【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
ThiagoAmorim
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: ThiagoAmorim
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como já tinha dito, tinha uma SX, comprei diversas peças para da um upgrade, mas percebi que iria investir muito numa guita barata. Peguei uma Epi LP STD PRO, a mesma já vem com tarraxas Grover com precisão de 14:1. Ontem chegou as tarraxas que eu tinha comprado há uns 2 meses, nem lembrava mais. São Gotoh sem trava mas com precisão 18:1, modelo SG301:
http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=sg301
Paguei R$ 155 pelo ebay.

Vale a pena tirar as Grover e por essas Gotoh?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


ThiagoAmorim
Depende... Se vc não tem uma guitarra melhor para colocá-las....
Abç

Filippo14
Veterano
# mai/15
· votar


O Jack da minha 335 desrosqueou e ele foi para dentro, tem alguma forma simples de pegar ele? nao consigo "pescando" ele, ele nao encaixa direto no cabo, a cabeca do cabo eh muito grande, nao entra direito no buraco.

abracao

fconde77
Veterano
# mai/15
· votar


Filippo14

1º OPÇÃO: Barbante

1 - Pelo burraco do jack passe um barbante até o "F Hole";
2 - Pesque o jack pelo " F Hole";
3 - Amarre um ao outro;
4 - Puxe o barbante pelo buraco do jack;

2º OPÇÃO: Arame
1 Pesque o jack pelo buraco.

Muito cuidado pra não riscar a guitarra, aconselho a protejer com fita crepe ou um pano.

MordecaiZ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Galera gostaria de saber o modelo dessa Ibanez do meu brother ou se ela é uma falsificação: Parece ser uma RG mas a série eu não sei. Também não entendo quase nada de Ibanez, meu forte é Fender. Ela não tem número de série, ele comprou usada com alguns defeitos. No headstock o logo da Ibanez parece ser uma película de plástico.

http://i57.tinypic.com/2gse33s.jpg
http://i61.tinypic.com/205rw9x.jpg
http://i61.tinypic.com/23w4adz.jpg
http://i61.tinypic.com/n5j5hf.jpg

fconde77
Veterano
# mai/15 · Editado por: fconde77
· votar


MordecaiZ

Não parece ser Ibanez não. Se for, no máximo é uma da série GIO!
Digo isso pq:
- A fixação do braço e o rebaixo na região pra mim são estranhas numa Ibanez.
- Apesar da foto não mostrar muito a tampa traseira das molas não segue o padrão das Ibanez;
- Não tem foto da lateral pra ver se tem jack, mas ele no Top e nunca vi em uma Ibanez
- O Acesso ao tensor

Eu apostaria que essa guitarra é um Golden

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


fconde77
"Bingo"
Golden das mais safadas com logotipo Ibanez falso....
Abç

Kevin Dorgas
Membro Novato
# mai/15
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-649839710-adaptador-bateria-9v- arduino-fonte-ligar-pilha-conector-_JM
Ola! Gostaria de saber se esse adaptador do link acima funciona em equipamentos tipo pedais ou o roland cube lite ou se causaria algum dano ao equipamento

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Kevin Dorgas
Não causa dano algum. Isso é apenas um conector...
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mai/15
· votar


Então Mauricio Luiz Bertola é que eu gosto de cordas bem baixas mas já levei em dois luthiers e nenhum conseguiu atender meu desejo, eles dizem que por ser uma strato a forma da madeiro do braço é oval e não dá para deixar muito baixo, no caso teria que ser como as ibanez que a madeira é plana e assim tem uma maior margem para abaixar as cordas... A minha é uma SX SST 57, eu preciso de uma guitarra com ponte flutuante para alguns shows mais pesados, e precisaria deixá-la com as cordas bem baixas... Alguma dica, algo não muito caro, até uns 1.5? Obrigado!

Snakepit
Veterano
# mai/15
· votar


lucas.motorbreath
Se vc não consegue tocar alguma coisa pois as cordas estão muito altas, mesmo depois de levar em 2 luthiers....

o problema não é a altura das cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


lucas.motorbreath
Sinceramente eu também concordo com o Snakepit...
De qualquer forma, uma das menos problemáticas com ponte tipo FR barata é essa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658242713-guitarra-cort-x6-top- floyd-rose-loja-p-r-o-m-o-c-o-_JM

Abç

EddieVanHalen
Veterano
# mai/15
· votar


Bertola

Bom dia, muito tempo que não venho aqui, ando meio parado mas estou voltando agora.

Queria um conselho seu, estou querendo comprar um fone de ouvido pra ficar em casa estudando, conectar ele na pedaleira e se possível gravar algo em casa mesmo.

Tu já utilizou algum fone? Ouvi falar muito desse AKG 414, mas não encontro mais referencia no site, eles não fabricam mais creio. O que você acha? Algum outra indicação?

Forte abraço!

EddieVanHalen
Veterano
# mai/15
· votar


Bertola

Bom dia, muito tempo que não venho aqui, ando meio parado mas estou voltando agora.

Queria um conselho seu, estou querendo comprar um fone de ouvido pra ficar em casa estudando, conectar ele na pedaleira e se possível gravar algo em casa mesmo.

Tu já utilizou algum fone? Ouvi falar muito desse AKG 414, mas não encontro mais referencia no site, eles não fabricam mais creio. O que você acha? Algum outra indicação?

Forte abraço!

Javé
Veterano
# mai/15
· votar


Uma duvida consegui um pedaço de cedro rosa e quero montar uma tele com ele o pedaço mede 30 x 115 x 2 " queria fazer o corpo em cedro com tampo em pinheiro araucária , como seria a melhor maneira de eu aproveitar esse pedaço para montar o corpo

Kevin Dorgas
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


EddieVanHalen
Cara, não sei...
Uso um fone (que é até legal!) xing-ling, das TMI (Tabajara Music Incorporation)...
Javé
Especifique melhor as medidas...
Abçs

Hilcky
Membro Novato
# mai/15
· votar


EddieVanHalen
Comprei ele, chegou semana passada, fiquei com receio pq vi em muitos lugares falando sobre a alta quantidade de falsificados, mas tenho 99% de certeza que é original, pelo menos pela descrição dos falsificados, além da qualidade sem comparação com os fones de mesmo preço, comprei ele na megasom, me enviaram super bem embalado.
Sobre o fone em si, qualidade sonora não deixa a desejar, o encaixe no ouvido é confortável mas poderia ser maior, como a proposta do fone é ser bem portátil (eu não reparei nisso) sem perder qualidade acho que atende tranquilamente, outra coisa que achei incômoda é o head (eu não sei o nome, o "arco" que liga os dois falantes) que tende a voltar para o lugar/encolher, e não tem trava, mas não é de todo ruim.

Javé
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio
30 cm de largura x 1,50 mts de comprimento bitola creio que seja 2"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Javé
Espessura de 2 polegadas?
Se for é 50.08 mm..
Vc terá que ampliar, (colando partes) a largura (pois 30cm é pouco) e depois passar no desengrosso para dar 44/45mm de espessura.
O comprimento de um corpo de tele é algo em torno de 50cm (com folga para o corte na serra de fita).
Não precisa por tampo nenhum pois a madeira já é espessa o suficiente.
Tem madeira à beça ai...
Abç

Javé
Veterano
# mai/15
· votar


sera que fica melhor fazer em duas partes iguais ou colar para baixo de onde o braço vai parafusado quase rente com o braço

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá Bertola. Sou novo por aqui. Já dei uma boa olhada em diversos tópicos mas não achei nada que me desse certeza de algumas coisas. Recebi também vários "conselhos" para entrar em contato contigo, principalmente por estar "embutindo" um mini Fuzz Bertola na guitarra que estou fazendo, rs... Bem, lá vai. Estou construindo minha 2ª guitarra e há dúvidas na parte de captação. O esquema é HSS com a seguinte configuração: posição 1=humbucker / 2=uma bobina do humbucker - coil split+single meio / 3=single meio / 4=singles meio e braço / 5=single braço. Achei um esquema por aí na internet e fiz algumas "adaptações" (estou incluindo este esquema mais abaixo). Este mesmo esquema "sugere" uma chave seletora de 5 posições "comum" ou "padrão fender"... Mas há outros esquemas sugerindo uma megaswitch modelo S da Schaller (inclusive há esquemas de ligações - HSS3- no próprio site da schaller). Já andei vendo por aí também que as cores dos fios pode mudar dependendo do fabricante.
Por favor, você pode me ajudar, principalmente em relação a esta chave, pois pretendo fazer o split do humbucker como sugerido no esquema, isto é, direto na chave? Não queria colocar mais controles (outra chave ou push-pull, p. ex) . Desde já agradeço, e muito, qualquer ajuda.
Outro detalhe, é que o humbucker, quando selecionado, está com a distorção nele direto; portanto a distorção deve funcionar APENAS quando for selecionada a posição 1.
[url=[img]http://img.overpic.net/thumbs/i/d/c/xidculffubvhmboz9ide_s.png[/i mg]]null[/url]

Novris
Veterano
# mai/15 · Editado por: Novris
· votar


Bertola, boa noite!

Ganhei um kit de captadores EMG ZW (81/85), desses sem solda, pra instalar na minha flying v (jackson rrxt - que veio com duncan design) e na hora de ligar o jack vi que o fio que veio no kit pra isso e muito pequeno, como dá pra ver na imagem abaixo. Existe alguma maneira de "crescer" esse conector? Ou algum outro que de pra usar no lugar dele?

Muito obrigado

Foto

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Javé
Tanto faz... Uma vez colado, não descola mais...
Velhinho-RJ
Cara, em 1° lugar um questionamento: Porque um esquema tão complexo e sujeito a danos? Porque instalar um circuito de distorção na guitarra se isso é uma fonte permanente de problemas e ruídos?
Quanto mais coisas vc coloca, mais coisas vão quebrar... E digo isso por experiência de 25 anos em luthiería...
Vamos lá: Em matéria de confiabilidade e facilidade de ligação, o esquema com a chave Megaswitch é melhor, pois vc pode fazer essas ligações que vc quer sem muito esforço; até porque, com a chave de 5 posições, é impossível "splitar" um capt só com ela (sua função não é essa), tería forçosamente que usar uma mini-chave. Mesmo assim, não sei se seria possível acionar a distorção apenas na posição 1 (mas sim em todas as posições).
Quanto à cores, sim, elas mudam, e vc mesmo terá que testar captador à captador (os de 4 fios) com um multímetro para saber, ou consultar os sites dos fabricantes.
Novris
Corte e faça uma emenda com solda e isole com fita isolante. Não tem outro jeito não...
Abçs

Novris
Veterano
# mai/15
· votar


Bertola

Existe algum fio especifico pra isso?

Aproveitando, existe algum fio especifico pra fazer as ligações de chave, essas coisas?

Muito obrigado.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, uma dúvida: tenho um violão Tanglewood que aparentemente está fazendo aquela "barriga" no tampo. Não houve troca de cordas / aumento de tensão que justificasse. Isso é normal? Aparentemente a ação das cordas próxima ao 12o. traste aumentou também, em função dessa elevação no tampo. Para um luthier o procedimento de concerto (corrigir isso e fazer algum reforço que evite uma nova barriga, e diminuir a ação) é considerado simples?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Novris
Fio comum de ligação de captadores. Use o bom-senso e uma amostra... Kkkk...
marcelosz
DEpende.
Tem duas formas de corrigir. Uma é usando um cordal, outra é desempenando o tampo com peso e ar quente...
Abçs

Javé
Veterano
# mai/15
· votar


e para fazer o gabarito para cortar a madeira é melhor mandar imprimir numa gráfica ou tem como fazer em impressora comum HP ,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Javé
Não precisa de gabarito não cara, é no risco e na serra-de-fita....
Nunca usei gabarito nenhum...
Abç

Javé
Veterano
# mai/15 · Editado por: Javé
· votar


problema é a gente fazer os riscos, corta pra mim e o de menos , mais como passa para madeira o formato da guitarra no meu pensamento o mais facil seria ter um molde , dai riscava e cortava

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji