【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# mar/16
· votar


Chris_Izzy_Crow

Com muito cuidado retire o máximo de poeira que conseguir, use um pincel ou escova pra remover a poeira e o mofo que por acaso estejam mais grudados... o ideal e fazer isso num local com boa ventilação e com auxilio de um aspirador de pó.
Tome muito cuidado com as travessas internas e o leque harmônico no tampo do violão...

Depois com pode passar um pano que não solte fios umedecido com álcool Isopropílico. (não exagere com o álcool, se encharcar a madeira pode manchar o acabamento externo)

Por último deixe seu violão em local arejado sem a capa (nunca no sol) por pelo menos 30 min. Quando for guardar em definitivo no Bag ou Case coloque uns saquinhos de sílica e lembre que de em tempos em tempos de tirar ele do bag/case para que o mofo não se acumule novamente.

P.S.: O Case ou bag pode e deve ser limpo internamente para retirar poeira ou mofo... esse sim aconselho deixar uns poucos minutos pegando sol na parte interna... mas não guarde o violão nele enquanto ele estiver quente.

cheidpulga
Veterano
# mar/16 · Editado por: cheidpulga
· votar


Ramsay
Mauricio Luiz Bertola
Na verdade os captadores não são da PRS Modern Eagle não, são da PRS Custom 22, o nome deles é "Dragon II", pesquisei nos fóruns gringos sobre eles e todo mundo falou super bem, então fui lá e adquiri-los mandarei instalar essa semana. Apesar da minha PRS ser a SE Custom 24, as minhas expectativas são as melhores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


cheidpulga
Vai melhorar...
Abç

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem alguma dica para começar numa Les Paul?
Tipo na faixa de preço de um Epiphone Standard.
Quais seriam as opções com preços semelhantes?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


Jeferson.Gomes
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689368802-guitarra-condor-lespa ul-clpx-mrd-frete-gratis-brinde-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705768841-frete-gratis-golden-g ld150c-guitarra-les-paul-cor-branca-_JM

cheidpulga
Veterano
# mar/16 · Editado por: cheidpulga
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu acho que também vai melhorar significativamente, vejo guitarras da Gibson 10x mais caras serem bem similares à ela no acabamento, no timbre é uma proporção 10 a 8, pois falta aquele som um pouco mais encorpado, comprimido e o sustain de guitarra top, tenho expectativa de pelo menos conseguir esse sustain com esses captadores, pois o que os gringos mais elogiam nestes captadores é o sustain que ele extrai e a defasagem muito fiel a um single coil de verdade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


cheidpulga
Instale e depois coloque suas impressões aqui...
Abç

cheidpulga
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que o seu mestre mandar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


cheidpulga
Que isso cara...
Abç

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola, mas elas não estão num nível abaixo da Epipoca?

Chris_Izzy_Crow
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara percebi isso, mas vou tentar ver se consigo diminuir o máximo que puder do odor.

fconde77
Cara então, como o Mauricio Luiz Bertola falou, é bem complicado, mas posso tentar isso que vc falou, se não sair todo odor, talvez consigo diminuir o cheiro, bom eu também não guardo em case ou bag, fiz um armário e guardo ele pendurado e tem uma boa ventilação. Esse violão eu ganhei de um primo que não tava usando e estou arrumando ele. Mas valeu pessoal pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Jeferson.Gomes
Epipoca não é tão boa quanto parece...
Essa Condor, por exemplo, tem a mesma qualidade dela (exceto pelos capts), por um preço bem menor...
Chris_Izzy_Crow
A proposta do fconde77 é boa, mas de difícil execução...
Abçs

fconde77
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Chris_Izzy_Crow

"O trabalho enobrece o homem" (Max Weber)

Que isso, e nem falei pra ele correr uma lixa na parte interna, se fala-se algo pra esse fim, recomendaria uma bucha de palha de aço por ser mais fácil. KKK

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual é o nome técnico do potenciômetro B500k que tem a opção de push-pull, estou no site do TiggerComp mas não sei qual é, seria esse aqui?

fconde77
Veterano
# mar/16
· votar


lucas.motorbreath

Potenciometro Push Pull 500KB
Esse é duplo não serve para oque quer... o que procura é como esse aqui

mucho7
Veterano
# mar/16
· votar


bom dia pessoal, estou com probleminha aki, e conto com a ajuda de vcs. seguinte, comprei um corpo de guitarra e vou precisar da mais profundidade no troculo ate ai tudo bem, mas no processo a base ficou deformada e preciso plainar. mas como fazer isso? seria so na lixa mesmo?

marcelosz
Membro Novato
# mar/16
· votar


mucho7
Na lixa é muito difícil, o acesso a cavidade do tróculo é muito ruim. Isso costuma ser feito com uma tupia e uma fresa reta... É bem chatinho de fazer.

Defaveri1994
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ola! Toco guitarra a 6 anos e ainda uso a mesma guitarra de iniciante ate hoje(uma memphis sg). Não é uma guitarra ruim, pelo contrario, é até honesta demais pro seu preço quando comparada com outras do mesmo valor. Porém ela nao atende mais o que eu espero em uma guitarra por isso decidi investir em uma guitarra de luthier.
Atualmente disponho de 6000 para a confeccao da guitarra! Apesar de ter um luthier conhecido na cidade que eu moro, nao acho que eu tenha coragem de colocar tanto dinheiro nao mao dele e no final vir um instrumento que eu me arrependa por toda a minha vida. Irei procurar outros e se nao achar vai ele mesmo hahaha.
Bem... Quanto as especificacoes da guitarra, pra começar gostaria que o timbre da guitarra fosse algo proximo de uma fender strato, mas com um som um pouquinho mais grosso. Assim, ja adianto que a madeira pode ser, mas nao precisa ser mogno. O fretboard(nao sei como se chama em portugues) seria de rosewood (jacaranda se nao me engano). O corpo seria da cor e formato parecido com a PRS SE Paul Allender ROXA. Eu gostaria de uma ponte tremolo de qualidade que nao desafine facilmente, e os captadores seriam 3: HSH sendo os humbuckers mini (acho que foi isso que ouvi haha) e o single coil noiseless de preferencia.
Gostaria de uma guitarra de qualidade profissional comompode ver. Quanto voces que tem experiencia diriam que eu gastaria em uma guitarra assim? E se conhecerem algum luthier interessado por favor memdigam :D Agradeço demais!!

Ah, se quiserem ver as guitarras desse luthier daqui, é so procurar no facebook Victor Gabina Luthier

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


mucho7
Não.
Para isso usa-se tupia "vertical" ou "de mão".
Essa não é uma máquina que possa ser usada por quem não tem experiência, portanto, cuidado!
Abç

Calime
Veterano
# mar/16
· votar


Defaveri1994

Kra, vejo que vc ainda tá meio incerto em relação ao que de fato quer; vc toca a qtos anos? pq quer um instrumento de luthier? quais sons de guitarrista que te inspiram e espera obter com esse instrumento? tem que ser de luthier mesmo? Se questione mto para fazer essa guitarra, pq as vezes não é necessário isso, na maioria das vezes uma boa guitarra "standart" já nos satisfaz a preços bemmm mais módicos.

P.s: Se tivercerteza que é isso mesmo que vc quer, pesquise sobre luthier's em geral, e saiba que esses 6 mil dá e sobra pra fazer uma guitarra bemmmm top. O Bertola é daí do RJ, e é um luthier de responsa, troca ideia com ele aí...flw.

SkyHawk
Membro
# mar/16
· votar


Defaveri1994
Dunamiz em São Paulo, não vai se arrepender.

Defaveri1994
Membro Novato
# mar/16
· votar


Calime
Quero um timbre mais pra fender, so um pouco mais encorpado. Nao estou indeciso e toco a 6 anos. Quero uma guitarra de luthier pq gosto de coisas só minhas, que so eu tenho. E ainda assim tenho medo de comprar uma fender aqui e ser uma falsificaçao. E eu quero um instrumento que sei que vou me sentir satisfeito por toda a minha vida, sem precisar de outra guitarra

Defaveri1994
Membro Novato
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa, fiquei sabendo que voce é um luthier de responsa! Se tiver interesse em conversar...

Calime
Veterano
# mar/16 · Editado por: Calime
· votar


Defaveri1994

Bons motivos pelo jeito; existem alguns nomes que são consenso qse gerais aqui no fórum: Dunamiz, Cassias, Valter Bergamo, Peruzzo, o Bertola...recomendo que antes de contactar algum deles, vc defina algo certo, dê uma boa pesquisada sobre captadores, madeiras, tipos de construção de guitarra, defina o modelos, cor e tudo mais, daí sim vc chega no luthier e começar a trocar ideia sobre o projeto.

doubletalking
Veterano
# mar/16 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quais as marcas de potenciômetro são boas para les paul?

é verdade que a marca alpha não presta? vi uma galera metendo o pau nessa marca na internet.


Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


doubletalking
Quais as marcas de potenciômetro são boas para les paul?
A rigor, qualquer uma...
Agora, se vc quer qualidade excepcional, compre CTS "No Load"...
é verdade que a marca alpha não presta? vi uma galera metendo o pau nessa marca na internet.
Tem mais gente falando besteira na internet que estrelas na Via Láctea...
Abç

doubletalking
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito Obrigado pela resposta!!! E só mais uma pergunta, captadores hambucker gotoh antigos são bons? digo esses aqui: Foto

Vale R$250 no par?

Obrigado.

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


Já tinha decidido comprar o mini HB litlle malagoli só que na hora de compra achei este aqui .Captador estilo Hot Rails da Seymour Duncan
O captador possui resistência de 12,5 k, com características sonoras que remetem ao médio - grave, de ganho e volume bem satisfatórios. Ideal para equipar guitarras que vem com captadores simples, dando mais peso e diminuindo o chiado característico dos captadores single coil. Pode ser usado em qualquer posição da guitarra. O acabamento é de primeiríssima qualidade, não deixando a desejar em nada para captadores de renome. Lâminas em aço cromado de muito brilho e beleza. Ideal para ser usado em todas as posições da guitarra. Que me parece ser um custo beneficio melhor pra min que não toco bem, e a guitarra que pretendo fazer a troca de Caps não e grande coisa também ,e ele esta custando 69$ então sera que e uma boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


doubletalking
Sim, são. Mas não se comparam à DM e SD, óbvio...
Amago
Sim, é.
Abçs

rodrigo_angra
Membro Novato
# mar/16
· votar


Pessoal, estou com uma guitarra strato dolphin (que estava sem uso a alguns anos) para fazer uns pequenos ajustes.

Aparentemente os problemas são: cordas enferrujadas, ponte com alguns pequenos sinais de ferrugem, escala "seca".

Alguém sabe dizer se tem algum manual aqui pelo fórum ou tem que ir garimpando na raça mesmo?

Normalmente uso óleo de peroba na escala e passo white lub nas partes de metal para evitar ferrugem. O procedimento tá correto?

Obrigado;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji