【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


Felippe Rosa
Não melhora nada, exceto a limpeza mesmo.
Apenas lubrifique-as. Nada mais.
Abç

We Love Jam
Membro
# abr/13
· votar


Também preciso de ajuda: minha guitarra é uma Samick Les Paul modelo Artistic Séries. Tenho ela há 17 anos. Coloquei captadores Saymour Duncan e estou feliz mas queria melhorar ainda mais, uso ela ligada num marshall valvestate 100 e fico horas e horas tirando frases do Slash. Algumas notas não saem legais pois estão tracejando, o que devo fazer ? Outra coisa é que gostaria de saber é se a altura dos caps influencia tanto no timbre ? e também gostaria de saber onde eu poderia investir mais na guitarra...jack, essas coisas ?

123nove
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, não sei como conseguir teu email. Pode me auxiliar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


We Love Jam
Vc tem uma guitarra razoável com capts muito bons; ademais, tens um amp bom (não disse se usa pedais). Não há muito o que fazer não.
Quanto aos trastejamentos, só uma visita a um bom luthier resolverá.
123nove
Me mande uma msg.
Abçs

clguitar
Membro
# abr/13
· votar


Caro Bertola,
Estou reacabando uma guitarra japonesa antiga que eu tenho (aparentemente, marca Oakland, mas o decalque da marca já sumiu há bastante tempo, hehehehe!). A escala é em maple e eu estou pensando em acabá-la sem verniz, só com óleo de linhaça. É esse o tipo de acabamento da guitarra do EVH? Tem muita desvantagem um acabamento mais "ao natural" assim, só com óleo?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


clguitar
Não há vantagens ou desvantagens, exceto que suja mais fácil.
Abç

Abixibarraba
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como saber se a guitarra esta precisando de um troca de trastes?!
Tenho uma guitarra com braço todo em maple sem nenhum tipo de pintura e acabamento, e eu uso óleo de cedro para limpa-lo e ele ta ficando bonito, tipo esta meio que "escurecendo", e estou fazendo isso de proposito, mas a pergunta é, pode causar algum tipo de dano?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


Abixibarraba
Como saber se a guitarra esta precisando de um troca de trastes?!
Quando apresentam buracos e amassados, ou já fizeram-se várias retíficas.
pode causar algum tipo de dano?
Não... Só suja...
Abç

polonês
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ficar mudando a afinação da guitarra constantemente (2x por semana) em meio tom, pode prejudicar a guitarra? Ou depende de sua qualidade?
Eu possuo uma Shelter Nashiville 300 e uso ela a maior parte das vezes meio tom abaixo.

Abraços!

solid snak
Veterano
# abr/13
· votar


boa noite bertola!sou novo aqui no forum..mais e o seguinte!
estou montando uma strato paracida com a blackstrat do gilmour,gostaria de sabe se vc conhece os caps Custom D.G. da malagoli?e se sao parecidos com os originais mesmo ou fica a desejar?e q me pareceu um otimo custo beneficio.

dalpont
Membro
# abr/13
· votar


Boa noite,
Mauricio Luiz Bertola,
Estou pensando em comprar a guitarra SX estilo ST Tradicional corpo em ash (http://www.habro.com.br/sx/prod_det.asp?str_ID=575).

Você pode dar sua opnião sobre ela?
Gostaria também de uma sugestão para quais captadores poderiam ser colocados nela, para um som blues (SRV) e se vale a pena para esta guitarra.
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


polonês
Sim, pode, em alguns casos e dadas certas condições empenar o braço, mas, meio-tom é pouco pra isso.
solid snak
O custo-benefício é muito bom.
dalpont
É uma guitarra com boa construção (existem muitos "reviews" dela aqui no fcc).
Recomendo os Sound/Malagoli AlNiCo Blues.
Abçs

Slash_1989
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tenho um violão com cordas 0.11, queria mudar pra 0.12. Eu sei fazer apenas os ajustes de tensor, será que iria precisar de ajustes mais finos como altura das cordas, etc?

OldBlues
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oque você acha dos polidores GLARE?Conhece?

vlw...

thalles100
Veterano
# abr/13
· votar


Bom, já é o meu segundo violão. O primeiro era um baratinho, e eu aproveitei pra comprar um outro melhor. Mas aconteceu uma coisa que me deixou muito puto. Nas duas e primeiras vezes que fui trocar as cordas em cada violão, aconteceu do cavalete estourar. Eu não sou nenhum cavalo ou debiloide pra apertar a parada extremamente, e rebentar. Entao eu nao sei oq houve, eu coloquei as cordas, e apertei o suficiente para ficarem parecidas com o que é qdo a gente toca. Mas nao fui preciso o suficiente obviamente, ia afinar dps. Eu dei azar ou estou fazendo alguma merda? Putz, to la com 2 violoes e os 2 com caveletes estourados, ah nemm! Me ajudem ai please!

Caike_bend
Veterano
# abr/13
· votar


Bertola, comecei um projeto com uma amiga luthier, iremos fazer uma telecaster, eis o projeto

http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/561209_363716673748061_8 17426284_n.jpg

O que você fala sobre as madeiras etc?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


Slash_1989
Em princípio, não.
OldBlues
Não, não conheço.
thalles100
Vc está aertando demais as cordas. Para afinar, use um afinador eletrônico com microfone embutido.
Caike_bend
Aqui não abre esse tipo de site.
Abçs

l.m.g
Veterano
# abr/13
· votar


Bertola, tenho uma dúvida aqui... minha guitarra está com o tensor regulado, com ação boa nas casas iniciais e tal, mas a ação das cordas ainda é muito alta nas ultimas casas, mesmo ajustando a ponte (tune-o-matic) para o mais baixo possível, o que me dificulta um pouco fazer solos mais rápidos.
Andei olhando outras guitarras parecidas com a minha e o braço delas sempre é mais alto do que a minha na junção do corpo/braço.
A pergunta: Um calço na trócula resolveria meu problema? Se sim, que material poderia usar?
Abraço!

Caike_bend
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sorry!

O corpo vai ser em marupá, DUAS peças.
O braço em marfim e escala em pequiá.
Os captadores serão malagoli p90, os controles serão: Volume, tone e chave com 3 posições. Tarraxas/pontes serão Wilkinson (Condor é muito inferior?)
Acabamento Tung Oil e os trastes StewMac 150 (jumbo..

Acha que ta bom? Vai ser uma teleca!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


l.m.g
Calço só pode ser aplicado em guitarras de braço aparafusado.
Corte um pedaço de caixa de fósforo de folha de madeira e cole esse pedaço no fundo da cavidade da trócula e reaparafuse o braço.
Abç

l.m.g
Veterano
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu! Ficou show de bola. Agora só falta alinhar os trastes pra finalizar!
Abraço.

Tróll Hemi V8
Membro
# abr/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, pretendo instalar os texas special da fender na minha guitar, é uma tagima strato, daquelas antigueira, que eram boas ainda. A duvida é a seguinte, sou canhoto, toco com guitarra de canhoto e uso a ordem de cordas normal (mizona pra cima, mizinha pra baixo), influencia no som a posição do captador, ele tem lado certo?

abraço!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


Tróll Hemi V8
Sim e não. Não há problema em usá-los assim.
Abç

MiguelSalomão
Veterano
# abr/13 · Editado por: MiguelSalomão
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite. Eu gostaria de saber se produtos como este podem ser usados na higienização da minha guitarra: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472584279-cera-colorida-automot iva-polidora-para-carros-varias-cores-_JM
Obrigado!

Azia
Veterano
# abr/13
· votar


Boa noite.
Por favor, alguem poderia me explicar como faço para abaixar mais a altura (ação) das cordas da minha guitarra (peavey predactor exp 2)?

A ponte é floyd rose e veio bem alta e um tanto desregulada, mas resolvi com um luthier, que tambem abaixou a altura das cordas e fiquei satisfeito. Porém ao tocar agora em guitarras diferentes percebo que as minhas cordas ainda estao muito elevadas em comparação e muito mais desconfortavel de tocar. Ja apertei os pivôs até onde podia (e até mais, pois chegou no ponto em que ao alavancar a ponte escapou do pivô).

obs.: nao trasteja em nenhuma casa, a ponte está retinha com o corpo, o braço está regulado (quase completamente reto), só preciso de uma luz de que procedimento realizar para abaixar mais as cordas... obrigado.

metallicasnake
Veterano
# abr/13
· votar


Azia
Cara, se ja abaixou ao máximo (certeza??) a ponte e ainda ta alta, acredito que não tem jeito (a menos que seja resolvido num luthier).
Tem certeza que a diferença entre a sua e as outras q testou é tão grande assim?? Tem como colocar foto de como está a guitarra e a ponte??
Quando se abaixa a ponte até certa altura, é normal começar a trastejar (essa altura e "trastejo" varia de guitarra pra guitarra)...mas como vc disse, não trasteja em casa alguma.
Só o Bertola mso...rsrs
abç

123nove
Veterano
# abr/13 · Editado por: 123nove
· votar


Bertola, so pra avisar que a tua entrevista foi postada aqui no FCC tbm!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/303252/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/13
· votar


MiguelSalomão
Esses produtos servem apenas para polimento de corpo de guitarra pintada.
Azia
Retorne a seu luthier para que ele refaça a regulagem, inclusive com a colocação de um calço, se necessário.
123nove
Ok.
Abçs

123nove
Veterano
# abr/13
· votar


Azia
Putz cara, eu tenho uma igual, e o problema é o mesmo. Resolvi parte dele mexendo nas molas, colocando 5, pivôs novos, e mantendo cordas 0.09

overset09
Veterano
# abr/13 · Editado por: overset09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Conhece a guitarra Tagima PR100? O que acha dela, é bem construída? Bom custo x benefício? Parece que chegaram as PR200, vc as conhece? O que muda?

Corpo: Basswood com frisos em marfim, Carved Top (tampo escavado)
Braço: Maple colado (set neck)
Escala: Rosewood, com inlays personalizados e trastes médio jumbo
Nut (Capo Traste): 43mm
Captadores: 2 Humbuckers Wilckinson Zebra Coil
Ponte: Fixa estilo Tune-o-matic cromada
Controles: Chave de 3 posições, 1 controle de volume, 1 de tonalidade
Tarraxas: Cromadas e blindadas

Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji