【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Raphael.sousa
Fibra de carbono é o único material que substitui adequadamente a madeira na construção de corpos e braços de instrumentos.
O formato do corpo não influi em nada, mas a massa total dele, sim.
Abç

Raphael.sousa
Membro Novato
# mai/15
· votar


valeu pela ajuda =D

ThiagoAmorim
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: ThiagoAmorim
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tinha uma SX SG, ia fazer um upgrade total nela. Captadores, e toda a parte elétrica, nut, tarrachas, etc. Mas repensei e acabei vendendo.
Peguei uma Epiphone Standard Plustop Pro, ela já vem push/pull nos pots para ambos os captadores.
Tinha comprado um:
GFS "Vintage 59" Classic Alnico V.- Black Humbucker Neck Position pro braço e um
GFS Alnico Fat Pat Boutique Humbucker Black Bridge Position pra ponte.

A questão é que essa Epi Std Pro vem com novos caps, os Pro-Bucker PAF-Style, diferente da Std normais.

Quais são melhores? Os Pro-Bucker PAF-Style originais da Epipoca ou esses GFS acima? Vale a pena colocar esses GFS?
Caso não valha a pena vou vendê-los.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


ThiagoAmorim
Vale sim, os GFS são bons.
Abç

paulera.gta
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: paulera.gta
· votar


paulera.gta
Vc deve ligar um fio no pot de volume à blindagem, e isolar as partes restantes da folha de cobre. Como vc fez, vc "fechou o circuito" e a guitarra não vai funcionar.
Abçs


Então:

- Após revestir as três cavidades, que são separadas e ligadas apenas pelos buracos da fiação, fazer o contato com o fio de aterramento em cada uma delas e soldar no pot de volume?

- Não deixar contato entre a blindagem e as tampas metálicas do circuito e ponte?

- É necessário fazer algo no jack, ou apenas cuidar pra que não tenha contato com a blindagem também?

- Quanto ao cap do braço: tenho vários escudos, então fixei o cap direto no corpo, usando os mesmos parafusos pra fixação e regulagem de altura. Estes terão contato com a blindagem, mas não tem contato com nenhuma parte metálica do cap. Acredito que não terá problema. Ou terá?

- As partes metálicas que têm contato com o escudo são os parafusos de fixação e o cap do braço, nada mais. Será necessário blindá-lo também?


Se necessário, mando fotos do que eu já fiz.
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


paulera.gta
Aqui tem um bom tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=TpKnakYdZdQ

DenisPG
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou fazer mais que isso, vou finalmente refazer tudo, como tenho suspeita da qualidade dos potenciometros e chave de posição e não uso o single e não uso mais que Ponte e braço , encomendei da malagolli o sistema soldlles, assim não tem como eu errar kkkk é aproveito a tiro o Cap do meio que não uso e fico com a chave 3 posições E já aproveito a faço a blindagem , assisti 3 vídeos e não vi segredo.

A minha pergunta é a seguinte quando eu desmontar tudo , como identificar a posição correta do Cap por exemplo o da ponte tem uma linha de parafusos e uma linha de polos , existe alguma regra para isso, tipo parafusos do lado da Ponte ? E no braço parafusos do lado do braço ou ao contrário , algo a ver com lado Norte e Sul do captador ?
Desculpe se a pergunta é idiota , mas para mim é necessária .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


DenisPG
Em capts HB's é fácil de identificar: A parte com parafusos é voltada para o local (ponte ou braço). Em single-coils só é possivel se vc medir a saída, o da ponte é mais forte.
Abç

Nefelibata
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, saberia me dizer onde consigo comprar um nut de latão ou quem confeccionaria para vender?

Obrigado

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Em single-coils só é possivel se vc medir a saída, o da ponte é mais forte.

EM TEORIA todo single do meio tem de atrair braço e ponte, aproximando os polos um contra o outro... Já braço e ponte tem de se repelir.

Não é regra, mas os de larga escala funcionam assim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Bem lembrado...
Nefelibata
Luthiers fazem... Consulte um da sua cidade.
Aqui no FCC outro dia alguem postou um local (internet) que vende. Não me lembro onde...
Abçs

Nefelibata
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É que dois "luthiers" considerados bons aqui da cidade já me fizeram serviços péssimos, por mais de uma vez! Acho que é um certo azar. Agora um me fez um nut e o espaçamento das cordas ficou errado. Aí levei pra ele, ele refez, mas ficou muito alto, além disso ele fez o nut com 42mm de largura... estou desanimado de levar pra fazererem o mesmo serviço pela terceira vez.

ThiagoAmorim
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc acha que essa combinação vai ficar bem versátil na Epi LP Std Pro? Quero ir de um reggae ao um hard rock, nada pesado.

Ponte:
GFS Alnico Fat Pat Boutique Alnico V Humbucker saída de 14K (Ele nada mais é do que um PAF com maior saída)

Esse vídeo acima é uma comparação às cegas entre GFS Fat Pat, Gibson 57 Classic, Seymour Duncan 59.

Braço:
GFS "Vintage 59" Classic Alnico V Humbucker saída de 8.0-8.2K


kzumoable
Veterano
# mai/15
· votar


Bertola, quais interfaces de baixo custo no mercado hoje, tem bons conversores e são boas pra trabalhar ?

Alguns nomes que são acessíveis pra mim:

- M-Audio Fast Track
- M-Audio M-Track (ouvi falarem muito mal dela)
- Alesis IO2 Express
- M-Audio Fast Track Pro
- Line 6 UX1 e UX2
- Focusrite Scarlett solo ou 2i2 (menos provaveis, mais caras)
---------------------------------------------------------------------- --------------------

Tava procurando valvulados de custo um pouco menor, e achei o Vox Valvetronix VT20+ (uma 12ax7 só no power... então as modulações e controles ficam por conta de um transistor ?? isso não é um problema ?), um Epiphone Electar 30 (mais amigavel, duas 12ax7 no pre, e duas el84 no power, só que as el84, ja li que podem chegar até 17w de potencia como também ja li que podem chegar até 6w), e por final um Meteoro MGV30 (2 6l6 no power... ele é vendido como 30w, mas as 6l6 só tem potencia de 6,5w numa corrente de 300V. Como proceder ?)


Agradeço desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


ThiagoAmorim
Boa combinação...
kzumoable
Cara, eu não entendo nada dessas coisas aí.... Tem gente aqui no FCC muito mais sapiente dessas coisas que eu (que nada sei...).
Vox Valvetronix NÃO é valvulado...
Quanto aos outros... Não entendi o que vc quer...
O Epi Electar tem sim 30WRMS.
E o Meteoro também tem 30WRMS, tenho um amigo que tem um e é um bom amp (o modelo com falantes Celestion).
Abçs

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


kzumoable
(2 6l6 no power... ele é vendido como 30w, mas as 6l6 só tem potencia de 6,5w numa corrente de 300V. Como proceder ?)
as el84, ja li que podem chegar até 17w de potencia como também ja li que podem chegar até 6w

Cara isso é atrelado ao projeto do amp. Mas o máximo que se consegue extrair de uma 6L6 ou uma EL34 está acima disso MUITAS vezes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
Se entendi o que ele quis dizer; no projeto do Electar a voltagem de placa das EL84 está no limite da capacidade de voltagem de placa e isso acarreta um som mais distorcido (que aliás é característica desse amp). E as válvulas duram pouco.
No caso do MV30, as 6L6 dele trabalham com voltagem de placa abaixo da faixa, isso resulta num som mais limpo e maior durabilidade das mesmas.
Eu prefiro esse tipo de projeto...
Abç

Javé
Veterano
# mai/15
· votar


ola tenho uma ibanez rg 320 corpo em basswood e tampo Flamed Maple , nessa cor
http://vignette1.wikia.nocookie.net/ibanez/images/9/92/RG320FM_TG.jpg/ revision/latest?cb=20090207191432

o que gostaria de saber se tem como mudar a cor dela para essa do link logico deixando o desenho da madeira o mesmo mais com esse tom avermelhado no tampo e com o perfil de maple nas laterais
http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page15.php?year=2015&area_id=2&cat _id=1&series_id=5&data_id=172&color=CL01

trickfinger
Membro Novato
# mai/15
· votar


Bertola, to querendo pegar uma SX sst57, mas o atual dono fez uma cagada no headstock. Ele colocou massa de madeira pro head parecer com o formato da fender. Queria saber se dá pra tirar isso tranquilo, e se quando eu tirar, danificará mt o head.
Ai a foto do estrago: http://imageshack.com/a/img537/8040/K9ZFp2.png
Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Javé
Tem. Mas prepare o bolso....
Consulte o pessoal da Musikolor, que é uma empresa dedicada à esse míster.
trickfinger
Essa cara fez um serviço "porco".
Um profissional faria algo bem mais adequado...
Abçs

trickfinger
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sei que ele fez um uma 'cagada', mas queria saber se isso é de facil reparo, e se tirando iria danificar mt o headstock.

valeu!
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


trickfinger
mas queria saber se isso é de facil reparo
É.
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mai/15
· votar


Pessoal, busco uma informação, a Tagima Vulcan tem a madeira do braço plana como as Ibanez? Podendo assim deixar as cordas baixinhas sem trastejar...? Grato!

tijolao123
Membro
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tenho um Fender Hot Rod Deluxe 3 e estou com dois problemas.

Meu reverb as vezes funciona e as vezes fica "fraco", quase imperceptível..verifiquei os conectores send/return do mesmo e quando coloco o dedo em um dos plug's (acho que é o send) ouço um estrondo vindo do falante, pelo que entendi o sinal está passando normal pelo cabo mas o reverb insiste em ficar "fraco", logo quando reconecto os mesmos o reverb volta a trabalhar perfeitamente, ou não. Creio que o problema esteja no tanque de reverb, certo ?

O outro problema é uma vibração provinda de dentro do amp no qual o barulho incomoda quando toco uma corda/nota mais grave, ja apertei parafusos do chassis e continua o problema, é normal essa vibração que produz um barulho a ponto de incomodar no amp ?

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


lucas.motorbreath
Não importa o radiano do braço, há que regular em um bom luthier para se obter uma ação baixa e sem trastejamentos. Quanto mais alto o radiano, mais é possível baixar a ação, mas isso tem limites.
tijolao123
Cara, retire o conector do tanque de reverb e limpe-o com bombril e (um pouquinho) de WD-40, limpe também o conector do próprio tanque e aperte com um alicate (bem pouquinho) as abinhas do conector; retire o tanque e passe WD-40 nas molas. Espere um tempo para secar e re-instale tudo.
Quanto ao barulho, verifique de novo, aperte TODOS os parafusos, do chassis, do falante, etc. Se continuar, diminua o grave...
Abç

tijolao123
Membro
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Antes de mais nada obrigado pela ajuda; reverb funcionando em seu estado normal, apertei as abas do conector que estavam "frouchas" e limpei os conectores com bombril.

Quanto ao barulho provindo de uma vibração no amp, desmontei a parte traseira e apertei parafusos do falante e recoloquei a tampa e novamente apertei-os e mesmo assim o barulho estridente de vibração continuava, só então quando peguei uma toalha e segurei (com cuidado) as válvulas 6l6 de potencia e toquei a corda ré solta, pude constatar que o barulho estridente havia parado, nao há duvidas pra mim de que o barulho vem da vibração delas. Devo retirar elas e recolocá-las ?

abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


tijolao123
Exatamente.
Se os soquetes das válvulas possuirem "garras de fixação", aperte-as.
Verifique também se os soquetes são de plástico. Cabe aí uma troca por cerâmicos (de mui maior qualidade), mas isso deve ser feito por um técnico especializado.
Abç

tijolao123
Membro
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado mais uma vez pela ajuda e pela dica, vou verificar os soquetes.
Parabéns pela excelente colaboração e ajuda aqui no fórum, sucesso!

Valeu, Abç!

bisk8nes
Veterano
# mai/15
· votar


Boa tarde pessoal!

Tenho uma strato da Gianinni e conheço bem pouco da guitarra. Acredito que date de 2007, feita de marupá (mas tenho dúvidas se é basswood, não sei como posso conferir) que gosto bastante. Tenho considerado trocar os captadores dela (que são bem ruinzinhos) e a ponte, mas não sei se:

1) vale a pena
2) Se a ponte é "padrão". Porque sei que tem modelos de stratocaster que a espessura do corpo é diferente do normal e pode ocasionar problemas na troca da ponte

Qual é a opinião de vocês sobre isso? Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


bisk8nes
Em 1º lugar, postar fotos seria legal.
Em 2º lugar, "up-grades" em guitarras desse tipo (de baixo custo), só compensam se vc usar o bom-senso. Um jôgo de capts como esse "cai bem":
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1111-jogo_com_3_captad ores_traditional_vintage
Em 3º lugar, trocar a ponte de uma guitarra dessas é contraproducente. Bloqueie-a e usa-a como fixa.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji