【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Chapulin
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os dois últimos são "classicos" para LP's
Ahh ok. Você saberia me dizer se o material desse último ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534323492-estojo-case-luxo-pgui tarra-formato-les-paul-_JM ) é bom? O vendedor disse que a madeira é leve. Isso é um bom sinal? Acabamento em couro sintentico (não rasgando com facilidade está bom), e ferragens niqueladas. Está num preço razoável R$300

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


qual a diferença das cordas com revestimente de nickel para as "tradicionais" de aço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Thejapamuri
Claro que pode...
Chapulin
Sim, é um bom "case". Um amigo meu tem um igual (ou parecido).
Eliseu_Augusto
Nenhuma... A resposta sonora é diferente.
Abçs

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


e quais são as diferenças sonoras?
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Eliseu_Augusto
As de aço inox tem um timbre mais agudo e "aberto"
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar


Uma dúvida: que captadores seriam mais ou menos equivalente à dupla consagrada JB e '59 da Seymour Duncan? Custom HB e Custom HB Hot da Malagoli?

bcml
Membro Novato
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mauricio, eu te mandei um email no hotmail, mas não sei se é o que voce usa. Eu comprei uma guitarra e quero levar pra dar uma geral nela, deve estar pra chegar já.

Como eu posso entrar em contato com voce?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


João Pedro Strabelli
PAF Plus braço e Custom 59 ponte.
Veja em: www.captadores.com.br
bcml
mlbertola@hotmail.com
Abçs

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14
· votar


mestre, eu tenho um Nitrous Drive da Meteoro aqui de 30w. só que ele é pequeno pra levar pra sair, mas eu gosto do som que eu tiro nele, mas vamos a duvida: ele tem uma saida atrás 'Speaker', isso quer dizer que eu posso ligar ele somente numa caixa passiva ou posso liga-lo no input de um amp de maior porte caso não haja uma caixa passiva? pq eu vejo cada caixa ruim quando saio pra tocar..e enquanto não compro meu amp novo eu queria saber se rola de liga-lo em outro amp!
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Mauricio Luiz Bertola
PAF Plus braço e Custom 59 ponte.
Pesquisei no site e fiquei com dúvidas em uma coisa, o Custom 59 tem 280mV de saída e o PAF Plus, 300mV. O captador do braço, neste caso, não seria mais forte que o da ponte?
Outra: entre estes dois e uma dupla com o Custom HB Hot (ponte) e o Custom HB (braço), os mesmos que citei na postagem anterior, qual você indicaria?
Mais uma vez, obrigado pela atenção e pelo tempo gasto aqui.
Valeu mesmo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Eliseu_Augusto
Essa saída é EXCLUSIVAMENTE para caixa externa.
Para ligá-lo em outro amp vc tem que usar a saída "line out"
pq eu vejo cada caixa ruim quando saio pra tocar
Vc deve estar tocando em muquifos então... Porque pior que meteoro, só Multi-usos (verdadeiros ou disfarçados...).
João Pedro Strabelli
O de maior saída, em RESISTÊNCIA fica na ponte.
Depende de quanto vc quer (ou pode) gastar....
Abçs

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Um amplificador Vox Pacthfinder 10, auto falante de 8 polegadas,serve para ensaios e pequenas apresentações?

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Depende de quanto vc quer (ou pode) gastar....
Na verdade ainda não posso, mas estou tentando me prometer a me dar de presente algo que preste antes de completar meio século e apareceu uma pequena oportunidade de fazer alguns eventos. Não sei se vai dar certo, mas se rolar, quero gastar o dinheiro para melhorar o equipamento. Até umas 500 dilmas esta é a melhor opção?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


bob973
Acho melhor vc comprar o Vox Pathfinder 15R... Até porque ele tem uma saída "speaker out" no qual vc poderá ligar uma caixa externa com falante de 12 pol o que tornaría o amp muito versátil...
João Pedro Strabelli
Sim, é uma boa opção.
Qual é a sua guitarra mesmo?
Abç

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu.outra dúvida:acho que vou comprar uma semi acústica.ouvi falar que para o som sair bom o falante precisa ser de 12 polegadas.é verdade?

Eliseu_Augusto
Veterano
# jan/14 · Editado por: Eliseu_Augusto
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas é por ai mesmo! quando não é Meteoro também é caixa da Yamaha(nem sabia que a yamaha fabricava amps) ou caixas multiuso e ate mesmo caixas com falantes ruins, como ja aconteceu! por isso quero um amp novo. mas ai eu ligo no input do outro amp?

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual é a sua guitarra mesmo?
Atualmente é uma Tagima das primeiras que foram feitas. Não lembro direito o modelo, mas é aquele modelo Strato com o headstock igual o da Fender. Tem 10 anos ou mais.
Até tinha vontade de trocar ela por um modelo Les Paul, mas minhas obrigações familiares não estão concordando com isso. Então, decidi que se for gastar dinheiro, quero um par de HB nela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


bob973
Sim e não... Um alto-falante de 12pol "entrega" todas as frequencias necessárias para um bom som de guitarra. O que não quer dizer que, com um amp e falante de qualidade, de 10 ou 8 pol., e, dependendo do uso que se vai dar, não se possa fazer um bom som. Outrossim, prefira sempre o de 12pol.
Eliseu_Augusto
Sim.
Vc tem que ter um cabo (de guitarra mesmo), que ligará na saída "line out" do seu amp e vai ligar na entrada do outro amp. Atenção ou ganho de entrada do amp "escravo". Há que regular com cuidado para não "clipar" o mesmo - o volume de ambos tem que ser bem regulado e, geralmente, o amp "escravo" tem que ficar com volume um pouco maior que o "mestre".
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


João Pedro Strabelli
Para instalar 2 Hb's nessa guitarra vc terá que usar potenciômetros de 500K.
O ideal seria compra um escudo para 2 Hb's e refazer a parte elétrica com uma chave de 3 posições e 2 pots de 500K (volume e tone master).
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A parte da fiação está praticamente pronta e o escudo, se não achar o que quero, já tenho uma opção.
O que não quero é dar bobeira, já que nos últimos 6 meses arrumei o dinheiro três vezes, parei pra pesquisar e ele foi embora. Quero ter uma ideia formada pra, se surgir a oportunidade, comprar na hora. Tô achando que eu mereço.
Mais uma vez, Bertola, muito obrigado pela sua paciência e ajuda.
Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


João Pedro Strabelli
Mais uma vez, Bertola, muito obrigado pela sua paciência e ajuda.
É um prazer para mim...
Cara, siga as dicas que lhe dei. Vá comprando o material e as peças aos poucos, junte tudo e depois entregue nas mãos de seu luthier.
Vai dar tudo certo!
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É um prazer para mim...
Fico em dúvida se a música é um dom ou um presente que a gente ganha. Uns meses atrás fui ajudar um irmão meu e um amigo numa quermesse de igreja na cidadezinha em que eu vivi. Não ficava muito longe de um programa de índio, já que ia ser sem ensaio e quase um bate-e-volta (e por uma questão de princípios, eu não cobro em eventos beneficentes). O resultado é que a semana ficou tão melhor depois disso.
O outro resultado é que, devido àquele encontro, estou ajudando um outro amigo que foi convidado a dar aulas de violão, mas se sentia inseguro. Estou passando o que posso da minha experiência para ele.
Concordo inteiramente com essa: realmente é um prazer.
Abraços

bcml
Membro Novato
# jan/14
· votar


bcml
mlbertola@hotmail.com
Abçs


Foi nesse que eu te mandei Mauricio, não chegou lá não? Devo ter enviado domingo agora. Se não chegou eu te envio outro.

A guitarra chegou hoje, aparentemente ta tudo ok.

[]'s

bcml
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: bcml
· votar


Foi só falar, bati com a coxa no cabo da guitarra e o conector dela soltou lá dentro.

Mas o som continuou, se for só prender a porca é tranquilo, só vou ter que abrir ela.

Hueahue
Membro Novato
# jan/14
· votar


Oi, tenho duas dúvidas, comprei um Peavey Vypyr 75 porém quando vou colocar a distorção nele o som fica muito 'carregado', isso é normal? Porque fica mesmo beeeem fechado o som.
E a outra é: estava regulando as oitavas da minha guitarra, e o mizão não afina de modo algum, a mola do carrinho ta apertada no ultimo e mesmo assim a casa 12 fica desafinada, o que fazer?
Abraços!

guizimm
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, eu tenho duas perguntas
Eu troquei os captadores da minha fender american deluxe stratocaster, que eram os noiseless n3, e tinham uma espécie de push pull eu acho, vc apertava um botão e o circuito dos captadores muda, ou algo assim, por um jogo se texas special, e o botão de mudar o circuito continua lá, mas o luthier falou pro meu pai que o esquema mudou(eu não fui junto buscar a guitarra).
Vc tem alguma ideia de como funciona agora, com essas informações, e se o funcionamento dos texas special muda de alguma forma?

A outra é se tem problema a guitarra passar por mudanças de temperatura frequentemente, porque a salinha que ela fica, é muito quente e abafada, e eu ligo o ar condicionado pra tocar lá, aí toda vez eu pego a guitarra, que até fica um pouco quente, e faço ela passar para o ar gelado, e não sei se isso prejudica alguma coisa.

Desde já obrigado por tentar entender minhas dúvidas, rsrs

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado.e o falante do Vox que eu mostrei antes é considerado "bom"?provavelmente será nele que eu usarei a semi acústica...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Hueahue
Vc usa pedal ou a distorção do amp? Se for esse 2° caso, esqueça. Compre um pedal. Se vc tem um bom pedal de distorção, a regulagem de tonalidade e de distorção serve pra isso. Pesquise-as.
No caso da corda, se o encordoamento é velho, troque-o e refaça a regulagem. Se não for, leve o carrinho todo adiante e vá refazendo com o afinador eletrônico.
guizimm
Cara, eu não entendi nada do que vc falou. Se, existe algum tipo de circuito de ligação alternativa dos captadores noiseless, se há mudanças no caso dos Texas Specials, só analisando o circuito em sí.
Sim, mudanças bruscas de temperatura não são boa coisa não...
bob973
Cara, o Vox Pathfinder 15R tem falante de 8 pol. Esse falante dele é ruim? Não, mas é um de 8 pol.... Que é limitado em se tratando de SPL e resposta tonal.
Abçs

bob973
Membro
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entendi.muito obrigado,mesmo.abraço

guizimm
Veterano
# jan/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu cara, acho que eu vou começar a deixar a guitarra no meu quarto mesmo, a temperatura é mais amena
e negócio dos caps eu vo ver com o luthier mesmo
brigadão ae

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji