【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: Amago
· votar


Ismah
Tem horas que o cabo chia de mais (acho que e o cabo )

GuitarHome
Veterano
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, blz?

Tô com a Tanglewood Les Paul aqui, excelente guitarra aliás.
Única coisa que gostaria de saber é se é possível apertar tarraxas kluson tulipa.

Abç

fconde77
Veterano
# jun/16
· votar


GuitarHome

Somente os parafusos que prendem as tarraxas na parte de traz do head. se estiverem frouxos.
Na frente do head são apenas buchas e as tulipas não tem parafusos, são fundidas a haste.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


GuitarHome
e é possível apertar tarraxas kluson tulipa.
Não. Como o fconde77 disse, esse tipo de tarraxa não tem ajuste como as de tipo blindada, os parafusos de fixação servem como "tensionador" das mesmas, e é imperativo mantê-los apertados.
Esse é um motivo porque evito usa-las, a não ser as de maior qualidade, como as Wilkinsons, Gotoh ou Schallers. Os modelos "genéricos", muitas vezes já vem frouxos e desgastam-se facilmente, e é preciso testá-las com cuidado. Isso vai exigir mais cuidado nos procedimentos de estabilização da afinação.
Abç

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Amago
Tem horas que o cabo chia de mais (acho que e o cabo)

Aposto uma jujuba que é só poluição na rede elétrica ou de RF...

GRRS
Veterano
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

O que ocorre é o seguinte, tenho um SX JB (que comprei usado ano retrasado) e o captador do braço sempre teve uma sonoridade estranha, com uma discrepância enorme de volumes entre as cordas dos bordões e das primas, mesmo deixando o captador inclinado. O baixo passou por diferentes Luthiers e sempre me diziam que o captador estava desmagnetizado e que não havia solução pro problema, teria que trocar o captador. Mesmo assim, a sonoridade do instrumento me agradava e o dinheiro pra fazer upgrades estava bem curto, então deixei assim mesmo por enquanto.

Porém, na última troca de cordas, resolvi mexer na altura do captador pra ver se resolvia alguma coisa, e ao remover o escudo, pude observar na cavidade que a parte de baixo da moldura plástica em que o captador fica montado estava arrebentada. Removendo o captador e olhando na sua parte de baixo, reparei que os imãs que magenetizam o captador estavam um sobre o outro e alojados apenas do lado das cordas primas.

Para tentar resolver esse problema, separei os imãs, coloquei cada um sobre os respectivos pólos do captador e apliquei cola quente na base dos imãs bem como na moldura de plástico, para fixa-la novamente. Depois disso o captador do braço passou a soar equilibrado

Eis minha dúvida: esse tipo de problema nos.imas é recorrente ou é resultado de algum fator externo ou mau uso do baixo? Segundo, a cola quente no captador pode prejudicar de alguma forma o captador? Tem efeitos nocivos a longo prazo? Há algum jeito mais recomendado de resolver esse problema?

Agradeço a atenção


Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


GRRS
Isso ocorre devido à erros do controle de qualidade, e não é comum...
Não, a cola em nada prejudica. Você poderia ter usado cola bonder também.
Outrossim, eu indicaria a troca dos capts por um "set" da Sound/Malagoli, que representaria um bom "up" no seu baixo.
Abç

Forneria
Veterano
# jun/16
· votar


Bertola, tudo bem? Qua a sua opinião sobre o encordoamento Strinberg GS-10? Seria comparável a qual outro encordoamento?

Abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Forneria
Ruim.
Abç

DoisUm
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: DoisUm
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Oi Bertola, estou montando seu projeto de mini fuzz mas fiquei com uma dúvida:
No PDF listam se
C1 - 0.47 uF (470 uF) x 16 Volts ou Mais - Eletrolítico e
C2 - 0.22 uF (220 uF) x 16 Volts ou Mais - Eletrolítico

Não entendo muito de componentes eletrônicos mas esse 0.47 uF não seria equivalente a 470 mF ao invés de 470 uF?

Outra pergunta:
Não encontrei a tal chave DPDT de 6 pinos. É possivel usar uma dessas aqui ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


DoisUm
Usam-se os dois de 0.22uF.
Não. A chave é essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718986495-chave-dpdt-2pdt-2-pdt -com-6-terminais-_JM
Abç

marcelosz
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, na montagem de uma guitarra com braço parafusado, o fato de haver uma leve folga (menos de 2mm) na junção entre o braço e o corpo é MUITO ruim? Digo, não está ocorrendo aquela junção que você precisa colocar um pouco de força pra encaixar entende? O que você faria pra melhorar isso, algum tipo de calço com lâminas de madeira coladas nas laterais da cavidade, talvez?
O maior prejuizo disso seria o sustain, certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


marcelosz
O que você faria pra melhorar isso,?
lâminas de madeira coladas nas laterais da cavidade
Exatamente.
Abç

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mestre Bertola e amigos do forum...

Estou na lida ainda com a minha strat MiM... Preciso refazer a elétrica dela e gostaria de blindar tb.

Olhando no guitar fetish, encontrei alguns kits de elétrica já montados. vocês recomendariam? Ou o esquema é comprar as peças separadas e montar peça a peça?

Segue link: http://www.guitarfetish.com/Strat-Complete-Wiring-Harness-Pre-Assemble d-USA-Switch_p_7104.html

Obrigado.

fconde77
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer

O preço até estaria bom se não fosse os custos embutidos nessa transação e o prazo de entrega

U$ 23,95 - Produto
+
U$ 15,50 - frete
+
U$39,45 - 60% do imposto
+
R$12,00 - Taxa de serviço dos correios

Um total de aproximadamente R$ 235,00 com uma média de 20 dias de espera.


Eu compraria as partes necessárias aqui e montaria a elétrica seguindo o diagrama original. tenho quase certeza que o custo será menor e pode resolver essa questão muito mais rápido.

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


fconde77
Obrigado pela resposta.

Aqui no RS foi aprovado uma emenda, onde não é taxado compras até US$ 100,00.

Já está em vigor. então não teria o imposto, somente o cambio + os 12 reais do correio.

Mesmo assim, poderia indicar uma loja confiável pra comprar essas peças com boa qualidade por aqui?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
O preço desse kit da Guitarfetish está bom (eu compro muita coisa deles).
Em qualquer loja de guitarra, luthiería, eletrônica, ou mesmo no ML tem peças legais e a bom preço.
Abç

fconde77
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer

Mauricio Luiz Bertola
Em qualquer loja de guitarra, luthiería, eletrônica, ou mesmo no ML tem peças legais e a bom preço.


andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77
Obrigado pelas repostas!

Não devo atentar para marcas e afins, a fim de adquirir algo que seja de boa qualidade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
Cara, qualidade primordial é a chave. Compre uma boa.
Pots, quaisquer um servem, são apenas resistores variáveis, mas os da marca Alpha são legais. E o "jack" de saída, compre um estereo.
Abç

fconde77
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
Pots e chaves dou preferência pelos Alpha e CTS... mas já comprei uns sem marca especificada no blister da Dolphin que funcionam até hoje sem problemas.
P.S.: Alguns potenciômetros comercializados nos blister da Dolphin são Alpha

Já os jack ultimamente só tenho usado switchcraft pela qualidade e robustez... Os genéricos já me deixam na mão dando mau contado, e acho um saco ter que abrir o jack pra entortar a garrinha pra dar pressão.

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


fconde77

jack Gotoh tbm é muito bom, só que geralmente é um pouco mais caro.

Ismah
Veterano
# jun/16 · Editado por: Ismah
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

Pegando carona nas perguntas...

Misteriosamente o fio interno da minha Strat rompeu ontem (não era jack solto, ele é rosqueado sob pressão no plate, enfim...), e acho que se tiver de descascar o fio, não vai dar o alcance...

O cabo utilizado é um coaxial, pelo que parece é o padrão, existe algum motivo para ser assim, ou é apenas a blindagem? Onde encontrar ?

Sobre o Jack Stereo, lembreo que existe algum motivo, mas qual?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


Ismah
Não existe motivo algum. Você pode usar 2 fios sem problemas...
Abç

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77
Calime
Obrigado pelas respostas mais uma vez.

Não conheço aqui por Porto Alegre lojas específicas pra componentes elétricos de guitarra, vou ter que dar uma boa pesquisada ou ainda comprar pela internet. Ainda estou levando em consideração comprar aquele kit do guitar fetish.

Ismah
Tu és aqui do RS, certo?
Teria alguma indicação de loja?

Valeu!

fconde77
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
Não conheço aqui por Porto Alegre lojas específicas pra componentes elétricos de guitarra
Nem aqui no rio eu conheço "lojas específicas pra componentes elétricos de guitarra", compro em lojas de instrumentos mesmo ou no ML

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer

Sim sou do interior do RS, [momento merchandising] quinta a banda que trabalho está em PoA (Dublin Irish Pub - Pe Chagas, 342)...

Lojas de componentes, em NH conheço melhor, porque é menos contra-mão pra ir, e meu primo cursou eletrônica no Liberato... Tem diversas, mas de cabeça, só lembro da PNP e Mercado Eletrônico... Porém, entretanto, não saberia dizer se tem esse tipo de coisa lá... Teria de contatar primeiro.

As lojas de eletrônica de PoA tu consegue listar facilmente no Google Maps.

Em PoA, alguma coisa se acha nas lojas da Alberto Bins e Cel Vicente, luthiers da volta lá, nem todos vendem componentes, O Marcelo (não sei o nome da luthieria dele), sei que não tem esse tipo de coisa... Acho que o mais óbvio é tentar ir no Luffing, se alguém te vender é ele... Todavia, te prepara que enfiam a faca de qualquer jeito, porque a região é cara...

Tem lojas de bairro, que parecem mais honestas, mas também não saberia dizer se é o tipo de coisa que se acha em lojas d'eletrônica em geral, tentaria as de música...

Tem a Eletrônica Muller na ZN (nunca fui, mas falei horas ao telefone com o Sr Muller), ele é alguém que talvez tenha algo do tipo - sei que mexem com válvulas. Quem sabe...?

O Hugo Renato (luthier / HR Tube Amps) fica lá no Cristal, de repente tem alguma coisa "em casa", mas se não, ele te orienta porque é luthier a uns 20~30 anos, se ele não sabe então... rsrs
O Andy Serrano (Serrano Amps), não é o mais indicado, ele mexe com amps só, mas pode te dar uma luz também...

Eu acabei comprando no ML porque se tinha ou era de marca genérica, ou tinha um e faltava o outro, ou custava um nego e um cachimbo...

Comprei dia 10/11/14
3 pot's alpha (20 cada)
1 chave 5 posições (20)
Frete 17 pila

Comprei da Justino Guitars de Santa Barbara - MG
Face https://www.facebook.com/justinoguitars
Site https://www.justinoguitars.com.br/

Foram bem atenciosos, tive um problema de internet que gerou duas compras, me devolveram a grana sem problemas, etc...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


andeeer
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/index.php?&cdg=4689&si d=ad7t4dhj1r0dk9edccve0r52j7-1359118161
http://www.copettiguitarparts.com.br/parts/chaves-posicoes.html

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


fconde77
Obrigado!

Ismah
Eai tche, obrigado pelas respostas. Conheço o irish, região boa pra bares, burguesada vai em peso pra lá. Vocês tocam o que (genero) ?

Eu cheguei a dar uma procurada nas lojas de eletrônica da Alberto Bins, severo roth, tubolandia, etc e eles não tem marcas específicas, é tudo genérico. Pots de 3-4 reais. Chave 5 posições nem tinha uma que servisse na strato...

O Marcel da Vintage Rs amigos tiveram problemas com ele (qualidade do trampo e parece que alguma atitude não profissional por parte do marcel) prefiro evitar stress.

Passei na VibeGuitars que é ali tb, o luthier me pareceu honesto e experiente. A ideia era fazer todo o trampo com ele, mas não tinha os pots de 250k em casa, e como To meio mal dos pila, fiquei de voltar quando ele tiver os pots..

No momento to tentando resolver tudo por mim mesmo, logicamente contando com a ajuda do povo experiente aqui do fcc.

Pelo visto a saída vai ser ir de ML mesmo..

Uma outra dúvida, estava vendo os pups da minha guita, nenhum deles tem polaridade invertida pra por no pup do meio. Isso pode trazer algum problema além de não ter o noise cancelling?

Obrigado!

andeeer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou dar uma olhada assim que possível. Obrigado mestre!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji