【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


andeeer
Cara, não tem trastejamento algum aí...
Abç

João Antônio DOS
Membro Novato
# jun/15
· votar


Boa tarde.

Bertola, admiro seu trabalho aqui no fórum, já me ajudou muito em diversas ocasiões.
Gostaria de pedir uma opinião/sugestão sua.

Tenho uma Stratocaster da Charvel, modelo CX-290, japonesa, HSS, raridade do começo dos anos 90, corpo em Basswood, acabamento preto, braço em maple, escala rosewood, tarraxas gotoh.
Mandei para o luthier para dar um upgrade nela: instalou uma ponte Wilkinson V100, trocou toda a parte elétrica (não tenho certeza, mas acho que colocou pots de 500k) e instalei novos captadores, os quais pesquisei muito no fórum antes de escolher.
Coloquei três Dimarzios, um Super Distortion Standard Spaced na ponte, um Fast Track 1 no meio, e um The Chopper no braço.
Quanto ao SD, gostei dele, mas achei que falta um pouco de corpo, peso e sustain. O FT1 achei muito bom, muito bonito, mas um tanto agressivo no meio, que normalmente é uma posição para cleans ou crunchs suaves, e o Chopper no braço foi a minha principal decepção, soa abafado demais, parece que não tem agudos e médios, somente grave, além de não ter muito sustain.

Pensei em duas hipóteses:
1) Colocar um humbucker com menos ganho na ponte, como um PAF PRO, e dois fender texas special, ou um texas special no meio e passar o Fast Track 1 para o braço.
2) Deixar o SD na ponte (talvez trocá-lo por um Tone Zone para ter mais peso e corpo como mencionei antes), deixar o FT1 no meio, e trocar o Chopper por outro, talvez um Air Norton S no braço, e utilizar o recurso split para mais versatilidade e menos agressividade.

OBS.1: Apesar da ponte não ser Floyd Rose, o espaçamento entre as cordas ficou desalinhado com os polos do Super Distortion.
OBS.2: As posições 2 e 4 dos caps ficaram sem graça, sem brilho, e até parece que perdem um pouco de ganho em relação as posições 1, 3 e 5. Não sei se é problema de ligação dos caps, ou seila o que.

Gostaria muito de sua opinião/sugestão sobre essa minha situação, e perdoe o texto longo rsrs.

Um abraço!

TomDePerto
Membro Novato
# jun/15
· votar


Boa noite pessoal, estou modificado uma Squier, gosto muito de punk e meu objetivo é criar algo semelhante a Fender Stratocaster Tom DeLonge Signature (como a da foto) http://www.themusiczoo.com/images/8-24-10/Fender_Tom_Delonge_Stratocas ter_Sea_Foam_Green_MZ2001019_1.jpg

Porém os captadores originais (Seymour Duncan SH-8 Invader) são meio caros pra mim, gostaria de saber se usados eles valem a pena ou se tem algo no mercado equivalente.

Abraço!

TomDePerto
Membro Novato
# jun/15
· votar


Boa noite pessoal, estou modificado uma Squier, gosto muito de punk e meu objetivo é criar algo semelhante a Fender Stratocaster Tom DeLonge Signature (como a da foto) http://www.themusiczoo.com/images/8-24-10/Fender_Tom_Delonge_Stratocas ter_Sea_Foam_Green_MZ2001019_1.jpg

Porém os captadores originais (Seymour Duncan SH-8 Invader) são meio caros pra mim, gostaria de saber se usados eles valem a pena ou se tem algo no mercado equivalente.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


João Antônio DOS
João,
É difícil opinar sem ver/ouvir o instrumento, mas vamos lá:
Troque o chopper, ele é muito grave mesmo e é capt para ponte de guitarras Strato. O Fast track vc pode abaixá-lo bem em relação às cordas que isso "domaría" a "agressividade" dele. Na ponte é que está o problema principal, posto que o SD é um bom captador, com saída alta e sustentação, mas que não está "casando" com sua guitarra, talvez pelo corpo de tília (isso é pra quem acha que madeira do corpo nãoo influencia em nada...); sugiro experimentar o Tone Zone pra ver no que dá...
Quanto à questão da sustentação... Bem, ele é fruto de um monte de fatôres, inclusive dos capts. Uma coisa é certa: Se a guitarra soa bem LIMPA, soará legal com distorção, se tem boa sustentação limpa, terá também com distorção.
TomDePerto
Compre esses:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1295-captador_intruder _pro_ponte
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1223-captador_intruder _braco_diversas_cores
Abçs

TomDePerto
Membro Novato
# jun/15
· votar


Hmmm obrigado Bertola, vi em alguns fóruns aqui que o Intruder tem opiniões diferentes, são como os Takamine chineses, tem quem ame e quem odeie hahahaha, ainda mais eu que sou bem leigo nesse assunto.

Encontrei nesse site o Seymour duncan por R$409,99.
http://alexguitarshop.com/loja/product_info.php/seymour-duncan-invader -bridge-p-396

Mas na tua opinião, vale a pena economizar mais e ir de duncan ou pegar o Intruder Pro?

Abraço!

João Antônio DOS
Membro Novato
# jun/15
· votar


Obrigado Bertola, sua opinião/sugestão significa muito pra mim.

E aproveitando-me de sua sempre constante boa vontade, caso eu coloque o Tone Zone na ponte como você sugeriu, qual cap eu poderia por no braço? Um Air Norton S ficaria legal? Você tem alguma outra sugestão?

E o que você acha da outra opção que mencionei, onde passo o FT1 pro braço, boto um verdadeiro single como um Texas Special no meio, e um humbucker mais "light" como o PAF PRO na ponte? Existem poucos bons vídeos mostrando o PAF PRO na ponte, mas o site do dimarzio diz que ele é um excelente cap na ponte desde que o meio/ braço possua caps com menos ganho.

Vale lembrar que meu objetivo nisso tudo é ter uma guitarra que seja versátil, pois toco em banda de baile, porém sem perder totalmente características hard rock/heavy metal tradicional/power metal, que são minhas paixões.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


TomDePerto
Pega logo o Intruder cara, são bons capts e posso confirmar isso...
João Antônio DOS
Também é uma boa opção colocar um Single no meio e o FT-1 no braço.
Abçs

PerrottiX
Membro Novato
# jun/15
· votar


Bertola, tem como passar a tinta e o verniz PU, os usados com pistola de tinta, com uma boneca igual a seladora?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


PerrottiX
Não.
Abç

Ramsay
Veterano
# jun/15 · Editado por: Ramsay
· votar


TomDePerto

Eu tenho um Seymour Duncan Intruder SH-8 de ponte e acho o som dele muito ruim.
Já o testei em duas guitarras e em ambas o som que consegui era embaralhado e sem vida.
Esse captador só funciona bem em guitarras feitas especialmente pra ele, como por exemplo, a guitarra do Synyster Gates do Avenged Sevenfold.

Slash Mateus
Membro Novato
# jun/15
· votar


Boa noite Bertola

Minha guitarra estava com a ação das cordas muitos altas, (epiphone LP Standard), então eu peguei uma chave de fenda e baixei a ponte dela, até chegar n altura desejada. Porém, a guitarra ficou trastejando e para corrigir, ou levanto a ponte ou nivelo os trastes. Preciso nivelar em casa, pois não há luthier onde moro. Gostaria de umas dicas para fazer isso da melhor forma possível.

Obrigado!

TomDePerto
Membro Novato
# jun/15
· votar


Ramsay

Obrigado pela resposta também. Interessante isso, sempre ouvi que o Seymour era bem bom na distorção (não com muito ganho) mas ele matava o som clean da guitarra, ou seja, guitarra com esses caps é para algo muito específico como a do Tom DeLonge na época de ouro do blink.

Abraço!

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Slash Mateus

Vai dar mais merda!

Quando vc meche na ponte, as oitavas se alteram, fica esperto...!

Stori2
Veterano
# jun/15
· votar


Galera, tenho uma cort x6, e coloquei uns captadores novos nele, mas a um tempo atras, percebi um problema na ponte. Levei num luthier e ele me disse que é complicado de arrumar, mas não me prolonguei, se era possivel arrumar com uma ponte gotoh, ou nada do tipo.
Como ela já tem uns 3 ou 4 anos de estrada, pensei era em comprar uma guitarra nova, mas quando fui testar as outras não achei nada que chegue nem perto do conforto que essa cort me dá na hora de tocar.
Enfim, o problema é de um pedaço de madeira que está meio quebrado atras, e os pivos da ponte estão meio afundados demais. Vou mandar umas fotos aqui para ilustrar melhor.
http://imageshack.com/a/img540/9629/bW7I1r.jpg
http://imageshack.com/a/img540/7419/OaHdFh.jpg
http://imageshack.com/a/img537/680/KXSjAp.jpg
http://imageshack.com/a/img907/8320/Bhcbov.jpg
Gostaria saber se tem como arruma-la com uma ponte nova, ou se compensa mais eu comprar uma nova.

fconde77
Veterano
# jun/15
· votar


Stori2

Pelas fotos uma ponte nova não resolveria, pelo que vi a solução seria refazer a região... retirando esse pedaço de madeira, fazendo o enxerto com outra madeira e nova furação para os do pivôs. Claro que pra isso também terá que refazer o acabamento da guitarra.
Provavelmente o problema do pivô esta associado ao uso "abusivo" da alavanca ou uma pancada forte na região.

fconde77
Veterano
# jun/15
· votar


Slash Mateus
como disse o Ismah
Quando vc meche na ponte, as oitavas se alteram, fica esperto...!

Outra coisa, mexer em trastes não é tarefa para amadores em luthieria como eu e vc... Trastejamento podem ser por vários fatores, trastes desnivelados, altura da ponte, regulagem no tensor etc.

Já tive uma guitarra que trastejava nas casas 17, 18 e 19 e o luthier teve que tirar os trastes da região problemática e aumentar os sulcos na escala pq estavam razos (o rebatimento não resolveu o problema) e colocou novos... se fosse outro profissional, só daria um passe pra nivelar e isso poderia deixar os trastes bem menores que os demais.

No seu lugar não arriscaria resolver isso em casa pq são necessárias ferramentas específicas e habilidade para identificar os problemas e escolher a melhor opção pra corrigir... sem falar que uma Epiphone não é uma guitarra de barata que compense essa aventura

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Slash Mateus
Cara, não é tão simples assim...
E me parece que vc cometeu um erro crasso: Comprou a guitarra e não levou a um luthier para regular.... Agora, vais ter que levar à um, quer queira, quer não queira...
Ramsay
TomDePerto
Esse capt é pra tocar "som porrada", distorção "From Hell".
Para o que ele se propõe, funciona bem. Para o resto, não.
Stori2
fconde77
O custo pra arrumar isso pode não ser compensatório...
No meu entender, essa guitarra, para uso com alavanca, "já era"....
Abçs

fconde77
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola e Stori2
Como não trabalho com luthieria não tenho a menor ideia dos custos pelos serviços, mas pelo trabalho imaginei que não sairia barato.

Mas a um tempo atras consultei a MusicColor sobre o orçamento de uma pintura simples e ficou salgado... fiquei apenas na consulta kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


fconde77
Fiz o mesmo que vc, para um baixo tipo MM que construí e desistí....
Abç

fconde77
Veterano
# jun/15 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc se refere a pintura... eu também desisti de pintar aquela tele... alias olha a foto dela aqui!
https://farm6.staticflickr.com/5342/17597692786_1aacecd4b0_z.jpg

Uma pena que vc não pode fazer na época... seria uma honra ter sua assinatura no head!
P.S: Tudo que vc falou e fala sobre o P90 no braço de uma tele e isso tudo e mais um pouco... com o tone TBX fica sensacional!!!

Stori2
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77
Eu nunca nem usei alavanca =/. Perdi tem um boom tempo, e mesmo quando tinha, não usava. Deve ter sido uma pancada, alguem que deixou cair enquanto eu não estava em casa.
Mas de qualquer forma, se o preço só do concerto for mais que 600 reais, acho que vale muito mais uma guitarra nova, até mesmo com o concerto, eu acho que não vai ser a mesma coisa

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


fconde77
Ficou muito legal Essa Tele!!
seria uma honra ter sua assinatura no head!
Que isso cara!? A honra seria minha...
Stori2
Pois é...
Abçs

tacaxi15
Membro Novato
# jun/15
· votar


Eai Bertola, tudo bem? Estou querendo trocar minha Strato Strinberg EGS216 que comprei para aprendizado. Estava de olho na Shelter Nashville LP. Vi um review seu dela, de 2010, que me deixaram algumas duvidas. No tópico, você diz que ela vinha de fabrica com problemas nos trastes, na pestana e ponte desregulada, e também que os captadores necessitavam serem trocados por outros melhores. Sabe me dizer se ainda estão apresentando estes problemas? Há outra LP nesta faixa de preço (+- 700,00) melhor que a Nashville? Quanto fica uma regulagem geral em uma LP nova de fábrica? Abraço!

Slash Mateus
Membro Novato
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A guitarra foi levada ao luthier no dia seguinte à compra. Mas ela continuou com a ação alta demais (gosto pessoal). Então eu baixei a ponte dela, e ficou trastejando na primeira corda, nos trastes 19 e 20. Como não precisava nivelar todo o braço, resolvi fazer em casa mesmo, e acredite, o serviço ficou bom hehehe.

Ismah
fconde77
Ja sabia da afinação das oitavas, e a primeira coisa que fiz quando terminei de nivelar foi regular a guitarra em geral.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


tacaxi15
Cara, TODAS as guitarras dessa categoría e faixa de preço apresentam tais problemas. Mesmo guitarras mais caras podem apresentá-los.
O que vc TEM QUE FAZER é, assim que comprar levá-la imediatamente a um luthier profissional para tais ajustes e regulagens.
Slash Mateus
Ótimo!
Abçs

Ricardo.Luiiz
Membro
# jun/15
· votar


Meu caro bertola....


Bom, estou em dúvida de qual guitarra pegar, estou entre:

Cort M600, Vintage V100( tem vários modelos, ainda n decidir qual, poderia me indicar algum da série?)

Vi que a golden gsh 570 também é uma boa guitarra para seu preço...

Bom, eu quero uma guitarra que seja bem versátil, pelo que vi a Cort é a mais entre as citadas, até pq tem o Splint... Qual você acha melhor?
Acha que a golden seria uma boa?
Provavelmente dps eu possa vir a trocar os captadores, mas quero algo que possa segurar essa troca por um tempo, até pq n sou nenhum monstro na guitarra e será minha primeira também, toco violão e estou evoluindo.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Ricardo.Luiiz
Cara, pra mim, quem tem que ser "versátil" é o músico.
Instrumento é só uma ferramenta mesmo.
Mas ambas: M600 e V100 são mui boas guitarras pelo que se paga por elas...
Abç

Ricardo.Luiiz
Membro
# jun/15 · Editado por: Ricardo.Luiiz
· votar


Hum. Entendi. Obrigado por essa informação, vou mudar minha forma de pensar! Kkkkk


Qual das duas recomendaria, meu caro bertola?

Algo a falar sobre a Golden GSH 570?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Ricardo.Luiiz
As Goldens são boas guitarras, mas inferiores às outras duas citadas.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji