【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
bcml
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Te mandei o email Mauricio.

E consegui acertar o conector da guitarra, só soltou mesmo.

[]s!

TonyBrux
Veterano
# jan/14
· votar


Prezados,

É possível reaproveitar o braço de uma guita de 24 trastes (era floyd) em um corpo Strato simples, com ponte simples?

Tenho uma Tagima T6 mas o corpo foi pro limbo, aí queria reaproveitar o hardware, tarraxas e braço e comprar um corpo strato e uma ponte comum.

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


mestre, quanto ao ligar um amp do Line Out no input de outro amp, eu teria que equalizar os 2 correto? ou a eq do amp "mestre" cortaria e ficaria só a eq do amp "escravo"?
Abç

Chapulin
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Prometo que é a última pergunta sobre cases. hahah
Surgiu a oportunidade de pegar um de plástico ABS também. ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537134580-estojo-hard-case-p-gu itarra-modelo-gibson-les-paul-em-abs-_JM)
Seria melhor aquele de madeira ou um de plástico ABS?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


TonyBrux
Não.
Eliseu_Augusto
Equalizar os dois...
Chapulin
O anterior...
Abçs

TonyBrux
Veterano
# jan/14 · Editado por: TonyBrux
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, me responda algo na minha infinita ignorância, a 12ª casa deve estar exatamente no meio entre a pestana e a ponte. Desta forma teoricamente não seria possível utilizar o braço com uma ponte fixa? Seria uma ponte dessa: Ponte

Aí daria pra regular as oitavas... E o corpo não teria o buraco da ponte, apenas dos captadores... Ficaria parecida com essa Guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


TonyBrux
Cara, se vc instalar um braço de 24 casas em um copo que foi projetado para 21, o que vai acontecer é que o local da ponte tería que ir mais para trás, inviabilizando a instalação, qualquer que seja a ponte que vc use.
Essa Ibanez que vc postou foi projetada para 24 trastes, por conseguinte, ao instalar o braço na trócula, a posição estará correta.
É por isso que é IMPOSSIVEL instalar um braço de 24 trastes em um corpo que foi projetado (e "usinado") para 21/22...
Abç

TonyBrux
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado Mestre!!

Nesse caso é só procurar um braço projetado para 24 trastes...

Quadrado
Veterano
# jan/14
· votar


Mestre Bertola

Minha guitarra (epiphone les paul, 5 anos de uso) deu problema no traste da 15º casa da sexta corda que , provavelmente por desgaste, ficou mais baixo do que o da 16º.

Tem algo que um leigo como eu possa fazer para resolver (dar umas pancadas no 16 traste) ou só luthier mesmo?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


TonyBrux
Nesse caso é só procurar um corpo projetado para 24 trastes...
Quadrado
Essa guitarra precisará de um nivelamento de trastes. Isso é serviço para seu luthier...
Abçs

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cá estou eu novamente.é o seguinte:lembra que eu falei da Vox 10?mas como eu vou comprar uma guitarra semi acústica o ideal seria um falante de 12 pol.,certo?achei um ampli da Frahm MF(700)com um falante de 12 pol...

os 2 saem pelo mesmo preço(300)qual seria melhor?(para ensaios e pequenas apresentações)

muito obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


bob973
Frahm MF(700)
Isso é multi-uso cara. FUJA!
E como te falei acima, compre o Pathfinder 15R...
Abç

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado.E como te falei acima, compre o Pathfinder 15R...

é o que eu vou fazer.abraço

Azian
Veterano
# jan/14 · Editado por: Azian
· votar


Caro Mauricio Luiz Bertola ! beleza aí?!

É o seguinte, to com uma dúvida que sei que é simples pra muita gente, mas pra mim ta embolada (talvez por causa dos nomes pra isso)
Queria saber se numa strato (H ponte -S- S) fazendo o sistema do Split Coil [[de dividir o humbucker, as bobinas de forma que trabalhem em forma de ''single'' e não deixando de ser humbucker tb, e os single do meio e braço tranquilos, sem mexer,.. acho que é o Split Coil daí que se chama(?), me corrige se não é esse o nome]] e ai então dos prós e contras, [[toco desde um som mais de levada blues, e de vez em quando algo com mais ganho com fuzz por exemplo, algo com mais encorpado, penso nesse sistema como uma forma mais versátil te ter as sonoridades que toco e busco]]

1- perde muito mesmo a característica do som classico s-s-s ? Se sim, é algo por exemplo que fique difícil timbrar alla Hendrix e cia (do exemplo melhor que me vem melhor agora) na posição meio e ponte..
2- torna a guitarra mais "versátil" mesmo? Tipo de quando quiser a posição 2 do humbucker cheio, normal sem estar em ''split''+ a posição do *meio + fuzz carregado, nesse caso de obter um som mais encorpado mesmo?
3- continua nas 5 posições, certo? ou nao?
4- tem alguma coisa a mais que eu deva de saber dos prós/contras desse sistema,? tipo de som magro, ganho ou perda de harmônicos, médios, timbre, essas coisas,..

É isso ae, Já olhei a busca, olhei os diagramas, youtube, e continua um pouco embolado isso pra mim e gostaria de saber a sua opinião/ponto de vista sobre isso.

Obrigado.

ReegiJR
Membro Novato
# jan/14
· votar


Tava pensando em comprar uma guitarra de ate 1600 reais pra tocar Viking metal, Folk metal, Industrial metal e encontrei essa daqui:
Ibanez XP 300 FX
Me apaixonei pela guitarra, tava quase comprando, porem não achei nenhum review em português ou alguém que tenha ela pra me dar uma opinião...
A construção dessa guita é boa?
Pela madeira dela valeria a pena uns upgrades no futuro?
Seria um bom investimento pra uma guitarra de nível médio?
E nessa faixa de preço que eu tenho (1,600~1,700) teria alguma outra guitarra que você me recomenda por valer mais a pena que essa?

Obrigado pela atenção! ^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Azian
1) Não, mas atente para o fato de que um Hb "splitado" não é exatamente um "single-coil".
2) Cara, esse negócio de "versátil" é bobagem. Quem tem que ser versátil é o músico. Agora, que vc tem mais opções, tem... Principalmente se combinar com uma chave de 7 posições (2 a mais).
3) 5 ou 7, se acrescentar a chave acima citada.
4) Não. Apenas os capts tem que ser bons.
ReegiJR
Não conheço essa guitarra... Me parece razoável...
Mas o que interessa é como vc toca, como "esculpe" o seu som em um bom amp e tocando bem. Guitarra é só um instrumento. Se é boa ou razoável, isso basta.
Abçs

Azian
Veterano
# jan/14 · Editado por: Azian
· votar


Mauricio Luiz Bertola Mestre!

Cara, muito obrigado! Direto no ponto! Saquei qual é a do lance! Valeu mesmo! Abç!!!

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


mestre, se no lugar de um humbucker eu colocar 2 little humbuckers diferentes, haverá um conflito de caracteristicas de cada pickup ou os dois trabalharão normalmente?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Eliseu_Augusto
Não entendi a pergunta.
Se vc tem uma strato e quer colocar Mini-HB's (1, 2 ou 3), não há nada que impeça...
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Principalmente se combinar com uma chave de 7 posições
Agora fiquei curioso: existe chave de 7 posições?
Pergunto porque já pesquisei muito e só achei chaves rotativas ou adicionando um mini-switch.

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


é porque vi essa Ibanez com 2 mini hb's e achei "incomum". mas a saida é aumenta por ser 2 hb's ou agem como se fosse 1 hb só?
segue a imagem da Ibanez:
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1457665_1817415 68691910_1270064149_n.jpg

abç

MR__Bruno
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, eu tenho 17 anos, e me interesso muito pela profissão de Luthier, você acha que hoje em dia eu consigo ter como minha unica profissão, ser um Luthier ? Ou precisaria de mais alguma outra, para conseguir "Levar minha vida ?" kkk Porque eu pretendo fazer faculdade de Gastronomia, mas me interesso demais pela Luthieria, acho muito interessante essa profissão e gosto demais dela. Gostaria de saber como que funciona também, por exemplo, para um Luthier conseguir suas madeiras, como ele faz.. Como que é o processo, existe uma burocracia muito grande para isso ? Pode parecer uma pergunta até chata, mas eu sempre tive essas dúvidas e não tinha ninguém para perguntar. O que poder responder eu ficarei muito grato. Obrigado.

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
As Epiphones podem ser consideradas segunda melhor guitarra depois da Gibson(Les Paul Standard)?

EddieVanHalen
Veterano
# jan/14
· votar


Bertola

Bertola, você considera as Squeir Classic Vibe ou Vintage Modified superior, em termos sonoros e material, a Fender Standard Stratocaster, a serie mais barata da Fender de Stratos?

Obrigado

Hueahue
Membro Novato
# jan/14
· votar


Qual a diferença entre a Tele Fender Americana e a Mexicana? :S
Obrigado desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Eliseu_Augusto
Isso é apenas uma configuração como outra qualquer e está ligado ou em série ou (quase que certamente), em paralelo.
MR__Bruno
Esta pergunta não pode ser respondida aqui. Nem é tão simples de responder.
Aliás, eu já a respondi em vários tópicos do FCC. Basta vc procurar
bob973
Não.
EddieVanHalen
Não... Nem isso é lá muito importante...
Hueahue
Acabamento e controle de qualidade, não muito mais que isso...
Abçs

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado.reformulando a pergunta:qual marca depois da Gibson é melhor se tratando de Les Paul´s,Semi Acústicas e SG´s?

obrigado pela atenção

2LOBOS
Veterano
# jan/14 · Editado por: 2LOBOS
· votar


Olá tudo beleza!!!

Seguinte fui na casa do meu cunhando fim de semana passado para ajudá-lo dar uma geral no quarto de bagunças dele aí vi um cabeçote Ciclotron PRH 420 e perguntei se tava funcionando

Falou que achava que tava e perguntou se eu o queria porque ele nem usava mais e ia acabar dando pra quem o visse la e pedisse.

Fizemos testes nele la com umas caixas que ele tem e ta tudo beleza hehehe

Então peguei o negocio cheio de poeira e dei uma geral, limpei e passei um hidratante próprio pra ficar com uma aparência melhor.

Então queria saber de vocês o que acham desse cabeçote o Ciclotron PRH 420 e caso conheçam vale a pena eu comprar alto falantes e fazer uma caixa pra ele ou é melhor eu vender e compra uma caixa ativa multi-uso.

Eu ia usá-lo pra fazer um sonzinho com notebook, mp3 player ou violão nos churrascos com a turma e levar pro sítio de vez em quando.

Desde já agradeço a atenção

Ramsay
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola me tira uma dúvida:
A medida da altura das cordas de uma guitarra é tomada no 12º traste, certo?
Mas, isso é válido para guitarras com braços de 24 trastes, 22 trastes ou para ambas?

Se for diferente, além do 12º qual seria o n.º do traste correto para a outra escala?
Te agradeço de antemão.
Abçs.

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar


Eliseu_Augusto
é porque vi essa Ibanez com 2 mini hb's e achei "incomum". mas a saida é aumenta por ser 2 hb's ou agem como se fosse 1 hb só?
Dá uma olhada nisso: Ibanez PGM modificada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji