, 123456. Não sei se me fiz entender.

A dúvida é por quê em alguns casos o resultado é um e em outros casos o resultado é outro, em termos de posição dos carrinhos?

No meu caso, as duas guitarras que tenho são duas stratos, uma squier classic vibe, que está como na primeira foto (123123), e uma strato fender que está como na segunda foto (123456).

fconde77
Veterano
# jun/16
· votar


MM Guitar Fighter

Nada tem com que se preocupar. Verifique se as oitavas estão corretas e procure mantenha sua guitarra sempre bem limpa e regulada.

Pra isso não existe um padrão e essas posições vão sempre variar por vários motivos, como por exemplo a marca/espessura do encordoamento, o tipo de bloco da ponte etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


MM Guitar Fighter
Cada encordoamento tem uma regulagem diferente, às vezes muda mesmo na mesma espessura e marca.
Abç

MM Guitar Fighter
Membro
# jun/16 · Editado por: MM Guitar Fighter
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola



Obrigado pelas informações!

abraço.

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar


Boa noite, galera vou fazer a troca de captadores da minha guitarra, hoje levei ela a um kara aqui, parecia que entendia mas tentou me enrolar então não sei se tudo que ele falou é verdade... ele me falou que para a minha guitarra que possui push pull, será necessário um captador com 3 ou 5 fios, gostaria de saber se isso é verdade mesmo, imagino que o captador com 3 fios é o ideal tendo em vista que os que a guitarra possui tem 3 fios...
e gostaria de aproveitar para perguntar que tipo de captador seria ideal para ela, a guitarra é a cort viva gold II , corpo todo em maple , e como o excesso de agudo tem me incomodado, queria saber se alguem indica um cap que seja um pouco mais grave, to querendo gastar uns 300 reais em 2 caps.
espero que esteja perguntando no local certo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB
É 4 ou 5 fios. Sim, é isso mesmo...
Abç

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


w3s1eyB
Site da malagoli ou cabrera. Tem os sample de áudio pra você ouvir...

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB
Mauricio Luiz Bertola

Não tirando tua autoridade Bertola, mas em alguns casos os 3 fios existem... Já está ligado em série ou paralelo a bobina, vindo por um, e os extremos separados... Fica um fio a menos, e a funcionalidade de split continua (bastando desconectar um dos fios)...

que tipo de captador seria ideal para ela, a guitarra é a cort viva gold II , corpo todo em maple , e como o excesso de agudo tem me incomodado, queria saber se alguem indica um cap que seja um pouco mais grave, to querendo gastar uns 300 reais em 2 caps.

Espero que não me crucifique, mas já tentou usar o tone dela?

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu!

andeeer
obrigado, vou olhar uns lá =D


Ismah
ta me tirando né kara...
kkkkkkkk uso sim mano, mas não sei se entendeu, o som dela é TODO agudo, não sinto tanto os graves, é isto que eu queria, caps que ressaltassem mais os graves, acho que é pq não expliquei direito kkk
mas valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Ismah
Quase não vejo mais por aí desses capts de 3 fios, geralmente são 4 ou 5.
O último desses com 3 fios que ví era um DM.
Abç

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas me ajude a entender, a quantidade de fios visíveis e que devem ser soldados é a mesma quantidade interna do captador?
abri um captador da guitarra velha outro dia, tinha 4 fios dentro, mas na saída pra ser soldado tinha 3 só

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB
Isso não importa cara.
Capts com 3 fios vc apenas pode desligar uma bobina, com 4 ou 5 vc pode inverter fase.
Abç

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok, valeu

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB

Falei absolutamente sério. Se puder dissertar sobre o set completo, acho que ajuda mais...

Mauricio Luiz Bertola

Realmente não é comum, mas existe. Eu vi só modelos chineses, e acho que era uma Dean HSH.

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
Sou ruim com dissertação mas blz, kkk
o set não é nada complexo, cort viva gold II, atualmente com captadores originais, pedaleira zoom g5, geralmente ligada em linha pela saída xlr que ela possui, equalização na mesa está flat.
dei uma pesquisada aqui, acho que vou optar por captador Cabrera Rock Pro na ponte e Cabrera Classic 2 no braço, o do meio ainda está funcionando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


w3s1eyB
geralmente ligada em linha pela saída xlr que ela possui, equalização na mesa está flat.
Tá explicado.....

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Realmente acho que está explicado... Andei procurando e nenhum lugar fala de simulação de caixa, se o mixer já não ajudar, PA não ajudar... Ferrou!

Pessoalmente, acho que a troca de captação não vai te resolver, já que o problema é na saída e não na entrada.

O flat na mesa não serve, é preciso dar uma puxada aqui, outra ali...
Sugiro uso de cabos grossos e curtos, vai baixar a impedância e melhorar os graves.
Se tiver, um pedal de eq pode dar uma melhorada por ele.
Quando for montar patches, faça isso com referência no PA, e evite efeitos que envolvam atrasos (reverb/delay, chorus...) que não tenha controle de tone.

De resto, boa sorte :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji